Início

Questões de Concursos Químico de Petróleo Júnior

Resolva questões de Químico de Petróleo Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q238451 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para se determinar o teor de cloreto em 1 litro de uma solução salina pelo método de Volhard, retirou-se uma alíquota de 25 mL da mesma, que foi tratada com 40 mL de uma solução padrão de nitrato de prata com concentração 0,150 M. Após a precipitação quantitativa do cloreto na forma de AgCl, titulou-se o excesso de prata remanescente com uma solução padrão de KSCN 0,200 M, contendo íons Fe3+ como indicador. O volume de titulante gasto para se atingir o ponto de equivalência foi de 5 mL. Com base nesses dados, conclui-se que a massa de cloro presente na forma de cloreto na solução inicial é, aproximadamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q240513 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os equipamentos ou dispositivos abaixo servem para quantificar a vazão de fluidos em tubulações. A qual deles se aplica o conceito de vena contracta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q594618 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando os metais Ag, Cu, Fe e Zn, o(s) que pode(m) ser atacado(s) por uma solução de cloreto férrico 1,0M, é(são):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q592462 | Química, Químico de Petróleo Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma garrafa de refrigerante é colocada em um freezer, cuja temperatura é constante. A temperatura da garrafa T(t), dada em graus Celsius, é modelada por T(t) = 4 + 20.e-0,02.t, onde t é o tempo, dado em minutos, contado a partir do momento em que a garrafa foi colocada no freezer. De acordo com o modelo proposto para T(t), a temperatura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q544210 | Física, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio de 20.000 toneladas encontrava-se descarregado (vazio) ao lado da plataforma P-40, na Bacia de Campos, com cerca de 20% do seu volume submerso. Após ser cheio de petróleo de massa específica 900 kg/m³, o navio passou a ficar com 70% do seu volume submerso. Considerando a massa específica da água do mar igual a 1.000 kg/m³, o volume de petróleo com que o navio foi carregado, em m³, é igual a Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s². Use a equação básica do empuxo: E = p.g.Vd
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q591538 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Soluções de permanganato de potássio utilizadas em titulações são frequentemente padronizadas por reação com ácido oxálico. Qual a relação molar de permanganato/ ácido oxálico dessa reação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q591831 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A flotação de partículas em suspensão é indicada nos casos em que se deseja separar partículas de naturezas diferentes, como no caso da separação da calcopirita (CuFeS2) da ganga, ou para o caso em que a velocidade de sedimentação das partículas torna a decantação inviável. Considere os fatores abaixo. I - Aumento do tamanho das partículas. II - Diminuição do tamanho das bolhas. III - Taxa de formação de flocos. IV - Adição de agentes floculantes. Contribuem para uma maior eficiência da captura das partículas APENAS os fatores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q240595 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Quanto à polarização por concentração ocorrendo em uma filtração tangencial com uma membrana que emprega gradiente de pressão como força motriz, analise as afirmativas a seguir.

I - Ocorre a formação de um gradiente de concentração entre a membrana e o seio da solução, acarretando um transporte difusivo das espécies dissolvidas, no sentido contrário ao fluxo permeado através da membrana.

II - Forma-se uma camada secundária sobre a superfície da membrana, que aumenta o fluxo permeado quando comparado com o fluxo obtido ao se filtrar o solvente puro.

III - O fluxo de permeado passa a ser controlado pela diferença de potencial elétrico gerada pela polarização.

IV - Forma-se uma camada secundária sobre a superfície da membrana, com alta concentração de solutos, que atua como uma membrana dinâmica capaz de reter moléculas de peso molecular inferior ao de corte.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q592106 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sabendo-se que benzeno e tolueno formam uma solução com comportamento próximo do ideal, a energia livre de Gibbs de mistura, para uma composição de 10% do primeiro e 90% do segundo, a temperatura ambiente, em J/mol, será: (R = 8 J.mol-1.K-1)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q239733 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O estudo de transferência de calor em fluidos que escoam pelo interior de tubulações depende da região da tubulação em análise; ou seja, se está na região de entrada ou na região de regime de escoamento plenamente desenvolvido, do ponto de vista fluidodinâmico. Com base nesse contexto, conclui-se que a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q591637 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um mol de um fluido homogêneo, com composição constante, confinado em um cilindro equipado com um êmbolo sem atrito, sofre uma compressão reversível, de um estado inicial (1) a um estado final (2). Sabendo- se que H U + PV e G H - TS, em que:

H = entalpia molar;

G = energia livre de Gibbs molar;

S = entropia molar;

P = pressão;

T = temperatura;

V = volume molar,

para este processo de compressão, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q592940 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Três soluções, I, II e III, foram preparadas adicionando-se uma mesma quantidade de matéria dos seguintes solutos: solução I – ureia ((NH2)2CO); solução II – ácido sulfúrico (H2SO4); solução III – ácido acético (CH3COOH). As três soluções foram preparadas com uma mesma massa de solvente, a saber, água. Considerando o comportamento ideal e definindo as temperaturas de início de congelamento das três soluções como: TI, TII e TIII, respectivamente, a relação entre estas temperaturas será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q592438 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os equipamentos ou dispositivos abaixo servem para quantificar a vazão de fluidos em tubulações. A qual deles se aplica o conceito de vena contracta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q592819 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um químico, responsável pela análise de metais em amostras sólidas, recebeu uma amostra de solo contaminado com cobre, cuja contaminação foi provocada por um vazamento de uma solução industrial altamente concentrada. Pesou-se 1 g (base seca) da amostra, a qual foi digerida em 10 mL de HNO3 em forno de micro-ondas. Após a abertura, a amostra foi quantitativamente transferida para um balão volumétrico de 50 mL e avolumada. Em seguida, transferiu-se um volume de 5 mL para um outro balão volumétrico de 50 mL. Essa última amostra foi analisada em um Espectrofotômetro de Absorção Atômica (EAA) com lâmpada de catodo oco específico de cobre, obtendo-se média da medida da absorvância igual a 0,300. Qual a quantidade de cobre na amostra, em mg/g, considerando a curva padrão igual a Abs = 0,006[Cu2+]?

Obs.: Abs = Absorvância coeficiente de correlação R2 = 0,9999

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q239842 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A indústria petrolífera trabalha constantemente com escoamento e deformação de fluidos cujas características reológicas podem ser classificadas de diferentes maneiras, em função da taxa de cisalhamento a que ficam sujeitos nas várias operações em uma plataforma. Neste contexto, analise as afirmações a seguir.

I - Um fluido cuja viscosidade aumenta com a taxa de cisalhamento é chamado de pseudoplástico.

II - Se a viscosidade de um fluido for constante em certa faixa de taxa de cisalhamento, ele sempre se comportará como newtoniano para outras faixas de taxa cisalhante.

III - Existem fluidos que necessitam de uma tensão crítica para começar a escoar e, uma vez superada essa tensão crítica, ele escoa obedecendo ao modelo de Newton.

IV - Certos fluidos apresentam uma viscosidade constante para faixas de valores baixos e altos da taxa cisalhante e uma viscosidade decrescente para uma faixa intermediária de taxa de cisalhamento.

V - Fluidos tixotrópicos são aqueles que apresentam uma redução na viscosidade à medida que a taxa de cisalhamento aumenta.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q592166 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os ácidos naftênicos estão presentes em petróleos de diferentes origens, inclusive no petróleo brasileiro. O principal inconveniente causado pela presença desses ácidos é o ataque corrosivo aos equipamentos. Uma das alternativas para a remoção desses ácidos é a extração por solventes. Sobre essa operação unitária, foram feitas as considerações abaixo. I - A utilização de modificadores capazes de alterar a relação solvente-diluente aumenta as perdas de solvente de extração por solubilidade no diluente. II - A distribuição do soluto entre as fases pode ser governada pela equação xn = xonk, onde xn é o peso do soluto que permanece na fase a ser extraída, xo é a massa do soluto inicial, n é o número de extrações e k uma constante que envolve o coeficiente de distribuição. III - Em misturadores-decantadores, quanto maior for a agitação, maior a transferência de massa; contudo, também será maior o risco de formação de emulsões. IV - Para realizar extrações com dois líquidos de massas específicas muito próximas, pode-se lançar mão de uma centrífuga para acelerar o processo de separação das fases. Estão corretas as considerações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q592301 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um recipiente de volume V, há 15 gramas de um gás ideal que se encontra a uma pressão P e a uma temperatura T. Em outro recipiente de volume igual ao do primeiro, com 1 grama de hidrogênio (também considerado ideal), verificou-se que os valores de pressão e temperatura eram os mesmos do primeiro recipiente. A partir desses dados, a massa molecular do gás contido no primeiro recipiente é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q592051 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A reação de ozônio com alcenos pode ser empregada para a identificação estrutural desta classe de hidrocarboneto. PORQUE A reação de ozonólise de alcenos, seguida de tratamento com Zn e H2O ou ácido acético, leva à quebra da ligação dupla e à formação de compostos carbonilados. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q594578 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma amostra de 20 mL de sulfato de ferro (II) e de amônio 0,1 M foi analisada por titulação potenciométrica com uma solução de sulfato de cério (IV) 0,1095 M, usando-se eletrodos de platina e de calomelano saturado. Observando essa análise potenciométrica, analise as afirmativas abaixo.

I - O eletrodo de calomelano é um eletrodo de referência e é composto de mercúrio e cloreto de mercúrio (I), cobertos com uma solução de cloreto de potássio saturada.

II - Nessa análise potenciométrica, o cério se oxida a Ce3+, e o ferro se reduz a Fe3+.

III - Trata-se de uma potenciometria direta, e o eletrodo indicador é a platina.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q594728 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Analise as afirmações a seguir, relacionadas com o estudo das propriedades coligativas das soluções.

I – A tonometria é o estudo da elevação da pressão máxima de vapor de um líquido, ocasionada pela dissolução de um soluto não volátil.

II – A ebuliometria é o estudo da elevação da temperatura de ebulição de um líquido, ocasionada pela dissolução de um soluto não volátil.

III – A criometria é o estudo da elevação da temperatura de congelamento de um líquido, ocasionada pela dissolução de um soluto não volátil.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.