Início

Questões de Concursos QM 2020

Resolva questões de QM 2020 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1070273 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao refletir sobre os resultados de sua pesquisa, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, destacam que: “O texto exposto se fundamentou […] na tentativa de aproximar a realidade cotidiana dos estudantes com o mundo da Filosofia. Pelos resultados alcançados […] percebe-se que essa possibilidade é premente e provocativa, necessitando, para tanto, que a reflexão filosófica não fique presa ao currículo […], o que pode ser facilitado com o uso dos elementos da Cultura Digital”.

No contexto da recomendação apresentada no excerto, os autores salientam que uma das funções do docente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1019948 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


As one of the oldest and most influential foreign language pedagogical journals, The Modern Language Journal (MLJ) offers valuable insights into how technological advances have affected language teaching and learning at various points in history. The present article will review the proposed pedagogical use of technological resources by means of a critical analysis of articles published in the MLJ since its first edition in 1916. The assessment of how previous technical capabilities have been implemented for pedagogical purposes represents a necessary background for the assessment of the pedagogical potential of present-day technologies. In this article I argue that, whereas most “new technologies” (radio, television, VCR, computers) may have been revolutionary in the overall context of human interaction, it is not clear that they have achieved equal degrees of pedagogical benefit in the realm of second language teaching. I further claim that the pedagogical effectiveness of different technologies is related to four major questions: (a) Is increased technological sophistication correlated to increased pedagogical effectiveness? (b) Which technical attributes specific to newtechnologies can be profitably exploited for pedagogical purposes? (c) How can new technologies be successfully integrated into the curriculum? and (d) Do new technologies provide for an efficient use of human and material resources?


(Salaberry, M. Researchgate.net. Adaptado)
It is correct to state that the study of different genres
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1019982 | Espanhol, Verbos Verbos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Cuando un hablante declara “De haber previsto que me iban a despedir, hubiera ahorrado dinero” pretende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1046373 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

João é um estudante com deficiência intelectual que tem dificuldades significativas em entender conceitos abstratos. Sua professora quer utilizar algumas estratégias do texto de Rodrigues (2020) para ajudá-lo.

Nesse caso, qual estratégia melhor auxiliaria João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1070241 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao discutir sobre ética e meio ambiente, Peter Singer, em seu livro Ética prática, diz: “se mantivermos intactas as extensões naturais que ainda existem, as futuras gerações terão pelo menos a escolha de largar os jogos de computador e sair para contemplar um mundo que não foi criado por seres humanos. Se destruirmos o meio natural, essa opção perde-se para sempre”.

O pensamento ético de Peter Singer apresentado no excerto é característica da ética
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1070243 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Tereza Sadek analisa a concepção de natureza humana na filosofia de Maquiavel, em seu texto Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, na passagem: “Maquiavel estuda a história […]. Seu ‘diálogo’ com os homens da antiguidade clássica e sua prática levam-no a concluir que por toda parte […] pode-se observar a presença de traços humanos imutáveis. Daí afirmar, os homens ‘são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro’ (O príncipe, cap. XVII). Estes atributos negativos compõem a natureza humana e mostram que o conflito e a anarquia são desdobramentos necessários dessas paixões e instintos malévolos”.

De acordo com Maquiavel, o papel da política frente à natureza humana é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1070252 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

. Renato Janine Ribeiro, em seu texto Hobbes: o medo e a esperança, comenta sobre a natureza humana segundo Hobbes. Eis a passagem: “Hobbes […] não afirma que os homens são absolutamente iguais, mas que são ‘tão iguais que…’: iguais o bastante para que nenhum possa triunfar de maneira total sobre outro. Todo homem é opaco aos olhos de seu semelhante […]. Como ele também não sabe o que quero, também é forçado a supor o que farei. Dessas suposições recíprocas, decorre que geralmente o mais razoável para cada um é atacar o outro […]: assim a guerra se generaliza entre os homens”.

A explicação apresentada por Renato Janine Ribeiro ressalta que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1070261 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Argumentação: a ferramenta do filosofar, Juvenal Savian Filho ressalta que: “É no nível dos pressupostos e premissas que podemos ter os melhores debates filosóficos, pois, nesse nível, podemos concordar ou discordar sobre a maneira como se exprime a experiência do mundo, as vivências etc.”

Segundo o autor, a investigação descrita é considerada central para o debate filosófico porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1019943 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


A new age has dawned in additional language teaching methodology which directly reflects wider changes in the world. In the corresponding sea-change in educational philosophy, Content and Language Integrated Learning (CLIL) presents an opportunity and a threat to accepted language teaching practice. As with immersion, formal language instruction remains integral to most CLIL models. But for this to be synchronous to subject teaching through an additional language, curricular and methodological adjustment is often required.

The ways in which content and language are integrated influence decision-making on how each is handled within the model. For example, this may be through language-learning preparation before the CLIL course, language learning embedded in the CLIL course, or language learning parallel to the CLIL course.

A useful starting point is to consider the content of learning. The concept of what constitutes content in a CLIL context is much more flexible than selecting a discipline from a traditional school curriculum such as geography, music, biology or physics. Whilst curricular subjects such as these might be appropriate for some CLIL programmes, contextual variables such as teacher availability, language support, age of learners and the social demands of the learning environment may mean that a different choice of content is more appropriate. In other words: what exactly is meant by ‘content’ in CLIL will depend on the context of the learning institution.

However, the crucial point here is that, no matter whether issues concerning the content or the language are more dominant at a given point, neither must be subsumed or the interrelationship between the two ignored.


(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado)
O segundo e o terceiro parágrafos permitem saber que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1019946 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


As one of the oldest and most influential foreign language pedagogical journals, The Modern Language Journal (MLJ) offers valuable insights into how technological advances have affected language teaching and learning at various points in history. The present article will review the proposed pedagogical use of technological resources by means of a critical analysis of articles published in the MLJ since its first edition in 1916. The assessment of how previous technical capabilities have been implemented for pedagogical purposes represents a necessary background for the assessment of the pedagogical potential of present-day technologies. In this article I argue that, whereas most “new technologies” (radio, television, VCR, computers) may have been revolutionary in the overall context of human interaction, it is not clear that they have achieved equal degrees of pedagogical benefit in the realm of second language teaching. I further claim that the pedagogical effectiveness of different technologies is related to four major questions: (a) Is increased technological sophistication correlated to increased pedagogical effectiveness? (b) Which technical attributes specific to newtechnologies can be profitably exploited for pedagogical purposes? (c) How can new technologies be successfully integrated into the curriculum? and (d) Do new technologies provide for an efficient use of human and material resources?


(Salaberry, M. Researchgate.net. Adaptado)
One of the main objectives of the author is to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1019979 | Espanhol, Verbos Verbos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Observe el siguiente mensaje publicado en una página de una red social para responder la cuestion.


No te pongas triste; quiero verte sonreír.


(https://www.instagram.com/rockmetal_ok/p/CM9U4UuHx47/)
Al cambiar el imperativo de “ponerse” a su forma afirmativa conservando número y persona en registro culto, este queda como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1073798 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Divisão externa da peça teatral em partes sensivelmente iguais, relativas ao tempo e ao desenvolvimento da ação, segundo Reverbel define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1073801 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Child Drama foi publicado em 1954, fruto de observações realizadas durante décadas com crianças de várias idades em situação de brincadeira; é a referência central do dramatic play ou jogo dramático. Seu pensamento é conhecido no Brasil através da tradução de uma obra posterior, An Introduction to Child Drama, intitulada O Jogo Dramático Infantil, amplamente divulgada no Brasil. Em sua concepção, a arte teatral fundamenta-se na convenção e artificialidade, não sendo, portanto, indicada a contribuir para a educação de crianças e jovens.

(Koudela, 2015. Adaptado)

O excerto indica a abordagem pedagógica para o teatro de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1070247 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao comentar a atualidade da Bioética, Volnei Garrafa, em seu texto Introdução à Bioética, esclarece que: “No sentido amplo do conceito que se pretende dar à bioética, seus verdadeiros fundamentos somente podem ser encontrados por meio de uma ação multi-inter-transdisciplinar que inclua, além das ciências médicas e biológicas, também a filosofia, o direito, a teologia, a antropologia, a ciência política, a comunicação, a sociologia, a economia”.

No excerto, a característica da Bioética ressaltada pelo autor aponta a necessidade de se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1070271 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao discutir os quatro princípios tradicionais da Bioética, Volnei Garrafa, em seu texto Introdução à Bioética, diz: “[…] a partir da visão anglo-saxônica do mundo, o tema da autonomia foi maximizado hierarquicamente com relação aos outros três, tornando-se uma espécie de super-princípio; este fato contribuiu para que a visão […] passasse a ser aceita como vertente decisiva para a resolução dos mesmos, o que nem sempre acontece. Em diversas nações indígenas, por exemplo, ou mesmo em algumas culturas orientais, o tema da autonomia é praticamente desconhecido”.

De acordo com Garrafa, a maximização do princípio da autonomia é criticada, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1020023 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Lesen Sie die Äußerung einer Schülerin zum Thema „Frontalunterricht“ und kreuzen Sie bei Frage die korrekte Lösung an.



Bei uns im Unterricht machen immer alle dasselbe und zwar, was die Lehrerin sagt. Sie ist sehr nett, aber sie macht immer so schnell. Sie erklärt uns etwas, oft schreibt sie auch etwas an die Tafel, zum Beispiel Grammatikregeln, und dann meint sie, dass wir das alle verstanden haben. Und sie fragt und korrigiert uns dann immer gleich, da bin ich oft froh, wenn ich nicht drankomme. Wir sind doch so verschieden! Meine Freundin zum Beispiel kann Wörter am besten über Bilder lernen, ich mache das nicht so gerne, sie kann sich auch Wörter viel schneller merken als ich, ich muss mir die immer nochmal in Ruhe zu Hause ansehen. Außerdem habe ich oft keine große Lust auf den Unterricht, weil ich nicht so viel zum Sprechen komme. Die meiste Zeit redet die Lehrerin und wenn wir zum Beispiel was erzählen sollen, melden sich andere oft schneller. Für mich wäre es manchmal einfacher, wenn ich erstmal mit meiner Nachbarin darüber sprechen könnte.


(Funk, H. et al. Aufgaben, Übungen, Interaktion. Deutsch lehren lernen 4.
München: Klett-Langenscheidt, 2015)
Worauf bezieht sich das fettgedruckte Wort im folgenden Absatz?

Meine Freundin zum Beispiel kann Wörter am besten über Bilder lernen, ich mache das nicht so gerne, sie kann sich auch Wörter viel schneller merken als ich, ich muss mir die immer nochmal in Ruhe zu Hause ansehen.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1073803 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), as qualidades entrelaçadas dos fatores de movimento – tempo, espaço, peso e fluência –, em Rudolf Laban, definem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1024943 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question.


Our world is changing rapidly and so are the needs and wants of our learners. Mobile phones and social media have become staples in students’ daily lives. Many work from home and value flexibility in when and where they learn. English has become an essential tool for international communication, and so have many transferable skills that are crucial to our learners’ employability in a landscape where new jobs and tasks are constantly being created.

It can be tricky to define ‘innovation’ and often, when we talk about innovations, it is easy to only focus on technological innovations. However, innovations go beyond technological advancements. In the world of English language teaching (ELT), innovation introduces new and original elements in methodology, design, content, and, of course, in technology. However innovative, technology shouldn’t be used for the sake of using the latest technology because innovation is about addressing and solving current challenges and offering fresh solutions. It is about adapting to changing needs and contexts and enhancing learning outcomes. It is about reimagining old ways of teaching and learning and attempting new pedagogies. In other words, innovation is about moving forward with the way we do things because it can make things more effective and more efficient for the educator and the learner.


(https://www.britishcouncil.org/voices-magazine/2024)
No trecho retirado do segundo parágrafo do texto “innovation is about moving forward with the way we do things because it can make things more effective”, há exemplo de dois verbos – do e make – que causam dificuldade para aprendizes de inglês falantes nativos de português por conta de “collocations”, ou “groups of two or more words that are frequently used together”.

Assinale a alternativa em que a expressão em negrito foi empregada corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1081230 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Lei no 13.146/2015 classifica as barreiras que dificultam a participação social das pessoas com deficiência em diversas categorias.

Sobre essas barreiras, analise as descrições a seguir e assinale a alternativa que apresenta um exemplo correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1081231 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o inciso XIII do artigo 3o da Lei Brasileira de Inclusão (Lei no 13.146/2015), que trata sobre o profissional de apoio escolar, assinale a alternativa que melhor descreve suas atribuições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.