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Questões de Concursos Residência Multiprofissional Psicologia

Resolva questões de Residência Multiprofissional Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q847420 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere ao papel do psicólogo na atenção oncológica, julgue o item a seguir.

Mesmo que os familiares se oponham a informar à criança o seu estado de saúde e a possibilidade de morte, o psicólogo deve insistir nessa questão e comunicar a ela tais informações, uma vez que é direito da criança conhecer seu estado de sofrimento.

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22Q847507 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca do trabalho do psicólogo em unidade de terapia intensiva (UTI) ou junto a pacientes graves, julgue o item subsequente.

Na conversa com pacientes em UTI, deve-se evitar qualquer tema religioso ou espiritual, para prevenir discórdia entre valores do profissional e do paciente.

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24Q849322 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere aos transtornos alimentares, julgue o item a seguir.

O transtorno alimentar denominado pica caracteriza-se pela ingestão de substâncias não alimentares, frequentemente comparecendo antes dos 2 anos.

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26Q849039 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere ao papel do psicólogo na atenção oncológica, julgue o item a seguir.

O trabalho do psicólogo que atua na atenção oncológica envolve fatores como a melhoria da qualidade de vida, a abordagem humanista e a valorização da vida, bem como o controle e alívio da dor e dos demais sintomas.

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28Q849016 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.
Um dos fatores mais importantes para a superação do câncer é a tríade do cuidado paciente-família-psicólogo.
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29Q850243 | Psicologia, Legislação Psicologia Conselho Federal Psicologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

De acordo com os princípios e as atribuições postulados pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, é vedado ao psicólogo auxiliar pacientes na tomada de decisão ou preparar psicologicamente a criança para o final da vida.

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32Q847353 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

Em caso de intervenções psicológicas, o trabalho com Luana deverá ser de encorajamento e empoderamento, evitando-se abrir espaço para sensações de medo e angústia.

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33Q847849 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

No caso de Luana, a intervenção psicológica deve ser restrita ao suporte psicossocial, pois o apoio psicoterapêutico não é indicado em contexto hospitalar.

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34Q848981 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

O afastamento para tratamento pode trazer consequências no âmbito interpessoal e afetivo de Luana.

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36Q848196 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca do trabalho do psicólogo em unidade de terapia intensiva (UTI) ou junto a pacientes graves, julgue o item subsequente.

A informação sobre a morte ou o tempo estimado de sobrevida, quando dada ao paciente, deve ser antecipada pela avaliação individual de aspectos culturais, crenças, história, forma de entender a morte e nível de informação desejada pelo paciente, em vez de se utilizar um protocolo de comunicação padronizado para doentes graves.

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37Q850632 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

Uma das estratégias de trabalho do psicólogo no caso de Luana pode ser a preparação psicológica da paciente para a realização de procedimentos invasivos dolorosos.

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38Q847801 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Sobre a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente nos diferentes contextos de tratamento, julgue o item a seguir.

O conteúdo da má notícia comunicada ao paciente é a variável determinante de sua possível resposta de desespero ou raiva.

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39Q847502 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Sobre a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente nos diferentes contextos de tratamento, julgue o item a seguir.

Na interação com paciente que esteja em estado grave, para esclarecer e informar a ele sobre a má notícia comunicada pelo médico, o psicólogo deve utilizar a terminologia técnica, a fim de evitar qualquer interpretação equivocada decorrente do vocabulário popular.

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40Q848501 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.

Quanto à oncologia pediátrica, não é função do psicólogo estar presente na preparação do paciente para exames e tratamentos, nem no pós-operatório.

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