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Questões de Concursos Relações Públicas

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21Q747262 | Economia, Estruturas de Mercado, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico O banco XPTO utilizou a fragmentação de mercado, prática de marketing adotada atualmente pelas empresas de maior sucesso.

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22Q743607 | Economia, Demanda, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico O item b) aponta o nicho de mercado.

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23Q740040 | Economia, Estruturas de Mercado, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico A expressão niche player significa que a empresa determinou a posição do seu produto no segmento de mercado.

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24Q805362 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Considere que o presidente da República chegará a Porto Alegre no dia 15 de março de 2005 para um evento que será realizado no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Nesse evento, estarão presentes as seguintes autoridades: o presidente do Brasil, o presidente do Uruguai, o governador do Rio Grande do Sul, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e o prefeito de Porto Alegre.

Acerca dessa situação hipotética, da organização de eventos e de cerimonial, julgue os itens a seguir.

O ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República deverá ocupar o primeiro lugar na ordem de precedência dos ministérios.
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25Q1003052 | Relações Públicas, Cerimonial, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Na área de Relações Públicas, o Cerimonial e Protocolo desempenham um papel fundamental. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais funções do Cerimonial e Protocolo nesse contexto.
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26Q1049145 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A pesquisa em comunicação é uma arma potente para auxiliar a percepção dos consumidores. A respeito deste assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I. Auxiliar no planejamento de marketing. II. Revelar aspectos importantes dos consumidores da empresa. III. Avaliar como está o branding da empresa junto aos consumidores.
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27Q1049144 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Sobre utilidade do cronograma de publicações em redes sociais, assinale a alternativa correta.
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28Q1049153 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa correta sobre a finalidade de se gerenciar uma crise institucional.
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29Q1049146 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Sobre o que são mídias alternativas, assinale a alternativa correta.
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30Q1049151 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal vantagem em se investir em mídias alternativas.
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31Q1020591 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A interatividade é uma necessidade para se atingir mais consumidores exigentes e ávidos por novidades no mercado. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
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32Q1020583 | Relações Públicas, Ética em Comunicação, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a redação correta do artigo 29 do Código de Ética de Relações Públicas, em sua Seção IX, sobre as Relações Públicas e o Exercício do Lobby.
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33Q1020590 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A respeito do papel do profissional de Relações Públicas em uma crise institucional, assinale a alternativa correta.
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34Q1049778 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

Comunicação administrativa é a que se processa no âmbito das áreas administrativas da empresa, com base nas decisões tomadas pela alta direção.

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35Q1049794 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.

A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.

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36Q1003057 | Relações Públicas, Código de Ética de Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Na comunicação social, assinale a alternativa que apresenta a principal distinção entre moral e ética.
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37Q1003058 | Relações Públicas, Pesquisa de Mercado, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Na análise da opinião pública, especialmente em questões complexas e de natureza multifacetada, assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes métodos de pesquisa é mais desafiador de implementar, mas pode fornecer insights mais profundos e contextuais.
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38Q1003061 | Relações Públicas, Comunicação Pública nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

No contexto dos Sistemas e Redes de Serviços em Saúde, assinale a alternativa que apresenta o papel fundamental das políticas de informação, comunicação e inovação.
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39Q1049147 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal vantagem em se investir em mídias alternativas.
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40Q1049149 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa correta, sobre a definição do porta-voz de uma organização.
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