Questões de Concurso Saúde do Adulto

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q1021146 | Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar (EP) constituem, em seu conjunto, a condição conhecida como tromboembolia venosa (TEV). A incidência de TEV é de 10% a 20% em pacientes clínicos gerais, de 20% a 50% em pacientes que tenham sofrido acidente vascular cerebral. A extensão do problema é subestimada pelo fato de a TVP e a EP serem, com frequência, clinicamente silenciosas.

Brunner & Suddart Tratado de enfermagem médico-cirúrgica

Guanabara Koogan, RJ, 12 ª edição, vol 2, 2012 (com adaptações)

Tendo como referência esse fragmento de texto, julgue o item seguinte a respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios vasculares e problemas de circulação periférica.

Dor no membro, sensação de peso, comprometimento funcional, ingurgitamento e edema do tornozelo; assimetrias bilaterais na circunferência da perna desde a coxa até o tornozelo, aumento da temperatura superficial da pele, particularmente na panturrilha ou no tornozelo são os achados mais comuns na TEV.

22 Q1021125 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

JMS, cinquenta e nove anos de idade, portador de doença arterial coronariana (DAC), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, deu entrada na emergência do hospital após fratura exposta de fêmur. Apresentava pressão arterial = 90 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca = 56 bpm, frequência respiratória = 19 irpm, temperatura = 35,9 ºC. Foi classificado na emergência como risco amarelo e foi atendido pelo médico após 3 h e 50 min.
Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.
Esse paciente deverá ser encaminhado pela enfermeira à especialidade médica de ortopedia.

23 Q1021127 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Durante um atendimento a paciente com parada cardiorrespiratória, o médico que estava na liderança não conseguia entubar o paciente, e a enfermeira que o acompanhava, que tem o domínio da técnica de entubação, resolveu realizar o procedimento.
Considerando os aspectos legais envolvidos nessa situação, julgue o item seguinte.
A enfermeira deveria chamar outro médico para realizar a entubação do paciente.

24 Q1021130 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A nutrição enteral (NE) e a nutrição parenteral (NP) são mecanismos utilizados para oferecer ao paciente a quantidade adequada de nutrientes e medicamentos por meio de entubação gastrintestinal e de infusão venosa, respectivamente. Acerca da assistência de enfermagem aos pacientes em uso desses métodos, julgue os itens que se seguem.


Somente os pacientes que não realizem ingesta enteral ou oral adequada de alimentos ou líquidos por um período mínimo de 10 dias possuem indicação de receber NP.

25 Q1021138 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No cuidado de paciente em que a integridade tissular tenha ficado comprometida por queimadura, exigem-se do enfermeiro conhecimentos e habilidades durante todos os estágios do tratamento. Isso assegura a qualidade do cuidado e melhora o prognóstico e a qualidade de vida do paciente. A respeito da assistência de enfermagem ao paciente queimado, julgue o seguinte item.

No grande queimado, a necrose tubular aguda e a insuficiência renal são resultados da oclusão dos túbulos renais por excesso de mioglobina liberada na corrente sanguínea de pacientes com destruição de tecido muscular. A redução do débito urinário e a presença de urina com cor de vinho de Borgonha são sinais de alerta para a ocorrência desses problemas.

26 Q1021141 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No cuidado de paciente em que a integridade tissular tenha ficado comprometida por queimadura, exigem-se do enfermeiro conhecimentos e habilidades durante todos os estágios do tratamento. Isso assegura a qualidade do cuidado e melhora o prognóstico e a qualidade de vida do paciente. A respeito da assistência de enfermagem ao paciente queimado, julgue o seguinte item.

Em pacientes com diagnóstico de enfermagem de hipotermia relacionada com a perda de microcirculação cutânea e com feridas abertas, uma das medidas para garantir que a temperatura corporal permaneça dentro dos parâmetros aceitáveis é manusear as feridas com agilidade, evitando-se a exposição prolongada e a sucessiva perda de calor corporal pela ferida.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.