Início

Questões de Concursos QM 2023

Resolva questões de QM 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1033775 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considere as afirmações e seus respectivos valores lógicos:
I. Juliana é advogada. Afirmação FALSA. II. Rodrigo não é engenheiro. Afirmação VERDADEIRA. III. Isabel é professora. Afirmação FALSA.

Assinale a alternativa em que a afirmação, composta pelas afirmações anteriores, é logicamente verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1046396 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o texto de Omote (em Rodrigues; Capellini e Santos, 2014), a formação de professores no contexto da inclusão é considerada fundamental, porque o professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1046404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o texto de Rodrigues (2020), qual das seguintes estratégias contribui para o sucesso da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1046408 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Victor (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) aponta que, para Vygotsky, uma das principais limitações da educação tradicional direcionada a crianças com deficiência envolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1046504 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos pontos focais da elaboração do Currículo Paulista: etapa Ensino Médio consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1046505 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020), ao apresentar sua obra, destaca que, nas políticas nacionais em prol da educação inclusiva, o atendimento educacional especializado (AEE) ganha protagonismo e é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1014789 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Leia a descrição a seguir:

Mão direita horizontal aberta, palma para baixo, dedos para frente, na altura da cintura.

(Capovilla e Raphael, 2005)


Assinale a alternativa que apresenta a palavra correspondente ao sinal em Libras descrito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1020005 | Espanhol, Verbos Verbos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Si una persona desea pedir con adecuación gramatical algo en una tienda, tendría que formar, por ejemplo, un enunciado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1020028 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


In foreign language education, the teaching of culture remains a hotly debated issue. What is culture? What is its relation to language? Which and whose culture should be taught? What role should the learners’ culture play in the acquisition of knowledge of the target culture? How can we avoid essentializing cultures and teaching stereotypes? And how can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture, but would make them into cultural mediators in a globalized world? This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years. It links the study of culture to the study of discourse (see, e.g., Kramsch 1993, 1998, 2004) and to the concept of translingual and transcultural competence proposed by theModern Language Association (e.g., Kramsch, 2010). Special attention will be given to the unique role that the age-old Persian culture can play in fostering the cultural mediators of tomorrow.


(KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024)
Considerando sua experiência no ensino de gêneros textuais em língua inglesa, incluindo o contexto acadêmico, identifique a seção de um artigo científico cujas características linguísticas e discursivas correspondem ao texto apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1046399 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao destacar que, com base nos avanços das pesquisas sobre o desenvolvimento humano, avaliar como encerrada a possibilidade de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual carece de embasamento científico, Pletsch (2014) se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1020041 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question.


Stephen R. Covey (2017) once explained the importance of priorities by using an experience he had in a business class. He stated that a professor stood in front of a group of students and set a large canning jar in front of them. He filled it to the top with rocks and asked the students if it was full. They responded yes. Then he took out a bucket of sand and filled the jar again, and students watched as the sand poured inside the spaces between the large rocks. The professor asked again if the jar was full. This time students hesitated, and with good reason. The professor proceeded to fill the jar with a pitcher of water, after which he asked the students to explain the purpose behind this visual demonstration. After several incorrect responses, (including something along the lines of. There is always room for more stuff in your life), the professor gave his answer, which amounts to this: Unless you put the rocks in first, they will never fit into the jar.


This story demonstrates the principle of prioritizing, of knowing what matters most and what matters least, and that what matters most must be placed in the first position. No doubt, this is a very relevant way to analyze your own ecosystem1 .


As you move forward in developing a lifestyle that incorporates language learning, you must constantly reflect on whether or not you have prioritized your tasks well. If you imagine your ecosystem as the canning jar, and your language tasks as items that fill up the jar, you can see how making the right decisions will increase your chances of not only enjoying the learning process but making it more successful. Always remember that it is not just “doing a lot of language stuff” that will bring you success but rather that by putting priorities in their place, language learning can happen on its own. Let’s talk about how to prioritize language learning tasks by using the metaphor of the canning jar itself and discuss two concepts: fixed and fluid.


(Dixon, Shane. The language learner guidebook: powerful tools to help you conquer any language. [S.l.]: Wayzgoose, 2018. Adaptado)


1 A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom through a diverse system of tasks and incentives.
What rhetorical device does the author use to reinforce the significance of prioritization in language learning?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1046411 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos fatores fundamentais para o sucesso do coensino apontado por Lehr (citado por Mendes; Vilaronga; Zerbato, 2014) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1046412 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), o ideal a ser alcançado em termos de colaboração docente é a constituição de “equipes de ensino”.
Esse conceito pressupõe que os professores envolvidos tenham
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1046432 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Douglas é uma criança cega que está iniciando os primeiros contatos com a escrita em braille. Para a sua aprendizagem, será necessário trabalhar requisitos específicos, que segundo Amorim e Alves (2008), referem-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1046434 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento da criança cega, Lima (2018) destaca que, quando recebe os estímulos adequados e o apoio necessário nos primeiros anos de vida, a criança cega alcança, aos 4 anos, um desenvolvimento muito próximo ao de uma criança com visão normal. Dessa forma, a sua participação na escola torna-se essencial para garantir um desenvolvimento social e acadêmico adequado.

Segundo a autora, os principais aspectos a serem observados no desenvolvimento da criança cega são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1070289 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os pressupostos racistas partilhados pela maioria dos Europeus na virada do século XIX ao XX são hoje totalmente inaceitáveis, pelo menos na vida pública. Um poeta não poderia hoje escrever sobre: “raças inferiores à margem da lei” e manter – e até aumentar – a sua reputação, como fez Rudyard Kipling em poema de 1897 que celebrava os 60 anos no trono britânico da Rainha Vitória. Não quer isto dizer que os racistas tenham desaparecido, mas apenas que têm de disfarçar o seu racismo se quiserem que a sua política e as suas ideias tenham alguma possibilidade de aceitação. O princípio de que todos os seres humanos são iguais faz parte da ortodoxia política e ética dominante.

(Singer, 2018. Adaptado)

Segundo Peter Singer, o princípio da igualdade supõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1019993 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Observe los pares “arrollo-arroyo / haya-halla / cayó-calló / valla-vaya / rallar-rayar”.

La utilización correctamente escrita de una de estas palabras se advierte en el enunciado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1019999 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

El uso de “lo” en la construcción “Lo listas que son esas personas” permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1020002 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

El enunciado en que se usa el pronombre “se” para enfatizar una acción es
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1046403 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Rodrigues (2020) apresenta sugestões relevantes para a adaptação de atividades escolares direcionadas a alunos com deficiência intelectual, entre as quais se destaca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.