Início

Questões de Concursos Remoção

Resolva questões de Remoção comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q973882 | Direito Civil, Parte Geral, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

A eventual dissolução de uma associação deve ser registrada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q974671 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Remoção, TJBA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da ordem econômica, financeira e social e do Sistema Financeiro Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q968276 | Legislação Estadual, Remoção, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com o Código de Normas dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Pernambuco, no exercício, pelos notários e registradores, de seu dever de fiscalizar a regularidade de pagamento dos tributos incidentes nos atos notariais e de registro, será oficiado o Ministério Público sempre que houver prática de fato que enseje responsabilidade criminal diante da falta ou insuficiência de recolhimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q968301 | Direito Civil, Parte Geral, Remoção, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base no disposto no Código Civil e no entendimento do STJ, assinale a opção em que é apresentada a condição para a instauração do procedimento que objetiva a desconsideração da pessoa jurídica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q974708 | Direito Penal, Lei penal no tempo, Remoção, TJBA, CESPE CEBRASPE

Acerca da aplicação da lei penal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q974711 | Direito Penal, Remoção, TJBA, CESPE CEBRASPE

Com referência à ação penal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q974723 | Direito Empresarial e Comercial, Nome empresarial, Remoção, TJBA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca de nome empresarial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1056658 | Legislação Federal, Lei 4 591 de 1964, Remoção, TJ AC, CONSULPLAN, 2023

Sabe-se que a Lei Federal nº 14.382/2022 alterou a Lei nº 4.591/1964; considerando as novas regulamentações, no que concerne as incorporações imobiliárias, analise as afirmativas a seguir.


I. No memorial de incorporação, deve estar presente, dentre outros documentos, a declaração de instituição do mercado financeiro atestando a capacidade financeira do incorporador.

II. O incorporador, desde que tenha submetido o terreno previamente ao patrimônio de afetação, poderá alienar ou onerar as frações ideais de terrenos e acessões que corresponderão às futuras unidades autônomas.

III. O memorial de incorporação deve possuir o instrumento de divisão do terreno em frações ideais autônomas que contenham a sua discriminação e a descrição, caracterização e destinação das futuras unidades e partes comuns que a elas acederão.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q1056682 | Direito Processual Penal, Ação Penal, Remoção, TJ AC, CONSULPLAN, 2023

Sobre a ação penal privada subsidiária da pública, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q973825 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

À luz do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que o acolhimento familiar é uma medida de proteção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q973859 | Direito Notarial e Registral, Casamento no Direito Notarial e Registral, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com a Lei de Registros Públicos, o estado de pobreza para fins de emissão da segunda via de certidão de casamento será comprovado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q968244 | Direito Notarial e Registral, Remoção, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com a Lei n.º 6.015/1973, no Registro de Imóveis, além da matrícula do imóvel, será feita a averbação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q973876 | Direito Civil, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Os terrenos de marinha são bens imóveis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q974669 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Remoção, TJBA, CESPE CEBRASPE

A respeito das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q974683 | Direito Tributário, Fato Gerador, Remoção, TJBA, CESPE CEBRASPE

Segundo o CTN, constitui(em) aspecto(s) relevante(s) para a determinação da natureza jurídica específica do tributo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q1056665 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado Na Propriedade, Remoção, TJ AC, CONSULPLAN, 2023

João, empresário, reside no município YYY, mas possui diversos imóveis no município XXX. De forma repentina e por meio de notícias de populares, chegou ao conhecimento de João que um de seus imóveis, localizado em área nobre da cidade, estava sendo apossado pelo município XXX para a construção de uma escola da rede pública de ensino. Quando chegou ao município XXX, João constatou que a obra promovida pelo ente estatal já estava finalizada. Considerando o fato hipotético narrado, a conduta deste município configura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q1056687 | Direito Administrativo, Processo Administrativo, Remoção, TJ AC, CONSULPLAN, 2023

O Processo Administrativo Disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade dos delegatários das serventias extrajudiciais, por infração praticada no exercício de suas atribuições por ele ou seus prepostos, ou que tenha relação com as atribuições da função a qual se encontre investida. Sobre o Processo Administrativo Disciplinar, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q973806 | Direito Constitucional, Direito à Liberdade, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

A CF assegura aos cidadãos, independentemente do pagamento de taxas, da comprovação de estado de pobreza ou de insuficiência de recurso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q973810 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

No âmbito da atuação pública, faz-se necessário que a administração pública mantenha os atos administrativos, ainda que estes sejam qualificados como antijurídicos, quando verificada a expectativa legítima, por parte do administrado, de estabilização dos efeitos decorrentes da conduta administrativa. A interrupção dessa expectativa violará o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q973815 | Direito Tributário, Impostos Estaduais, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Um cartório de notas, ao registrar uma partilha extrajudicial de dissolução de sociedade conjugal de patrimônio, constatou a existência de excesso de meação na partilha de imóveis, de modo que uma parte do excesso havia sido compensada com a transferência de valores monetários durante a partilha, e a outra parte do excesso havia sido concedida sem qualquer contrapartida a título gratuito.

Nessa situação hipotética,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.