Início

Questões de Concursos Secretário Escolar

Resolva questões de Secretário Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q882401 | Arquivologia, Tipologia Documental, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Marque a opção que explica a diferença entre certidão e declaração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q909116 | Português, Morfologia, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Texto associado.

Luta


Eram duas mulheres brigando – e depois não houve nada. Embolaram-se por qualquer motivo e não queriam desprender-se uma da outra. Não havendo superioridade física acentuada de uma das partes, as duas se fundiram num corpo confuso e sacudido de vibrações, que ia e vinha pela calçada, lento e brusco, nervoso e rítmico. O instinto de dança subsistia no íntimo das contendoras, prevalecendo sobre as tentativas dos corpos para se abaterem mutuamente. E tudo se fazia em silêncio, como se baila, mesmo porque nenhuma palavra adiantaria à cólera das mulheres, que só o jogo de músculos e nervos saberia exprimir numa linguagem dinâmica e cheia de consequências.

Brigaram bem cinco minutos, é uma eternidade para entreveros. Não tinham pressa de acabar. Brigavam com fúria e ao mesmo tempo com método. O fato de uma não ser bastante vigorosa para decidir imediatamente a peleja não impediu que ela dominasse a outra. Dominava, mas a outra não se rendia. Tão rentes as duas, tão grudadas, que o mesmo gesto agressor era gesto de apoio. A mais fraca empenhava-se em salvar o rosto do agravo de unhas e dentes e, de cabeça baixa, olhos cerrados, fazia pressão sobre o pescoço da competidora, enquanto lhe apertava a cintura com a mão esquerda e com a direita atacava na medida do possível. Mas a segunda lhe ministrava pequenos tapas enérgicos nas faces sempre que podia reeguer-lhe a cabeça; e quando deixava de fazê-lo, era para ir dilacerando a blusa, que não resistiu ao assalto e logo se esfarinhou em trapos. Sem descuidar-se da defesa, atacou em seguida o soutien, e um seio negro saltou, assustado. A mais fraca estava demasiado absorvida em equilibrar-se e fisgar uma orelha da mais forte e não se afligiu com esse pormenor. Percebia-se que, se a luta durasse, a mais forte poria nua a mais fraca, mas botar nu o adversário não é vencê-lo, e estava longe o momento da exaustão absoluta de uma, ou de ambas.

Continuaram rodando e oscilando numa área limitada, até que a de maior poder ofensivo entreviu o partido a tirar da rampa da garagem subterrânea, e foi conduzindo o balé nessa direção. No empenho de não cair, a outra se deixava empurrar e ia recuando de costas, sem esperança, mas sem pânico. Ambas tinham posto demasiada alma naquela briga para dar-lhe final prematuro, e a obstinação de uma em bater não era menor que a da outra em apanhar, evidenciando igual têmpera nas duas, sem embargo da vitória física já pendida para um lado. Sumiram lá dentro, lentamente.

O escuro da garagem reteve-as por alguns momentos, até que a vencedora emergiu, vagarosa, arquejante. Os lábios tremiam, o rosto expunha sinais de combate, os olhos esgazeados não se voltavam para nenhum ponto. Inclinou-se para apanhar na calçada da rua elegante a marmita que ali deixara. Depois, andou um pouco, às tontas, até firmar rumo, e seguiu para o trabalho.

O grupo que se formara ao iniciar-se a peleja foi se dispersando, alegremente. Eram pessoas de vários tipos e condições, e nenhuma pensara em intervir, como se faz em briga de homem. Ou se alguém pensou, foi travado pela perspectiva do ridículo. Costumes. Briga de mulher é motivo de curiosidade divertida, apenas. No máximo, as pessoas distintas olham com reprovação desdenhosa. Ônibus, lotações e automóveis, parados para apreciar o espetáculo, puseram-se em movimento. A outra mulher, a derrotada, subiu afinal a rampa, também digna, com o busto envolto num jornal.


(ANDRADE, Carlos Drummond de. Luta. In: – Fala, amendoeira. Rio de Janeiro, José Olympio, 1973. p. 141-3. Adaptado.)

As classes de palavras ou classes gramaticais são categorias nas quais as palavras são distribuídas de acordo com a sua natureza e função gramatical no enunciado. As expressões destacadas pertencem à mesma classe gramatical, EXCETO em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q886166 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96), sobre os sistemas municipais de ensino é adequado afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q886168 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Dalila tem 45 anos e deseja voltar a estudar. Ao ver um cartaz na padaria do bairro divulgando vagas em turmas de Educação de Jovens e Adultos se dirigiu à escola municipal Nísia Floresta para obter informações. Chegando à secretaria da escola, Dalila relatou à secretária Samantha que havia parado de estudar na antiga sexta série do Ensino Fundamental, há mais de vinte anos e que não dispunha de nenhum comprovante de escolaridade, pois o arquivo da escola onde estudou se perdeu por conta de um incêndio. Diante do exposto, uma das possíveis alternativas para garantir o direito constitucional do acesso à educação para Dalila, em conformidade com a Lei 9.394/96 (LDBEN), seria a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q894216 | Pedagogia, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Portaria SEDUC nº 48, de 21 de dezembro de 2017, dispõe sobre a organização e o funcionamento da Rede de Educação de Contagem e dá outras providências.

Sobre a Educação Infantil, segundo o mencionado documento, é correto afirmar que ela é a primeira etapa da Educação Básica e está pautada na indissociabilidade entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q894239 | Arquivologia, Definições / Fases da Gestão de Documentos, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A gestão de documentos envolve procedimentos e operações técnicas aplicados à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos e pode ser organizada em três fases básicas.

Avalie as afirmações a seguir sobre a gestão de documentos.

I - A produção de documentos em um órgão ou setor deve ser cuidadosamente gerenciada para evitar a criação de documentos desnecessários. II - A utilização de documentos inclui atividades deprotocolo, expedição, organização e arquivamento, além de normas de acesso à documentação e recuperação de informações. III - O profissional responsável pelos arquivos atua apenas na fase final da gestão de documentos para garantir que a instituição esteja em conformidade com a legislação aplicável. IV - A avaliação e a destinação de documentos consistem em analisá-los para definir prazos de guarda e determinar quais devem ser arquivados permanentemente ou eliminados por terem perdido seu valor.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q888954 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Secretário Escolar, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Dona Marta, diretora de escola estadual, explicava ao novo secretário escolar acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, uma das diretrizes do Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007 que implementa o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. O índice é calculado a cada dois anos, com base na taxa de aprovação e evasão, além do desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, composto pelas avaliações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q986496 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Secretário Escolar, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Art. 54 do ECA, o Estado tem a responsabilidade de garantir à criança e ao adolescente, entre outros, o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram oportunidade na idade apropriada, além de oferecer atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência, de preferência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q894232 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Os estabelecimentos de ensino possuem autonomia para realizar o controle de frequência de seus estudantes; contudo, para que o estudante seja considerado aprovado é imprescindível obter uma frequência mínima.

A respeito do percentual mínimo de frequência do estudante para aprovação, é correto afirmar que é necessário possuir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q894234 | Pedagogia, Gestão Democrática, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A gestão democrática estabelece a participação ativa de um grupo de pessoas nas decisões em diferentes instâncias dos estabelecimentos de ensino. Um exemplo de seu funcionamento está na realização do conselho escolar pelas instituições.

A respeito do funcionamento do conselho escolar é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q900509 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário Escolar, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Considerem-se as seguintes afirmativas, referentes à organização do trabalho pedagógico:

I. O trabalho pedagógico constitui-se como uma atividade humana, que se realiza no contexto escolar, envolvendo processos de punição e recompensa;
II. O trabalho pedagógico é um ato destituído de contradições e com características de subordinação, produzindo formas singulares de agir;
III. A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil visa assegurar meios e condições objetivas para atingir uma formação integral, capaz de proporcionar o desenvolvimento multifacético da criança.


É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1073920 | Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
II. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
III. Elevados níveis de repetência.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q894210 | Pedagogia, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Segundo Arroyo (2011), as relações entre os docentes e os ordenamentos curriculares se contrapõem em duas tendências.

É correto afirmar que as tendências indicadas por esse autor correspondem a uma em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q894215 | Pedagogia, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“Onde surgem interesses desiguais e, depois, antagônicos, o processo educativo, que era unitário, torna-se partido, depois, imposto” (Brandão, 2007, p. 47).
A esse respeito, é correto afirmar que a divisão e a imposição do processo educativo, segundo Brandão (2007), ilustram que há
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1066779 | Administração Pública, Processo Organizacional Na Administração Pública, Secretário Escolar, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

O arquivo, expedição e incineração de documentos escolares devem seguir normas específicas que garantem a preservação e o descarte adequado de informações acadêmicas e administrativas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A incineração de documentos escolares pode ser realizada a qualquer momento, sem necessidade de autorização formal.
(__)O arquivo de documentos escolares deve obedecer a critérios de organização que permitam o fácil acesso e preservação de informações relevantes.
(__)A expedição de documentos escolares, como históricos e certificados, deve ser feita de acordo com asnormas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q894240 | Gestão de Pessoas, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A evolução tecnológica e as mudanças frequentes nas organizações têm gradualmente transformado o perfil dos profissionais de secretariado e influenciado suas funções.

É correto afirmar que o perfil mais apropriado para um secretário na atualidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q882405 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No contexto da organização de uma secretaria escolar, a escolha do método de arquivamento é crucial para a eficiência na gestão documental. Considerando os diferentes métodos de arquivamento e suas aplicações, marque a opção que apresenta um método de arquivamento e sua adequação para o gerenciamento de documentos escolares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q882411 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O diário de classe é um documento fundamental na gestão escolar, pois registra a frequência, a avaliação e o desenvolvimento dos alunos ao longo do ano letivo. Qual afirmação a seguir representa corretamente uma função e um uso adequado do diário de classe?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q894211 | Pedagogia, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“[…] com a história da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam”

Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: Geral e do Brasil. 3 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006.

Para Aranha (2006), é correto afirmar que é indispensável o educador consciente e crítico compreender as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q1067064 | Administração Pública, Convergências e Diferenças entre Gestão, Secretário Escolar, Prefeitura de Carambeí PR, FAUEL, 2023

No contexto da prestação de serviços à sociedade, é fundamental compreender as diferenças entre serviços públicos e serviços privados. Essa distinção é relevante para estabelecer as responsabilidades do Estado na oferta de determinados serviços essenciais e para garantir o acesso a população. Nesse contexto, apresentamos a seguinte questão. Assinale a alternativa que descreve um dos critérios que podem ser usados para distinguir os serviços públicos dos serviços privados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.