Início

Questões de Concursos QM 2020

Resolva questões de QM 2020 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1070265 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto Introdução à Bioética, Volnei Garrafa apresenta a seguinte contribuição da Bioética: “Uma das bases de sustentação da bioética, como já foi dito, é a ‘ética prática’ ou ‘ética aplicada’. Atualmente, este campo específico da filosofia (ainda contestado por muitos filósofos…) tem sua utilização mais aperfeiçoada, mais acabada, exatamente através da bioética”.

Conforme o texto, a Bioética se apresenta como uma utilização mais aperfeiçoada da “ética aplicada” ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1070269 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, Maria Tereza Sadek afirma o seguinte sobre relação entre fortuna e virtù: “ao se indagar sobre a possibilidade de se fazer uma aliança com a Fortuna, esta não é mais uma força impiedosa, mas uma deusa boa [...]. Ela é mulher, deseja ser seduzida e está sempre pronta a entregar-se aos homens bravos, corajosos, aqueles que demonstram ter virtù”.

No excerto, a concepção de ação política para Maquiavel se estabelece a partir da relação apresentada. Tal relação consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1019947 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


As one of the oldest and most influential foreign language pedagogical journals, The Modern Language Journal (MLJ) offers valuable insights into how technological advances have affected language teaching and learning at various points in history. The present article will review the proposed pedagogical use of technological resources by means of a critical analysis of articles published in the MLJ since its first edition in 1916. The assessment of how previous technical capabilities have been implemented for pedagogical purposes represents a necessary background for the assessment of the pedagogical potential of present-day technologies. In this article I argue that, whereas most “new technologies” (radio, television, VCR, computers) may have been revolutionary in the overall context of human interaction, it is not clear that they have achieved equal degrees of pedagogical benefit in the realm of second language teaching. I further claim that the pedagogical effectiveness of different technologies is related to four major questions: (a) Is increased technological sophistication correlated to increased pedagogical effectiveness? (b) Which technical attributes specific to newtechnologies can be profitably exploited for pedagogical purposes? (c) How can new technologies be successfully integrated into the curriculum? and (d) Do new technologies provide for an efficient use of human and material resources?


(Salaberry, M. Researchgate.net. Adaptado)
Assuming the text was taken from an academic article, its characteristics are consistent with the
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1019978 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

La alternativa que contiene enunciados con ejemplos de interjecciones apelativas es
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1019981 | Espanhol, Verbos Verbos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

El enunciado que expresa una acción o proceso que se reitera es
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1019987 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

En el modelo fractal de adquisición de lenguas, Menezes de Oliveira (en Bruno, 2005) señala que en el fractal “Automatismo” se incluyen, entre otros, los elementos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1046660 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mariana, uma criança com surdez congênita, foi matriculada em uma escola de educação infantil e terá direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com a Política Nacional e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008), do nascimento aos três anos, o AEE se expressa por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1046664 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020), em sua pesquisa sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacou os marcos legais para a educação inclusiva. Segundo a autora, a década de 1990 foi marcada por movimentos que visavam à inclusão de alunos público-alvo da educação especial. Assim, nessa década, os seguintes documentos foram de suma importância para balizar esse movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1073802 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sua introdução se deu primeiro no Instituto de Rudolf Laban, na Alemanha, compreendendo o ensino e aprendizado das estruturas que formam a dança: as dinâmicas corporais, o espaço e o corpo que dança.

(Koudela, 2015. Adaptado)


O excerto indica a introdução

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1046682 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
Schirmer et al. asseguram que há uma série de bibliotecas de símbolos gráficos que foram desenvolvidos para facilitar a comunicação e que com eles são construídos as pranchas e os cartões de comunicação. Os símbolos gráficos podem ser: pictográficos, arbitrários, ideográficos e compostos.

Os símbolos ideográficos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1070236 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, apresentam a seguinte consideração sobre os desafios do ensino de filosofia: “As pesquisas apontam que o ensino da Filosofia, especialmente no Ensino Médio, tem sido desafiador para a maioria dos professores que lecionam a disciplina […]. Os professores percebem as dificuldades atuais em garantir audiência, atenção e participação de adolescentes nas atividades”.

No texto, a causa da dificuldade mencionada para o ensino de filosofia consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1070237 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Ética prática, Peter Singer faz a seguinte consideração sobre o relativismo ético: “A perspectiva […] de que a ética é sempre relativa a uma determinada sociedade […] tem consequências muito improváveis. Se a nossa sociedade condena a escravatura enquanto uma outra a aceita, não temos bases para escolher entre ambas as perspectivas antagônicas. Na realidade, numa análise relativista não existe conflito entre elas”.

No texto, o autor se opõe ao relativismo ético ao argumentar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1070245 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Milton Meira do Nascimento, em seu texto Rousseau: da servidão à liberdade, traz a célebre citação do texto de Rousseau intitulado Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens: “O primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer: ‘Isto é meu’, e encontrou pessoas bastante simples para crê-lo, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil”.

Segundo Rousseau, a consequência fundamental do marco descrito no excerto é que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1070246 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, refletem sobre a cultura digital e afirmam que: “Os autores aqui selecionados nos mostraram que o papel da Filosofia e também da Sociologia são fundamentais para se pensar os impactos tanto benéficos quanto deletérios do uso das tecnologias na vida contemporânea”.

No texto, a afirmação dos autores sobre as reflexões apresentadas pelos filósofos ressalta a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1070251 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, quando discute a filosofia da tecnologia de Borgmann, em seu texto A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, destaca que: “Para Borgmann, ‘tecnologia’ não designa uma forma de técnica, mais evoluída e potente graças à sua associação com a ciência […], mas um modo de vida próprio da Modernidade. A tecnologia é o modo tipicamente moderno de o homem lidar com o mundo, um ‘paradigma’ ou ‘padrão’ caraterístico e limitador da existência, intrínseco à vida quotidiana. Tão intrínseco que ele passa, por isso mesmo, despercebido”.

A abordagem da filosofia da tecnologia mencionada, no excerto, considera como característica central da tecnologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1046449 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base na análise de Ormelezi (2006), apresentada em sua tese sobre o desenvolvimento da criança cega congênita, e conforme o que é discutido no referencial teórico psicanalítico, assinale a alternativa que melhor traduz a relação entre corpo, linguagem e subjetividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1046451 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ormelezi (2006) discute e aborda o desenvolvimento da criança cega congênita no contexto das interações sociais e culturais.

No contexto dessa discussão, assinale a alternativa que apresenta a relação entre as experiências corporais e a constituição do sujeito cego.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1070260 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Introdução à Bioética, Volnei Garrafa explica que a Bioética é sistematizada em dois grandes campos, emergentes e persistentes: “No que se refere à bioética das situações persistentes, que são aquelas que persistem teimosamente desde a Antiguidade, estão listadas todas as que dizem respeito […] às discriminações de gênero, raça, sexualidade e outras; os temas da equidade, da universalidade e da alocação, distribuição e controle de recursos econômicos em saúde; os direitos humanos e a democracia, de modo geral”.

Segundo o excerto, corresponde a uma situação persistente na Bioética a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1070273 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao refletir sobre os resultados de sua pesquisa, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, destacam que: “O texto exposto se fundamentou […] na tentativa de aproximar a realidade cotidiana dos estudantes com o mundo da Filosofia. Pelos resultados alcançados […] percebe-se que essa possibilidade é premente e provocativa, necessitando, para tanto, que a reflexão filosófica não fique presa ao currículo […], o que pode ser facilitado com o uso dos elementos da Cultura Digital”.

No contexto da recomendação apresentada no excerto, os autores salientam que uma das funções do docente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.