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Questões de Concursos Recepcionista

Resolva questões de Recepcionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q885912 | Informática, Recepcionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Assinale a opção que apresenta apenas periféricos de entrada de um computador:
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242Q885917 | Arquivologia, Tipologia Documental, Recepcionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Segundo Cobucci e Cobucci (2022), documentos técnicos como relatórios, pareceres, notas técnicas e notas informativas são elaborados cada um com diferentes objetivos. Dentre os objetivos propostos para os documentos sublinhados, não é possível mencionar:
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243Q982194 | Atendimento ao Público, Relações Pessoais, Recepcionista, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Em um órgão público, os servidores têm contato constante com cidadãos que buscam serviços administrativos diversos, desde informações até solicitações de documentos ou serviços especializados. Para manter um ambiente profissional adequado, é fundamental que o servidor saiba como estabelecer relações humanas positivas, tanto com os visitantesquanto com os colegas de trabalho. Vale destacar a importância da atenção, respeito e empatia nas interações, buscando sempre um atendimento eficiente e cordial. Considerando as relações humanas no ambiente de trabalho e com os visitantes no setor público, assinale a alternativa correta:
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244Q982198 | Atendimento ao Público, Relações Pessoais, Recepcionista, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Em relação às técnicas de relacionamento interpessoal no atendimento ao público, assinale as alternativas a seguir. Marque V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) A escuta ativa no atendimento ao público consiste em ouvir o que o cidadão diz sem interromper, demonstrando compreensão através de respostas que confirmem a mensagem transmitida.

(__) A empatia exige que o atendente apenas entenda a situação do cidadão, sem necessariamente se importar com suas emoções ou sentimentos.

(__) A comunicação clara e objetiva é fundamental no atendimento público, sendo importante evitar jargões e termos técnicos que possam dificultar o entendimento do cidadão.

(__) A paciência e o controle emocional são essenciais para lidar com situações de conflito e para garantir que o atendimento seja eficaz, mesmo diante de cidadãos impacientes.

Assinale a alternativa com a sequência correta.

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245Q953326 | Administração de Recursos Materiais, Conceitos Básicos na Administração de Recursos Materiais, Recepcionista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) regulamenta as relações de trabalho no Brasil, mas servidores públicos possuem regulamentações próprias, incluindo direitos e deveres específicos. Esses direitos buscam garantir a justiça nas relações de trabalho no setor público e proporcionar um ambiente de trabalho equilibrado e produtivo.
Analise as assertivas abaixo sobre direitos e deveres dos servidores públicos e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. A jornada de trabalho dos servidores públicos não pode ultrapassar 8 horas diárias ou 44 horas semanais, conforme estabelece a legislação, salvo exceções previstas em leis específicas ou acordos de compensação.
II. O servidor público tem direito a receber horas extras somente quando exceder a jornada prevista, sendo que a remuneração dessas horas é regulada por legislação própria, e não pela CLT.
III. O servidor público tem o dever de manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, e o empregador público é responsável por fornecer equipamentos de proteção e condições adequadas para o desempenho da função.
IV. A dispensa de servidor público sem justa causa não está prevista, pois a estabilidade após o estágio probatório garante que a demissão só possa ocorrer em situações específicas, como infrações graves.
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246Q955458 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Recepcionista, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Uma recepcionista recebe um paciente que desconhece seu número de prontuário e não possui documento de identificação no momento. Para garantir a correta identificação e evitar registros duplicados, a conduta mais adequada é:
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247Q918895 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

A etiqueta no trabalho é essencial para manter um ambiente profissional saudável e respeitoso. Avalie as alternativas a seguir. Todas refletem práticas de etiqueta no ambiente de trabalho, EXCETO:
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248Q955544 | Redação Oficial, Partes do documento no Padrão Ofício, Recepcionista, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Conforme os Manuais de Redação e Comunicação Oficiais, com o objetivo de uniformizar as comunicações, deve−se adotar nomenclatura e diagramação únicas que sigam o chamado padrão:
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249Q982192 | Ética na Administração Pública, Introdução, Recepcionista, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Durante uma reunião de trabalho em um órgão público, um servidor se depara com uma situação em que um colega sugere uma forma de burlar um procedimento administrativo para agilizar um processo. Embora o servidor saiba que a sugestão é ilegal e antiética, ele hesita em denunciar o colega para não criar conflitos no ambiente de trabalho. Considerando os princípios de ética profissional no serviço público, qual a atitude correta que o servidor deve tomar?
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250Q894946 | Informática, Teclas de atalho, Recepcionista, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

O Microsoft Excel 2010 é um software utilizado para elaboração, edição e gerenciamento de planilhas eletrônicas. Este software permite a criação e organização de dados a partir da criação e edição de planilhas onde os dados principais a serem trabalhados são números, apesar de poder conter caracteres alfabéticos (letras). Se você está utilizando e preenchendo uma planilha e, por qualquer motivo, deseja inserir uma coluna a “mais” entre as colunas “F” e “G”, como proceder?
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251Q882819 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Recepcionista, Câmara de Fortim CE, ICECE, 2024

Dentre os itens abaixo, qual melhor conceitua gestão de documentos.
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252Q889491 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Recepcionista, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Ana, uma jovem abalada emocionalmente, procura você, e questiona sobre qual o número de emergência para ajudá-la. Você prontamente orienta que:

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253Q885910 | Informática, Recepcionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

PenDrive é um dispositivo de armazenamento de dados removível usado em computadores que utiliza memória flash. Assinale a alternativa que contém o nome da porta de comunicação utilizada para conectar um PenDrive ao computador:
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254Q884769 | Informática, Recepcionista, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Indique, dentre as alternativas abaixo, qual dos seguintes não é considerado um componente interno de um computador:
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255Q1074522 | Informática, Hardware, Recepcionista, AMAUC SC, AMAUC, 2025

Uma empresa de arquitetura adquiriu novos equipamentos para otimizar seus processos de digitalização e impressão de projetos. Um estagiário de TI ficou responsável por configurar os computadores, as impressoras multifuncionais e os scanners. Considerando os conceitos básicos de funcionamento desses dispositivos, analise as afirmativas a seguir:

I. O scanner funciona por meio da emissão de luz sobre o documento, captando a reflexão dessa luz através de sensores (geralmente CCD ou CIS), convertendo a imagem em sinais digitais.
II. Impressoras a jato de tinta produzem impressões aquecendo o pó de toner para fundi-lo ao papel, o que garante maior durabilidade da impressão em comparação às impressoras a laser.
III. O desempenho de um computador ao processar imagens de alta resolução digitalizadas depende, entre outros fatores, da quantidade de memória RAM e da velocidade do processador.
IV. Impressoras multifuncionais integram, em um único equipamento, as funções de impressão, cópia e digitalização, podendo ainda oferecer recursos adicionais, como conexão em rede, impressão sem fio e integração com serviços em nuvem.

Assinale a alternativa correta:
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256Q1074523 | Informática, Internet, Recepcionista, AMAUC SC, AMAUC, 2025

Maria é secretaria de uma empresa de tecnologia e precisa preparar relatórios, planilhas financeiras, apresentações de resultados e também organizar a comunicação com clientes por e-mail. Para isso, faz uso do pacote Microsoft Office e da Internet. Com base nessa situação, analise as afirmativas a seguir:

I. No Microsoft Word, é possível utilizar a ferramenta de controle de alterações para acompanhar e revisar edições feitas em um documento colaborativo.
II. No Microsoft Excel, a função PROCV permite localizar um valor em uma coluna de uma tabela e retornar o valor correspondente em outra coluna da mesma linha.
III. No Microsoft Outlook, é possível configurar regras automáticas para organizar mensagens recebidas, como mover e-mails de determinados remetentes diretamente para pastas específicas.
IV. Ao utilizar navegadores de Internet, o modo de navegação anônima/privada garante total anonimato do usuário, impedindo qualquer rastreamento por provedores de Internet e sites visitados.

Assinale a alternativa correta:
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257Q892290 | Secretariado, Recepcionista, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

O que é a discagem direta DDD (Discagem Direta a Distância)?
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259Q885908 | Informática, Recepcionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A extensão de arquivo é necessária para diferenciar os formatos e funções de arquivos em seu computador, elas dizem ao computador qual aplicativo criou ou pode abrir o determinado arquivo. Desta maneira, assinale a alternativa que não é uma extensão de arquivo de vídeo:
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260Q955545 | Atendimento ao Público, Recepcionista, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Há várias maneiras de atendimento ao público. Considerando os tipos de atendimento, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Atendimento presencial.
(2) Atendimento telefônico.
(3) Atendimento por e−mail.

( ) Deixa as informações registradas no histórico.
( ) Necessita de um bom espaço físico.
( ) Pode ser por ligação ou mensagem por WhatsApp.
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