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Questões de Concursos Recepcionista

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41Q47063 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Considere verdadeiras as seguintes proposições:

I. Se o aluno estudou, então ele aprendeu;
II. Se o aluno não foi aprovado, então ele não aprendeu.

Assim sendo:
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42Q47039 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Sobre comunicação, qual das afirmativas traz a informação correta?
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43Q28967 | Português, Recepcionista, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Publicidade infantil: entenda quais são os perigos

     Por ser um público extremamente sugestionável, persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), tendo como base o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança. O Conselho Federal de Psicologia afirma que “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito".
     Segundo a advogada do Idec Mariana Ferraz, a criança é muito sensível às práticas de marketing. A problemática fica ainda maior quando a publicidade estimula padrões de consumo alimentares não saudáveis.
     No caso do setor alimentício, muitas empresas lançam mão de práticas desleais, como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica própria ao universo infantil em suas peças publicitárias. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) já se pronunciou pela necessidade da regulação da publicidade de alimentos e, em 2012, a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) publicou recomendações http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/idec-cobra-do-governo-regulaco-da-publicidade-infantil para a regulação da publicidade de alimentos não saudáveis direcionada às crianças. Resta que os governos adotem essas recomendações e implementem políticas para regrar a publicidade direcionada às crianças", afirma a advogada.
     Desde 2005, a OMS reconhece a comercialização de alimentos não saudáveis para a população infantil como um fator que contribui para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Embora alguns acordos diretos com empresas do setor alimentício tenham sido fechados, o órgão tem ressaltado que cabe aos governos a responsabilidade de garantir a tomada de medidas efetivas, bem como o monitoramento dos acordos de restrição da publicidade de alimentos não saudáveis voltados às crianças.
     “O Idec entende que toda publicidade que tem o público infantil como interlocutor desrespeita o princípio da identificação, pois a criança não tem condições de analisar criticamente o interesse mercadológico que existe por trás da informação direcionada a ela. Por ser hipervulnerável às práticas de marketing, esse público merece especial proteção", defende Mariana.

Disponível em http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/publicidade-infantil-entenda-quais-so-os-perigos Acesso em 04 set. 2015.
Considere as afirmações sobre o texto

I. O IDEC, a OMS e o Conselho Federal de Psicologia compartilham a mesma posição sobre a regulação da publicidade dirigida ao público infantil pelo governo.
II. A Organização Pan-Americana da Saúde é contrária à regulação da publicidade dirigida à criança porque isso fere a liberdade de expressão.
III. A advogada do IDEC defende que a criança merece proteção especial porque é muito sensível às estratégias de marketing. 

Está CORRETO o que se afirma em
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44Q26676 | Secretariado, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

NÃO é uma atribuição do(a) Recepcionista:
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45Q26668 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Sabe-se que no ano de 2013, o dia do trabalhador, comemorado em 1 de maio, caiu em uma quarta-feira. Considere que, nesse dia, Carlos tenha ganhado uma viagem para a praia num sorteio realizado pelo sindicato. Por questões de planejamento familiar, ele somente pode realizar essa viagem novecentos dias depois de ter ganhado o prêmio.

Com base nessas informações, é correto afirmar que Carlos realizou essa viagem em um dia de:
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46Q47055 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Texto 2 – O sucesso da mala

Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar "por motivo de força maior". Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta:
- É você que veio substituir a Edith?
- Sim - respondo num fio de voz.
- Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos - e morre de rir.
- Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo? - e a equipe toda se diverte com a minha cara.
Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro.
- O que tem aí, professora?
- Em breve vocês saberão.
No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro... As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos.
Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias:
- Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo?
- Podem olhar - respondo, abrindo o fecho.
- Mas não tem nada aí! - comentam.
- O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.
Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.

Cybele Meyer

No trecho: “o essencial é invisível aos olhos". São sinônimos do termo destacado, exceto:

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47Q47057 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo, exceto:
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48Q47032 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Diariamente as empresas lidam com um amplo volume de informações. Para aperfeiçoar a comunicação interna é necessário analisar o seu fluxo, entre os setores. Se o fluxo da comunicação dessas informações estiver ocorrendo de forma eficiente na empresa, o conhecimento está garantido. Segundo Ramos (1997), o fluxo de informação "é influenciado pela estrutura da organização que revela o seu circuito e as relações comunicacionais". Ramos dividiu o fluxo em três padrões: ascendente, descendente e horizontal. Analise as afirmativas.
 
I. O fluxo de comunicação ascendente parte do subordinado para o seu superior. Tem por objetivo o fornecimento de informações inerentes a empresa e/ou proporcionar feedback aos superiores;
II. O fluxo de comunicação descendente ou vertical é definido como a comunicação de cima para baixo. Segue do superior ao subordinado. Tem a finalidade de instruir, transmitir normas, informações institucionais, procedimentos, entre outros;
III. O fluxo horizontal é considerado aquele onde a comunicação ocorre entre indivíduos do mesmo nível hierárquico.

Pode-se dizer que:
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49Q26667 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Caio e Bruninho trabalham juntos em determinado setor de uma empresa onde os funcionários são avaliados semanalmente e seus resultados são expressos por estrelas coloridas. Como únicos trabalhadores do setor, eles irão dividir um prêmio de 18 mil reais em quantidades que são, ao mesmo tempo, inversamente proporcionais ao número de estrelas vermelhas (dadas a quem tem desempenho semanal abaixo da meta estabelecida) e diretamente proporcionais à quantidade de estrelas azuis (dadas a quem tem desempenho semanal acima da meta estabelecida), obtidas ao longo do ano. Sabe-se que Bruninho obteve, ao longo do ano, 40 estrelas vermelhas e 12 estrelas azuis, e que Caio obteve 25 estrelas vermelhas e 6 estrelas azuis.

Dessa forma, é correto afirmar que: 
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50Q26665 | Matemática, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Jair irá distribuir a quantia de R$ 639,00 entre seus três sobrinhos, chamados Zito, Tiago e Ariel, na proporção inversa de suas idades. Sabe-se que Zito tem 7 anos, que Tiago tem 5 anos, e que Ariel tem 3 anos.

Assim, é correto afirmar que: 
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51Q47052 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Na frase: “talvez os professores antevejam uma resolução para o caso". O modo e o tempo do verbo são respectivamente:
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52Q47065 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Três amigos, Alonso, Afonso e Amâncio, são apaixonados por futebol. Um deles é torcedor do América, outro é torcedor do Maguari e o outro torce pelo Orion, não obrigatoriamente nesta dada ordem. Considere as três proposições enunciadas a seguir:

I. Amâncio é torcedor do Maguari;
II. Afonso não é torcedor do Maguari;
III. Alonso não é torcedor do América.

Sabendo que apenas uma destas proposições é verdadeira, pode-se garantir que:
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53Q26663 | Matemática, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Considere os conjuntos reais A = {x; x é número par menor que 20} e B = {x; x possui raiz quadrada menor que 12}, é correto afirmar que:
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54Q554496 | Informática, Hardware, Recepcionista, ASTC SC, UNESC

Vários são os acessórios e requisitos de funcionamento de um computador. Qual equipamento ou acessório abaixo não é necessário para o funcionamento de um computador:

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55Q47062 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A bota é preta, ou o sapato é branco ou o tênis é verde. Se o sapato é branco, então o chinelo é marrom. Se a sapatilha é dourada, então o chinelo não é marrom. Se o tênis é verde, então a sapatilha não é dourada. Ora, a sapatilha é dourada. Então:
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56Q47048 | Português, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Leia o texto a seguir para responder a questão.
                                       
                                                           Texto 1
 
Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência.
 
Sidomar F. Vieira, Ufam, 2008.

O texto acima se trata:
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57Q26673 | Informática, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Para responder à próxima questão de Noções Básicas de Informática abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que os programas mencionados nas mesmas encontram-se na configuração padrão de instalação, são originais e que o mouse está configurado para destros.

Dessa forma, as teclas de atalho, menus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão do fornecedor do software. Todas as questões foram elaboradas tendo como plataforma básica o Pacote Office padrão Windows XP 2003.  

No Excel, que sinal abaixo deve ser inserido no início de qualquer fórmula? 
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58Q28962 | Serviço Social, Recepcionista, Prefeitura de Betim MG

São unidades de acolhimento institucional previstas na política de assistência social, EXCETO:
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59Q28968 | Português, Recepcionista, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Publicidade infantil: entenda quais são os perigos

     Por ser um público extremamente sugestionável, persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), tendo como base o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança. O Conselho Federal de Psicologia afirma que “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito".
     Segundo a advogada do Idec Mariana Ferraz, a criança é muito sensível às práticas de marketing. A problemática fica ainda maior quando a publicidade estimula padrões de consumo alimentares não saudáveis.
     No caso do setor alimentício, muitas empresas lançam mão de práticas desleais, como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica própria ao universo infantil em suas peças publicitárias. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) já se pronunciou pela necessidade da regulação da publicidade de alimentos e, em 2012, a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) publicou recomendações http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/idec-cobra-do-governo-regulaco-da-publicidade-infantil para a regulação da publicidade de alimentos não saudáveis direcionada às crianças. Resta que os governos adotem essas recomendações e implementem políticas para regrar a publicidade direcionada às crianças", afirma a advogada.
     Desde 2005, a OMS reconhece a comercialização de alimentos não saudáveis para a população infantil como um fator que contribui para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Embora alguns acordos diretos com empresas do setor alimentício tenham sido fechados, o órgão tem ressaltado que cabe aos governos a responsabilidade de garantir a tomada de medidas efetivas, bem como o monitoramento dos acordos de restrição da publicidade de alimentos não saudáveis voltados às crianças.
     “O Idec entende que toda publicidade que tem o público infantil como interlocutor desrespeita o princípio da identificação, pois a criança não tem condições de analisar criticamente o interesse mercadológico que existe por trás da informação direcionada a ela. Por ser hipervulnerável às práticas de marketing, esse público merece especial proteção", defende Mariana.

Disponível em http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/publicidade-infantil-entenda-quais-so-os-perigos Acesso em 04 set. 2015.
No trecho, retirado do 1º parágrafo do texto, “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito", as aspas foram usadas para indicar
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60Q47058 | Raciocínio Lógico, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Considere as seguintes proposições, todas com valor lógico verdadeiro:
 
I. Se Maria não é bonita, então João é louco;
II. Se Ana é baiana, então Rex é pastor;
III. Se Ana não é baiana, então Maria é bonita;
IV. Se Rex é pastor, então João não é louco.
 
Com base no raciocínio lógico dedutivo, pode-se garantir que:
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