Questões de Concursos Residência Médica Infectologia

Resolva questões de Residência Médica Infectologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q239176 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.

Os genes de supressão tumoral, os genes de reparo do não pareamento do DNA (ácido desoxirribonucleico) e os proto-oncogenes contribuem para o aparecimento da neoplasia colorretal de caráter hereditário, não estando relacionados com o câncer esporádico.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q240000 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca das diversas causas que podem levar à colelitíase ou à icterícia obstrutiva, julgue os itens subsequentes.

A colangite esclerosante primária tem forte associação com a retocolite ulcerativa, mas isso não aumenta o risco de esses pacientes desenvolverem colangiocarcinoma, quando comparados à população em geral, ou seja, os que não tenham essa doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q238749 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.

Ao se compararem os prognósticos de pacientes com câncer colorretal com mesmo estadiamento, o prognóstico pós-operatório de um paciente com câncer colorretal hereditário não relacionado com a polipose (HNPCC), ou síndrome de Lynch, é melhor que o de um paciente que não possua essa síndrome.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q239573 | Medicina, Hepatite, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de infecções, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma criança de nove anos de idade, há três semanas com hepatite causada pelo vírus A, apresente icterícia e tenha sido levada pela mãe ao pediatra. A mãe gostaria de saber se a criança poderia viajar ao exterior em tais condições. Nessa situação, o pediatra pode liberá-la para viajar em razão de não haver mais risco de contaminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q240759 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, no Brasil, alguns indicadores de saúde têm piorado progressivamente, como é o caso do número bruto de óbitos por agressão por armas de fogo, sendo as vítimas, na maioria dos casos, do sexo masculino.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q239825 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem.

No tratamento de paciente em vigência de cetoacidose diabética, deve-ser utilizar insulina de ação rápida (regular) ou insulina de ação ultrarrápida.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q240585 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

Os erros aleatórios afetam a precisão dos estudos epidemiológicos e são causados por fatores relacionados ao processo e à variação amostrais.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q240613 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Com referência a doenças benignas e malignas do trato genital feminino e mamário, julgue os itens a seguir.

Suponha que uma paciente com menopausa há dez anos queixa-se de prurido vulvar. Foi realizado diagnóstico clínico prévio de líquen escleroso e atrófico, não tratado, no início do climatério. Ao exame físico, apresenta sinais de hipoestrogenismo vulvovaginal e discreta lesão vulvar. Nessa situação, a conduta inicial deve ser tratamento sintomático e acompanhamento ambulatorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q239342 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir.

A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q239091 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, julgue os seguintes itens.

A reposição da leptina, hormônio secretado pelas células adiposas, é tratamento adjuvante essencial na remissão da puberdade precoce verdadeira de etiologia idiopática e familiar.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.