Início

Questões de Concursos Recepcionista

Resolva questões de Recepcionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q47051 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
                                       
                                                           Texto 1
 
Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência.
 
Sidomar F. Vieira, Ufam, 2008.

Na frase: “Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência".
O termo destacado pode ser substituído pelas palavras a seguir, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q47041 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Analise as duas afirmativas abaixo e responda:
 
I. Refere-se à relação com o próximo através de comportamentos e atitudes que interferem no convívio. Julgada indispensável no contexto organizacional. Trata-se de um processo de interação, não sendo um processo solitário. Habilidade necessária de se relacionar com as pessoas, entender e interagir diante de humores e temperamentos dos outros;
II. A ocorrência dessa relação se dá através de um quantitativo mínimo de pessoas;
 
As duas afirmativas referem-se, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q47049 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
                                       
                                                           Texto 1
 
Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência.
 
Sidomar F. Vieira, Ufam, 2008.

Quando o autor afirma que “gostar de política não é uma opção":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q47027 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Apesar dos diversos meios e formas de comunicação, nos deparamos com situações que impedem a transmissão da informação. Problemas estes como o excesso de informações, a falta de atenção do receptor, local inapropriado ou com barulho, linguagem inadequada, entre outros obstáculos.
Levando em consideração os componentes básicos da comunicação, é correto afirmar que estes obstáculos são conhecidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q47037 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

De acordo com os deveres e responsabilidades de um (a) recepcionista, analise as 3 situações:
 
I. Em uma ligação, o interlocutor quer falar com um dos funcionários que está ausente, é função do (a) Recepcionista anotar recado;
II. Em uma ligação, o interlocutor quer falar com um dos funcionários que está ausente, é função do (a) Recepcionista anotar recado, apenas, se for informado que se trata de um assunto urgente;
III. Em uma ligação, o interlocutor quer falar com um dos funcionários que está ausente, é função do (a) Recepcionista anotar recado, apenas, se for para os cargos de maior hierarquia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q47046 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Entre as características que devem fazer parte do perfil de um(a) Recepcionista, podem-se destacar três: ponderação, empatia e discrição. Identifique a definição correta enumerando a coluna com a opção correspondente.
 
1. Ponderação;
2. Empatia;
3. Discrição.
 
( ) Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias;
( ) Reservado nas palavras ou comportamentos; Que se expressa ou se comporta de maneira reservada;
( ) Característica da pessoa que se comporta com reflexão; Em que há meditação; Atributo de quem possui bom senso; Com prudência e/ou tino.

De cima para baixo, a sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q26664 | Matemática, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Janete reservou 2/5 do seu salário para fazer a festa de aniversário do seu filho. Sabe-se que dessa quantia reservada, ela gastou o equivalente a 5/8 com o buffet, e ainda restaram 174 reais, com os quais ela comprou um presente.

Dessa forma, é correto afirmar que o salário de Janete é de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q47050 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
                                       
                                                           Texto 1
 
Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência.
 
Sidomar F. Vieira, Ufam, 2008.

Observe este trecho:
“Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade".
O termo destacado representa uma conjunção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q47036 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Quando um indivíduo está em conflito com outro devido tendências contrárias, forte oposição, personalidades distintas ou interesses não compartilhados, por exemplo, estamos falando de um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q26675 | Secretariado, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Em se tratando de organização do local de trabalho, quando se fala que na recepção existe um claviculário, é o mesmo que dizer que lá existe um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q47053 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
 
                                         Texto 2 – O sucesso da mala
 
Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar "por motivo de força maior". Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta:
- É você que veio substituir a Edith?
- Sim - respondo num fio de voz.
- Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos - e morre de rir.
- Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo? - e a equipe toda se diverte com a minha cara.
Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro.
- O que tem aí, professora?
- Em breve vocês saberão.
No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro... As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos.
Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias:
- Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo?
- Podem olhar - respondo, abrindo o fecho.
- Mas não tem nada aí! - comentam.
- O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.
Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.
 
Cybele Meyer

O texto 2, por suas características, pode ser classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q47035 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Sobre transmissão e recepção da informação, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q445004 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Recepcionista, Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 6a Região RS, Instituto Quadrix, 2017

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Acerca da seguridade social, considere as opções seguintes.

I. Distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

II. Unicidade da base de financiamentos.

III. Financiamento preferencialmente de forma indireta, custeado pelos beneficiários em 30% dos gastos.

De acordo com a Constituição Federal, são objetivos da seguridade social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q28965 | Português, Recepcionista, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Publicidade infantil: entenda quais são os perigos

     Por ser um público extremamente sugestionável, persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), tendo como base o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança. O Conselho Federal de Psicologia afirma que “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito".
     Segundo a advogada do Idec Mariana Ferraz, a criança é muito sensível às práticas de marketing. A problemática fica ainda maior quando a publicidade estimula padrões de consumo alimentares não saudáveis.
     No caso do setor alimentício, muitas empresas lançam mão de práticas desleais, como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica própria ao universo infantil em suas peças publicitárias. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) já se pronunciou pela necessidade da regulação da publicidade de alimentos e, em 2012, a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) publicou recomendações http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/idec-cobra-do-governo-regulaco-da-publicidade-infantil para a regulação da publicidade de alimentos não saudáveis direcionada às crianças. Resta que os governos adotem essas recomendações e implementem políticas para regrar a publicidade direcionada às crianças", afirma a advogada.
     Desde 2005, a OMS reconhece a comercialização de alimentos não saudáveis para a população infantil como um fator que contribui para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Embora alguns acordos diretos com empresas do setor alimentício tenham sido fechados, o órgão tem ressaltado que cabe aos governos a responsabilidade de garantir a tomada de medidas efetivas, bem como o monitoramento dos acordos de restrição da publicidade de alimentos não saudáveis voltados às crianças.
     “O Idec entende que toda publicidade que tem o público infantil como interlocutor desrespeita o princípio da identificação, pois a criança não tem condições de analisar criticamente o interesse mercadológico que existe por trás da informação direcionada a ela. Por ser hipervulnerável às práticas de marketing, esse público merece especial proteção", defende Mariana.

Disponível em http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/publicidade-infantil-entenda-quais-so-os-perigos Acesso em 04 set. 2015.
Assinale a alternativa em que há relação CORRETA entre o parágrafo e seu objetivo principal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q26674 | Secretariado, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Do grupo de pessoas abaixo, quem NÃO tem direito a prioridade no atendimento em órgãos públicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q47028 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A base para a comunicação cotidiana é a comunicação verbal, que pode ser através da fala ou escrita. No processo da comunicação verbal participam o locutor, locutário e interlocutor.
Correlacione as colunas de acordo com as definições de cada um:
 
1. Locutor;
2. Locutário;
3. Interlocutor.
 
( ) Aquele que fala e participa do diálogo, que interage através da linguagem;
( ) Também chamado de ouvinte, é aquele que recebe a mensagem;
( ) Aquele que emite a mensagem, é o emissor.

De cima para baixo, a ordem correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q47054 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
 
                                         Texto 2 – O sucesso da mala
 
Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar "por motivo de força maior". Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta:
- É você que veio substituir a Edith?
- Sim - respondo num fio de voz.
- Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos - e morre de rir.
- Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo? - e a equipe toda se diverte com a minha cara.
Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro.
- O que tem aí, professora?
- Em breve vocês saberão.
No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro... As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos.
Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias:
- Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo?
- Podem olhar - respondo, abrindo o fecho.
- Mas não tem nada aí! - comentam.
- O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.
Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.
 
Cybele Meyer

São objetivos do texto, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q28961 | Serviço Social, Recepcionista, Prefeitura de Betim MG

São equipamentos da política de assistência social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q47024 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Essencial para a empresa que os membros de um setor tenham comunicação entre si e com demais setores de maneira eficaz. Para a eficiência e eficácia da comunicação podemos considerar como um fator positivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q28966 | Português, Recepcionista, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Publicidade infantil: entenda quais são os perigos

     Por ser um público extremamente sugestionável, persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), tendo como base o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança. O Conselho Federal de Psicologia afirma que “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito".
     Segundo a advogada do Idec Mariana Ferraz, a criança é muito sensível às práticas de marketing. A problemática fica ainda maior quando a publicidade estimula padrões de consumo alimentares não saudáveis.
     No caso do setor alimentício, muitas empresas lançam mão de práticas desleais, como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica própria ao universo infantil em suas peças publicitárias. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) já se pronunciou pela necessidade da regulação da publicidade de alimentos e, em 2012, a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) publicou recomendações http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/idec-cobra-do-governo-regulaco-da-publicidade-infantil para a regulação da publicidade de alimentos não saudáveis direcionada às crianças. Resta que os governos adotem essas recomendações e implementem políticas para regrar a publicidade direcionada às crianças", afirma a advogada.
     Desde 2005, a OMS reconhece a comercialização de alimentos não saudáveis para a população infantil como um fator que contribui para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Embora alguns acordos diretos com empresas do setor alimentício tenham sido fechados, o órgão tem ressaltado que cabe aos governos a responsabilidade de garantir a tomada de medidas efetivas, bem como o monitoramento dos acordos de restrição da publicidade de alimentos não saudáveis voltados às crianças.
     “O Idec entende que toda publicidade que tem o público infantil como interlocutor desrespeita o princípio da identificação, pois a criança não tem condições de analisar criticamente o interesse mercadológico que existe por trás da informação direcionada a ela. Por ser hipervulnerável às práticas de marketing, esse público merece especial proteção", defende Mariana.

Disponível em http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/publicidade-infantil-entenda-quais-so-os-perigos Acesso em 04 set. 2015.
Sobre o papel do título no desenvolvimento da temática proposta pelo texto, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.