Início

Questões de Concursos Relações Públicas

Resolva questões de Relações Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1049780 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.

Apesar de ser de competência do relações-públicas, a atividade de se relacionar com a imprensa é oriunda do jornalismo, por ser este o profissional responsável pela comunicação com os veículos de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q1049782 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q1021622 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Em sistemas de informação, a eficácia da organização, navegação e busca de informações desempenha um papel crucial na experiência do usuário. Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes métodos é comumente utilizado para facilitar a busca de informações em um grande conjunto de dados .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1003064 | Saúde Pública, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

A inovação em serviços de saúde desempenha um papel crucial na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). No contexto das Redes de Atenção à Saúde do SUS, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo da inovação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1049148 | Relações Públicas, Público, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Stakeholders influenciam a organização em diversos aspectos. Sobre eles, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1020586 | Relações Públicas, Ética em Comunicação, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1020587 | Relações Públicas, História das Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

É conhecido como o pai das Relações Públicas e lanoou o axioma: " o público deve ser informado". Foi assessor do candidato à presidência dos EUA, Alton Parker, que concorreu contra Theodore Roosevelt. Criou em 1904, com o sócio George Parker, a primeira firma de consultoria de RP, que durou quatro anos. Assinale a alternativa que indica o jornalista que é chamado de o pai da Relações Públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1049776 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

Entende-se por comunicação integrada a filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, possibilitando-lhes uma atuação sinérgica.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1049783 | Relações Públicas, Público, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Comunicação dirigida é uma área nova que começa a ser estudada no campo da comunicação, devido à importância de conhecimento mais profundo dos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q1049787 | Relações Públicas, Ética em Comunicação, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.

O poder da opinião pública afeta as decisões gerenciais, e é função do relações-públicas identificar essa opinião e solucioná-la perante a sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q1049786 | Relações Públicas, Expressão Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.

A opinião pública substituiu as intensas demonstrações das multidões instadas por oradores brilhantes, que, por meio da retórica e de símbolos, determinavam o comportamento coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q1049779 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

Existem inúmeras terminologias que definem comunicação organizacional, entre as quais se encontram comunicação empresarial, corporativa, relações públicas e comunicação integrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q1049797 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Composto por representantes do público, dos jornalistas e dos empresários do setor, o conselho de imprensa possui atribuições e funções diversas, mas todas elas visam assegurar a responsabilidade social da imprensa e, consequentemente, estimular a participação da opinião pública no combate pela independência.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q1020588 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A comunicação integrada é uma estratégia que articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação e marketing. Assinale a alternativa que apresenta um item que não é resultado da aplicação dessa estratégia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1049784 | Relações Públicas, Eventos, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A partir da premissa de que evento é uma atividade destinada a gerar lucros, por entregar valor agregado ao produto para determinado público, considera-se que evento seja uma ferramenta massiva de comunicação do marketing.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q1049788 | Relações Públicas, Público, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.

A opinião pública decorre das massas que, tendo um objetivo de observação, expressam seu apoio ou sua discordância durante a análise das proposições controvertidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q1049789 | Relações Públicas, Público, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

É difícil conceituar opinião pública, tendo em vista que existem dezenas de conceitos e muitos deles já se popularizaram. Entretanto, o conceito de opinião pública está frequentemente relacionado aos resultados de pesquisas. Dessa forma, opinião pública seria a somatória do conjunto de opiniões individuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q1003053 | Relações Públicas, Imagem Organizacional, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Na gestão de uma organização, assinale a alternativa que apresenta como a imagem organizacional se relaciona com a comunicação integrada e porque é essencial para o sucesso organizacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1003065 | Relações Públicas, Conceito de sistema, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Na gestão da informação, a construção de uma relação sólida com as fontes e o público da informação é crucial para garantir a confiabilidade e a eficácia da comunicação. Assinale a alternativa que apresenta qual princípio é fundamental para estabelecer uma relação ética e transparente com as fontes e o público da informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1049796 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

O ombudsman, que tem como principal função receber, atender e intermediar reclamações do público, é considerado uma experiência de MARS. A sua presença favorece uma cultura de maior responsabilidade por parte dos profissionais de uma instituição de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.