Início

Questões de Concursos Secretário Escolar

Resolva questões de Secretário Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q592512 | Química, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a energia é fundamental para a manutenção do universo e que, na Terra, ela é consumida e(ou) transformada em outras formas de energia, que podem ser novamente utilizadas ou irradiadas para o espaço, julgue os itens subsequentes. De forma geral, o fluxo de energia ocorre do maior potencial para o menor potencial; consequentemente, um corpo quente tende a esfriar-se ao ser posto em um ambiente mais frio que ele.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q329116 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Currículo oculto e eficiência são elementos característicos da teoria crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q333036 | Matemática, Funções, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considere que, para classificar as escolas de uma cidade, segundo as notas médias em matemática e português, tenha sido obtida uma amostra das notas de cinquenta alunos de cada uma das dez escolas do município. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. Considerando-se que a variável nota em matemática seja quantitativa contínua, então o gráfico que representa esse tipo de dado é o histograma.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q342654 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considere que, para classificar as escolas de uma cidade, segundo as notas médias em matemática e português, tenha sido obtida uma amostra das notas de cinquenta alunos de cada uma das dez escolas do município. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. Caso o plano amostral fosse o estratificado, sendo as séries escolares a variável utilizada para a estratificação, a variância da média amostral seria menor ou igual à variância da média do plano aleatório simples.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q373228 | Português, Redação Oficial, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. A impessoalidade de um documento oficial refere-se à transmissão de informações com um mínimo de palavras, de forma objetiva, evitando-se redundâncias, pormenores e repetições desnecessárias de ideias.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q821454 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. O fornecimento de informações pelos docentes e o desenvolvimento da capacidade de pesquisa dos discentes têm a mesma relevância para a organização do trabalho pedagógico no ensino médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q373267 | Português, Redação Oficial, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Primando-se pela clareza e concisão, qualidades do documento oficial, o período “Estamos envolvidos no processo de fazer uma comparação entre a capacidade de raciocínio mental do homem de hoje, do século XXI, com a capacidade de raciocínio mental do homem do século XV” poderia ser reescrito da seguinte forma: “Estamos fazendo uma comparação entre a capacidade de raciocínio do homem de hoje com o do século XV”.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q385853 | Biologia, Genética, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito dos seres vivos e da interação destes com o ambiente, julgue os próximos itens. Sabe-se, atualmente, que o ser humano possui cerca de cem mil genes ativos, além de grande quantidade de DNA aparentemente sem função, o chamado “DNA lixo”.
  1. ✂️
  2. ✂️

109Q373285 | Português, Redação Oficial, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. A mensagem, modalidade de comunicação oficial realizada entre os chefes dos poderes públicos, assim como os demais atos assinados pelo presidente da República, não traz a identificação de seu signatário.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q320044 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Os fatores característicos da teoria pós-crítica incluem o multiculturalismo e a alteridade.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q340872 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considere que, para classificar as escolas de uma cidade, segundo as notas médias em matemática e português, tenha sido obtida uma amostra das notas de cinquenta alunos de cada uma das dez escolas do município. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. Sabendo-se que, na escola 3, existem 200 alunos e que o plano amostral aplicado para retirar os 50 alunos foi o aleatório simples sem reposição, então o fator de correção para populações finitas é superior a 80%.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q820145 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. A situação de vida dos estudantes trabalhadores do ensino médio noturno deve ser considerada para garantia do sucesso desses alunos na escola. Para tanto, pode-se ampliar a duração do curso para mais de três anos ou, ainda, reduzir a carga horária total de 2.400 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q334586 | Matemática, Geometria, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em uma escola do município X, há, no 7.º ano, 40 estudantes matriculados no turno matutino, 35, no vespertino e 30, no noturno. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Considere que o cálculo do espaço ideal de uma sala de aula seja feito com base na quantidade máxima de alunos que ocupará esse espaço e que o espaço ideal para cada aluno seja estimado em 2,5 m2. Nessa situação, se as aulas de todas as turmas do 7.º ano, cada uma em seu respectivo período, forem ministradas em uma mesma sala, então, uma sala retangular medindo 9 m × 10 m tem o espaço ideal para essas turmas.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q325217 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q822635 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. O objetivo da ação pedagógica nas escolas de ensino médio é a superação da forma fragmentada e estanque de abordagem da tríplice intencionalidade expressa na legislação.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q326117 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. As proposições curriculares do Programa Ensino Médio Inovador incluem a possibilidade de cumprimento de, no mínimo, 50% da carga horária total do curso em atividades optativas a serem escolhidas pelas próprias escolas.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q342154 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considere que, para classificar as escolas de uma cidade, segundo as notas médias em matemática e português, tenha sido obtida uma amostra das notas de cinquenta alunos de cada uma das dez escolas do município. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. Sabendo-se que o plano amostral é o aleatório simples e que na escola 3 existem 200 alunos matriculados, então a probabilidade de um aluno qualquer da escola 3 pertencer à amostra é inferior a 10%.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q821503 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. A formação integral dos estudantes do ensino médio deve possibilitar o acesso aos conhecimentos específicos e a apropriação de tendências que se manifestam em tempos e espaços históricos.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q327216 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. A construção do PPP pressupõe uma ruptura e não apenas uma reforma, uma invenção do gestor ou uma mudança repentina.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q339866 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em uma escola do município X, há, no 7.º ano, 40 estudantes matriculados no turno matutino, 35, no vespertino e 30, no noturno. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Considere que, por motivo de segurança e economia, o período noturno da escola seja desativado e que, por conseguinte, os estudantes sejam alocados nos respectivos anos dos períodos matutino e vespertino. Nessa situação, independentemente da maneira que os estudantes do 7.o ano do noturno sejam alocados, as turmas do matutino e do vespertino ficarão sempre com distintas quantidades de alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.