Questões de Concursos Recursos Humanos Comunicação

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21Q910515 | Jornalismo, Jornalismo Científico, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Sobre os conceitos de divulgação científica e jornalismo científico, leia o texto a seguir.

A divulgação científica é mais _____ que o jornalismo científico, pois ela não depende deste e não mantém um compromisso direto com o jornalismo, podendo atuar com seu público através de outras formas de transmissão de conhecimento. Para BUENO (2010), “a divulgação científica cumpre função primordial: _____ o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica”. Já o jornalismo científico seria, para o mesmo autor, “o processo de difusão de informações de ciência e tecnologia pela mídia, que obedece aos atributos do (a) _____”. Ele atua especialmente através da imprensa, dando movimento ao processo de circulação de informações em C&T e agindo, inclusive, como mediador entre os (as) _____ e o público receptor. O jornalismo científico estaria, portanto, contido na divulgação, fazendo parte dela como uma de suas modalidades e sendo operado por profissionais que dominam os processos e os atributos comuns da profissão de _____.

QUEIROZ e BECKER, 2016, adaptado.

Assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do texto.
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22Q1047758 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Quanto ao fecho das comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.
Assinale a opção que os apresenta.
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23Q1047760 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

World Wide Web Consortium (W3C) indica diretrizes e critérios de sucesso, que estabelecem as bases necessárias para que qualquer pessoa possa acessar e usar o conteúdo da Web. Eles se baseiam no fato de que qualquer pessoa que queira usar a Web deve ter conteúdo baseado nos princípios listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
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24Q1050748 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, “a exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos ministros.”
A introdução de exposição de motivos deve apresentar
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25Q1047761 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Sobre os direitos à informação e à comunicação estabelecidos pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, analise as afirmativas a seguir.

I. Caberá ao poder público, diretamente ou em parceria com organizações da sociedade civil, promover a capacitação de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais habilitados em Braille, audiodescrição, estenotipia e legendagem.

II. Os serviços de radiodifusão de sons e imagens devem permitir o uso de subtitulação por meio de legenda oculta; janela com intérprete da Libras e audiodescrição entre outros recursos de acessibilidade.

III. Telecentros comunitários que receberem recursos públicos federais para seu custeio ou sua instalação e lan houses devem possuir instalações acessíveis e 20% de seus computadores com recursos de acessibilidade para pessoa com deficiência visual e 10% com deficiência auditiva.

Está correto o que se afirma em
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26Q1047757 | Legislação Federal, Lei N 12 527 de 2011, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Em termos de comunicação pública, é dever dos órgãos e das entidades públicas promoverem, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
As opções a seguir apresentam, segundo o Art. 8º, § 1º, da Lei de Acesso à Informação, o mínimo de informações a serem disponibilizadas, à exceção de uma. Assinale-a.
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27Q910517 | Jornalismo, Produção e Produto Multimídia, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

A página ABCDEnergia é uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Energética – EPE para disseminar o conhecimento e estimular o uso consciente de energia. Ela usa os podcasts para apresentar conceitos sobre energia de forma lúdica e acessível e já disponibilizou episódios organizados em duas séries, chamadas
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28Q1047755 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Para Gaudêncio Torquato, a unicidade do discurso organizacional relaciona-se com os níveis de análise. Ele lista quatro níveis que contextuam os problemas de comunicação, a saber: a) O nível intrapessoal, b) O nível interpessoal, c) o nível organizacional ou grupal e d) nível tecnológico.
O quarto nível refere-se
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29Q1050747 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, os atos normativos devem ser assinados pela autoridade competente. Todos os atos submetidos ao Presidente da República devem ser referendados pelos Ministros de Estado que respondam pela matéria (Art. 87, parágrafo único, inciso I, da CRFB/88), que assumem, assim, a corresponsabilidade por sua execução e observância.

PINHEIRO, 1962, p. 189-190.

No caso dos atos de nomeação de Ministro de Estado, a referenda será do _____, enquanto a referenda de atos propostos por autoridades subordinadas diretamente ao Presidente da República, mas que não sejam Ministros de Estado, é da competência do _____.

Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
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30Q910512 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

“A ação da inteligência artificial em processos jornalísticos pode, potencialmente, levar à produção de notícias falsas e ao desencadeamento de ciclos de desinformação. Ao mesmo tempo, a ação de sistemas automatizados, em especial aqueles baseados em _____, podem atuar como detectores de fake news em tempo real. O ponto central estaria no design “honesto” de um sistema de inteligência artificial que fosse capaz de _____ a agenda de desinformação e a manipulação da opinião coletiva, já que a circulação de dados na rede é _____ e, na maioria das vezes, pouco controlada. A ação de sistemas inteligentes para a geração de desinformação implica num(a) _____ da mídia como instituição representativa da sociedade. Narrativas jornalísticas construídas por meio de sistemas inteligentes podem mimetizar e assumir características de inferências e percepções humanas, ampliando o caráter _____ de informações falsas”.

SAAD e SANTOS, 2023, adaptado.




Assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do texto.
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31Q910516 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Manter os stakeholders informados por todos os meios, incluindo mídias sociais, praticamente real time, não é uma alternativa de comunicação ou uma meta para ser alcançada a longo prazo. Transformou-se num padrão das empresas que desejam e precisam estar atualizadas.

João Forni (2020)

Sendo assim, frente a uma situação de crise de imagem e reputação, a empresa deve
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32Q910519 | Relações Públicas, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

O texto a seguir, nos alerta para o fato de que o relacionamento com a mídia não pode mais ser visto apenas como conquista de espaços gratuitos nos veículos de comunicação.
É inútil dividir o mercado por ferramenta (impresso, eletrônico ou digital). Na era pós-digital, a divisão tem de ser por função ou processo. Mídia contratada pela _____ (paid media), os canais proprietários (_____) e a repercussão nas demais mídias causada pela experiência (_____) formam a sustentação das mensagens de marca e representam a forma mais adequada de gerir a multiplicidade daqui para frente.
No novo modelo, a paid media deixa de ser exclusividade dos _____, pois encontra alternativas em conteúdo editorial sob encomenda, cadernos especiais e outras soluções nas quais produção de conteúdo relevante (para o leitor, o veículo e a organização) e a área comercial dos veículos se cruzem harmoniosamente.

LORENZETTI, in DUARTE, 2015.

Assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do texto.
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33Q1047756 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Para maximizar a eficácia do processo de comunicação organizacional é preciso levar em conta a sinergia.

Sobre esse tema, leia o texto a seguir.

O efeito sinérgico do uso dos meios de comunicação numa organização pode ser, assim, dimensionado em termos de considerável redução de custos em razão de planejamento e execução de tarefas conjuntas. Essas tarefas, coordenadas por um único centro, podem apontar mais certeiramente para os diversos componentes que tecem o sistema de comunicação total da organização, tais como: os fatores humanos; a tecnologia dos canais; a linguagem dos grupos organizacionais; as redes formais versus as redes informais; os sistemas de informação; o sistema de comunicação de massa da organização, tanto para público interno quanto para públicos externos; a pesquisa do meio ambiente e o estudo da influência do sistema social sobre o sistema organizacional; o estudo dos impactos tecnológicos sobre a comunicação na organização e a identidade visual. Criar as interrelações no processo, diagnosticar e localizar os problemas em cada contexto, analisar as questões dentro de cada patamar – eis a possibilidade de uso sinérgico da comunicação.

TORQUATO, 2015, adaptado.

Nesse contexto,
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34Q1047762 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Conforme o disposto no Art. 44 § 1º, da Lei nº 13.446/2015, nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares, serão reservados espaços livres para pessoas em cadeira de rodas e assentos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, de acordo com a capacidade de lotação da edificação.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. No caso de edificações com capacidade de lotação de até mil lugares, devem ser destinados cinco por cento de assentos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, com a garantia de, no mínimo, dois assentos.
II. No caso de edificações com capacidade de lotação acima de mil lugares, devem ser destinados vinte assentos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida mais um por cento do que exceder mil lugares.
III. Independentemente da capacidade das edificações, todos os assentos reservados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida devem ter características dimensionais e estruturais para o uso por pessoa obesa, conforme norma técnica de acessibilidade da ABNT, com a garantia de, no mínimo, um assento.

Está correto o que se afirma em
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35Q910518 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

O Google oferece um guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes. Nesse guia, ele aconselha que para “ajudar o Google e o usuário a entender o conteúdo”, um site deve
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36Q1047759 | Legislação Federal, Lei N 12 527 de 2011, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Em sua página de Acesso à Informação, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), disponibiliza um SIC – Serviço de Informação ao Cidadão.

Sobre esse serviço de comunicação pública, avalie as afirmativas a seguir.

I. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, a EPE tem um prazo de até 20 (vinte) dias para apresentar a resposta ao pedido do cidadão ou cidadã podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, sobre a qual o requerente será informado.

II. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, caso a EPE negue um pedido de informação, o cidadão poderá fazer um recurso que será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que emitiu a decisão negativa, que deverá se manifestar no prazo de até 05 (dias) dias.

III. O Serviço de Informações ao Cidadão da EPE pode ser contatado por meio dos seguintes canais: comparecimento presencial; telefone; e-mail e FalaBr.

Está correto o que se afirma em
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37Q910521 | Relações Públicas, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

O tipo de evento, muito utilizado para exposição de temas científicos e educacionais, geralmente de curta duração e de pequeno porte, cujo principal objetivo é o intercâmbio de informações e demanda a presença de um moderador, é um (a)
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38Q1047754 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Sobre o modelo de Comunicação de Lasswell, leia o texto a seguir. Laswell desenvolve sua concepção a partir de uma ampliação do modelo de comunicação de Aristóteles (Emissor — Mensagem — Receptor) exposto na Arte retórica. A partir daí, Lasswell formula sua hipótese: “Uma maneira de estudar o processo de comunicação é perguntar ‘Quem’; ‘Diz o quê’; ‘Em que canal’; ‘Para quem’; ‘Com que efeito’”. Lasswell desmonta a comunicação em partes simples, relacionando o estudo de cada uma delas com uma proposta específica de comunicação: ao “quem” corresponde um estudo de _____; “diz o que”, volta-se para a análise de _____; “em que canal”, focaliza o estudo na _____; “para quem”, pesquisa a (o) _____ e “com que efeitos” o que acontece com a audiência diante da mensagem.

(MARTINO, 2017. p.28)

Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas.
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39Q1047753 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Sobre as pesquisas relativas aos efeitos sociais da comunicação, leia o texto a seguir.

"As pesquisas sobre os efeitos sociais da comunicação foram desenvolvidas no mundo acadêmico anglo-saxônico e retomam algumas das premissas da mass communication research, à qual se ligam diretamente — em especial, trata-se de pesquisas empírico-quantitativas e se dedicam também à construção de modelos teóricos. Há três principais desenvolvimentos. A (...) teoria da bala mágica, dos anos 1920, afirmava que a mídia conseguia alterar rapidamente o pensamento e as ideias da população. As teorias dos Efeitos limitados da comunicação sublinhavam o papel da comunicação interpessoal como um contrapoder à ação da mídia. (...) As teorias dos Efeitos a longo prazo retomavam a ideia de uma mídia superpoderosa, capaz de influenciar gostos, opiniões e atitudes políticas”.
MARTINO, 2017. p.189.

Integra o grupo de teorias dos efeitos limitados da comunicação, a
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