Questões de Concursos Químico de Petróleo Júnior

Resolva questões de Químico de Petróleo Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q591831 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A flotação de partículas em suspensão é indicada nos casos em que se deseja separar partículas de naturezas diferentes, como no caso da separação da calcopirita (CuFeS2) da ganga, ou para o caso em que a velocidade de sedimentação das partículas torna a decantação inviável. Considere os fatores abaixo. I - Aumento do tamanho das partículas. II - Diminuição do tamanho das bolhas. III - Taxa de formação de flocos. IV - Adição de agentes floculantes. Contribuem para uma maior eficiência da captura das partículas APENAS os fatores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q593368 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na operação de filtração, a torta e o meio filtrante desempenham um papel importante. Observando a teoria da filtração, analise as afirmativas abaixo.

I – Na filtração com formação de torta incompressível, a torta e o meio filtrante constituem dois meios porosos em série.

II – O meio filtrante tem que agregar as seguintes qualidades: ter a capacidade de manter os sólidos reunidos, apresentar uma baixa taxa de retenção de sólidos dentro dos interstícios, oferecer resistência máxima ao escoamento do filtrado e ter resistência sufi ciente para suportar a pressão de filtração.

III – A característica de a torta ser compressível ou incompressível depende da natureza do sólido, da sua granulometria, da forma das partículas e do grau de heterogeneidade do sólido.

IV – Na filtração, quando há a formação de torta compressível, as suas propriedades não dependem da pressão.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q593115 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em análises de absorção atômica, deve-se estar atento aos parâmetros tais como estequiometria da chama, tipo de solventes ou mistura de solventes utilizados e a presença de interferentes. Para evitar que os resultados sejam mascarados, é necessário considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q592358 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma refinaria, um tanque recebe várias correntes de nafta para compor o pool de gasolina. Após encher o tanque até o nível desejado, liga-se um misturador para homogeneizar o produto. O trabalho fornecido ao misturador é de 4800 kJ e o calor transferido do tanque é de 1200 kJ. Considerando o tanque e o fluido como sistema, a variação da energia do sistema nesse processo é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q594665 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A análise química quantitativa por gravimetria é uma análise muito utilizada na determinação do teor de íons em solução. Por envolver etapas de precipitação e/ou volatilização, exige sempre uma ou mais etapas de separação do analito. Qual dos procedimentos ou cuidados a seguir se refere a etapas de separação envolvidas no método gravimétrico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q591601 | Química, Químico de Petróleo Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A análise volumétrica pode ser usada na titulação de uma solução contendo um ácido fraco como analito, com uma de base forte. Suponha que um químico realize uma análise volumétrica, onde 25 mL de 0,100M HCOOH(aq) (ácido fórmico) são titulados com 0,125M NaOH(aq). O ácido fórmico reage com o hidróxido de sódio gerando o formato de sódio. Qual o volume, em mililitros, da solução de NaOH gasto na titulação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q592372 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os hidrociclones são equipamentos utilizados para separar sólidos e líquidos. Na separação por hidrociclones, a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q593652 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A cromatografia é um método físico-químico de separação fundamentado na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre por diferentes interações entre duas fases, a fase móvel e a fase estacionária. Pertencem à classe de cromatografia em coluna as cromatografias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q591608 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às dispersões coloidais, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q594431 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação à formação de depósitos nas paredes dos trocadores de calor, analise as afirmativas a seguir. I - A formação de depósito é desejável, tendo em vista que aumenta a superfície de contato, melhorando, assim, a eficiência da troca térmica. II - A formação de depósito pode aumentar a resistência à transferência de calor entre os fluidos, reduzindo a eficiência da troca térmica. III - Considerando um trocador de calor que opera com dois coeficientes de transferência de calor: h1 e h2, conclui-se que o coeficiente global de troca térmica (U) será maior que h1 e maior que h2, ou seja, U>h1 e U>h2. É correto APENAS o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q546559 | Física, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O maior duto para escoamento de derivados no Brasil é o OSBRA, que é utilizado para transferir gasolina da refinaria REPLAN (localizada em Paulínia-SP) até a cidade de Brasília. Esse duto possui cerca de 1080 km de comprimento e diâmetro médio de 0,5 m. Com relação ao escoamento em dutos, analise as afirmativas abaixo. I - Se a velocidade média de escoamento é de 1 m/s, então a primeira gota de gasolina que sai da REPLAN vai levar 3 dias para chegar em Brasília. II - Em dutos longos como o OSBRA, a perda de carga distribuída é maior que a perda de carga localizada. III - Quanto maior for a rugosidade do duto, maior será a perda de carga. IV - Uma redução no valor da viscosidade da gasolina deixa inalterado o valor da perda de carga. São corretas APENAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q239884 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de colunas de pratos, analise as afirmações a seguir.

I - O gotejamento sempre ocorre quando a velocidade do vapor, através dos orifícios do prato, for muito menor que a velocidade de vapor operacional.

II - O gotejamento aumenta o tempo de contato da fase líquida no prato, diminuindo a carga líquida no prato inferior.

III - O arraste de líquido pelo vapor, quando excessivo, aumenta a eficiência do prato.

IV - O arraste excessivo de líquido pelo vapor diminui a perda de carga.

V - A altura total de líquido no downcomer ou calha descendente é resultante de todas as perdas de carga que o vapor e o líquido devem vencer em cada prato.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q239888 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à filtração em superfície, com queda de pressão constante e formação de torta compressível, analise as afirmativas a seguir.

I - A filtração ocorre no regime permanente.

II - A vazão cresce continuamente durante a filtração.

III - É possível eliminar-se a colmatação da torta com a adição de um auxiliar de filtração à suspensão a ser filtrada.

IV - Nas filtrações que requerem auxiliar de filtração, o auxiliar mais comumente empregado é a terra diatomácea, também conhecida como diatomita ou Kieselguhr.

São corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q238353 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às dispersões coloidais, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q239382 | Matemática, Estatística descritiva, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma empresa, todos os funcionários receberam um aumento de 10% nos salários e, posteriormente, ganharam um abono de 100 reais. Sobre a nova média e a nova variância de salários, em relação à média e à variância iniciais, isto é, antes dos aumentos, tem-se que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q239638 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O calor de uma corrente quente de óleo deve ser aproveitado para aquecer 200 kg/s de água de 10 °C a 80 °C. Para isso, propõe-se o uso de um trocador de calor CT 1-2, em contracorrente, com 10 tubos de aço-carbono, com diâmetros externo e interno iguais a 3,0 cm e 2,5 cm, respectivamente, e comprimento por passagem igual a 5 m. O óleo entra no trocador a 160 º C e sai a 90 º C.

Suponha que:

o coeficiente global de transferência de calor, baseado na área externa, seja igual a 400 W/(m2 K);

o fator de correção da LMTD seja igual a 1,0; e

o número p seja igual a 3.

Com base nesses dados, conclui-se que o calor total trocado entre as duas correntes será igual, em watts, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q238894 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere que um hidrociclone está sendo empregado, em uma plataforma de perfuração, na separação de cascalhos da lama de perfuração. A eficiência global de separação desse hidrociclone pode ser definida como a massa de cascalhos recuperada, por unidade de tempo, na saída de suspensão concentrada, dividida pela massa de cascalhos alimentada ao hidrociclone, por unidade de tempo. Dentre os fatores listados abaixo, analise os que contribuem para aumentar a eficiência global de separação.

I - Aumento na vazão alimentada ao hidrociclone.

II - Aumento da queda de pressão de operação.

III - Aumento da concentração de cascalhos na suspensão alimentada ao hidrociclone.

IV - Aumento na viscosidade da suspensão alimentada ao hidrociclone.

São corretos APENAS os fatores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q238451 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para se determinar o teor de cloreto em 1 litro de uma solução salina pelo método de Volhard, retirou-se uma alíquota de 25 mL da mesma, que foi tratada com 40 mL de uma solução padrão de nitrato de prata com concentração 0,150 M. Após a precipitação quantitativa do cloreto na forma de AgCl, titulou-se o excesso de prata remanescente com uma solução padrão de KSCN 0,200 M, contendo íons Fe3+ como indicador. O volume de titulante gasto para se atingir o ponto de equivalência foi de 5 mL. Com base nesses dados, conclui-se que a massa de cloro presente na forma de cloreto na solução inicial é, aproximadamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q239733 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O estudo de transferência de calor em fluidos que escoam pelo interior de tubulações depende da região da tubulação em análise; ou seja, se está na região de entrada ou na região de regime de escoamento plenamente desenvolvido, do ponto de vista fluidodinâmico. Com base nesse contexto, conclui-se que a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q240513 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os equipamentos ou dispositivos abaixo servem para quantificar a vazão de fluidos em tubulações. A qual deles se aplica o conceito de vena contracta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.