Questões de Concursos: Residência Médica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Residência Médica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q58481 | Medicina, Infectologista, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

O câncer é considerado uma doença genética, pois é desencadeado por alterações no ácido desoxirribonucleico (DNA) da célula. A compreensão das bases moleculares do câncer depende da identificação e caracterização dos genes envolvidos na origem e progressão dessa doença. Acerca desses genes, julgue os próximos itens.

Os oncogenes resultam de mutações que ocorrem em razão da exposição a diversos agentes carcinogênicos físicos, químicos ou biológicos, e sua expressão leva a uma proliferação celular anormal, resultando na formação do tumor.  

22 Q58673 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 40 anos de idade relata dificuldade persistente para deglutir alimentos sólidos há um ano e para líquidos há dois meses, acompanhada de regurgitação, mas sem pirose. Refere, às vezes, desconforto retroesternal e tosse após alimentação. Nega emagrecimento, contato com barbeiro, etilismo ou tabagismo. O exame físico é normal. Qual é o provável diagnóstico e qual deve ser o primeiro exame para fins de diagnóstico?

23 Q58646 | Medicina, Medicina Preventiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Pesquisadores da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo planejaram estudar o prognóstico clínico da tuberculose pulmonar usando amostragem probabilística. Decidiram selecionar para o estudo todos os pacientes cujos prontuários tivessem número de inscrição terminado com o algarismo 7.

Que tipo de amostra probabilística foi essa?

24 Q58624 | Medicina, Clínica Médica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Mulher de 58 anos de idade, recentemente teve diagnóstico de ICC descompensada classe funcional III que melhorou há 15 dias para classe II, acompanhado de perda de 2 kg. A paciente começou a utilizar furosemida 40 mg por dia, captopril 25 mg 3x ao dia e carvedilol 6,25 mg 2x ao dia. Na consulta ambulatorial, trouxe exames: ureia =135mg/dL, creatinina= 3,25 mg/dL, K=5,7mEq/L e Na= 135mEq/L. Há 2 semanas: ureia=52mg/dL, creatinina=0,8mg/dL, Na=125mEq/L, K= 4,2mEq/L. No momento: REG, orientada e vigil, anictérica, PA= 120/85mmHg, FC= 84bpm em 2t, sem sopros, tem edema =+1/+4 em membros inferiores e mantém estase jugular a 45º, não apresentando mais refluxo hepatojugular e com ausculta pulmonar com estertores finos nas bases.

Qual a conduta mais adequada neste momento?

25 Q58656 | Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Menino de 8 anos de idade com queixa de dor e aumento de volume em joelho direito há 18 dias, com duração de 4 dias. Há 13 dias apresentou dor de forte intensidade no tornozelo esquerdo que durou 2 dias, com melhora espontânea. Há 11 dias, dor e aumento de volume em joelho esquerdo, dificultando a deambulação. Nega febre. Qual a manifestação neurológica mais provável?

26 Q58721 | Medicina, Medicina Intensiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Acerca das disfunções orgânicas relacionadas a sepse, assinale a alternativa correta.

27 Q58637 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 40 anos de idade submeteu-se à cirurgia de Wertheim-Meigs devido a carcinoma espinocelular do colo do útero, estadio FIGO Ib1, com preservação de ovários. O resultado anatomopatológico evidenciou, além do tumor cervical de 3 cm, infiltração de paramétrios laterais com margens cirúrgicas vaginais livres.

Qual a conduta subsequente?

28 Q58763 | Medicina, Cardiologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

As cardiopatias congênitas representam as principais malformações congênitas na atualidade. As síndromes genéticas predispõem o embrião humano às malformações congênitas. O defeito do septo atrioventricular (DSAV) e a coarctação da aorta são defeitos característicos das seguintes síndromes genéticas, respectivamente:

29 Q58697 | Medicina, Cirurgia da Mão, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

O teste de rotação descrito por Trevino e Kodros avalia a articulação

30 Q58617 | Medicina, Clínica Médica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Mulher de 60 anos de idade hipertensa, diabética e dislipidêmica em acompanhamento ambulatorial em uso de metformina 850 mg 2x ao dia, sinvastatina 20 mg/dia, AAS 100 mg/dia, losartana 50 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia e anlodipina 5 mg/dia. Refere que tem apresentando edema em membros inferiores e crise recorrente de gota. Quais os medicamentos seriam responsáveis respectivamente pelo edema e pela gota?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.