Início

Questões de Concursos SEFAZ DF Auditor Fiscal

Resolva questões de SEFAZ DF Auditor Fiscal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q855490 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, das cláusulas pétreas e da organização político-administrativa do Estado, julgue o item a seguir.
A Constituição Federal de 1988 prevê expressamente a exigência de inscrição em conselho de fiscalização para o exercício de qualquer atividade profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q858732 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

À luz do Decreto-lei n.º 82/1966, que regula o Sistema Tributário do Distrito Federal, julgue o item seguinte.

Ao criar uma contribuição de melhoria, o governo do Distrito Federal deve estabelecer a contribuição relativa a cada imóvel, que será calculada em razão dos parâmetros publicados.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q854909 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

À luz do Decreto-lei n.º 82/1966, que regula o Sistema Tributário do Distrito Federal, julgue o item seguinte.

É facultado aos contribuintes impugnar os elementos ou parâmetros utilizados para cálculos, cabendo o ônus da prova ao governo do Distrito Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q858673 | Direito Tributário, Obrigação tributária, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere a aplicação da lei e responsabilidade tributária, julgue o item seguinte.

É incompatível com o Código Tributário Nacional lei distrital que admita a indicação do sujeito passivo do imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) pelas partes no contrato de compra e venda de imóvel, pois as convenções particulares não são oponíveis à fazenda pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q858784 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Lei 9784 99, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

A Lei distrital n.º 2.834/2001 tornou aplicável ao Distrito Federal a Lei federal n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal. Considerando essas normas, julgue o item subsequente.

A referida lei federal impõe que o processo administrativo se inicie apenas por iniciativa do interessado.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q858223 | Direito Tributário, Garantias e privilégios do crédito tributário, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito das garantias e dos privilégios do crédito tributário, julgue o item seguinte.

Independentemente da inscrição em dívida ativa, pode-se presumir como fraudulenta a alienação de bens realizada pelo sujeito passivo que esteja em débito com a fazenda pública, desde que exista o crédito tributário.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q857979 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à auditoria na escrituração fiscal digital (EFD), julgue o item a seguir.

Ao arquivo digital da EFD ICMS-IPI anexado a processo de fiscalização, não se aplica nenhuma especificação quanto ao leiaute na sua geração, já que se devem respeitar as características de cada empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q852929 | Auditoria, Auditoria Independente, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança dos usuários nas demonstrações contábeis. Isso é alcançado mediante a opinião expressa pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

Com referência à auditoria das demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.
O auditor deve, antes de expressar uma opinião, ter obtido segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de terem sido causadas por fraude ou erro.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q858056 | Gerência de Projetos, PMBOK e Processos de Gerenciamento de Projetos, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à gerência de projetos, julgue o próximo item, com base no PMBOK 5.

Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos previstos no PMBOK são iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q858315 | Direito Civil, Prescrição e Decadência, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

    João dirigia embriagado quando colidiu com outro veículo, causando um grave acidente. João morreu no local do acidente e o motorista do outro veículo, Pedro, foi levado ao hospital, onde ficou internado por dois meses, até falecer. Os herdeiros de Pedro decidiram pleitear danos morais e materiais contra os herdeiros de João.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
A prescrição da pretensão indenizatória iniciou-se na data do acidente, interrompeu-se com a morte de Pedro e recomeçou contra os seus sucessores.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q858267 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Com base nas normas que regem a contabilidade pública, julgue o item a seguir.

O saldo da receita disponível no balanço orçamentário deve ser maior ou igual a zero, uma vez que é vedado realizar despesas sem a fonte de recursos correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q854386 | Auditoria, Auditoria Independente, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.
Omissões intencionais de eventos nas demonstrações contábeis poderão ser consideradas erro ou fraude, conforme a gravidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q855466 | Direito Tributário, Legislação Tributária, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando as regras do CTN acerca da vigência da legislação tributária e das limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue o item que se segue.
Não havendo disposição em contrário, os efeitos normativos das decisões dos órgãos coletivos de jurisdição administrativa a que a lei atribua eficácia normativa entram em vigor trinta dias após a data da publicação da decisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q856011 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação ao ISS e ao ICMS, julgue o item subsequente, à luz da Lei distrital n.º 1.254/1996 (Lei do ICMS no DF) e da Lei Complementar n.º 116/2003 (Lei do ISS).
O valor do frete da mercadoria não deverá integrar a base de cálculo do ICMS se o transporte for efetuado pelo próprio remetente.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q856155 | Contabilidade Geral, Sistema Contábil, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando que os sistemas de custos dos entes públicos objetivam a mensuração, o controle e a avaliação de custos na administração pública, julgue o item a seguir.
São exemplos de itens de custo das entidades públicas os gastos incorridos com o pagamento de salários e a aquisição de computadores e material de consumo.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q858220 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Relativamente a tópicos específicos de finanças públicas, julgue o item a seguir.

A classificação institucional da despesa orçamentária deve atribuir a cada órgão público com competência para realizar despesas uma unidade orçamentária única e exclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q858285 | Direito Financeiro, Fiscalização, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, relativos ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal sobre limites para dívida, transferências voluntárias e destinação de recursos para o setor privado.
As sanções de suspensão de transferências voluntárias não se aplicam sobre as ações de educação, saúde e assistência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q856039 | Direito Administrativo, Responsabilidade civil do estado, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir.

Uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria da responsabilidade objetiva do Estado, com base no risco administrativo, a mera ocorrência de ato lesivo causado pelo poder público à vítima gera o dever de indenização pelo dano pessoal e(ou) patrimonial sofrido, independentemente da caracterização de culpa dos agentes estatais ou da demonstração de falta do serviço público. Não obstante, em caso fortuito ou de força maior, a responsabilidade do Estado pode ser mitigada ou afastada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.