“Nos anos 1980, os limites do ensino e da aprendizagem da língua escrita se ampliam: em decorrência do
desenvolvimento social, cultural, econômico, político
em nosso país durante o século XX, ganham cada vez
maior visibilidade as muitas e variadas demandas de
leitura e de escrita nas práticas sociais e profissionais,
gerando a necessidade de mais avançadas e diferenciadas habilidades de leitura e de escrita, o que exigiu, consequentemente, reformulação de objetivos
e introdução de novas práticas no ensino da língua
escrita na escola, de que é exemplo a grande ênfase
que se passa a atribuir ao desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e de produção de textos de uma gama ampla e variada de gêneros textuais
e de usos sociais da língua escrita”.
Frade, Isabel C. A. S.; Val, Maria G. C.; Bregunci, Maria G. C. (Orgs.). Glossário Ceale* Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores.
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale. Faculdade de Educação
da UFMG. Belo Horizonte: 2014
A esse respeito, associe corretamente a palavra ao
seu respectivo significado.
PALAVRAS
1 - Alfabetização
2 - Letramento
3 - Letramento digital
4 - Multimodalidade
SIGNIFICADOS
( ) Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de forma adequada, eficiente e situada.
( ) Práticas sociais de leitura e produção de textos
em ambientes digitais.
( ) Processo de aprendizagem de um sistema notacional e representativo.
( ) Variedade dos modos de comunicação existentes
em relação às habilidades de leitura e escrita.
A sequência correta para essa associação é:
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