Questões de Concursos Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4

Resolva questões de Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q998246 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 35 anos apresenta dor no quadrante superior direito, colangite, febre e icterícia. No exame de ultrassonografia, apresentou ductos biliares intra-hepáticos dilatados e septos ecogênicos atravessando o lúmen ectasiado do ducto biliar associados a pequenos ramos venosos portais. O médico assistente achou melhor complementar com tomografia de abdômen superior, que demonstrou múltiplas áreas hipodensas arredondadas, que são inseparáveis dos ductos biliares intrahepáticos dilatados. Como o laudo meramente descritivo não ajudou no diagnóstico, foi realizada ressonância magnética de abdômen superior com contraste, cuja impressão final apontou "inúmeras áreas de dilatação cística saculares dos ductos biliares intra-hepáticos segmentares demonstrando continuidade com a árvore biliar”.
Com base nos achados de imagens, a hipótese mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q998247 | Patologia, Diagnósticos, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 55 anos apresenta quadro de dor epigástrica, náuseas, perda ponderal, distensão abdominal e diarreia. Nega neoplasia prévia. O paciente mora em zona rural e sua região não dispunha de exames de imagem. O cirurgião, que suspeitou de apendicite, realizou uma laparotomia, cujos achados foram ascite e adenomegalia mesentérica, sem confirmação de apendicite. O paciente evoluiu com edema generalizado e ascite e foi levado para uma cidade próxima para internação e investigação do caso. Os achados da fluoroscopia do trato gastrointestinal superior foram “dobras da mucosa acentuadamente aumentadas e tortuosas no fundo e no corpo, especialmente ao longo da curvatura maior, com preservação do antro e diluição do bário secundário à hipersecreção de muco, levando ao comprometimento do revestimento da mucosa”. Na tomografia computadorizada com constraste, evidenciou “dobras aumentadas da mucosa que se projetam para a luz gástrica, com a espessura normal da parede gástrica entre as dobras”. Exames complementarem evidenciaram acloridria e hipoproteinemia.
Com base no caso clínico e nos achados de imagem, o provável resultado da biópsia gástrica é um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q998248 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 17 anos apresenta desconforto e distensão abdominal. Ao exame físico, o médico identificou massa abdominal palpável ocupando grande parte da cavidade abdominal esquerda. Solicitou tomografia computadorizada, que demonstrou formação expansiva com densidade de partes moles, única, sem evidenciar órgão de origem definido, ocupando o espaço retrovesical, que realçam heterogeneamente em estudos contrastados, associada a áreas de necrose, hemorragia e componentes fibrosos, com envolvimento linfonodal.
Com base do caso clínico e achados de imagem, o provável diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q998249 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Artefatos em ultrassonografia são fenômenos que aparecem nas imagens, mas não representam estruturas anatômicas reais. Embora possam ser prejudiciais para avaliação de alguma estrutura, muitos deles são úteis para a interpretação das imagens.
O artefato em que ocorre uma reflexão quando o feixe de ultrassom encontra uma superfície lisa e altamente refletora, como a interface entre dois tecidos de impedância acústica significativamente diferente, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q998250 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 21 anos, com queixa de dores de cabeça na região frontal e perda prematura da dentição, foi encaminhado para médico geneticista devido a fácies sindrômica, que, segundo ele, “puxou” da mãe. Ao exame físico, o paciente apresenta baixa estatura, pescoço curto e palmado; pseudobaqueteamento digital; protuberância frontal, olhos bem espaçados, micrognatia, ponte nasal plana e orelhas de inserção baixa. Além do painel genético do paciente, o médico genetista solicitou algumas radiografias e tomografia computadorizada de alguns segmentos, cujos laudos foram:
• pés e mãos: acro-osteólise, com banda transversal de osteólise nas falanges distais;
• coluna: cifoescoliose, espilolistese e vértebras bicóncavas;
• bucomaxilar: maxila hipoplásica; desalinhamento dos dentes; ângulo mandibular amplo.
De acordo com o caso clínico, é provável que se trate da síndrome:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q998251 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

O sistema VI-RADS (Vesical Imaging-Reporting and Data System) é uma classificação desenvolvida para padronizar a interpretação e o relatório de imagens de ressonância magnética (RM) da bexiga urinária. Esse sistema é especialmente útil na avaliação de pacientes com câncer de bexiga, ajudando a determinar a extensão da invasão tumoral e a orientar a conduta.
Se um laudo de RM descrever a imagem como um ''tumor séssil/de base ampla com camada interna de alto sinal, sem invasão muscular nítida”, na avaliação apenas da categoriaestrutural de T2-WI, o VI-RADS mais provável é o da categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q998252 | Medicina, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 30 anos tem história de recidiva de reações inflamatórias cutâneas em regiões de axilas e diagnóstico clínico de hidradenite supurativa.
Na fase de atividade inflamatória, essa condição se caracteriza pela presença de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1005422 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 54 anos apresenta queixa de dor persistente na região posterior do tornozelo. Os exames de radiografia simples e ressonância magnética evidenciam bursite retrocalcânea, protuberância superior do calcâneo e tendinopatia do Aquiles.
Os achados de imagens caracterizam a síndrome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1005424 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

A escala de unidade Hounsfield (UH) é uma medida utilizada no exame de tomografia computadorizada (TC) para avaliação das densidades das estruturas.
Em paciente com diagnóstico de urolitíase pela TC, é importante considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1005425 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 41 anos, após trauma de bicicleta, notou aumento do tamanho no testículo direito. O urologista solicitou ultrassonografia de bolsa escrotal com Doppler, cujo laudo foi: “formação nodular intratesticular, hipoecoica, homogênea, de contornos bem definidos, sem evidência de calcificações, hidrocele ou hematocele, associada a fluxo vascular intralesional ao Doppler”.
Segundo a descrição da lesão, pode-se sugerir que se trata de um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1005426 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

A violência física na infância (também chamada de maus-tratos) pode ser definida como lesões não acidentais por agressão ou omissão de seus responsáveis. O radiologista muitas vezes é o primeiro profissional a suspeitar desse tipo de situação, o que ocorre quando ele é confrontado com determinados padrões de lesões. Um dos tipos de abuso físico está relacionado ao balanço de bebês e crianças pelas extremidades.
Considerando esse mecanismo de abuso, o mais provável achado de imagem será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1005427 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

O ruído na tomografia computadorizada é uma alteração indesejada que frequentemente leva a uma aparência granulada na imagem transversal.
Essa alteração na qualidade da imagem pode ser explicada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1005428 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

A hérnia estrangulada é definida quando o suprimento vascular do conteúdo herniado está comprometido, determinando isquemia.
Entre os achados de imagens que determinam a suspeita do diagnóstico de estrangulamento do conteúdo herniário na tomografia computadorizada, é correto citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1005429 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Radioproteção é um conjunto de medidas que visam a proteger o homem e o ecossistema de possíveis efeitos indesejáveis causados pelas radiações ionizantes. É importante conhecer as diferentes radiações e seus modos de interação com a matéria viva, bem como as possíveis consequências à saúde e riscos associados.
Dentre os fatores listados abaixo, aquele que faz parte dos princípios da radioproteção é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1005430 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

O critério Response Evaluation Criteria in Solid Tumors (RECIST) tem sido utilizado com o objetivo de mensurar objetivamente a redução tumoral e determinar a progressão da doença de acordo com um método único.
Em sua última revisão, em 2009, passou-se a utilizar o critério de resposta com base na avaliação de lesões-alvo e não alvo, segundo o qual a doença pode ser classificada em quatro tipos de categorias, sendo uma delas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1005431 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um atleta de corrida de 24 anos se queixa de dor aguda na região anterior da coxa direita durante treinamento.
A ressonância magnética evidencia estiramento do reto femoral, cujo prognóstico é pior se houver evidência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1005432 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Em relação às complicações respiratórias da covid longa, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1005433 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

O domínio da física da ultrassonografia é fundamental para a adequada compreensão das imagens formadas e dos artefatos passíveis de serem produzidos durante um exame.
Considerando-se essa premissa, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1005434 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

No que se refere às características sugestivas de benignidade e malignidade num linfonodo cervical, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1005435 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um recém-nascido a termo, masculino, apresenta falha na eliminação de mecônio. Foi realizado enema contrastado, que evidenciou fasciculação/irregularidade em dente de serra de um segmento de pequeno calibre com dilatação proximal.
A principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.