Questões de Concursos Relações Públicas

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61Q1049795 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Os MARS se aproximam da censura (proibição prévia) e autocensura jornalística (omissão), permitindo uma maior salvaguarda dos interesses do público consumidor de mídias jornalísticas.

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62Q1049796 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

O ombudsman, que tem como principal função receber, atender e intermediar reclamações do público, é considerado uma experiência de MARS. A sua presença favorece uma cultura de maior responsabilidade por parte dos profissionais de uma instituição de comunicação.

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63Q1049797 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Composto por representantes do público, dos jornalistas e dos empresários do setor, o conselho de imprensa possui atribuições e funções diversas, mas todas elas visam assegurar a responsabilidade social da imprensa e, consequentemente, estimular a participação da opinião pública no combate pela independência.

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64Q1049798 | Relações Públicas, Ética em Comunicação, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Para a teoria da responsabilidade social da imprensa, a imprensa é como uma instituição, cujo princípio basilar é estabelecer um sistema de jornalismo ético, ou seja, os jornalistas estão obrigados a ser responsáveis com seu público.

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65Q805773 | Legislação e Decretos, Regulamento Relações Públicas, Relações Públicas, IFAP AP, FUNIVERSA

A Lei n.º 5.377/1967 definiu as atividades específicas de relações públicas, que foram regulamentadas pelo Decreto n.º 63.283/1968. A respeito dessa regulamentação da atividade, assinale a alternativa correta.
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66Q804885 | Legislação e Decretos, Relações Públicas, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas de cerimonial público e protocolo, julgue os itens subsequentes. O Decreto Presidencial n.º 70.274/1972 define a ordem de precedência entre autoridades nacionais e deve ser utilizado em todos os eventos oficiais no Brasil, sendo alterado por outros decretos para atualização.
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67Q820397 | Legislação Federal, Lei 5700 1971, Relações Públicas, IF SC, IESES

A Bandeira Nacional ocupará sempre o centro. A partir dela são colocadas as demais, por ordem de precedência ou alfabética, a partir da:
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68Q821711 | Legislação Federal, Lei 5377 1967, Relações Públicas, IF SC, IESES

Segundo a Lei 5.3017/67, consideram-se atividades específicas de Relações Públicas todas as alternativas abaixo, EXCETO:
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69Q820723 | Legislação Federal, Lei 5700 1971, Relações Públicas, IF SC, IESES

Em todos os eventos públicos e dependendo do evento privado, são utilizados alguns dos símbolos nacionais. (Art. 1o da Lei n. 5.700/71). Os símbolos nacionais brasileiros são todos os citados abaixo, EXCETO:
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70Q807751 | Legislação Federal, Lei 5700 1971, Relações Públicas, ITAIPU Binacional, UFPR

De acordo com a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre os símbolos nacionais, a Bandeira Nacional, em todas as apresentações no território nacional, deve ocupar lugar de honra, compreendido como uma posição, podendo ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular, desde que assegurado o devido respeito. Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:

1. Quanto à colocação, a Bandeira Nacional deverá ocupar sempre o centro. A partir dela são colocadas as demais, por ordem de precedência, a partir da sua direita. Caso haja, além da Bandeira Nacional somente uma, a outra ficará à esquerda.

2. É permitido reproduzir a Bandeira Nacional sobre paredes, tetos, vidraças, veículos e aeronaves.

3. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o topo e a primeira a dele descer.

4. A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite.

5. É permitido usar a Bandeira Nacional como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.

Assinale a alternativa correta.

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71Q721235 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Relações Públicas, Usina Hidroelétrica de Itaipu, UFPR

O que é novo na fase da cultura de massas em comparação com a fase do liberalismo avançado é a exclusão do novo. A máquina gira sem sair do lugar. Ao mesmo tempo que já determina o consumo, ela descarta o que ainda não foi experimentado�. (Adorno, Theodor e Horkheimer, Max. Dialética do esclarecimento. RJ: Jorge Zahar, 1985. p. 126) Com base no texto acima e nos fundamentos da Teoria Crítica, considere as seguintes afirmativas:

1. O termo Indústria Cultural tem o mesmo sentido que Cultura de Massa, pois se trata de produzir uma cultura para o consumo massivo.

2. A Indústria Cultural é a extinção dos limites antes resguardados entre a arte e a indústria.

3. A estética produzida pela Indústria Cultural é, necessariamente, conservadora, pois a lógica do consumo exclui qualquer novidade estética.

4. A Indústria Cultural congrega toda produção massiva. Por isso, áreas como a indústria fonográfica independente são consideradas como excluídas da IC.

Assinale a alternativa correta.

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72Q809835 | Legislação Federal, Lei 5377 1967, Relações Públicas, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em relação ao regulamento da Lei n. 377, de 11 de dezembro de 1967, que disciplina a profissão de Relações Públicas, é INCORRETO afirmar que

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73Q474789 | Espanhol, Interpretação de Texto, Relações Públicas, ITAIPU Binacional, UFPR

La frase "Y este recorrido lo hace de una forma bien sencilla..." (línea 4) se refiere a:

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74Q651439 | Códigos de Ética, Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, Relações Públicas, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação ao sigilo profissional, assinale a alternativa que NÃO apresenta os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

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75Q816370 | Legislação Federal, Lei 5377 1967, Relações Públicas, TJ MG, FUNDEP UFMG

A Resolução Normativa n. 43, de 24 de agosto de 2002, define as funções privativas e as atividades específicas do profissional de relações públicas, nos termos da Lei n. 5.377, de 11 de dezembro de 1967 e de seu Regulamento. Nos termos do artigo 3o da Resolução Normativa n. 43, incluem-se, entre essas funções e atividades,

I. elaborar, coordenar, implantar, supervisionar e avaliar campanhas institucionais de informação, integração, conscientização e motivação dirigidas ao público estratégico.

II. criar e produzir manuais de atendimento e relacionamento com a imprensa bem como treinar dirigentes e executivos para esse atendimento.

III. desenvolver estratégias e conceitos de comunicação institucional por meios audiovisuais, eletrônicos e de informática, Internet e Intranet.

IV. implantar, coordenar, desenvolver e dirigir ações em órgãos públicos que tenham por objeto a comunicação pública ou cívica.

V. criar e produzir campanhas publicitárias que tenham por objetivo sugerir políticas de relações públicas para a organização.

A análise da proposição acima permite concluir que

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76Q739328 | Economia, Estruturas de Mercado, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico A fragmentação de mercado permite a criação de produtos genéricos voltados para públicos categorizados. É um instrumento desenhado a partir de pesquisas de mercado detalhadas, que evita a criação de produtos altamente personalizados para públicos-alvo com necessidades comuns.

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77Q744754 | Economia, Estruturas de Mercado, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico A ação mais importante do banco XPTO pode ser corretamente classificada como uma vantagem de custo oferecida para seus clientes, obtida pela agregação de produto a baixo preço.

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78Q805687 | Legislação e Decretos, Normas Cerimonial Público Precedência, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Considere que o presidente da República chegará a Porto Alegre no dia 15 de março de 2005 para um evento que será realizado no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Nesse evento, estarão presentes as seguintes autoridades: o presidente do Brasil, o presidente do Uruguai, o governador do Rio Grande do Sul, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e o prefeito de Porto Alegre.

Acerca dessa situação hipotética, da organização de eventos e de cerimonial, julgue os itens a seguir.

O lugar das autoridades à mesa, considerando-se que eles estejam de frente para o auditório, deverá ser, da esquerda para a direita: presidente da Assembléia Legislativa, presidente do Uruguai, presidente do Brasil, governador do Rio Grande do Sul e prefeito de Porto Alegre.
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79Q746319 | Economia, Demanda, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico O item a) determina o segmento de mercado.

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80Q748160 | Economia, Demanda, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico O texto apresenta o objetivo do banco XPTO e a estratégia para alcançar esse objetivo.

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