Questões de Concursos Revisor de Texto

Resolva questões de Revisor de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q342584 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Revisor de Texto, FUB, CESPE CEBRASPE

Em relação aos vícios de raciocínio, julgue os próximos itens. Não há falácia no trecho a seguir: “Ele fez seu doutorado em Letras em Oxford. Portanto, seus textos são de alto nível”.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q373836 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IFAP AP, FUNIVERSA

As alternativas subsequentes são trechos adaptados de Reinaldo Dias. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p. 52 e 53. Considerando a prescrição gramatical, a coesão e a coerência textuais nos trechos apresentados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q373358 | Português, Literatura, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Neste período, a narrativa é marcada pela forte análise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os títulos das obras apresentam quase sempre a mesma preocupação: "O mulato", "O cortiço", "Casa de pensão", "O Ateneu". Referimos a que período da literatura brasileira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q373379 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações lógicas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais. São exemplos de tipos textuais toas as alternativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q373390 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Caracteriza-se pela sucessão de fatos ligados a um determinado acontecimento, seja ele real ou fictício, o qual pressupõe-se de todos os elementos referentes à modalidade em questão, como narrador, personagens, discurso, tempo e espaço. Referimo-nos ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q373398 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

É um tipo de articulação gramatical entre os elementos de um texto. Mecanismo que permite estabelecer boas relações entre os elementos do texto para facilitar o entendimento e torná-lo mais encorpado, agradável, mais atraente, é que chamamos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q373400 | Português, Língua Portuguesa e Ensino, Revisor de Texto, IF SC, IESES

É o conjunto de regras que normatizam o falar e o escrever de acordo com a língua padrão, que estuda a fonologia, morfologia, semântica e sintáxica. De relevante importância para um redator. Falamos de(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q27303 | Comunicação Social, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Do ponto de vista da nova retórica apresentada por Perelman e Olbrechts-Tyteca, o orador deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q27312 | Redação Oficial, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Para a elaboração de um texto legislativo, está prevista, no Manual de redação da Presidência da República, a seguinte regra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q373426 | Português, Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa, Revisor de Texto, IF SC, IESES

A gramática normativa radica num conceito de norma que é sociolinguisticamente entendido como sendo a elevação de uma variante dialetal a variante de prestígio por motivações que não são linguísticas, mas sim políticas, econômicas e sociais. A linguística moderna veio assim legitimar e valorizar a descrição gramatical do funcionamento de outras línguas e dialetos não prestigiados, permitindo desta forma um tratamento linguístico sobre outras gramáticas. A gramática normativa também é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q373443 | Português, Estilística, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua. Referimo-nos a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q373452 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

É a sequência em que se faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou em que se questiona algum fato. Intenta-se persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que se diz com argumentos de acordo com o assunto ou tema, a situação ou o contexto e o interlocutor; Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa. Falamos da sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q341453 | Raciocínio Lógico, Proposição, Revisor de Texto, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere a argumentos, julgue os itens a seguir. Um argumento consiste em uma sequência de proposições, algumas delas premissas e somente uma conclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q373461 | Português, Literatura, Revisor de Texto, IF SC, IESES

São autores do período barroco brasileiro todos os citados abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q373770 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IFAP AP, FUNIVERSA

As alternativas que se seguem são trechos adaptados de Reinaldo Dias. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p. 52 e 53. Considerando a prescrição gramatical, a coesão e a coerência textuais nos trechos apresentados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q342823 | Raciocínio Lógico, Proposição, Revisor de Texto, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere a argumentos, julgue os itens a seguir. As palavras “daí”, “logo”, “assim”, “pois” e “porque” são indicadoras de premissas.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q338999 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Revisor de Texto, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 114 a 117, relativos a dedução e indução. Constitui exemplo de indução o seguinte trecho: “Ele sempre escreveu péssimos textos. Por isso, não adianta, seu próximo texto também será péssimo”.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q374586 | Português, Texto, Revisor de Texto, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

Julgue os itens subsequentes, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Ressalte-se que as pesquisas acerca de atendimento terapêutico mediado pelo computador deverão ser identificadas com certificado eletrônico próprio para pesquisa, desenvolvido e conferido pelo Conselho Federal de Medicina, sob a forma de selo, número com hiperligação ou equivalente, a ser incluído visivelmente nos meios em que forem realizadas, como sítios e páginas de Internet.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.