Questões de Concursos: Recursos Humanos Comunicação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Recursos Humanos Comunicação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q910505 | Jornalismo, Inteligência Artificial no Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o trecho da matéria publicada, em junho de 2024, no Uol Notícias.

“(Reuters) Redações de todo o mundo estão trabalhando para enfrentar um novo desafio com a IA generativa, à medida que gigantes da tecnologia e startups como Google e OpenAI criam ferramentas que podem oferecer resumos de informações e desviar o tráfego de sites de notícias.
No entanto, o relatório constatou que consumidores desconfiam do uso da IA para criar conteúdo de notícias, principalmente para assuntos delicados, como política.
De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados nos Estados Unidos e 63% dos entrevistados no Reino Unido disseram que não se sentem à vontade com notícias produzidas majoritariamente com IA. O relatório pesquisou 2.000 pessoas em cada país, observando que os entrevistados se sentem mais confortáveis com os usos de IA nos bastidores para tornar o trabalho de jornalistas mais eficiente.”

Com base no texto, é possível inferir que

12 Q910506 | Jornalismo, Comunicação Visual, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Para elaborar uma LSE que possibilite ao espectador harmonizar imagem e legenda é necessário fazer uma boa segmentação das falas em blocos semânticos de modo que cada legenda seja facilmente compreendida no curto espaço de tempo em que é exibida.

Assinale a opção que apresenta a segmentação correta para esse fim.

13 Q910510 | Jornalismo, Radiojornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

A chegada do rádio no ambiente on-line e a incorporação das tecnologias de informação e comunicação na relação entre o meio e sua audiência, favoreceu o surgimento de novos modos de o ouvinte se manifestar e até interferir na programação radiofônica.

Relacione os cinco tipos de interatividade, listados a seguir, às respectivas definições.

1. Dialógica Simples 2. Dialógica Ampliada 3. Dialógica Imediata 4. Reacional Simples 5. Reacional Ampliada

( ) Resposta do ouvinte para iniciativas “interativas” da rádio, de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, com interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Resposta do ouvinte para iniciativas “interativas” da rádio, de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, sem interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dão de forma pública com interferência ao vivo na programação sonora.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dá de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, com interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dão de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, sem interferência identificada no conteúdo sonoro.

Assinale a opção que apresenta a relação correta.

14 Q910520 | Relações Públicas, Código de Ética de Relações Públicas, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com o Código de Ética, assinale a opção que apresenta o procedimento permitido ao profissional de Relações Públicas.

15 Q910511 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Em 2005, é difícil de acreditar que todo e qualquer repórter não carregue, além da caneta e do bloco de papel, uma câmera de vídeo. Que todo e qualquer telejornalista – pelo menos o enorme número de recém-formados – não seja capaz de captar imagens adequadamente. E que o videojornalista – a “equipe” de uma só pessoa – ainda seja visto, com frequência, como uma alternativa barata e de qualidade duvidosa. Constata-se facilmente que o videojornalismo, ou videorreportagem, ainda está longe de ser um modo de produção bem aceito pelas maiores empresas de comunicação do país.

NACHBIN, 2005.


Em menos de 20 anos, a formação e o cotidiano dos jornalistas se alteraram significativamente. Mas, o vídeo-jornalismo não é novidade. A TV Gazeta, de São Paulo, já o experimentava no fim da década de 1980.

A época, quem o praticava era chamado de

16 Q910514 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com as orientações publicadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para uma linguagem não sexista, devem ser tomadas as providências apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

17 Q910522 | Relações Públicas, Cerimonial, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Segundo as normas do cerimonial público, nas escolas públicas ou particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos

18 Q910523 | Relações Públicas, Cerimonial, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Segundo as normas do cerimonial público, falecendo o Presidente da República, o seu substituto legal, logo que assumir o cargo, assinará decreto de luto oficial por

19 Q910513 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

No relacionamento entre as fontes de informação na área pública e a imprensa, são identificados quatro padrões de convivência, a saber: beligerante, coorperativa, instrumental e defensiva.
Com relação ao padrão beligerante, assinale a afirmativa correta.

20 Q910517 | Jornalismo, Produção e Produto Multimídia, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

A página ABCDEnergia é uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Energética – EPE para disseminar o conhecimento e estimular o uso consciente de energia. Ela usa os podcasts para apresentar conceitos sobre energia de forma lúdica e acessível e já disponibilizou episódios organizados em duas séries, chamadas
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.