Questões de Concursos Qualificação Técnica Geral QTG

Resolva questões de Qualificação Técnica Geral QTG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1044490 | Auditoria, Controle Interno, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TA 315 (R2) – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE, o auditor deve planejar e realizar procedimentos de avaliação de riscos para obter evidência de auditoria que forneça uma base adequada para a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante e o planejamento de procedimentos adicionais de auditoria.
Avalie se os procedimentos de avaliação de risco devem incluir
I. procedimentos analíticos; II. observação e inspeção; III. confirmação e reexecução; IV. indagações junto à administração e outros indivíduos apropriados da entidade.

Os procedimentos de avaliação de risco devem de fato incluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1044503 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a CTA 02 – EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS, a Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória, segundo a legislação societária brasileira, somente para as companhias abertas, enquanto de acordo com as normas contábeis internacionais, deve ser considerada uma informação suplementar.
No relatório do auditor independente, a Demonstração do Valor Adicionado deve ser tratada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1044502 | Auditoria, Normas de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TSC 4400 – TRABALHOS DE PROCEDIMENTOS PREVIAMENTE ACORDADOS, o auditor deve exercer julgamento profissional ao aceitar, conduzir e emitir relatório sobre trabalho de procedimentos previamente acordados, levando em consideração as circunstâncias do trabalho.
Na apresentação de relatório sobre o trabalho, o julgamento profissional pode ser exercido por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1044492 | Auditoria, Processo de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Na avaliação do efeito de distorções identificadas na auditoria, o auditor deve acumular distorções identificadas durante a auditoria que não sejam claramente triviais.
De acordo com a NBC TA 450 (R1) – AVALIAÇÃO DAS DISTORÇÕES IDENTIFICADAS DURANTE A AUDITORIA, quando há alguma incerteza sobre se um ou mais itens são claramente triviais, a distorção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1038075 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TA 240 (R1) – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO À FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, está em posição privilegiada para perpetrar fraudes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1044506 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Uma empresa S.A. apresentou um lucro líquido de R$3.000.000. Os responsáveis pela governança acreditam que a materialidade deva ser de 8% e os auditores independentes acreditam ser de 10% o percentual de referência apropriado para a materialidade global. Para determinar o valor final da materialidade, os auditores também devem considerar se quaisquer fatores qualitativos são relevantes, mas os auditores independentes não identificaram esses fatores.
Para determinar as distorções toleráveis os auditores independentes determinaram um percentual de 50% da materialidade global. Considerando-se as informações apresentadas, os auditores independentes identificaram uma distorção tolerável de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1044494 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com A NBC TA 540 (R2) – AUDITORIA DE ESTIMATIVAS CONTÁBEIS E DIVULGAÇÕES RELACIONADAS, as transações da entidade e outros eventos ou condições podem gerar a necessidade de, ou mudanças nas, estimativas contábeis a serem reconhecidas ou divulgadas nas demonstrações contábeis.
Entre as mudanças em circunstâncias que podem gerar a necessidade de, ou alterações nas, estimativas contábeis estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1044507 | Auditoria, Processo de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Fonte de informação externa é um indivíduo ou organização externa que fornece informação utilizada pela entidade na elaboração das demonstrações contábeis, ou que foi obtida pelo auditor como evidência de auditoria, quando tal informação é apropriada para utilização por diversos usuários.
De acordo com a NBC TA 500 (R1), norma que trata de Evidência de Auditoria, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1044500 | Auditoria, Processo de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TR 2410 – REVISÃO DE INFORMAÇÕES INTERMEDIÁRIAS EXECUTADA PELO AUDITOR DA ENTIDADE, o auditor e o cliente devem chegar a um acordo comum sobre os termos do trabalho.
Os termos acordados do trabalho são geralmente registrados em uma carta de contratação. Avalie se essa carta de contratação ajuda a evitar mal-entendidos com relação à natureza do trabalho e, em particular, em relação

I. ao objetivo da revisão de informações intermediárias e ao seu alcance;
II. às responsabilidades da administração;
III. à extensão das responsabilidades do auditor;
IV. à natureza e à forma do relatório;
V. à segurança obtida.


Estão corretos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1044508 | Auditoria, Processo de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria para conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que possibilite ao auditor obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião. A evidência de auditoria é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho.
Com relação às evidências de auditoria, assinale a afirmativa correta, com base na NBC TA 500 (R1).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1044498 | Auditoria, Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Em relação ao objetivo do auditor ao aplicar as normas de auditoria no exame de demonstrações contábeis elaboradas de acordo com a estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais, considere os fatores a seguir:

I. A aceitação do trabalho.
II. O planejamento e a execução do referido trabalho.
III. A formação da opinião e a emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis.

De acordo com a NBC TA 800 – CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS- AUDITORIAS DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ELABORADAS DE ACORDO COM AS ESTRUTURAS CONCEITUAIS DE CONTABILIDADE PARA PROPÓSITOS ESPECIAIS, o objetivo do auditor, ao aplicar as normas de auditoria no exame de demonstrações contábeis elaboradas de acordo com a estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais, é tratar apropriadamente as considerações especiais que são relevantes para o(s) fator(es)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1044491 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Um auditor independente está realizando a auditoria da Cia X, que é usuária dos serviços da Cia Y. O auditor deve determinar se há entendimento suficiente acerca da natureza e da importância dos serviços prestados pela organização prestadora de serviços e seu efeito sobre o controle interno da entidade usuária para a auditoria, para fornecer uma base para a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante.
No entanto, o auditor não conseguiu obter entendimento suficiente da entidade usuária, de modo que deve obter esse entendimento por meio de outros procedimentos.
De acordo com a NBC TA 402 – CONSIDERAÇÕES DE AUDITORIA PARA A ENTIDADE QUE UTILIZA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS, entre os procedimentos estão os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1044501 | Auditoria, Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TO 3000 – TRABALHO DE ASSEGURAÇÃO DIFERENTE DE AUDITORIA E REVISÃO, em todos os casos em que uma segurança razoável ou limitada, conforme apropriado, não puder ser obtida e uma conclusão com ressalvas no relatório de asseguração do auditor independente for insuficiente, nas circunstâncias, para os propósitos do relatório aos usuários previstos, o auditor independente deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1044504 | Auditoria, Normas de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Segundo a NBC TA 620 – UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DE ESPECIALISTAS, as equipes de trabalho têm o direito de confiar no sistema de controle de qualidade da firma de auditoria, a menos que as informações fornecidas pela firma ou por outras partes sugiram de outra forma.
A extensão da confiança irá variar com as circunstâncias, e pode afetar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos do auditor com relação aos seguintes aspectos, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1044505 | Auditoria, Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

A NBC TA 220 (R3) dispõe sobre controle de qualidade da auditoria de demonstrações contábeis. À luz da referida norma, a definição “um único profissional, sociedade, empresa, outra entidade de profissionais da contabilidade ou seus equivalentes no setor público” refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1044493 | Auditoria, Processo de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TA 510 (R1) – TRABALHOS INICIAIS- SALDOS INICIAIS, o trabalho de auditoria inicial é um trabalho em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1044496 | Auditoria, Documentos e Relatórios, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Uma entidade elaborou suas demonstrações contábeis utilizando a base contábil de continuidade operacional. No entanto, o auditor julgou que o uso dessa base, pela administração, nas demonstrações contábeis é inapropriado.
Nesse caso, o auditor deve expressar uma opinião
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1038074 | Auditoria, Documentos e Relatórios, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Em relação à montagem do arquivo final de auditoria, analise as afirmações a seguir.

I. O auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente após a data do relatório do auditor.

II. Logo após a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada, o auditor pode apagar e descartar a documentação de auditoria.

III. Quando, em circunstâncias normais, o auditor julgar necessário modificar a documentação de auditoria existente ou acrescentar nova documentação de auditoria após a montagem do arquivo final de auditoria, o auditor deve documentar as razões específicas para fazê-los e quando e por quem foram executados e revisados.

De acordo com a NBC TA 230 (R1) – DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1044495 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Um auditor independente tomou conhecimento, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia tê-lo levado a alterar seu relatório.
Independentemente de haver alterações futuras nas demonstrações contábeis, nesse caso o auditor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1044497 | Auditoria, Documentos e Relatórios, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Um auditor obteve evidência de auditoria de que existe distorção relevante nas demonstrações contábeis do período anterior sobre as quais foi emitida anteriormente uma opinião sem modificação e os valores correspondentes não foram adequadamente ajustados ou não foram feitas divulgações apropriadas.
De acordo com a NBC TA 710 (R1) – INFORMAÇÕES COMPARATIVAS- VALORES CORRESPONDENTES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMPARATIVAS, nesse caso, o auditor deve expressar, em seu relatório sobre as demonstrações contábeis do período corrente, uma opinião
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.