Início

Questões de Concursos Residência Multiprofissional Odontologia

Resolva questões de Residência Multiprofissional Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q842452 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item subsequente, relativos à dor orofacial, de importante diagnóstico e tratamento na odontologia.

Em casos de dor à atividade mastigatória parafuncional, caracterizada pelo apertamento e(ou) ranger de dentes, a toxina botulínica utilizada como coadjuvante terapêutico promove o relaxamento permanente dos músculos mastigatórios por meio do bloqueio da liberação de acetilcolina nos terminais nervosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q842603 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A pandemia ocasionada pela covid-19 vem impondo uma modificação importante na atuação dos profissionais de saúde nos ambientes ambulatoriais. A odontologia, em especial, requer maior rigor nos procedimentos de biossegurança, com vistas à redução da possibilidade de contágio entre os atores envolvidos nos procedimentos de intervenção. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.
Em clínicas coletivas, em decorrência do aerossol produzido pelos instrumentos odontológicos caneta de alta e ultrassom, indica-se a distância mínima de 2 metros entre uma cadeira e outra, as quais devem estar separadas por uma barreira mecânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q844263 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, acerca da técnica cirúrgica que consiste na movimentação cirúrgica de um dente submetido a uma avulsão do seu local de origem e implantado em outro alvéolo.

Radiograficamente, a metamorfose cálcica é uma consequência comum no caso da polpa radicular em dentes transplantados, em função da restrição de nutrientes decorrente da interrupção da circulação sanguínea.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q840442 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item subsequente, relativos à dor orofacial, de importante diagnóstico e tratamento na odontologia.

Na existência de reações inflamatórias em casos que sobrepujam a defesa do organismo, a dor pulpar aguda é resultante de fenômenos musculoesqueléticos característicos de tecido conjuntivo que levam à compressão das fibras nervosas.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q841354 | Odontologia, Periodontia, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Paciente do sexo feminino, com 16 anos de idade, compareceu a atendimento odontológico na unidade básica de saúde com significativa perda dentária. Ao exame físico, observou-se a presença de apenas 13 dentes permanentes e doença periodontal avançada. A radiografia panorâmica confirmou as perdas dentárias além da existência de terceiros molares inclusos. A condição bucal verificada associada às condições sistêmicas indicaram o diagnóstico de síndrome de Papillon-Lefèvre.
Considerando as informações desse caso clínico e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item.
Lesões bolhosas palmares e plantares em associação com eventuais úlceras bucais são sinais patognomônicos dessa síndrome.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q844181 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, portador de imunodeficiência importante devido a diabetes melito e tratamento oncológico quimioterápico, foi encaminhado ao serviço de referência para o tratamento de infecções bucais com abscesso apical crônico no dente 46.
Considerando esse caso clínico e sabendo que tais condições do sistema imunológico são determinantes para o agravamento desse perfil de lesões, julgue o item a seguir.
O aumento significativo da população microbiana em pacientes imunodeficientes encontra-se na redução expressiva dos clones de diferenciação TCD 4+ responsáveis pela destruição das células-alvo infectadas por vírus ou estranhas.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q842227 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O controle social em saúde é um princípio do Sistema Único de Saúde previsto na Constituição Federal de 1988. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

O caráter do conselho de saúde é deliberativo: suas decisões podem não ser acatadas pelo poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q839891 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A diabetes melito acomete considerável parte da população, o que representa um problema de saúde pública. Com repercussões sistêmicas e sociais, o manejo adequado e multidisciplinar do paciente diabético deve ser priorizado. A esse respeito, julgue o item a seguir.

A diabetes tipo I, em que ocorre diminuição na sensibilidade dos tecidos alvos e dos receptores celulares da insulina no pâncreas, configura-se a forma mais prevalente da doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q843979 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, portador de imunodeficiência importante devido a diabetes melito e tratamento oncológico quimioterápico, foi encaminhado ao serviço de referência para o tratamento de infecções bucais com abscesso apical crônico no dente 46.
Considerando esse caso clínico e sabendo que tais condições do sistema imunológico são determinantes para o agravamento desse perfil de lesões, julgue o item a seguir.
A ausência do fator de crescimento epidermal representa uma importante interferência no crescimento da população de células existentes nos restos epiteliais de Malassez, também verificada nos fibroblastos e nas células endoteliais existentes no sítio inflamatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q844876 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O controle social em saúde é um princípio do Sistema Único de Saúde previsto na Constituição Federal de 1988. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Os conselhos de saúde não têm responsabilidade direta sobre a prestação dos serviços de saúde, a qual cabe ao poder público.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.