Início

Questões de Concursos Sargento da Polícia Militar

Resolva questões de Sargento da Polícia Militar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1079590 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Com relação ao desenvolvimento do Policiamento Escolarprevisto na Diretriz no PM3-14/02/05, é correto afirmarque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1077349 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A viatura composta pelos Sd PM “X” e Cb PM “Y” (encarregado) foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito. No local, a guarnição constata que uma das partes se trata de um Oficial da ativa, Capitão “Z”, que se encontra fruindo afastamento regular (férias). O Capitão “Z” relata que ingeriu “algumas cervejas”, aparentando estar embriagado e passa a ofender o Cb PM “Y”, chamando-o em altos brados de “Cabinho Vagabundo”.

Diante do enunciado, é correto afirmar que o Capitão “Z”, apenas com relação à conduta de ofender o Cb PM “Y”,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1058947 | Matemática, Álgebra, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Em uma caixa, há 16 canetas e determinado número de lápis. Sabendo-se que, de cada 5 objetos, 2 são canetas e 3 são lápis, o número total de lápis dessa caixa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1058605 | Matemática, Álgebra, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Uma empresa comprou 1750 parafusos do tipo x, 1250 parafusos do tipo y e 1000 parafusos do tipo z. Todos os parafusos comprados têm a mesma massa, e foi solicitado ao fornecedor que tais parafusos fossem totalmente distribuídos em pacotes, nas seguintes condições:

•  o número de parafusos em cada pacote deve ser sempre o mesmo;

•  cada pacote deve conter parafusos de um só tipo;

•  o número de pacotes deve ser o menor possível.

Se cada pacote formado, nessas condições, tem massa de 3 kg (desprezando-se a embalagem), então, a massa de cada parafuso é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1079570 | Português, Crase, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
O “Anuário Brasileiro de Segurança Pública” detalhou pela primeira vez os crimes que resultam em mortes nas capitais. O panorama é sombrio: 15932 vítimas em 2014, quase dois óbitos por hora nas principais cidades do país.
No levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (organização privada que congrega especialistas na área), não se observa ________________ com relação ao ano anterior. Em 2013, ______________sido 15804 mortos por violência intencional nas capitais, acréscimo de mero 0,8%. Tal evolução acompanha de perto o crescimento populacional, o que manteve _______________ a taxa de 33 por grupo de 100 mil habitantes. Quando se consideram as cifras de cada capital, por outro lado, ______________algumas evidências chocantes.
Assinale a alternativa em que o uso ou não do acentoindicativo da crase e a regência estão em conformidadecom a norma-padrão da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1079571 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
Em um campo enlameado 16 quilômetros ao sul deBruxelas, cerca de 200 000 soldados enfrentaram-se por oitohoras. Homens e cavalos foram decapitados e estripadospor baionetas, espadas e balas de canhão. À noite, 12 000cadáveres espalhavam-se pelo chão. A Batalha de Waterloo,a terceira entre o exército francês e rivais europeus ao longode três dias seguidos, completa 200 anos no próximo 18 dejunho. Em 1815, Waterloo pôs fim às ambições do incansávelNapoleão Bonaparte. O conflito desde então costuma serlembrado como a mais emblemática das derrotas – a provade que há limites mesmo para a ambição de um estrategistabrilhante.
(Veja, 17.06.2015)
De acordo com o texto, a Batalha de Waterloo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1058608 | Matemática, Álgebra, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Dez máquinas iguais, de mesmo rendimento, trabalhando de forma simultânea e ininterrupta durante 8 horas por dia produziram, em 12 dias, 4/5 de um lote de peças. Em seguida, duas máquinas foram desligadas para manutenção. Desse modo, o número de dias necessários para as máquinas restantes terminarem a produção do lote de peças, se trabalharem de forma simultânea e ininterrupta durante 10 horas por dia, será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1079567 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
O Dedo
Inclinara-me para ver o estranho objeto quando notei opequeno feixe de fibras emergindo na areia banhada pelaespuma. Quando recorri aos óculos é que vi: não era algodãomas uma vértebra meio descarnada – a coluna vertebral deum grande peixe? Fiquei olhando. Espera, mas o que seriaaquilo? Um aro de ouro? Agora que a água se retraíra eupodia ver um aro de ouro brilhando em torno da vértebra,enfeixando as fibras que tentavam se libertar, dissolutas.Com a ponta do cipó, revolvi a areia. Era um dedo anularcom um anel de pedra verde preso ainda à raiz intumescida.Como lhe faltasse a última falange, faltava o que poderia mefazer recuar; a unha. Unha pintada de vermelho, o esmaltedescascando, acessório fiel ao principal até no processo dedesintegração. Unha de mulher burguesa, à altura do aneldo joalheiro que se esmerou na cravação da esmeralda.Penso que se restasse a unha certamente eu teria fugido,mas naquele estado de despelamento o fragmento do dedotrabalhado pela água acabara por adquirir a feição de umsimples fruto do mar. Mas havia o anel.
A dona do dedo? Mulher rica e de meia idade que asjovens não usam joias, só as outras. Afogada no mar? A ondacomeçou inocente lá longe e foi se cavando cada vez maisalta, mais alta, Deus meu! A fuga na água e a praia tão longe,ah! mas o que é isso?... Explosão de espuma e sal. Sal.
(Lygia Fagundes Telles, Um coração ardente)
Há termos empregados em linguagem figurada na seguintefrase reescrita do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1079575 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
Em um campo enlameado 16 quilômetros ao sul deBruxelas, cerca de 200 000 soldados enfrentaram-se por oitohoras. Homens e cavalos foram decapitados e estripadospor baionetas, espadas e balas de canhão. À noite, 12 000cadáveres espalhavam-se pelo chão. A Batalha de Waterloo,a terceira entre o exército francês e rivais europeus ao longode três dias seguidos, completa 200 anos no próximo 18 dejunho. Em 1815, Waterloo pôs fim às ambições do incansávelNapoleão Bonaparte. O conflito desde então costuma serlembrado como a mais emblemática das derrotas – a provade que há limites mesmo para a ambição de um estrategistabrilhante.
(Veja, 17.06.2015)
Mantendo-se o sentido original do texto e atendendo-se à norma-padrão da língua portuguesa, a passagem– O conflito desde então costuma ser lembrado comoa mais emblemática das derrotas – a prova de quehá limites mesmo para a ambição de um estrategistabrilhante. – está adequadamente reescrita em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1057384 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Há 500 anos, começava viagem que provou que a Terra é redonda


Em setembro de 1522, chegava ao porto espanhol de Sanlúcar de Barrameda (próximo a Sevilha, no sul da Espanha) uma estranha embarcação com o casco perfurado. Os 18 homens que compunham a tripulação vinham muito magros, com barbas e cabelos longos. Na pele queimada de sol, traziam feridas mal curadas.

Quando desembarcaram, suplicaram por velas de cera. Queriam ir até a igreja mais próxima acendê-las em agradecimento aos céus por terem retornado à terra, depois de três anos no mar.

Da última vez que a embarcação havia partido daquele porto, estava acompanhada de outras quatro naus, e a tripulação era de 243 marinheiros. Durante os anos no mar, aqueles homens enfrentaram tempestades capazes de destruir frotas inteiras, batalhas campais, rebeliões, naufrágios, doenças desconhecidas e frio. No meio do mar, passaram sede e fome severas. Depois de devorar os ratos, comeram pedaços de couro que cobriam os barcos.

Com muitas perdas e só alguma carga valiosa a bordo, os viajantes retornavam de uma expedição que parecia fadada a ser vista como um fracasso. Ainda assim, a primeira viagem a contornar a Terra, que neste 2019 completa 500 anos de seu início, entrou para a história como um dos maiores feitos da humanidade.

Para alguns, tal saga, iniciada pelo português Fernão de Magalhães, é comparável à chegada do homem à Lua. Para outros, trata-se de façanha ainda maior, por ser a primeira viagem que efetivamente descobriu o planeta Terra.

“Há um paralelismo feliz desta viagem com a ida à Lua. Os astronautas nos anos 1960, antes mesmo de chegarem à Lua, sempre falavam de Magalhães, Vasco da Gama e Colombo como pessoas inspiradoras, homens que fizeram algo, em certos aspectos, mais difícil do que eles estavam fazendo”, explica o historiador português João Paulo Azevedo de Oliveira e Costa.

De fato, em 1970, quando a Apollo 13 sofreu um grave acidente no espaço, só conseguiu retornar à superfície da Terra com ajuda remota dos engenheiros nos EUA. “Isso não existia para os navegadores. Não havia comunicação com Lisboa ou Sevilha, e os riscos eram maiores”.

(Fabrício Lobel e Marcelo Pliger, “Há 500 anos, começava viagem

que provou que a Terra é redonda”. https://www1.folha.uol.com.br.

15.09.2019. Adaptado)

No trecho inicial do último parágrafo – De fato, em 1970, quando a Apollo 13 sofreu um grave acidente no espaço... –, a expressão destacada confirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1057388 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Há 500 anos, começava viagem que provou que a Terra é redonda


Em setembro de 1522, chegava ao porto espanhol de Sanlúcar de Barrameda (próximo a Sevilha, no sul da Espanha) uma estranha embarcação com o casco perfurado. Os 18 homens que compunham a tripulação vinham muito magros, com barbas e cabelos longos. Na pele queimada de sol, traziam feridas mal curadas.

Quando desembarcaram, suplicaram por velas de cera. Queriam ir até a igreja mais próxima acendê-las em agradecimento aos céus por terem retornado à terra, depois de três anos no mar.

Da última vez que a embarcação havia partido daquele porto, estava acompanhada de outras quatro naus, e a tripulação era de 243 marinheiros. Durante os anos no mar, aqueles homens enfrentaram tempestades capazes de destruir frotas inteiras, batalhas campais, rebeliões, naufrágios, doenças desconhecidas e frio. No meio do mar, passaram sede e fome severas. Depois de devorar os ratos, comeram pedaços de couro que cobriam os barcos.

Com muitas perdas e só alguma carga valiosa a bordo, os viajantes retornavam de uma expedição que parecia fadada a ser vista como um fracasso. Ainda assim, a primeira viagem a contornar a Terra, que neste 2019 completa 500 anos de seu início, entrou para a história como um dos maiores feitos da humanidade.

Para alguns, tal saga, iniciada pelo português Fernão de Magalhães, é comparável à chegada do homem à Lua. Para outros, trata-se de façanha ainda maior, por ser a primeira viagem que efetivamente descobriu o planeta Terra.

“Há um paralelismo feliz desta viagem com a ida à Lua. Os astronautas nos anos 1960, antes mesmo de chegarem à Lua, sempre falavam de Magalhães, Vasco da Gama e Colombo como pessoas inspiradoras, homens que fizeram algo, em certos aspectos, mais difícil do que eles estavam fazendo”, explica o historiador português João Paulo Azevedo de Oliveira e Costa.

De fato, em 1970, quando a Apollo 13 sofreu um grave acidente no espaço, só conseguiu retornar à superfície da Terra com ajuda remota dos engenheiros nos EUA. “Isso não existia para os navegadores. Não havia comunicação com Lisboa ou Sevilha, e os riscos eram maiores”.

(Fabrício Lobel e Marcelo Pliger, “Há 500 anos, começava viagem

que provou que a Terra é redonda”. https://www1.folha.uol.com.br.

15.09.2019. Adaptado)

Nos trechos “... homens que fizeram algo, em certos aspectos, mais difícil do que eles estavam fazendo...” (6º parágrafo) e “Isso não existia para os navegadores.” (7º parágrafo), os pronomes destacados referem-se, correta e respectivamente, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1058954 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Uma pessoa comprou 2 pares de sapatos, um preto e um marrom, e 5 pares de meias nas cores: preto, branco, marrom, bege e cinza. Sabendo que essa pessoa nunca usa sapatos pretos com meias brancas, nem sapatos marrons com meias pretas, então o número de maneiras diferentes de essa pessoa escolher o par de sapatos com o par de meias é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1079568 | Português, Sintaxe, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
O “Anuário Brasileiro de Segurança Pública” detalhou pela primeira vez os crimes que resultam em mortes nas capitais. O panorama é sombrio: 15932 vítimas em 2014, quase dois óbitos por hora nas principais cidades do país.
No levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (organização privada que congrega especialistas na área), não se observa ________________ com relação ao ano anterior. Em 2013, ______________sido 15804 mortos por violência intencional nas capitais, acréscimo de mero 0,8%. Tal evolução acompanha de perto o crescimento populacional, o que manteve _______________ a taxa de 33 por grupo de 100 mil habitantes. Quando se consideram as cifras de cada capital, por outro lado, ______________algumas evidências chocantes.
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa,as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente,com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1079572 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
Em um campo enlameado 16 quilômetros ao sul deBruxelas, cerca de 200 000 soldados enfrentaram-se por oitohoras. Homens e cavalos foram decapitados e estripadospor baionetas, espadas e balas de canhão. À noite, 12 000cadáveres espalhavam-se pelo chão. A Batalha de Waterloo,a terceira entre o exército francês e rivais europeus ao longode três dias seguidos, completa 200 anos no próximo 18 dejunho. Em 1815, Waterloo pôs fim às ambições do incansávelNapoleão Bonaparte. O conflito desde então costuma serlembrado como a mais emblemática das derrotas – a provade que há limites mesmo para a ambição de um estrategistabrilhante.
(Veja, 17.06.2015)
As informações do texto permitem afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1077347 | Direito Penal, Crimes contra a Vida, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

“A”, Sargento Reformado da Polícia Militar, é proprietário de uma marcenaria, onde emprega o amigo “B”, Cabo da ativa da Polícia Militar. “A”, marceneiro desastrado, durante a execução de um serviço de marcenaria no Município de Guarulhos, imprudentemente vem a encostar seu braço esquerdo num fio energizado e decapado, sofrendo violento choque elétrico e deixando cair o martelo na cabeça de “B”. Diante da gravidade da lesão, “B” é socorrido ao Centro Médico da Polícia Militar e, antes de falecer, afirma perante várias testemunhas que perdoa o Sargento “A”.

Considerando apenas dos dados contidos no enunciado, é correto afirmar que o Sargento “A”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1079753 | Matemática, Funções, Sargento da Polícia Militar, PM SP, CETRO

É correto afirmar que a solução da equação exponencial 3⋅9x − 4⋅3x +1= 0 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1079569 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
O “Anuário Brasileiro de Segurança Pública” detalhou pela primeira vez os crimes que resultam em mortes nas capitais. O panorama é sombrio: 15932 vítimas em 2014, quase dois óbitos por hora nas principais cidades do país.
No levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (organização privada que congrega especialistas na área), não se observa ________________ com relação ao ano anterior. Em 2013, ______________sido 15804 mortos por violência intencional nas capitais, acréscimo de mero 0,8%. Tal evolução acompanha de perto o crescimento populacional, o que manteve _______________ a taxa de 33 por grupo de 100 mil habitantes. Quando se consideram as cifras de cada capital, por outro lado, ______________algumas evidências chocantes.
Nas passagens – O panorama é sombrio... (1o parágrafo) – e – ...15 804 mortos por violência intencionalnas capitais... (2o parágrafo) –, os termos em destaquetêm como antônimos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1079573 | Português, Morfologia, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
Em um campo enlameado 16 quilômetros ao sul deBruxelas, cerca de 200 000 soldados enfrentaram-se por oitohoras. Homens e cavalos foram decapitados e estripadospor baionetas, espadas e balas de canhão. À noite, 12 000cadáveres espalhavam-se pelo chão. A Batalha de Waterloo,a terceira entre o exército francês e rivais europeus ao longode três dias seguidos, completa 200 anos no próximo 18 dejunho. Em 1815, Waterloo pôs fim às ambições do incansávelNapoleão Bonaparte. O conflito desde então costuma serlembrado como a mais emblemática das derrotas – a provade que há limites mesmo para a ambição de um estrategistabrilhante.
(Veja, 17.06.2015)
Nas passagens – Em um campo enlameado... – e – Em 1815... –, a preposição Em está formando expressões que reportam, respectivamente, às circunstâncias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.