Questões de Concursos Redator

Resolva questões de Redator comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q692062 | Português, Interpretação de Textos, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Texto associado.
Para que haja argumentação, é mister que, num dado momento, realize-se uma comunidade efetiva de espíritos. É mister que se esteja de
acordo, antes de mais nada e em princípio, sobre a formação dessa comunidade intelectual e, depois, sobre o fato de se debater uma
questão determinada.
(PERELMAN, Chaïm & OLBRECHTS-TYTECA. Tratado da argumentação. A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 16)
A síntese do parágrafo na forma de uma frase, preservando a sua intenção de sentido, está corretamente reescrita em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q447467 | Direito Constitucional, Administração Pública, Redator, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Sobre o princípio da legalidade para a Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Para o direito público a legalidade significa que o administrador pode fazer tudo aquilo que a lei não proibir.

II. Sob o enfoque do critério de subordinação à lei, o administrador só pode fazer aquilo que a lei autoriza ou determina.

III. A existência da legalidade não exclui hipóteses de discricionariedade do administrador.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q722750 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Mato Grosso do Sul, Redator, Assembléia Legislativa MS, FCC

Atenção: As questões de números 66 a 80 referem-se a Atualidades.

Sobre a atividade agropecuária Sul-mato-grossense, considere:

I. A modernização da agropecuária chegou a Mato Grosso do Sul, de maneira efetiva, a partir da década de 1970, o que provocou importantes mudanças na sua produção.

II. A estrutura fundiária do estado se caracteriza pela concentração de terras nas mãos de uma minoria que produz, principalmente, para abastecer a indústria e para a exportação.

III. Boa parte dos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul se firmou, com o passar do tempo, na produção de grãos tendo em vista a alta fertilidade dos solos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q373803 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Redator, Assembléia Legislativa MS, FCC

Projeto de lei dispõe sobre o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade onde receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Observadas a clareza da formulação e as prescrições da gramática normativa, é correta a seguinte assertiva sobre a frase acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q684964 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

São exemplos da emergência do liberalismo como força política, nos séculos XVIII e XIX, respectivamente, os seguintes eventos históricos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q373181 | Português, Sentido e significado da, Redator, CEB DF, EXATUS PR

Assinale a alternativa na qual as palavras destacadas estão grafadas corretamente para os sentidos pretendidos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q687710 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

O Estado brasileiro, no período após a independência e antes da proclamação da República, tinha como características políticas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q688295 | Português, Interpretação de Textos, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Texto associado.
Assim, tanto o indianismo quanto o regionalismo de Alencar se construíram em um esquema sobredeterminado pela exaltação da nobreza do
colonizador que só a devoção do colonizado pode igualar. A ambivalência dessa posição ideológica é resolvida poeticamente em Iracema,
lenda que conta a fundação do Ceará consumada graças à “doce escravidão” (expressão de Machado de Assis) à qual se submeteu a
“virgem dos lábios de mel”. Iracema fugirá de sua tribo e se entregará ao conquistador europeu, Martim Soares Moreno. Dessa união fatal
para a mulher, que morrerá ao dar à luz, nasceria Moacir, “filho do sofrimento”, o primeiro cearense. A coragem de Peri e a beleza de
Iracema são a fonte de poesia desses romances ao mesmo tempo históricos e lendários. Mas o poder que imanta os enredos vem do
colonizador: homem, branco, português.
(BOSI, Alfredo. “A cultura no Brasil Império – literatura ideias”. In: História do Brasil nação - A construção nacional 1830-1889 - v.
2, Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, p. 245)
O trecho Mas o poder que imanta os enredos vem do colonizador: homem, branco, português
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q671578 | Português, Interpretação de Textos, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.
         O futuro é dos pirralhos

      A tendência para negligenciar a capacidade intelectual e de mobilização dos mais jovens marcou a História desde os primórdios da Humanidade até aos anos 1950.

      Provavelmente por isso, ou na sequência do fim dessa realidade que durante séculos serviu de travão ao arrojo e ao risco, o Mundo avançou tanto nos últimos 30 anos como nos dois mil anteriores. Perante o que me parece uma evidência, surpreende-me que tanta gente se preocupe mais em achincalhar do que em compreender novas tendências, preocupações e projetos de um futuro diferente para melhor.

      A onda de reprovação que envolveu Greta Thunberg nos últimos meses insere-se neste quadro de negação, de complexo de avestruz que, de forma mais aberta ou dissimulada, vai marcando muitos discursos, da Imprensa à política.

      Depois de Donald Trump, a imitação barata brasileira, Jair Bolsonaro, chamou “pirralha” à jovem ativista sueca, classificação que, admito, deve merecer aprovação junto de um conclave de líderes mundiais populistas cujo enquadramento ideológico, a existir, representa um recuo de cem anos.

      O estilo de Greta Thunberg não me seduz. Mas isso não me impede de perceber que representa, provavelmente, milhões de jovens por esse mundo fora, e que, sem filtros, como quase todos os adolescentes, atira para a discussão verdades que mais ninguém consegue dizer a uma classe política estagnada e egoísta cujo filão programático se esgota nas bíblias da alta finança. Tivessem os políticos a capacidade mobilizadora da adolescente sueca, e um dos grandes problemas da democracia não seria, seguramente, a escassa participação das populações nos atos eleitorais.

(Disponível em: https://www.jn.pt/opiniao/vitor-santos/o-futuro-e-dos-pirralhos-11608999.html)

A intenção do autor neste texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q446328 | Direito Constitucional, Interpretação da Constituição, Redator, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

O Supremo Tribunal Federal editou o enunciado de Súmula 473: “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”. Trata-se de aplicação do princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q670541 | Português, Interpretação de Textos, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.

Considere o seguinte conjunto de informações:


- Dez pacientes foram internados apresentando síndrome nefroneural aguda.

- A ingestão do composto químico dietilenoglicol leva a sintomas compatíveis com essa síndrome.

- Três entre os dez pacientes internados apresentaram esse composto no sangue.


Avalie as seguintes possibilidades de união dessas informações num único período:

1. Três pacientes, entre os dez internados, apresentaram no sangue sintomas compatíveis com a síndrome nefroneural aguda causada pelo composto químico dietilenoglicol após a sua ingestão.

2. O composto químico dietilenoglicol, cuja ingestão leva a sintomas compatíveis com a síndrome nefroneural aguda apresentada pelos dez pacientes internados, foi encontrado no sangue de três desses pacientes.

3. A síndrome nefroneural aguda apresentada pelos dez pacientes internados foi causada pela ingestão do composto químico dietilenoglicol encontrado no sangue de três desses pacientes.

4. A ingestão do composto químico dietilenoglicol, que foi encontrado no sangue de três dos dez pacientes internados, leva a sintomas compatíveis com a síndrome nefroneural aguda apresentada por todos os dez pacientes.


O sentido original é mantido no(s) período(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q667823 | Relações Públicas, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

A respeito da interação entre comunicação e cidadania, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q667767 | Redação Oficial, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.

Com base no Manual de Comunicação Escrita Oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba, numere a coluna da direita, relacionando os tipos de documento com as respectivas definições.


1. Declaração.

2. Certidão.

3. Despacho.

4. Decreto.

5. Atestado.


( ) Ato administrativo da competência dos chefes do Executivo (presidente da República, governadores, prefeito), utilizado para determinar o cumprimento de uma resolução.

( ) Decisão ou nota de autoridade pública em petições, requerimentos, etc., deferindo ou indeferindo caso submetido à sua apreciação.

( ) Documento que pode ser utilizado por qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, para afirmar a existência ou inexistência de fatos, o conhecimento ou desconhecimento de algo.

( ) Documento pelo qual se afirma a veracidade de um fato ou a existência de uma obrigação. É emitido por pessoa que exerce cargo ou função e que, com sua autoridade, se responsabiliza pelo que está afirmando.

( ) Documento fornecido por autoridade competente a partir de solicitação ou requisição formal do interessado. Destina-se a comprovar a existência ou inexistência de fatos, dados ou atos que se encontram registrados ou arquivados em poder do expedidor.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q446975 | Direito Constitucional, Administração Pública, Redator, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

A Constituição da República Federativa do Brasil NÃO determina expressamente que se aplique aos servidores ocupantes de cargos públicos o seguinte direito aplicável aos trabalhadores comuns:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q446564 | Direito Constitucional, Administração Pública, Redator, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

De acordo com mandamento constitucional, a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório dos servidores públicos observará, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q684777 | Português, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Texto associado.
    Estabelecida na Sicília no século V a.C., a retórica terá como primeiros cultores a Empédocles, Córax e Tísias. Segundo Armando Plebe
(1968, p. 3-6, passim), já nesse momento nebuloso de suas origens, a disciplina conheceria duas linhagens: primeira, uma demonstração
técnica e racional do verossímil; segunda, uma psicagogia (literalmente, “condução da alma”), isto é, exploração do potencial de sedução da
palavra, aquém ou além de sua inteligibilidade. A primeira linhagem aspira a tornar mais potente o discurso válido de uma perspectiva
lógica, tendo como fonte Córax, Tísias e Protágoras; a segunda, mergulhada em princípios pitagóricos - magia, medicina e música como
terapias - e parmenídicos - distinção entre a via da verdade e a da opinião - pretende trabalhar o fascínio enganador a que se presta a
palavra, originando-se no pensamento de Empédocles, para daí passar a Górgias e depois a Isócrates.
    A partir de fins do século V a. C., a retórica entra num período que ficou melhor documentado, podendo-se dizer, contudo, que a
controvérsia já referida, entre a arte da palavra como embalagem do raciocínio ou como encantamento e ilusionismo, se transforma em
verdadeiro mote do debate filosófico que atravessaria os séculos. Desse período, são de destacar as obras de Platão - que em geral reagiu
contra a retórica enquanto hipertrofia da linguagem como forma sedutora, ou então a avaliou positivamente, desde que identificada com a
dialética - e de Aristóteles - que lhe dedicou um tratado específico destinado a ampla influência, concebendo-a como técnica rigorosa de
argumentação e como arte do estilo, além de estudá-la sob os pontos de vista do ethos do orador e do pathos dos ouvintes.
(Adaptado de ACÍZELO, Roberto. O império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: EdUERJ: EdUFF,
1999, p. 7)
Em linhas gerais, os sofistas foram mestres da retórica e da oratória, que ensinavam na pólis aos cidadãos interessados em dominar as técnicas do discurso. No entanto, eram constantemente acusados por Platão e por Aristóteles, por exemplo, de empregar sofismas, silogismos falsos, para impressionar os seus ouvintes. Referência semelhante sobre a sofística e sobre os sofistas está presente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q672190 | Português, Interpretação de Textos, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.

Considere o seguinte texto:


Entendeu o juiz federal relator ser o álibi do recorrente pouco provável, visto que os veículos eram de sua propriedade e haviam sido alterados com a colocação de fundos falsos para o transporte de cigarro, não sendo crível que a modificação tivesse sido feita sem o conhecimento e a anuência do locador. Mesmo diante dessa situação, haveria dolo eventual, pois diversas circunstâncias indicariam o transporte de mercadorias ilícitas, tendo o apelante persistido na atividade sem aprofundar seu conhecimento sobre a natureza da carga.

(Lucchesi, G. B., 2018)


Com base no texto, pode-se depreender que o recorrente:

1. Fez transporte ilícito de cigarros.

2. Era proprietário dos veículos utilizados no transporte ilícito de cigarros.

3. Alegou desconhecimento da natureza da mercadoria.

4. Foi inocentado de participação no transporte ilícito de cigarros.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q373288 | Português, Interpretação de Texto, Redator, CEB DF, EXATUS PR

Numere os períodos abaixo de modo a se tornarem um texto coeso e coerente:

( ) Muitas vezes sai até mais barato terceirizar do que montar um serviço próprio. Mas, aí, aparecem os puristas das mais diversas tribos, a dizer que o SUS não pode se contaminar utilizando os serviços da rede privada.

( ) O Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela integralidade das ações de saúde no serviço público, é igual à nossa Carta Magna de 1988, no papel é perfeito.

( ) Os representantes dessas entidades deveriam ter atendimento exclusivo pelo SUS, pois,sentindo na pele as dificuldades poderiam até ajudar a resolvê-las.

( ) Como o SUS não dispões de uma estrutura para suprir o atendimento à população, utiliza-se da rede privada para complementar, o que é perfeitamente lícito e constitucional.

Assinale a sequência que faz dos períodos um texto coeso e coerente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q689697 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Entre as principais causas da chamada “Sedição de Juazeiro”, em 1914, estava a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q667694 | Informática, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.
A versão 6.3.1 do LibreOffice Writer é referência para a questão.

A respeito dos recursos utilizados para a revisão de textos, considere as seguintes afirmativas:


1. São registradas as mudanças feitas por um revisor, tais como adições, exclusões, alterações de texto e formatação normal.

2. As alterações realizadas num documento podem ser aceitas individualmente ou todas de uma só vez.

3. Se uma pessoa alterar as modificações que outra pessoa realizou, a mais recente será mantida e as anteriores, removidas.

4. A revisão pode ser ativada clicando-se em Editar > Registrar alterações > Registrar.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.