Questões de Concursos QM 2023

Resolva questões de QM 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1046645 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a classificação de Santarosa (1997), citada por Galvão (2005), sobre as diferentes formas de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como Tecnologia Assistiva (TA), assinale a alternativa que representa uma das áreas de aplicação das TIC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1046646 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005) enfatiza que as Tecnologias Assistivas do programa InfoSP são classificadas em três grupos: adaptações físicas ou órteses, adaptações de hardware e softwares especiais de acessibilidade. De acordo com a classificação apresentada pelo autor, assinale a alternativa que descreve corretamente um desses grupos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1046647 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005) aponta que “(...) através de um simulador de teclado e um simulador de mouse, determinado aluno, tetraplégico, do Programa InfoEsp, com 37 anos, pode começar a trabalhar no computador e expressar melhor todo o seu potencial cognitivo, iniciando a aprender a ler e escrever”.
Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor caracteriza o tipo de recurso utilizado por esse aluno no Pro grama InfoEsp.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1046648 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em Macedo (2008), há uma discussão sobre a palavra“deficiente”, indicando que ela carrega um significa do fortemente estigmatizante, em que a aparência de normalidade ou a invisibilidade do desvio em relação à norma podem determinar a inclusão ou exclusão social. Diante disso, é possível afirmar que essa concepção de deficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1046393 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Lei n 16.279/2016 aprova o Plano Estadual de Educação (PEE) de São Paulo e dá outras providências. Conforme o art. 2 dessa Lei, é uma diretriz do PEE, entre outras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1046649 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Macedo (2008) discute sobre várias modalidades das deficiências físicas congênitas, bem como a relação entre “Deficiência e Cultura”.

Considerando essa discussão, assinale a alternativa que melhor expressa a concepção do autor sobre os fatores que influenciam a construção da identidade da pessoa com deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1046394 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme o Decreto nº 55.588/2010, assinale a alternativa com o procedimento correto quando uma pessoa transexual ou travesti se apresenta para atendimento nos órgãos públicos do Estado de São Paulo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1046650 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o texto de Macedo (2008), qual é um dos principais desafios enfrentados pelas famílias ao receber um bebê com deficiência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1046395 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à trajetória histórica da inclusão social, Omote (em Rodrigues; Capellini e Santos, 2014) afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1046651 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Macedo (2008) assinala que discutir diversidade humana ainda é uma necessidade em tempos modernos. A diversidade é característica do gênero humano e os equívocos de abordagem refletem modos peculiares de interações frente à deficiência. Nas palavras da autora, esses equívocos se relacionam à imensa dificuldade que temos com aquela que deveria ser a mais estimulada de todas as reflexões.
Com base nessa discussão, qual deveria ser a mais estimulada das reflexões desde a infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1020028 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


In foreign language education, the teaching of culture remains a hotly debated issue. What is culture? What is its relation to language? Which and whose culture should be taught? What role should the learners’ culture play in the acquisition of knowledge of the target culture? How can we avoid essentializing cultures and teaching stereotypes? And how can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture, but would make them into cultural mediators in a globalized world? This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years. It links the study of culture to the study of discourse (see, e.g., Kramsch 1993, 1998, 2004) and to the concept of translingual and transcultural competence proposed by theModern Language Association (e.g., Kramsch, 2010). Special attention will be given to the unique role that the age-old Persian culture can play in fostering the cultural mediators of tomorrow.


(KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024)
Considerando sua experiência no ensino de gêneros textuais em língua inglesa, incluindo o contexto acadêmico, identifique a seção de um artigo científico cujas características linguísticas e discursivas correspondem ao texto apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1046396 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o texto de Omote (em Rodrigues; Capellini e Santos, 2014), a formação de professores no contexto da inclusão é considerada fundamental, porque o professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1046652 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra de Mendes; Vilaronga; Zerbato, (2014) na seção “Alguns aspectos essenciais do coensino na prática”, as autoras abordam aspectos desafiadores do coensino e, de acordo com o texto, quais são os três aspectos desafiadores enfrentados pelos professores especializados ao ingressarem na sala de aula comum?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1020029 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


In foreign language education, the teaching of culture remains a hotly debated issue. What is culture? What is its relation to language? Which and whose culture should be taught? What role should the learners’ culture play in the acquisition of knowledge of the target culture? How can we avoid essentializing cultures and teaching stereotypes? And how can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture, but would make them into cultural mediators in a globalized world? This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years. It links the study of culture to the study of discourse (see, e.g., Kramsch 1993, 1998, 2004) and to the concept of translingual and transcultural competence proposed by theModern Language Association (e.g., Kramsch, 2010). Special attention will be given to the unique role that the age-old Persian culture can play in fostering the cultural mediators of tomorrow.


(KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024)
De acordo com o trecho, uma questão importante da discussão sobre o ensino de cultura em línguas estrangeiras é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1046397 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à influência das entidades privadas na Educação Especial no Brasil, Pletsch (2014) aponta que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1046653 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), além dos desafios práticos, quais fatores são considerados importantes para o sucesso do coensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1020030 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


In foreign language education, the teaching of culture remains a hotly debated issue. What is culture? What is its relation to language? Which and whose culture should be taught? What role should the learners’ culture play in the acquisition of knowledge of the target culture? How can we avoid essentializing cultures and teaching stereotypes? And how can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture, but would make them into cultural mediators in a globalized world? This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years. It links the study of culture to the study of discourse (see, e.g., Kramsch 1993, 1998, 2004) and to the concept of translingual and transcultural competence proposed by theModern Language Association (e.g., Kramsch, 2010). Special attention will be given to the unique role that the age-old Persian culture can play in fostering the cultural mediators of tomorrow.


(KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024)
No trecho “How can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture…”, há uso de estrutura paralela, a qual tem regras específicas.

Nas sentenças a seguir, o exemplo de estrutura paralela usada corretamente é encontrado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1046398 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o texto de Pletsch (2014), em relação às disputas em torno da escolarização de alunos com deficiência intelectual, assinale a alternativa correta,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1046654 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Lehr (1999) (in Mendes, Vilaronga e Zerbato, 2014), um dos principais fatores para o sucesso do coensino entre professores da educação especial e do ensino comum é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1020031 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


In foreign language education, the teaching of culture remains a hotly debated issue. What is culture? What is its relation to language? Which and whose culture should be taught? What role should the learners’ culture play in the acquisition of knowledge of the target culture? How can we avoid essentializing cultures and teaching stereotypes? And how can we develop in the learners an intercultural competence that would shortchange neither their own culture nor the target culture, but would make them into cultural mediators in a globalized world? This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years. It links the study of culture to the study of discourse (see, e.g., Kramsch 1993, 1998, 2004) and to the concept of translingual and transcultural competence proposed by theModern Language Association (e.g., Kramsch, 2010). Special attention will be given to the unique role that the age-old Persian culture can play in fostering the cultural mediators of tomorrow.


(KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024)
No trecho “This paper explores these issues from the perspective of the large body of research done in Australia, Europe and the U.S. in the last twenty years.”, qual análise gramatical está correta sobre a construção “done in Australia, Europe and the U.S.”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.