Início

Questões de Concursos QM 2020

Resolva questões de QM 2020 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1024939 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question.


Our world is changing rapidly and so are the needs and wants of our learners. Mobile phones and social media have become staples in students’ daily lives. Many work from home and value flexibility in when and where they learn. English has become an essential tool for international communication, and so have many transferable skills that are crucial to our learners’ employability in a landscape where new jobs and tasks are constantly being created.

It can be tricky to define ‘innovation’ and often, when we talk about innovations, it is easy to only focus on technological innovations. However, innovations go beyond technological advancements. In the world of English language teaching (ELT), innovation introduces new and original elements in methodology, design, content, and, of course, in technology. However innovative, technology shouldn’t be used for the sake of using the latest technology because innovation is about addressing and solving current challenges and offering fresh solutions. It is about adapting to changing needs and contexts and enhancing learning outcomes. It is about reimagining old ways of teaching and learning and attempting new pedagogies. In other words, innovation is about moving forward with the way we do things because it can make things more effective and more efficient for the educator and the learner.


(https://www.britishcouncil.org/voices-magazine/2024)
One of the main points raised by the authors is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1070253 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sobre a relação entre Platão e Sócrates, Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, afirma: “A crítica de Platão a Sócrates diz respeito […] à concepção de filosofia como método de análise, que […] seria […] insuficiente para caracterizá-la. Seu principal argumento era que um método necessita, para a sua aplicação correta e eficaz, de um fundamento teórico que estabeleça exatamente os critérios segundo os quais o método é aplicado de forma correta e eficaz. […] É esse o papel da famosa teoria platônica das ideias ou das formas, que pode ser considerada o início da metafísica clássica”.

Segundo Marcondes, a principal função da Teoria das Ideias de Platão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1070274 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Alberto Cupani analisa o objeto de estudo da filosofia da tecnologia de Mario Bunge: “A tecnologia pode, assim, ser definida como: o campo de conhecimento relativo ao desenho de artefatos e à planificação da sua realização, operação, ajuste, manutenção e monitoramento à luz do conhecimento científico”.

Segundo o texto, a tecnologia pode ser caracterizada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1014805 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa, por isso, para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase. (Felipe, 2007)

Segundo a autora, em uma frase afirmativa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1019937 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer questions from.


Communicative Language Teaching (CLT) was a 1970s reaction to much that had gone before, and has guiding principles: first, language is not just patterns of grammar with vocabulary items slotted in; it also involves language functions such as inviting, agreeing and disagreeing, suggesting, etc., which students should learn how to perform using a variety of language exponents (e.g. we can invite by saying “Would you like to come to the cinema?’, ‘D’you fancy coming to the cinema?’, ‘What about coming to the cinema?’, ‘How about a film?’, ‘Are you on for a film?, etc). Students also need to be aware of the need for appropriacy when talking and writing to people in terms of the kind of language they use (formal, informal, tentative, technical, etc). CLT is not just about the language; it is actually about how it is used.

The second principle of Communicative Language Teaching is that if students get enough exposure to language, and opportunities for language use, and if they are motivated, then language learning will take care of itself. Thus, CLT has a lot in common with the acquisition view of language absorption. As a result, the focus of much CLT has been on students communicating real messages, and not just grammatically controlled language. The deployment of many communicative activities, where students use all and any language they know to communicate, shows this aspect of CLT at work.


(Harmer, J. 1998. Adaptado)
According to the second paragraph, CLT and the concept of language acquisition
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1019942 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


A new age has dawned in additional language teaching methodology which directly reflects wider changes in the world. In the corresponding sea-change in educational philosophy, Content and Language Integrated Learning (CLIL) presents an opportunity and a threat to accepted language teaching practice. As with immersion, formal language instruction remains integral to most CLIL models. But for this to be synchronous to subject teaching through an additional language, curricular and methodological adjustment is often required.

The ways in which content and language are integrated influence decision-making on how each is handled within the model. For example, this may be through language-learning preparation before the CLIL course, language learning embedded in the CLIL course, or language learning parallel to the CLIL course.

A useful starting point is to consider the content of learning. The concept of what constitutes content in a CLIL context is much more flexible than selecting a discipline from a traditional school curriculum such as geography, music, biology or physics. Whilst curricular subjects such as these might be appropriate for some CLIL programmes, contextual variables such as teacher availability, language support, age of learners and the social demands of the learning environment may mean that a different choice of content is more appropriate. In other words: what exactly is meant by ‘content’ in CLIL will depend on the context of the learning institution.

However, the crucial point here is that, no matter whether issues concerning the content or the language are more dominant at a given point, neither must be subsumed or the interrelationship between the two ignored.


(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado)
In the first sentence of the text “A new age has dawned in additional language teaching methodology”, the expression in bold letters is a figure of speech named
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1033773 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Do ponto de vista da lógica, uma sentença equivalente à “Se ele é médico, então ele estudou anatomia” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1019984 | Espanhol, Verbos Verbos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

En el diálogo (A): “Ayer tu hijo me pidió plata prestada”. (B): “¡Será confianzudo...!” el verbo en futuro empleado por (B) expresa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1046368 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Zerbato e Mendes (2018), o primeiro princípio do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) que deve embasar uma atividade acessível é o princípio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1046372 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Rodrigues (2020) aponta como essencial para novas possibilidades de comunicação eficaz no ensino de alunos com deficiência intelectual a estratégia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1020008 | Alemão, Conjunções Konjunktionen, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da oração a seguir.


_____________ ich in der Schule war, war ich so groβ ______________ die anderen Kinder.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1046382 | Pedagogia, Avaliação Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010), a deficiência não deve ser a identidade do sujeito.

Assim, o processo de avaliação precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1046383 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Vygotsky (citado por Anache em Baptista, Caiado e Jesus, 2010), “A educação social da criança com deficiência mental grave/profunda é o único caminho cientificamente válido para a sua educação”.

Nesse sentido, Anache aponta que o termo “educação social”, quando empregado por Vygotsky, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1073797 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No século VI a. C., anterior ao florescimento e surgimento da tragédia, na Grécia já existia o coro de cantores com máscaras de bode, que participavam dos ritos de fertilidade e que foram transferidos para o culto a Dionísio e que mais tarde seriam levados para a tragédia e o teatro.

Nesse contexto, compunham o coro os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1073799 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A noção de subtexto, segundo Reverbel, é definida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1046436 | Português, Interpretação de Textos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao discutir o impacto das avaliações educacionais sobre o rendimento escolar, Carvalho (em Carvalho e outros, 2007) afirma que tais dados avaliativos não são apropriados pelos professores, pela escola, pelos alunos e pela comunidade. A esse respeito, a autora menciona um aspecto que, segundo ela, estaria ausente nas pesquisas avaliativas, contribuindo para essa falta de apropriação.

Ela se refere, especificamente, à ausência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1070254 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A dialética hegeliana é analisada por Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, no trecho: “Um dos textos mais fundamentais da análise hegeliana do processo de formação da consciência é a dialética do senhor […] e do escravo […], uma imagem que Hegel faz da importância da relação com o outro na constituição da identidade. […] O senhor submete o escravo, contudo, uma vez que a relação é dialética, dependendo ele próprio de que o escravo o reconheça como senhor, assim o superior depende de que o inferior o reconheça como superior. Trata-se de um reconhecimento desigual. […] Assim, dialeticamente, as posições se invertem”.

Com base no excerto, a dialética hegeliana descrita pode ser entendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1070256 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Volnei Garrafa, em seu texto Introdução à Bioética, destaca o seguinte: “Em todos os temas inerentes à bioética, existe uma questão que, sem dúvida, atravessa longitudinalmente os problemas e conflitos a serem abordados e estudados e à qual o filósofo alemão Hans Jonas dedicou toda sua vida, ou seja, à ética da responsabilidade. Seja com relação à bioética das situações persistentes ou das situações emergentes, o referencial universal da responsabilidade não pode ser deixado de lado”.

No texto, uma das dimensões para a responsabilidade da bioética é denominada pelo autor como a ética da responsabilidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1070258 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Ética a Nicômaco, Livro II, Aristóteles afirma: “Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino – por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito”.

No contexto filosófico do excerto, as virtudes morais são adquiridas por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1070262 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes analisa a relação entre os sofistas e Sócrates na seguinte passagem: “O pensamento de Sócrates e dos sofistas deve ser entendido, portanto, tendo como pano de fundo o contexto histórico e sociopolítico de sua época, pois tem um compromisso bastante direto e explícito com essa realidade. Isso mostra uma proximidade maior entre Sócrates e os sofistas do que entre Sócrates e os pré-socráticos”.

Segundo Danilo Marcondes, o elemento central que aproxima os filósofos mencionados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.