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Questões de Concursos Secretário Escolar

Resolva questões de Secretário Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q894227 | Pedagogia, Cury, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Para Cury (2008), a construção de um sistema nacional de educação esbarra em grandes desafios.
O desafio maior que se apresenta ao sistema único de educação, segundo o autor, é o horizonte da
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142Q888843 | Arquivologia, Conceitos e Definições, Secretário Escolar, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Entende-se que o arquivo é um:

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143Q888952 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Secretário Escolar, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

A Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2008, propôs novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, orientando que os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas. Com a referida lei, também foi instituído o dia:

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144Q894213 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Em 1996 foi promulgada a Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ainda em vigor, essa Lei disciplina a educação escolar vinculando-a ao mundo do trabalho e à prática social.

Avalie o que se afirma sobre a organização da educação nacional em relação à incumbência dos municípios preconizada nessa legislação.

I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II - Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
III - Instituir, na forma da Lei de que trata o art. 14, conselhos escolares e fóruns dos conselhos escolares.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

Está correto apenas o que se afirma em
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145Q886170 | Arquivologia, Classificação dos Arquivos, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

No que diz respeito à guarda de documentos, Denize, secretária escolar em uma das escolas municipais de uma cidade do Vale do Açu Potiguar, deve levar em conta que, quanto à espécie, os arquivos das instituições públicas das esferas federal, estadual e municipal são classificados em
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146Q886165 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Uma das competências profissionais gerais de um técnico da área de Serviços de Apoio Escolar, que compreende a formação em Secretaria Escolar, de acordo com Parecer CNE/CEB Nº 16/2005, é
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147Q898669 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Secretário Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Nos termos da Lei nº 9.131 de 1995, o Conselho Nacional de Educação:
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148Q888949 | Arquivologia, Conservação e Preservação, Secretário Escolar, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Samuel, recém-empossado como secretário escolar, sabendo que iria trabalhar com diferentes tipos de documentos, estudou sobre a preservação deles lembrando os diversos fatores que possibilitam a sua deterioração, seja pelas características e qualidades dos suportes ou pelos fatores ambientais aos quais são expostos. Entre os cuidados corretos que Samuel deve tomar para preservação do acervo arquivístico, pode-se destacar:

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149Q1027006 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Secretário Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Das proposições a seguir, a única cuja recíproca é, necessariamente, verdadeira é:
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150Q909124 | Pedagogia, Processo Ação Reflexão Ação, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A produção e a elaboração do conhecimento acontecem na interação de experiências práticas e teóricas, com finalidade de encontrar respostas aos mais diversos desafios sociais. Atitudes fundamentais na curiosidade e crítica dos estudantes definem a pesquisa como base pedagógica para encontrar soluções e respostas às demandas contemporâneas. Nesta perspectiva, é importante reconhecer a importância do romper o eixo da transmissão-assimilação dos conteúdos para um processo de ensino que altere, na prática suas relações básicas na direção da sistematização coletiva do conhecimento. Desse modo, é necessário estimular a reflexão do aluno, questionando-o de forma crítica e contextualizada, para uma educação problematizadora. Acerca desta abordagem, que gira em torno da ação-reflexão-ação, a metodologia de sistematização coletiva do conhecimento, entendida no contexto da didática como estratégias de ensino:

I. Será por meio de técnicas de problematização, trabalhos de grupo/individual, projetos, casos, aprendizagem por pares, plenários, aulas expositivas e outras tantas, que haverá a transposição do conhecimento (compreensão) para a transformação dos problemas reais.

II. Considera que o centro do processo não está no professor, como na abordagem transmissão-assimilação, nem no aluno como na abordagem aprender a aprender, nem no planejamento, como na abordagem do aprender a fazer. O centro do processo desloca-se para a práxis social de ambos.

III. Nessa visão, entende-se o aluno como ser histórico, ou seja, sujeito do processo de aprendizagem ao se ver inserido de modo sistemático e coletivo nas práticas sociais.

Está correto o que se afirma em

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151Q909126 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A gestão da aprendizagem é um componente crucial no campo da educação, que se concentra na organização e otimização do processo de ensino e aprendizagem. A gestão da aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar. Também é relevante em ambientes de ensino on-line, treinamento corporativo e em qualquer contexto em que a aprendizagem seja uma prioridade. A adoção de abordagens eficazes de gestão da aprendizagem pode melhorar, significativamente, os resultados da educação, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Portanto, a gestão da aprendizagem desempenha um papel vital na promoção da educação de qualidade e no desenvolvimento de indivíduos bem preparados para a vida e a carreira. Um dos princípios fundamentais da gestão da aprendizagem é

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152Q909117 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A adolescência é uma fase de transição marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais. Nesse contexto, os transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, representam um desafio significativo para muitos adolescentes, sendo crucial que os educadores estejam atentos a sinais de transtornos alimentares entre seus alunos, promovendo a conscientização sobre a importância de uma imagem corporal saudável e oferecendo apoio para aqueles que precisam. A abordagem sensível a essa questão é fundamental para garantir o bem-estar dos adolescentes e a promoção de uma relação positiva com a alimentação e o corpo; analise as afirmativas a seguir.

Asserção: os transtornos alimentares na adolescência são, predominantemente, uma busca pela perfeição física.

Razão: transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, prevalentemente têm raízes em problemas psicológicos e sociais mais amplos, além de influências da mídia e da sociedade.

Assinale a alternativa correta.

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153Q900508 | Informática, Secretário Escolar, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Em relação à informática básica, considerem-se as seguintes afirmativas:

I. Teclado e mouse são sistemas operacionais usados para programar o computador e que têm capacidade de armazenar dados;
II. O hardware consiste em uma parte física do computador, ou seja, periféricos e componentes eletroeletrônicos da máquina;
III. O monitor é um dispositivo de navegação na internet, que também tem a função de memorizar informações.


É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
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154Q894221 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“Nos anos 1980, os limites do ensino e da aprendizagem da língua escrita se ampliam: em decorrência do desenvolvimento social, cultural, econômico, político em nosso país durante o século XX, ganham cada vez maior visibilidade as muitas e variadas demandas de leitura e de escrita nas práticas sociais e profissionais, gerando a necessidade de mais avançadas e diferenciadas habilidades de leitura e de escrita, o que exigiu, consequentemente, reformulação de objetivos e introdução de novas práticas no ensino da língua escrita na escola, de que é exemplo a grande ênfase que se passa a atribuir ao desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e de produção de textos de uma gama ampla e variada de gêneros textuais e de usos sociais da língua escrita”.
Frade, Isabel C. A. S.; Val, Maria G. C.; Bregunci, Maria G. C. (Orgs.). Glossário Ceale* Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale. Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte: 2014
A esse respeito, associe corretamente a palavra ao seu respectivo significado.
PALAVRAS
1 - Alfabetização 2 - Letramento 3 - Letramento digital 4 - Multimodalidade
SIGNIFICADOS
( ) Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de forma adequada, eficiente e situada. ( ) Práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais. ( ) Processo de aprendizagem de um sistema notacional e representativo. ( ) Variedade dos modos de comunicação existentes em relação às habilidades de leitura e escrita.
A sequência correta para essa associação é:
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155Q894212 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo e tem como um dos seus marcos legais o Plano Nacional de Educação (PNE), o qual foi aprovado pela Lei nº 13.005/2014. Das vinte metas estabelecidas no PNE, uma delas é explicitamente mencionada pela BNCC.

É correto afirmar que essa meta é a de número
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156Q986490 | Secretariado, Secretário Escolar, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre os Princípios Norteadores do Trabalho dos Profissionais da Secretaria Escolar, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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157Q886173 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

“O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, criado em 1995, também conhecido pelas entidades participantes como PDDE Básico, atualmente é regido pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 setembro de 2021, que dispõe sobre as orientações para o apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa” (MEC, 2022). A respeito do referido programa e em conformidade com o Guia de Execução do PDDE, é correto afirmar que
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158Q882406 | Arquivologia, Arquivamento, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Antes de arquivar documentos na secretaria de uma escola, é necessário realizar a preparação adequada para garantir a preservação e a acessibilidade futura dos arquivos. Qual prática recomendada para preparação de documentos a serem arquivados?
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159Q888953 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Secretário Escolar, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

O Conselho Nacional de Educação ao definir Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade, promovendo alterações em pareceres anteriores, cumprindo sua atribuição de examinar os problemas da educação infantil e do ensino fundamental e oferecer sugestão para sua solução, está atuando por meio de sua Câmara de:

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160Q986491 | Arquivologia, Secretário Escolar, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre Tipos de Arquivo, Métodos de Arquivamento e Organização Documental na gestão escolar, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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