Início

Questões de Concursos Relações Internacionais

Resolva questões de Relações Internacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q943709 | Relações Internacionais, Brasil e Organismos Globais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a questões relacionadas a ela, avalie as seguintes asserções:

A criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa foi uma das primeiras iniciativas para a formação da CPLP.

PORQUE

A cooperação entre os Estados-membros da CPLP não é limitada à dimensão política, alcança outras esferas, como saúde, ciência e tecnologia, cultura e desporto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q945023 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Na região amazônica de enorme proporção territorial e de baixa intensidade demográfica, onde a ausência do Estado chega a ser uma regra, identifica-se a ação de grupos que se aproveitam da densa floresta para acobertar inúmeras atividades ilícitas, utilizando-se de rotas aéreas, terrestres e fluviais clandestinas para transportar todo tipo de drogas, contrabando, armas e munições. Além desses delitos, ainda ocorrem na região os crimes ambientais, a biopirataria, a extração ilegal de madeiras, entre outras ameaças. O caráter transnacional desses delitos representa uma ameaça real à soberania dos Estados.
ISHIDA, E. Política de Segurança integrada na Amazônia, utopia ou realidade? In: AMAYO ZEVALLOS, E. (org.). A Amazônia e o Pacífico Sul-Americano e sua Importância para o Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, UNESP, 2009 (adaptado).

Considerando os desafios para a segurança nacional dos países que têm fronteiras com a Região Amazônica, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os desafios de segurança na Região Amazônica estão associados às atividades ilícitas, especificamente nas fronteiras Peru-Brasil e Colômbia-Brasil, o que resulta na relação entre o caráter transnacional dessas duas fronteiras e na consequente ameaça à soberania dos países envolvidos.
PORQUE
II. O problema de soberania vivido por esses países decorre do fortalecimento dos crimes transnacionais e da intensa mobilidade humana transfronteiriça no espaço amazônico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q943717 | Relações Internacionais, Segurança, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A China iniciou, sob a presidência do premier Xi Jinping, movimento de ampliação de sua influência global, forjando parcerias e expandindo seus interesses políticos. Avalie as asserções, a seguir.

I. Diante da nova relevância política da China no cenário global, o país tem reconsiderado sua tradicional oposição à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por meio do apoio à fórmula que contempla o acréscimo de seis novos membros permanentes com direito de veto.
PORQUE
II. O crescente prestígio político da China pode ser mensurado pelo novo modelo de relação entre potências, sugerido pelos chineses aos EUA em 2013 e adotado no final de 2014, durante o encontro dos presidentes Barack Obama e Xi Jinping, em Washington.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q945030 | Relações Internacionais, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

sistema internacional (sistema de Estados) quando dois ou mais Estados têm suficiente contato entre si, com suficiente impacto recíproco nas suas decisões, de tal forma que se conduzam, pelo menos até certo ponto, como partes de um todo. De outro lado, há sociedade internacional (sociedade de Estados) quando um grupo de Estados conscientes de certos valores e interesses comuns formam uma sociedade, no sentido de se considerarem ligados, no seu relacionamento, por um conjunto comum de regras, e participam de instituições comuns.
BULL, H. A Sociedade Anárquica: um estudo da ordem na política mundial. Brasília: Editora UnB, 2002 (adaptado).

A respeito da corrente teórica a que o texto se refere, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema internacional e a sociedade internacional podem estar representados na Organização das Nações Unidas (ONU), na formulação de Bull.
II. O sistema internacional e a sociedade internacional são conceitos que têm o Estado como principal unidade de análise das relações internacionais.
III. O conceito de sociedade mundial considera outros atores internacionais além dos estados.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q945035 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

As fronteiras entre prevenção de conflitos (Conflict Prevention), pacificação (Peacemaking), manutenção da paz (Peacekeeping), construção da paz (Peacebuilding) e imposição da paz (Peace Enforcement) tornaram-se cada vez mais indistintas. As operações de paz raramente se limitam a um tipo de atividade. Embora as operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU) sejam, em princípio, implantadas para apoiar a implementação de um cessar-fogo ou de um acordo de paz, muitas vezes elas são obrigadas a desempenhar um papel ativo nos esforços de pacificação. As operações multidimensionais de manutenção da paz de hoje facilitam o processo político, protegem civis, auxiliam no desarmamento, desmobilização e reintegração de ex-combatentes, apoiam a organização de eleições, protegem e promovem os direitos humanos e ajudam a restaurar o Estado de Direito.
Disponível em: https://peacekeeping.un.org/en/terminology. Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que, as Operações de Paz das Nações Unidas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q945036 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O advento de um núcleo industrial na Europa do século XVIII provocou ruptura na economia mundial da época e passou a condicionar o desenvolvimento econômico subsequente em quase todas as regiões da Terra. O contato das vigorosas economias capitalistas com essas regiões de antiga colonização não se fez de maneira uniforme. Em alguns casos, o interesse se limitou à abertura de linhas de comércio. Em outras, houve, desde o início, o desejo de fomentar a produção de matérias-primas cuja procura crescia nos centros industriais. O efeito do impacto da expansão capitalista sobre as estruturas arcaicas variou de região para região, ao sabor das circunstâncias locais, do tipo de penetração capitalista e da intensidade desta. Contudo, a resultante foi quase sempre a criação de estruturas híbridas, uma parte das quais tendia a comportar-se como um sistema capitalista, a outra, a manter-se dentro da estrutura preexistente. Esse tipo de economia dualista constituiu, especificamente, o fenômeno do subdesenvolvimento contemporâneo.
FURTADO, C. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009, p. 160-61 (adaptado).

Considerando as bases do capitalismo moderno e as origens do subdesenvolvimento, avalie as afirmações a seguir.
I. A persistência de estrutura pré-capitalista ao lado de setores modernos é um dos fatores responsáveis pelo subdesenvolvimento dos países periféricos.
II. O modelo de Industrialização por Substituição de Importação, com o decorrer dos anos, tornou-se uma das causas do subdesenvolvimento.
III. A difusão desigual do progresso técnico impacta negativamente o desenvolvimento dos países da periferia.
IV. A escassez de matérias-primas nos países periféricos contribui para seu subdesenvolvimento.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q945039 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O regime de não proliferação tornou-se um tema central na agenda de política internacional, em particular, das potências ocidentais e da Rússia, no pós-Guerra Fria. O fim da URSS, o renascimento nuclear, as preocupações sobre a segurança de instalações nucleares em países menos desenvolvidos, a percepção de ameaças terroristas e de uso de armas de destruição em massa, a descoberta de redes clandestinas de comércio e transferência de tecnologia nuclear, a erosão de barreiras técnicas para o desenho de armas nucleares são alguns dos estímulos para esse enfoque.
HERZ, M.; LAGE, V. C. Brics e a questão nuclear: contestações e reafirmações diante dos mecanismos de governança global. São Paulo: Carta Internacional. USP, v. 6, n. 2, 2011 (adaptado).

A respeito do regime de não proliferação e das diferentes dimensões da governança relativa à temática nuclear no pós-Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir.
I. A natureza dual da tecnologia nuclear e a preocupação das potências emergentes com a possibilidade de o regime de não proliferação ser utilizado como mecanismo de constrangimento de acesso à tecnologia nuclear são fatores que contribuem para as dificuldades da governança global relativa a esse tema.
II. A partir dos anos 1990, em consonância com a ideia de igualdade entre os Estados e com os termos do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), as potências nucleares passaram a agir progressivamente para abolir seus respectivos arsenais.
III. A Conferência de Desarmamento e a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas tornaram-se os dois principais fóruns para lidar com questões normativas relacionadas à proliferação nuclear, no pós-Guerra Fria.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q945040 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O período entre 1875 e 1914 pode ser chamado de Era dos Impérios não apenas por ter criado um novo tipo de imperialismo, mas também por um motivo muito mais antiquado. Foi o período da história mundial moderna em que chegou ao máximo o número de governantes que se autodenominavam imperadores. Em um sentido menos superficial, o período que nos ocupa é obviamente a era de um novo tipo de império, o colonial. A supremacia econômica e militar dos países capitalistas há muito não seria seriamente ameaçada entre 1880 e 1914, e a maior parte do mundo, à exceção da Europa e das Américas, foi formalmente dividida em territórios sob governo direto ou sob dominação política indireta de um ou outro Estado de um pequeno grupo.
HOBSBAWM, E. A Era dos Impérios. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A guerra da Crimeia (1853-1856), a unificação alemã (1871) e a unificação italiana (1871) destruíram os pilares da ordem internacional estabelecidos no Congresso de Viena (1815), passando a vigorar, em seu lugar, um frágil equilíbrio de poder, conhecido como “paz armada”, encerrado com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
II. Os impérios globais foram estabelecidos pelas grandes potências, impulsionadas por diversos vetores, tais como a segunda revolução industrial, os nacionalismos exacerbados e a difusão das teorias darwinistas sociais, entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX.
III. O Japão, durante a Era Meiji, vivenciou um processo de grande crescimento econômico, de modernização dos aparelhos de Estado, de "ocidentalização" da sociedade japonesa e de centralização do poder em torno dos Xogunatos, em detrimento do poder do Imperador, fazendo com que o país se tornasse uma potência imperialista com interesses globais.
É correto que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q943713 | Relações Internacionais, Globalização, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Considerando conceitos e paradigmas teóricos empregados na análise das relações internacionais, leia as asserções, a seguir:
Após a Guerra Fria, cujo desfecho representou desafio à interpretação das principais correntes na teoria das relações internacionais, o construtivismo fortaleceu-se como paradigma de interpretação das relações internacionais.
PORQUE
A interdependência complexa surgiu como paradigma de análise das relações internacionais por influência da Teoria da Dependência, que teve como base de argumentação o pensamento liberal, para explicar o que veio a ser conhecido como processo de globalização econômica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q945033 | Relações Internacionais, Globalização, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Com o objetivo de auxiliar mulheres empreendedoras de negócios formais e informais, de diferentes setores econômicos no Brasil, no processo de recuperação de negócios impactados pela pandemia de Covid-19, a ONU Mulheres fez levantamento e cartilha sobre os efeitos da pandemia nos empreendimentos geridos por mulheres. O material pode ser útil para a atuação prática de empresas que desejam apoiar o empreendedorismo de mulheres e apoiar suas colaboradoras na construção de ambientes de trabalho mais equitativos, em especial as mães. Entre outras consequências, a pandemia tirou sete milhões de mulheres do mercado de trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. O levantamento da ONU Mulheres apontou que, no mercado, a participação de mulheres com filhos e filhas de até dez anos caiu de 58,3%, no segundo trimestre de 2019, para 50,6% no segundo trimestre de 2020.
Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-mulheres-avalia-desafio-das-maes-empreendedoras-napandemia-covid-19-e-economia-no-pais/. Acesso em: 28 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os Grupos de Trabalho da Sociedade Civil que lidam diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da Agenda 2030 da ONU, que trata da igualdade de gênero, enfatizam que os planos emergenciais de combate à pandemia precisam incluir questão de gênero, uma vez que homens e mulheres são afetados de maneira diferenciada.
PORQUE
II. A pandemia de Covid-19 atingiu de forma muito mais direta as mulheres em suas diversas atividades sociais, econômicas e familiares, uma vez que são um grupo mais vulnerável e sensível às mudanças que envolveram o aumento das obrigações domésticas e do cuidado não remunerado durante a pandemia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q945022 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na Europa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O efeito da Guerra Fria foi mais impressionante na política internacional do continente europeu do que em sua política interna. Provocou a criação da Comunidade Europeia, com todos os seus problemas; uma forma de organização sem precedentes, ou seja, um arranjo permanente (ou pelo menos duradouro) para integrar as economias, e, em certa medida, os sistemas legais de vários Estados-nação independentes. A Comunidade Europeia foi formada, inicialmente por seis Estados (França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo), em 1957. Ao final do Breve Século XX, quando o sistema começou a balançar, como todos os outros produtos da Guerra Fria, nela já haviam entrado outros seis (Grã-Bretanha, Irlanda, Espanha, Portugal, Dinamarca e Grécia) e, em teoria, ela se comprometia com a integração política, ainda mais estreita, além da econômica.
HOBSBAWN, E. Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado).

Considerando as relações entre os países da Europa no período da Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir.
I. A integração econômica europeia iniciada no período da Guerra Fria teve distintas fases, começando com acordos técnicos na área de carvão e aço, que foram consolidados gradualmente por meio de diferentes tratados (como Maastricht 1993 e Amsterdã 1999) que culminariam na criação da União Europeia.
II. A entrada de Portugal e Espanha nesse concerto europeu, em 1986, respondeu a um alargamento da União Europeia, que antecedeu o Tratado de Schengen e a adoção do euro como medida fundamental para o enfraquecimento da União Soviética.
III. O acordo de 1957, assinado em Roma, trata do estabelecimento da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que serviu como embrião da posterior criação da União Europeia e da adesão de países europeus à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q945041 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

No filme “Antes da Chuva”, do cineasta macedônio Milcho Manchevski, o protagonista Aleksansar Kirkov, um premiado fotógrafo, revela, em uma carta à amante inglesa, após o retorno à sua terra natal, a recém-liberta Macedônia, um fato marcante que vivenciou durante a guerra da Bósnia (1992-1995):
Querida Anne, o tempo está bom, vai chover... esse lugar não mudou. Mas meus olhos mudaram, como um filtro novo na lente. Eu tinha lhe dito que matara. Fiquei amigo de um miliciano e me queixei de que não estava conseguindo fotos chocantes. “Não tem problema”, disse ele. Tirou um preso da fila e o fuzilou. “Fotografou?”, perguntou. “Fotografei. Tomei partido. Minha câmara matou um homem...”
Antes da Chuva. Direção: Milcho Manchevski. Lume Filmes, 1994, DVD (104 min), título original: Before the Rain.

As imponderáveis reações humanas nos conflitos bélicos motivaram importantes reflexões do estrategista militar Clausewitz (1780-1831), que analisou o que denominou como forças morais no desenvolvimento das batalhas. Articulando a passagem descrita do filme e as ideias de Clausewitz, avalie as afirmações a seguir.
I. A afirmação do protagonista no trecho “Tomei partido. Minha câmara matou um homem” permite inferir a ampla e irracional adesão da população civil em conflitos bélicos.
II. A banalização do assassinato efetuado pelo miliciano bósnio é corroborada pela ideia de Clausewitz de que a eficácia da vitória é medida pelo número de mortes do adversário.
III. Os limites éticos do uso da força e dos objetivos políticos, de acordo com Clausewitz, devem ser considerados mesmos em circunstâncias e ressentimentos suscitados em conflitos.
IV. O assassinato de um adversário deixa de ser ético quando o inimigo pode ser desarmado, conforme afirmava Clausewitz, portanto, a atitude do miliciano bósnio contraria a sua noção de ética.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q945037 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A maioria dos comentaristas e políticos dos Estados Unidos da América, da Europa e de Israel adverte que um Irã com armas nucleares seria o pior resultado possível do atual impasse nuclear. Na verdade, provavelmente seria o melhor resultado possível.
WALTZ, K. Why Iran should get the bomb? Foreign Affairs, v. 91, n. 2, agosto, 2012 (traduzido).

Considerando a posição do autor, expressa no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para Waltz, faria sentido que o Irã procurasse produzir a bomba atômica, para contrabalançar, no Oriente Médio, o poderio de Israel, que seria dissuadido de usar seu armamento nuclear.
PORQUE
II. A teoria neorrealista proposta por Waltz é ofensiva e sustenta que o Estado busca aumentar seu poder militar para garantir sua sobrevivência e desafiar o equilíbrio de poder nas relações internacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q943700 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na Europa, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

As lições do colapso que envolveu a Europa em uma segunda grande guerra, há vinte anos e dois meses do Tratado de Versailles, deverão ser cuidadosamente ponderadas. Nenhum período da história recompensara melhor seu estudo, pelos artífices da paz do que os "vinte anos de crise" que preencheram o intervalo entre as duas grandes guerras. CARR, E. H. Vinte anos de crise. Brasilia: Ed. UnB, 2001 (adaptado).
A partir do exposto no texto, avalie as afirmações a seguir, considerando o contexto das relações internacionais no período entre as duas Grandes Guerras (1918-1939).
I - A eliminação da diplomacia secreta em favor de acordos públicos, liberdade comercial e de navegação em mares e estreitos e a criação de um sistema de segurança coletiva sob os auspícios da Liga das Nações, são alguns dos "14 pontos de Wilson", delineados para tornar a paz permanente.
II - Os "14 pontos de Wilson" foram projetados baseando-se em um conjunto de princípios gerais que poderiam ser aplicados ad hoc, já que se norteavam pela ideia de que a natureza humana é boa e maleável sem limites, permitindo, assim, que, por meio de negociações realizadas no âmbito de uma diplomacia de praça pública, se conseguiria evitar a ocorrência da guerra e de suas mazelas.
III - A critica a utopia wilsoniana marcou o primeiro debate nas relações internacionais entre os realistas -que acreditavam na mudança da natureza humana e em sua tendência a cooperação -e os idealistas, que ansiavam por transformar o mundo a partir de uma visão normativa do que deveria ser a realidade.
IV - Como instituição internacional responsável pela paz e estabilidade mundial, a Liga das Nações tinha como um dos seus princípios a autodeterminação dos povos, ou seja, a independência dos povos e o reconhecimento do seu direito ao desenvolvimento autônomo.
É correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q943715 | Relações Internacionais, Globalização, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A partir dos conceitos de refugiados, apátridas e migrantes, avalie as seguintes afirmações.

I. O Pacto Global sobre Refugiados é uma oportunidade para fortalecer a resposta internacional às crescentes ondas de refugiados e às situações prolongadas vividas pelos refugiados, entre os seus objetivos destaca-se: a diminuição da pressão em países de acolhimento.
II. O texto do Pacto Global sobre Migração Segura, Ordenada e Regular foi aprovado em 2018 e sua natureza jurídica será a de um instrumento internacional não vinculante, isto é, funciona como modelo ideal a ser adotado, porém não é obrigatório.
III.O Brasil não assinou a Convenção sobre o Estatuto dos Apátridas de 1954 e da Convenção para a Redução dos Casos de Apatridia de 1961 contextos que colocam o país em uma posição de não acolhimento de apátridas.
IV. Devido à inter-relação entre as condições de refugiado e de migrante econômico, as pessoas que cruzam a fronteira de seu país em busca de melhor padrão de vida estão automaticamente sob a proteção do Estatuto dos Refugiados
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q943697 | Comércio Internacional Exterior, GATT e OMC, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A política cambial da China, ao contrário da política do Brasil, não permite valorização das moedas estrangeiras frente ao yuan, sem a autorização do governo. O Brasil, ao criticar a política chinesa, alega que esse modelo contribui para a concorrência desleal no mercado internacional, porque os chineses conseguem vender produtos mais baratos. No Brasil, a política cambial, que define a variação do real frente ao dólar, por exemplo, determina a valorização da moeda nacional de acordo com o movimento de oferta e procura da moeda americana no mercado financeiro. Disponível em: http://noticias.r7.com/economia/noticias>. Acesso em: 10 jun. 2012 (adaptado).
A partir da notícia acima, avalie as afirmações abaixo.
I. A entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) limitou a capacidade do governo chinês de manipular a taxa de câmbio do yuan.
II. A política cambial chinesa produz impacto significativo na balança comercial brasileira, porque gera aumento das importações de produtos chineses, principalmente os industrializados.
III. A taxa de câmbio flutuante é determinada pela oferta e demanda de moedas estrangeiras na economia nacional, sendo caracterizada pela flutuação decorrente de variações de fatores macroeconômicos.
É correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q943711 | Relações Internacionais, Relações Brasil e Europa, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A União Europeia (EU) não é apenas um bloco econômico. Os países que a compõem devem, com base no Tratado Lisboa, seguir valores como: o respeito pela dignidade humana, a liberdade e a democracia. No que concerne ao tema da integração europeia, avalie as afirmações a seguir.

Composta por um representante de cada um dos Estados-membros da UE, a Comissão Europeia é o órgão executivo da UE e defende seus interesses gerais. PORQUE
A despeito de suas nomenclaturas, o Conselho da Europa e a Corte Europeia de Direitos Humanos não são instituições da UE.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q945031 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O Sistema de Bretton Woods entrou finalmente em colapso em agosto de 1971, quando, sem prévio aviso, os EUA declararam não mais honrar o compromisso assumido em 1944 e suspenderam unilateralmente a conversibilidade do dólar em ouro. Esforços tendentes a restaurar o equilíbrio com base em novas paridades fracassaram e, desde 1973, com as modificações pertinentes introduzidas no convênio constitutivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economiamundial vive emumregime de ausência total de paridades correlacionadas, ou seja, em um "não-sistema" monetário internacional.
ALMEIDA, P. R. As duas últimas décadas do século XX: fim do socialismo e retomada da globalização. In: SARAIVA, J. F. S. Relações Internacionais: dois séculos de história. 1. ed. Brasília: Editora UnB, p. 253-316, 2006 (adaptado).

Acerca das transformações da economia internacional após o colapso do Sistema de Bretton Woods, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q943695 | Relações Internacionais, Brasil e Relações Internacionais Ásia e Oriente Médio, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Em 22 de julho de 2010, a respeito de um pedido de parecer consultivo feito pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Corte Internacional de Justiça concluiu que a Declaração de Independência do Kosovo adotada em 17 de fevereiro de 2008 não tinha violado o direito internacional. No entanto, a província autônoma de Kosovo ainda não tem o reconhecimento da sua independência da Sérvia pela maioria dos Estados da comunidade internacional. Tendo em vista a situação acima, analise as asserções a seguir e a relação existente entre elas:
(I) A Corte Internacional de Justiça constatou a independência da província de Kosovo da Sérvia, reconhecendo sua personalidade jurídica e adotando, portanto, a teoria constitutiva do reconhecimento do Estado.
PORQUE
(II) A província de Kosovo reúne todos os elementos constitutivos de Estado: povo, território, governo autônomo, finalidade e soberania internacional, o que torna o ato de reconhecimento pelos demais Estados obrigatório, expresso e irretroativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q945032 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na Ásia e no Oriente Médio, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

De 2011 a 2021, a geopolítica do Oriente Médio sofreu transformações em termos políticos, econômicos e sociais. No plano dos Estados, regimes como o da Líbia e o do Egito foram modificados, enquanto outros, como o de Bashar al-Assad na Síria, permaneceram. Do mesmo modo, a região também se tornou palco de novos conflitos, inclusive uma das piores crises humanitárias das últimas décadas, como é o caso do Iêmen. Os efeitos das revoltas que tomaram cidades de vários países no Norte da África e do Oriente Médio, sobretudo a partir de 2011, são sentidos até hoje. Tunísia, Egito, Líbia, Síria, Bahrein, Iêmen, entre outros países, foram palco de manifestações populares que resultaram ou não na derrubada de regimes de longa data.
PEREIRA, C. M. A Geopolítica do Oriente Médio Pós-Primavera Árabe: o papel regional do Catar (2011-2021). Anais Eletrônicos do XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa(ENABED), p. 1-14, 2021 (adaptado).

Sobre os efeitos geopolíticos da Primavera Árabe, avalie as afirmações a seguir.
I. Um dos efeitos mais conhecidos da Primavera Árabe foi a Guerra na Síria, na qual diversos grupos armados de oposição ao governo de Bashar al-Assad se formaram, visando à derrubada do governo e à conquista do território sírio.
II. O Estado Islâmico (EI), grupo extremista armado nascido da Al-Qaeda no Iraque, avançou de forma significativa na Síria, se beneficiando do conflito em andamento nesse país; em seu auge, o EI, por meio do estabelecimento do califado islâmico, chegou a controlar parte do território sírio e iraquiano.
III. A Guerra na Síria e o avanço do EI na região do Oriente Médio geraram um êxodo de enormes proporções, que teve como resultado a crise humanitária dos refugiados no continente europeu, destino da maior parcela dessa população civil.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.