Início

Questões de Concursos Recepcionista

Resolva questões de Recepcionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q918899 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Em relação aos cuidados com o ambiente de trabalho, quais das alternativas a seguir NÃO representam uma prática adequada para promover um espaço seguro e saudável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q918904 | Segurança e Saúde no Trabalho, NBR 11228, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Toda organização ao integrar os cuidados com o ambiente de trabalho, segurança do trabalho e ergonomia de forma holística, não apenas atende às normas de segurança, mas também investe no principal ativo, na saúde e na qualidade de vida de seus colaboradores. Assim, a ergonomia é um aspecto fundamental a ser considerado no ambiente de trabalho, para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q918911 | Secretariado, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Sobre os deveres e responsabilidades de um recepcionista, quais alternativas a seguir descrevem corretamente uma responsabilidade típica desta função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q918914 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

No atendimento ao público, a linguagem utilizada pelo recepcionista é essencial para transmitir profissionalismo e garantir uma comunicação eficaz. Qual das alternativas abaixo melhor descreve o uso de proteção da linguagem no atendimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q982207 | Secretariado, Recepcionista, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Ana trabalha no setor administrativo de um órgão público e precisa redigir um ofício para um desembargador. Ao revisar o documento, seu supervisor identificou que Ana utilizou a forma de tratamento "Excelentíssimo Senhor" no vocativo e a abreviatura "Des." no corpo do texto. Considerando as normas da redação oficial, qual correção deve ser feita no documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q953308 | Atendimento ao Público, Recepcionista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O atendimento ao cliente é uma área fundamental para o sucesso de qualquer organização, sendo crucial que os profissionais adotem práticas que garantam uma experiência positiva ao cliente. Para um atendimento de excelência, a cordialidade, empatia e postura profissional devem ser os pilares da interação.

Assinale a alternativa CORRETA sobre como aplicar os princípios de atendimento ao cliente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q984300 | Atendimento ao Público, Recepcionista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma das importantes funções de um recepcionista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q1073662 | Informática, Sistema Operacional, Recepcionista, Prefeitura de São Ludgero SC, Unibave, 2025

Durante o uso do Windows 10, uma usuária quer comparar lado a lado duas janelas abertas no mesmo monitor. Para isso, ela decide utilizar o recurso de "Ajuste de Janelas (Snap Assist)". Qual das opções abaixo descreve corretamente a sequência necessária para ativar esse recurso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q918887 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Observe a frase abaixo:

"Ensinar matemática sem utilizar tecnologias digitais hoje em dia é como tentar cortar uma árvore com uma faca de cozinha."

Neste argumento o raciocínio usado se baseia em uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q889192 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Recepcionista, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Qual é a principal vantagem dos métodos de acesso direto em comparação com o método de acesso sequencial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q918901 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Em um órgão público, João, um cidadão, comparece ao setor de atendimento para solicitar informações sobre um serviço que não é de responsabilidade desse setor. Como o atendente deve proceder para garantir um atendimento de qualidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q918916 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

No contexto de qualidade no atendimento ao público, o conceito de atendimento diferenciado e o uso de locais específicos para prestação de serviços são importantes para garantir uma experiência positiva e eficiente para o usuário. Assine uma alternativa que melhor defina esses dois conceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q987064 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Recepcionista, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras escritas segundo a ortografia oficial da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q982210 | Legislação Federal, Recepcionista, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

No contexto da Administração Pública, o sigilo profissional é um princípio importante para garantir a confidencialidade de informações sensíveis. Suponha que um servidor público tenha acesso a dados confidenciais relacionados a processos administrativos e contratuais de uma instituição pública. Nesse cenário, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q888524 | Secretariado, Recepcionista, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Durante uma reunião de equipe, o líder Caio utiliza técnicas de comunicação eficazes para garantir que todos os membros compreendam claramente os objetivos do projeto. Qual das seguintes práticas exemplifica uma técnica de comunicação eficaz que poderá ser adotada por Caio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q953312 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Recepcionista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A gestão de conflitos é uma habilidade crucial no atendimento ao cliente, especialmente quando ocorre um desacordo ou insatisfação. A solução de problemas deve ser feita de maneira eficaz, sempre buscando uma resolução satisfatória para todas as partes envolvidas.

Com base nas práticas de gestão de conflitos e solução de problemas no atendimento, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q953322 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da área de RH na organização, Recepcionista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A etiqueta profissional é crucial em todas as formas de comunicação, especialmente nas ligações telefônicas e mensagens digitais. Ela garante que a comunicação seja clara, educada e eficiente, refletindo a imagem da empresa de forma positiva.
Analise as assertivas a seguir sobre as boas práticas em telefonia e comunicação digital e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. Em ligações telefônicas profissionais, o atendente deve sempre manter um tom de voz amigável e calmo, mesmo que o cliente esteja impaciente ou agressivo.
II. Em mensagens digitais, como e-mails, deve-se evitar o uso de abreviações ou linguagem coloquial, garantindo um tom formal e profissional.
III. Em ligações telefônicas, o atendente deve ser direto e evitar perguntas abertas, pois isso pode prolongar a conversa desnecessariamente.
IV. A etiqueta profissional em telefonia e comunicação digital não exige a resposta imediata a mensagens, já que a urgência do assunto pode ser avaliada posteriormente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q984302 | Atendimento ao Público, Recepcionista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

No cotidiano de uma repartição pública, o recepcionista realiza diversos encaminhamentos.
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente essa função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q880638 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Recepcionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A motivação está relacionada com a maneira como as pessoas realizam suas atividades e escolhas como forma de concretizar um determinado objetivo relacionado com suas carências, que ainda não foram realizadas. Sobre as teorias que versam sobre o comportamento dos indivíduos, dentro ou fora das organizações, assinale a única que é conhecida como pirâmide da hierarquia das necessidades humanas, composta por cinco etapas, sendo elas: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e realização pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.