Início

Questões de Concursos QM 2020

Resolva questões de QM 2020 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1046370 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Johnson-Harris e Mundschenk (2014, citadas por Zerbato e Mendes, 2018), apresentar o conteúdo por meio de uma variedade de maneiras auxilia o professor a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1073800 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), a utilização do teatro como meio educativo, no Brasil, coube aos jesuítas. No entanto, a primeira iniciativa formal de incentivo da linguagem se deu na fundação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1046672 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua pesquisa sobre a Libras e suas características, Harrison (in Lacerda e Santos, 2014) explica que os estudos linguísticos demonstram que as línguas de sinais possuem as mesmas características e qualidades de qualquer outra língua, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1019940 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Segundo Brown (2006) e Harmer (1998), “registro”, na linguagem e na comunicação, refere-se ao grau de formalidade usado na fala ou escrita, conforme determinado pelo contexto social de uma interação. Um professor decide usar o quadrinho com seus alunos de língua estrangeira para trabalhar adequação de tipo de registro e prepara para isso uma atividade comunicativa. Tal atividade encontra-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1046659 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos pontos focais do Currículo Paulista: etapa ensino médio consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1046674 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Kotaki e Lacerda (in Lacerda e Santos, 2014), considerando o Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei da Libras, destacam que, em relação ao profissional intérprete de língua de sinais, não havendo pessoas com a titulação exigida para o exercício da profissão nas instituições de ensino, nos dez anos seguintes à publicação da lei, o trabalho poderia ser exercido por profissionais, dentre outros perfis, com o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1046680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
As autoras da publicação ressaltam a dificuldade de comunicação, em sala de aula, de um aluno com paralisia cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada.

Nesse caso, significa que o aluno apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1070240 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes aborda o período crítico de Kant: “na relação de conhecimento, não é o sujeito que se orienta pelo objeto (o real), como quis a tradição, mas o objeto que é determinado pelo sujeito. A Crítica da razão pura visa, assim, investigar as condições de possibilidade do conhecimento”.

Segundo a perspectiva apresentada no excerto, as condições de possibilidade do conhecimento estão associadas à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1070250 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer, em seu livro Ética prática, afirma: “O maior ou menor sofrimento provocado por uma dor depende de quão intensa ela é e de quanto tempo dura, mas as dores da mesma intensidade e duração são igualmente más, quer sejam sentidas por seres humanos, quer o sejam por animais”.

No excerto, Peter Singer reflete sobre o conceito de especismo, que consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1046445 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), o desenvolvimento da criança cega, quando bem estimulada nos primeiros anos de vida, pode ser próximo ao de uma criança vidente.

Sobre os critérios a serem observados quanto ao desenvolvimento da criança cega esperado para fase mencionada, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1019944 | Inglês, Pronomes Pronouns, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


A new age has dawned in additional language teaching methodology which directly reflects wider changes in the world. In the corresponding sea-change in educational philosophy, Content and Language Integrated Learning (CLIL) presents an opportunity and a threat to accepted language teaching practice. As with immersion, formal language instruction remains integral to most CLIL models. But for this to be synchronous to subject teaching through an additional language, curricular and methodological adjustment is often required.

The ways in which content and language are integrated influence decision-making on how each is handled within the model. For example, this may be through language-learning preparation before the CLIL course, language learning embedded in the CLIL course, or language learning parallel to the CLIL course.

A useful starting point is to consider the content of learning. The concept of what constitutes content in a CLIL context is much more flexible than selecting a discipline from a traditional school curriculum such as geography, music, biology or physics. Whilst curricular subjects such as these might be appropriate for some CLIL programmes, contextual variables such as teacher availability, language support, age of learners and the social demands of the learning environment may mean that a different choice of content is more appropriate. In other words: what exactly is meant by ‘content’ in CLIL will depend on the context of the learning institution.

However, the crucial point here is that, no matter whether issues concerning the content or the language are more dominant at a given point, neither must be subsumed or the interrelationship between the two ignored.


(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado)
In the excerpt from the first paragraph “additional language teaching methodology which directly reflects wider changes in the world”, the word in bold can be replaced, with no change in meaning, by
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1019985 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

El enunciado en el que es posible encontrar un pronombre indefinido es
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1046371 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Omote (em Rodrigues, Capellini e Santos, 2014) afirma que o gerenciamento da diversidade em benefício da coletividade é um conceito complexo, não havendo uma trajetória linear predeterminada para ser seguida.

Para o autor, o mérito de cada ação que se pretende inclusiva deve ser estimado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1046376 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Coll, Marchesi e Palacios (2004), em relação aos problemas de aprendizagem, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1020026 | Alemão, Advérbio Adverb, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Lesen Sie die Äußerung einer Schülerin zum Thema „Frontalunterricht“ und kreuzen Sie bei Frage die korrekte Lösung an.



Bei uns im Unterricht machen immer alle dasselbe und zwar, was die Lehrerin sagt. Sie ist sehr nett, aber sie macht immer so schnell. Sie erklärt uns etwas, oft schreibt sie auch etwas an die Tafel, zum Beispiel Grammatikregeln, und dann meint sie, dass wir das alle verstanden haben. Und sie fragt und korrigiert uns dann immer gleich, da bin ich oft froh, wenn ich nicht drankomme. Wir sind doch so verschieden! Meine Freundin zum Beispiel kann Wörter am besten über Bilder lernen, ich mache das nicht so gerne, sie kann sich auch Wörter viel schneller merken als ich, ich muss mir die immer nochmal in Ruhe zu Hause ansehen. Außerdem habe ich oft keine große Lust auf den Unterricht, weil ich nicht so viel zum Sprechen komme. Die meiste Zeit redet die Lehrerin und wenn wir zum Beispiel was erzählen sollen, melden sich andere oft schneller. Für mich wäre es manchmal einfacher, wenn ich erstmal mit meiner Nachbarin darüber sprechen könnte.


(Funk, H. et al. Aufgaben, Übungen, Interaktion. Deutsch lehren lernen 4.
München: Klett-Langenscheidt, 2015)
Was drücken die Adverbien im Text „immer‟, „oft“ und „manchmal‟ aus?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1046684 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
As autoras Schirmer et al. apresentam as pranchas de comunicação.

Segundo o descrito por elas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1046435 | Legislação Federal, Lei de Situação Jurídica do Estrangeiro, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Lei no 13.445/2017, em seu artigo 3o , estabelece princípios e diretrizes que devem reger a política migratória brasileira.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio previsto no referido artigo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1070249 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordar a filosofia cartesiana, Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré- -socráticos a Wittgenstein, apresenta um trecho da obra Sétimas objeções, na qual Descartes escreve ao Pe. Bourdin: “Se vós tivésseis um cesto de maçãs dentre as quais várias estivessem podres, contaminando assim as restantes, o que fazer senão esvaziá-lo todo e, tomando cada maçã uma a uma, recolocar as boas no cesto e jogar fora as más?”

O procedimento adotado por Descartes, conforme ilustrado no excerto, reflete diretamente o princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1070264 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Dentre as questões discutidas em seu livro Ética prática, Peter Singer aborda a pobreza. Segundo o autor: “Não ajudar seria um mal, seja ou não intrinsecamente equivalente a matar. Ajudar não é, como se pensa habitualmente, um ato de caridade digno de elogio”.

O argumento do autor diante do problema mencionado estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.