Início Questões de Concursos QM 2023 Resolva questões de QM 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. QM 2023 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q1046422 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), _______________ são consideradas(os) modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) estruturas inclusivas ✂️ b) acessibilidades arquitetônicas ✂️ c) desenhos universais brasileiros ✂️ d) adaptações razoáveis ✂️ e) alinhamentos curriculares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q1046397 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação à influência das entidades privadas na Educação Especial no Brasil, Pletsch (2014) aponta que ✂️ a) o Estado brasileiro sempre garantiu a oferta pública e gratuita de ensino especializado para todas as pessoas com deficiência intelectual, tornando desnecessária a criação de instituições privadas. ✂️ b) a ausência do Estado na garantia dos direitos educacionais das pessoas com deficiência resultou na criação de instituições privadas que muitas vezes assumiram o papel de ensino público. ✂️ c) as entidades filantrópicas sempre foram independentes do poder público, financiando-se exclusivamente por meio de doações e assistencialismo, sem qualquer subsídio governamental. ✂️ d) as políticas públicas de Educação Especial sempre priorizaram exclusivamente as instituições públicas, restringindo o financiamento de entidades privadas e instituições especializadas. ✂️ e) a criação da APAE e da Sociedade Pestalozzi foi uma resposta direta a políticas públicas bem estruturadas, que garantiam a total inclusão de alunos com deficiência no ensino regular municipal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de ✂️ a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. ✂️ b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. ✂️ c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. ✂️ d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. ✂️ e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q1046417 | Medicina, Oftalmologia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Domingues et.al (2010), a baixa visão pode acarretar perda de campo visual e comprometer a visão central ou a periférica. O campo visual corresponde ✂️ a) à área total da visão. ✂️ b) ao modo de utilizar os resíduos visuais. ✂️ c) ao espaço entre a retina e o cristalino. ✂️ d) às áreas de visão lateral. ✂️ e) à área da córnea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras. Para a autora, o AEE com o uso de Libras ✂️ a) dificulta o acesso à comunicação expressiva em sala de aula comum, devido ao fato de a língua ficar restrita à sala de recursos. ✂️ b) ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na sala comum. ✂️ c) promove a construção da identidade e da cultura surda para as crianças que necessitam comunicar-se com sua comunidade linguística. ✂️ d) amplia a possibilidade de comunicação total entre surdos e ouvintes matriculados na mesma escola e série. ✂️ e) estabelece momentos do uso da língua de sinais como motivador das interações sociais com os pares surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm ✂️ a) antes do adjunto adverbial. ✂️ b) após o substantivo que qualifica. ✂️ c) antes do verbo principal. ✂️ d) após a locução adjetiva. ✂️ e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q1033777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025A sequência numérica a seguir foi criada com um padrão lógico: 10, 15, 13, 12, 18, 16, 14, 21, 19, 16, 24, 22, 18, ... Nessa sequência, a diferença entre o 39o e o 29o elementos é igual a ✂️ a) 7. ✂️ b) 11. ✂️ c) 16. ✂️ d) 8. ✂️ e) 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q1046645 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a classificação de Santarosa (1997), citada por Galvão (2005), sobre as diferentes formas de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como Tecnologia Assistiva (TA), assinale a alternativa que representa uma das áreas de aplicação das TIC. ✂️ a) TIC como ferramentas de entretenimento. ✂️ b) TIC como instrumentos de avaliação educacional. ✂️ c) TIC como meio de lazer e recreação. ✂️ d) TIC como sistemas auxiliares. ✂️ e) TIC como plataformas de redes sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q1046402 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a abordagem AEIOU da Educação Especial proposta por Rodrigues (2020), a etapa de “Empatia” é fundamental porque ✂️ a) substitui a análise técnica por observações subjetivas que favorecem vínculos afetivos. ✂️ b) entender e respeitar os sentimentos do outro pode mover barreiras e poupar tempo e esforço. ✂️ c) reduz a necessidade de planejamento e organização ao focar exclusivamente na experiência emocional. ✂️ d) serve para mensurar o desenvolvimento cognitivo com base em critérios emocionais. ✂️ e) estabelece padrões rígidos de comportamento a serem seguidos por todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q1046418 | Medicina, Oftalmologia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Felipe é um menino com baixa visão que apresenta acuidade visual reduzida, comprometimento na percepção das cores, alterações na sensibilidade ao contraste e dificuldades para leitura e reconhecimento de pessoas. Considerando Domingues et al. (2010), essas limitações se devem ao fato de a perda ser ✂️ a) no campo visual periférico. ✂️ b) no campo visual central. ✂️ c) em função de catarata congênita. ✂️ d) devido à baixa acuidade visual. ✂️ e) causada por cegueira congênita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q1046423 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Uma criança cega foi matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental, etapa crucial para o processo de alfabetização. No entanto, a escola não dispõe de profissionais capacitados no uso do braile nem na audiodescrição. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (2015): qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens [...] são considerados uma barreira de ✂️ a) aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ b) comunicação e informação. ✂️ c) ambiente e território. ✂️ d) interação e linguagem. ✂️ e) adaptação e inclusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q1046424 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Omote, no prefácio de Rodrigues, Capellini e Santos (2014), a educação possui um papel essencial no enfrentamento das desigualdades sociais e das diferentes formas de exclusão. Nessa perspectiva, investir na formação das novas gerações configura-se como uma estratégia relevante para ✂️ a) garantir que os currículos escolares estejam voltados para a padronização do ensino de modo a tornar mais inclusivo. ✂️ b) reforçar políticas que promovam a adaptação do indivíduo à sociedade, com foco em mudanças nas estruturas sociais. ✂️ c) combater as desigualdades e produzir melhoria na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. ✂️ d) reafirmar os princípios de meritocracia como solução para a inclusão de grupos historicamente marginalizados. ✂️ e) desenvolver ambientes educativos exclusivos para pessoas com deficiência, fortalecendo as identidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q1024947 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question:CLIL is an approach or method which integrates the teaching of content from the curriculum with the teaching of a non-native language. It is increasingly important in our global, technological society, where knowledge of another language helps learners to develop skills in their first or home language and also helps them develop skills to communicate ideas about science, arts and technology to people around the world. It gives learners a different learning experience compared with most foreign language teaching because in a CLIL classroom, the curricular subject and new language are taught together. Thinking and learning skills are integrated too. CLIL can involve many methodologies from both subject and language teaching, so CLIL presents new challenges for teachers and learners. (BENTLEY, Kay. The TKT course CLIL module. Cambridge: Cambridge University, 2010) No trecho retirado do texto “It is increasingly important in our global, technological society, where knowledge of another language helps learners to develop skills in their first or home language…”, a palavra, em negrito, pode ser subtituída, sem alteração de significado ou estrutura, por ✂️ a) what. ✂️ b) which. ✂️ c) when. ✂️ d) in which. ✂️ e) in that. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q1020031 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question: In foreign language education, the teaching of culture remains a hotly debated issue. What is culture? What is its relation to language? Which and whose culture should be taught? What role should the learners’ culture play in the acquisition of knowledge of the target culture? How can we avoid essentializing cultures and teaching stereotypes? And how can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture, but would make them into cultural mediators in a globalized world? This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years. It links the study of culture to the study of discourse (see, e.g., Kramsch 1993, 1998, 2004) and to the concept of translingual and transcultural competence proposed by theModern Language Association (e.g., Kramsch, 2010). Special attention will be given to the unique role that the age-old Persian culture can play in fostering the cultural mediators of tomorrow. (KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024) No trecho “This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years.”, qual análise gramatical está correta sobre a construção “done in Australia, Europe and the U.S.”? ✂️ a) É uma oração com sujeito elíptico, equivalente a “that researchers did”. ✂️ b) É uma oração subordinada adverbial de tempo que modifica o verbo principal “explores”. ✂️ c) É uma oração subordinada substantiva usada como objeto direto do verbo “explores”. ✂️ d) É uma oração subordinada com função adjetiva, modificando o substantivo “research”. ✂️ e) É um exemplo de nominalização que transforma a ação de “doing research” em um substantivo abstrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q1046656 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base nos apontamentos de Freitas, apresentados na obra organizada por Baptista e Jesus (2011), sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), assinale a alternativa que melhor expressa a proposta dessa política. ✂️ a) O documento reconhece a escola comum como espaço preferencial de ensino, excluindo o papel das instituições especializadas no atendimento educacional. ✂️ b) A política orienta os sistemas de ensino é promover respostas às necessidades, entendendo a educação especial como transversal aos níveis de ensino. ✂️ c) A efetivação da inclusão escolar é garantida pela formulação de políticas públicas, sendo a implementação local um aspecto secundário do processo. ✂️ d) A proposta de inclusão centra-se nos estudantes com deficiência física e sensorial, prevendo sua permanência na escola comum com suporte técnico especializado. ✂️ e) A política estabelece a substituição da educação comum pela educação especial nos casos em que o aluno apresentar defasagem significativa de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q1020036 | Inglês, Pronomes Pronouns, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.Traditional EFL classrooms face several challenges, including limited exposure to authentic language use, lack of engagement, and varying learner proficiency levels. Research indicates that reliance on non-authentic materials can hinder listening comprehension and motivation among students. For instance, substituting traditional listening inputs with spontaneous teacher discourse and storytelling has been proposed as a means to enhance engagement and provide authentic language exposure (Ypsilanti, 2024). Additionally, the integration of Content and Language Integrated Learning (CLIL) approaches can bridge the gap between vocabulary learning and meaningful text production, fostering a more engaging learning environment (Balle & Olsen, 2023). Moreover, varying proficiency levels among learners often lead to common writing errors, such as grammatical mistakes and vocabulary misuse, which necessitate targeted instructional strategies to address these challenges effectively (Isma etal., 2023). Teachers also encounter difficulties in adapting to curriculum reforms and integrating digital media due to limited resources and training, which can further exacerbate engagement issues (Alnasib & Alharbi, 2024; Syarifuddin & Hz, 2023). Addressing these challenges requires innovative teaching strategies and a supportive infrastructure to enhance EFL learning outcomes. (Sari, Nurhidayah. The Role of Technology in Facilitating EFL Learning: A Case Study Approach. Journal of Education Research, v. 5, 2024) No trecho “which can further exacerbate engagement issues”, a palavra em negrito refere-se a ✂️ a) integração da mídia digital nas práticas pedagógicas dos professores. ✂️ b) dificuldades enfrentadas pelos professores ao adaptar-se às reformas curriculares. ✂️ c) reformas curriculares propostas por instituições educacionais. ✂️ d) recursos limitados e a falta de formação docente. ✂️ e) soma da falta de recursos e formação que dificulta a implementação de mudanças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q1046405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base nas orientações apresentadas por Rodrigues (2020) para a adaptação de atividades escolares para alunos com deficiência intelectual, avalie as alternativas a seguir, e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A comunicação com o aluno deve ser ampliada, considerando formas verbais e não verbais, porque quanto mais formas de comunicar uma ideia, melhor. ✂️ b) A organização das atividades é dispensável se houver interação eficiente com o aluno e apoio familiar constante. ✂️ c) A aplicação de testes de linguagem é suficiente para elaborar estratégias pedagógicas personalizadas. ✂️ d) O uso de estratégias criativas é importante, mas deve ser limitado àquelas que já fazem parte da rotina pedagógica da escola. ✂️ e) A interação com o aluno é desejável, mas não é determinante para o sucesso da prática pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q1070280 | Filosofia, A Política, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em coletânea organizada por Francisco Weffort, intitulada Os clássicos da política, J. A. Guilhon Albuquerque esclarece que, para Montesquieu: “Tal como é possível estabelecer as leis que regem os corpos físicos a partir das relações entre massa e movimento, também as leis que regem os costumes e as instituições são relações que derivam da natureza das coisas. Mas aqui se trata de massa e movimento de outra ordem, a massa e o movimento próprios da política, que poderiam corresponder, se precisássemos levar adiante a metáfora, a quem exerce o poder e como ele é exercido. (In: Weffort. 2006. Adaptado) Ao estabelecer esse paralelo entre leis naturais e leis políticas, Montesquieu está dialogando com ✂️ a) a doutrina de estado de John Locke. ✂️ b) o mecanicismo de Thomas Hobbes ✂️ c) o conceito de virtude de Tomás de Aquino. ✂️ d) a física de Isaac Newton. ✂️ e) a concepção de poder de Nicolau Maquiavel. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que ✂️ a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. ✂️ b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. ✂️ c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. ✂️ d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. ✂️ e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. ✂️ a) PEDIR ✂️ b) RECUSAR ✂️ c) QUERER ✂️ d) GOSTAR ✂️ e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q1046422 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), _______________ são consideradas(os) modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) estruturas inclusivas ✂️ b) acessibilidades arquitetônicas ✂️ c) desenhos universais brasileiros ✂️ d) adaptações razoáveis ✂️ e) alinhamentos curriculares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q1046397 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação à influência das entidades privadas na Educação Especial no Brasil, Pletsch (2014) aponta que ✂️ a) o Estado brasileiro sempre garantiu a oferta pública e gratuita de ensino especializado para todas as pessoas com deficiência intelectual, tornando desnecessária a criação de instituições privadas. ✂️ b) a ausência do Estado na garantia dos direitos educacionais das pessoas com deficiência resultou na criação de instituições privadas que muitas vezes assumiram o papel de ensino público. ✂️ c) as entidades filantrópicas sempre foram independentes do poder público, financiando-se exclusivamente por meio de doações e assistencialismo, sem qualquer subsídio governamental. ✂️ d) as políticas públicas de Educação Especial sempre priorizaram exclusivamente as instituições públicas, restringindo o financiamento de entidades privadas e instituições especializadas. ✂️ e) a criação da APAE e da Sociedade Pestalozzi foi uma resposta direta a políticas públicas bem estruturadas, que garantiam a total inclusão de alunos com deficiência no ensino regular municipal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de ✂️ a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. ✂️ b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. ✂️ c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. ✂️ d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. ✂️ e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q1046417 | Medicina, Oftalmologia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Domingues et.al (2010), a baixa visão pode acarretar perda de campo visual e comprometer a visão central ou a periférica. O campo visual corresponde ✂️ a) à área total da visão. ✂️ b) ao modo de utilizar os resíduos visuais. ✂️ c) ao espaço entre a retina e o cristalino. ✂️ d) às áreas de visão lateral. ✂️ e) à área da córnea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras. Para a autora, o AEE com o uso de Libras ✂️ a) dificulta o acesso à comunicação expressiva em sala de aula comum, devido ao fato de a língua ficar restrita à sala de recursos. ✂️ b) ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na sala comum. ✂️ c) promove a construção da identidade e da cultura surda para as crianças que necessitam comunicar-se com sua comunidade linguística. ✂️ d) amplia a possibilidade de comunicação total entre surdos e ouvintes matriculados na mesma escola e série. ✂️ e) estabelece momentos do uso da língua de sinais como motivador das interações sociais com os pares surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm ✂️ a) antes do adjunto adverbial. ✂️ b) após o substantivo que qualifica. ✂️ c) antes do verbo principal. ✂️ d) após a locução adjetiva. ✂️ e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q1033777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025A sequência numérica a seguir foi criada com um padrão lógico: 10, 15, 13, 12, 18, 16, 14, 21, 19, 16, 24, 22, 18, ... Nessa sequência, a diferença entre o 39o e o 29o elementos é igual a ✂️ a) 7. ✂️ b) 11. ✂️ c) 16. ✂️ d) 8. ✂️ e) 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q1046645 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a classificação de Santarosa (1997), citada por Galvão (2005), sobre as diferentes formas de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como Tecnologia Assistiva (TA), assinale a alternativa que representa uma das áreas de aplicação das TIC. ✂️ a) TIC como ferramentas de entretenimento. ✂️ b) TIC como instrumentos de avaliação educacional. ✂️ c) TIC como meio de lazer e recreação. ✂️ d) TIC como sistemas auxiliares. ✂️ e) TIC como plataformas de redes sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q1046402 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a abordagem AEIOU da Educação Especial proposta por Rodrigues (2020), a etapa de “Empatia” é fundamental porque ✂️ a) substitui a análise técnica por observações subjetivas que favorecem vínculos afetivos. ✂️ b) entender e respeitar os sentimentos do outro pode mover barreiras e poupar tempo e esforço. ✂️ c) reduz a necessidade de planejamento e organização ao focar exclusivamente na experiência emocional. ✂️ d) serve para mensurar o desenvolvimento cognitivo com base em critérios emocionais. ✂️ e) estabelece padrões rígidos de comportamento a serem seguidos por todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q1046418 | Medicina, Oftalmologia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Felipe é um menino com baixa visão que apresenta acuidade visual reduzida, comprometimento na percepção das cores, alterações na sensibilidade ao contraste e dificuldades para leitura e reconhecimento de pessoas. Considerando Domingues et al. (2010), essas limitações se devem ao fato de a perda ser ✂️ a) no campo visual periférico. ✂️ b) no campo visual central. ✂️ c) em função de catarata congênita. ✂️ d) devido à baixa acuidade visual. ✂️ e) causada por cegueira congênita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q1046423 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Uma criança cega foi matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental, etapa crucial para o processo de alfabetização. No entanto, a escola não dispõe de profissionais capacitados no uso do braile nem na audiodescrição. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (2015): qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens [...] são considerados uma barreira de ✂️ a) aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ b) comunicação e informação. ✂️ c) ambiente e território. ✂️ d) interação e linguagem. ✂️ e) adaptação e inclusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q1046424 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Omote, no prefácio de Rodrigues, Capellini e Santos (2014), a educação possui um papel essencial no enfrentamento das desigualdades sociais e das diferentes formas de exclusão. Nessa perspectiva, investir na formação das novas gerações configura-se como uma estratégia relevante para ✂️ a) garantir que os currículos escolares estejam voltados para a padronização do ensino de modo a tornar mais inclusivo. ✂️ b) reforçar políticas que promovam a adaptação do indivíduo à sociedade, com foco em mudanças nas estruturas sociais. ✂️ c) combater as desigualdades e produzir melhoria na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. ✂️ d) reafirmar os princípios de meritocracia como solução para a inclusão de grupos historicamente marginalizados. ✂️ e) desenvolver ambientes educativos exclusivos para pessoas com deficiência, fortalecendo as identidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q1024947 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question:CLIL is an approach or method which integrates the teaching of content from the curriculum with the teaching of a non-native language. It is increasingly important in our global, technological society, where knowledge of another language helps learners to develop skills in their first or home language and also helps them develop skills to communicate ideas about science, arts and technology to people around the world. It gives learners a different learning experience compared with most foreign language teaching because in a CLIL classroom, the curricular subject and new language are taught together. Thinking and learning skills are integrated too. CLIL can involve many methodologies from both subject and language teaching, so CLIL presents new challenges for teachers and learners. (BENTLEY, Kay. The TKT course CLIL module. Cambridge: Cambridge University, 2010) No trecho retirado do texto “It is increasingly important in our global, technological society, where knowledge of another language helps learners to develop skills in their first or home language…”, a palavra, em negrito, pode ser subtituída, sem alteração de significado ou estrutura, por ✂️ a) what. ✂️ b) which. ✂️ c) when. ✂️ d) in which. ✂️ e) in that. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q1020031 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question: In foreign language education, the teaching of culture remains a hotly debated issue. What is culture? What is its relation to language? Which and whose culture should be taught? What role should the learners’ culture play in the acquisition of knowledge of the target culture? How can we avoid essentializing cultures and teaching stereotypes? And how can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture, but would make them into cultural mediators in a globalized world? This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years. It links the study of culture to the study of discourse (see, e.g., Kramsch 1993, 1998, 2004) and to the concept of translingual and transcultural competence proposed by theModern Language Association (e.g., Kramsch, 2010). Special attention will be given to the unique role that the age-old Persian culture can play in fostering the cultural mediators of tomorrow. (KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024) No trecho “This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years.”, qual análise gramatical está correta sobre a construção “done in Australia, Europe and the U.S.”? ✂️ a) É uma oração com sujeito elíptico, equivalente a “that researchers did”. ✂️ b) É uma oração subordinada adverbial de tempo que modifica o verbo principal “explores”. ✂️ c) É uma oração subordinada substantiva usada como objeto direto do verbo “explores”. ✂️ d) É uma oração subordinada com função adjetiva, modificando o substantivo “research”. ✂️ e) É um exemplo de nominalização que transforma a ação de “doing research” em um substantivo abstrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q1046656 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base nos apontamentos de Freitas, apresentados na obra organizada por Baptista e Jesus (2011), sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), assinale a alternativa que melhor expressa a proposta dessa política. ✂️ a) O documento reconhece a escola comum como espaço preferencial de ensino, excluindo o papel das instituições especializadas no atendimento educacional. ✂️ b) A política orienta os sistemas de ensino é promover respostas às necessidades, entendendo a educação especial como transversal aos níveis de ensino. ✂️ c) A efetivação da inclusão escolar é garantida pela formulação de políticas públicas, sendo a implementação local um aspecto secundário do processo. ✂️ d) A proposta de inclusão centra-se nos estudantes com deficiência física e sensorial, prevendo sua permanência na escola comum com suporte técnico especializado. ✂️ e) A política estabelece a substituição da educação comum pela educação especial nos casos em que o aluno apresentar defasagem significativa de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q1020036 | Inglês, Pronomes Pronouns, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.Traditional EFL classrooms face several challenges, including limited exposure to authentic language use, lack of engagement, and varying learner proficiency levels. Research indicates that reliance on non-authentic materials can hinder listening comprehension and motivation among students. For instance, substituting traditional listening inputs with spontaneous teacher discourse and storytelling has been proposed as a means to enhance engagement and provide authentic language exposure (Ypsilanti, 2024). Additionally, the integration of Content and Language Integrated Learning (CLIL) approaches can bridge the gap between vocabulary learning and meaningful text production, fostering a more engaging learning environment (Balle & Olsen, 2023). Moreover, varying proficiency levels among learners often lead to common writing errors, such as grammatical mistakes and vocabulary misuse, which necessitate targeted instructional strategies to address these challenges effectively (Isma etal., 2023). Teachers also encounter difficulties in adapting to curriculum reforms and integrating digital media due to limited resources and training, which can further exacerbate engagement issues (Alnasib & Alharbi, 2024; Syarifuddin & Hz, 2023). Addressing these challenges requires innovative teaching strategies and a supportive infrastructure to enhance EFL learning outcomes. (Sari, Nurhidayah. The Role of Technology in Facilitating EFL Learning: A Case Study Approach. Journal of Education Research, v. 5, 2024) No trecho “which can further exacerbate engagement issues”, a palavra em negrito refere-se a ✂️ a) integração da mídia digital nas práticas pedagógicas dos professores. ✂️ b) dificuldades enfrentadas pelos professores ao adaptar-se às reformas curriculares. ✂️ c) reformas curriculares propostas por instituições educacionais. ✂️ d) recursos limitados e a falta de formação docente. ✂️ e) soma da falta de recursos e formação que dificulta a implementação de mudanças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q1046405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base nas orientações apresentadas por Rodrigues (2020) para a adaptação de atividades escolares para alunos com deficiência intelectual, avalie as alternativas a seguir, e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A comunicação com o aluno deve ser ampliada, considerando formas verbais e não verbais, porque quanto mais formas de comunicar uma ideia, melhor. ✂️ b) A organização das atividades é dispensável se houver interação eficiente com o aluno e apoio familiar constante. ✂️ c) A aplicação de testes de linguagem é suficiente para elaborar estratégias pedagógicas personalizadas. ✂️ d) O uso de estratégias criativas é importante, mas deve ser limitado àquelas que já fazem parte da rotina pedagógica da escola. ✂️ e) A interação com o aluno é desejável, mas não é determinante para o sucesso da prática pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q1070280 | Filosofia, A Política, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em coletânea organizada por Francisco Weffort, intitulada Os clássicos da política, J. A. Guilhon Albuquerque esclarece que, para Montesquieu: “Tal como é possível estabelecer as leis que regem os corpos físicos a partir das relações entre massa e movimento, também as leis que regem os costumes e as instituições são relações que derivam da natureza das coisas. Mas aqui se trata de massa e movimento de outra ordem, a massa e o movimento próprios da política, que poderiam corresponder, se precisássemos levar adiante a metáfora, a quem exerce o poder e como ele é exercido. (In: Weffort. 2006. Adaptado) Ao estabelecer esse paralelo entre leis naturais e leis políticas, Montesquieu está dialogando com ✂️ a) a doutrina de estado de John Locke. ✂️ b) o mecanicismo de Thomas Hobbes ✂️ c) o conceito de virtude de Tomás de Aquino. ✂️ d) a física de Isaac Newton. ✂️ e) a concepção de poder de Nicolau Maquiavel. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que ✂️ a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. ✂️ b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. ✂️ c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. ✂️ d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. ✂️ e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. ✂️ a) PEDIR ✂️ b) RECUSAR ✂️ c) QUERER ✂️ d) GOSTAR ✂️ e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro