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Questões de Concursos Secretário Escolar

Resolva questões de Secretário Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q60714 | Português, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Texto associado.
OS SHORTINHOS E A FALTA DE DIÁLOGO

Li na coluna de Monica Bergamo na Folha da última sexta-feira (5) a reportagem "A crise dos shortinhos no colégio Rio Branco". Trata-se do seguinte: o uniforme dessa escola pede bermudas, mas as garotas querem usar shortinhos, pois não querem ser obrigadas a "sofrer em silêncio com o calor do verão", como afirmam em um abaixo-assinado intitulado "Liberdade aos shortinhos".

Os argumentos das jovens, contidos no texto do abaixo-assinado que li na internet, passam pelas exigências diferentes feitas pela escola aos meninos e às meninas, pela falta de recursos de algumas alunas para comprar uma calça que substituiria o shortinho vetado e pelo desrespeito dos meninos, que não sabem controlar seus hormônios, qualquer que seja a vestimenta das meninas. 

Resumo da história: a direção insiste no uso do uniforme, e as jovens no uso do shortinho. Vale a pena, caro leitor, pensar a respeito desse que seria um conflito que representa muitos outros que ocorrem diariamente em todas as escolas, mas que já nasce como confronto. E quero destacar dois pontos para esta conversa.

Não é incrível que, mesmo depois do movimento de ocupação das escolas públicas de São Paulo e em outros Estados, nossas escolas continuem a ignorar a participação dos alunos, para que eles sintam de forma mais concreta que fazem parte dela? Eles precisam se sentir ativos e participativos na escola, e não somente atender às regras a eles impostas. Aliás, onde há regra, há transgressão, mas parece que as escolas não sabem o que fazer quando as transgressões ocorrem.

O grande receio da instituição escolar é o de ter de atender a todas as demandas do alunado, inclusive as impertinentes. Como a do uso do shortinho, por exemplo. Mas aí cabe discutir, à luz do conhecimento, a informalidade no mundo contemporâneo e os seus limites em ambientes profissionais, por exemplo.
Por que as escolas não discutem o uso do uniforme com seus alunos, já que serão eles que o utilizarão? Algumas poucas escolas já fizeram isso e conseguiram adesão dos alunos que, inclusive, criaram as vestimentas que usam diariamente.
O segundo ponto que quero ressaltar é que a falta de diálogo e de administração de conflitos gera jovens que nem sequer conseguem elaborar argumentos sólidos, coerentes e bem fundamentados para suas idéias.
Faz parte do papel da escola ensinar os jovens a debater, defender pontos de vista, dialogar, argumentar e contra argumentar, mas sempre à luz do conhecimento.

Hoje, porém, os alunos podem falar qualquer bobagem, que famílias e escolas aceitam, não é?

Já testemunhei mães e pais aceitarem como argumento dos filhos para fazer algo com as explicações "porque todo mundo faz" ou "porque está na moda". Já vi mães e professores aceitarem as justificativas mais esfarrapadas dos mais novos para algo que fizeram ou aceitar desculpas deles sem que estes demonstrassem o menor sinal de arrependimento. Falar por falar: é isso o que temos ensinado aos jovens, mas que não deveríamos. 
Precisamos honrar nosso papel de adultos e levar a relação com os mais novos com seriedade, mas sem sisudez. O bom humor no trato com eles é fundamental para que eles não ouçam tudo o que o adulto diz como um sermão, como afirmou a diretora-geral do colégio ao qual a reportagem citada se refere.

Rosely Sayão, jornal Folha de São Paulo, edição de 9/2/16.
Assinale o trecho transcrito no qual conste um vocábulo que deixou de ser acentuado em razão das modificações introduzidas pela recente reforma ortográfica da língua portuguesa.
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62Q60715 | Português, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Texto associado.
OS SHORTINHOS E A FALTA DE DIÁLOGO

Li na coluna de Monica Bergamo na Folha da última sexta-feira (5) a reportagem "A crise dos shortinhos no colégio Rio Branco". Trata-se do seguinte: o uniforme dessa escola pede bermudas, mas as garotas querem usar shortinhos, pois não querem ser obrigadas a "sofrer em silêncio com o calor do verão", como afirmam em um abaixo-assinado intitulado "Liberdade aos shortinhos".

Os argumentos das jovens, contidos no texto do abaixo-assinado que li na internet, passam pelas exigências diferentes feitas pela escola aos meninos e às meninas, pela falta de recursos de algumas alunas para comprar uma calça que substituiria o shortinho vetado e pelo desrespeito dos meninos, que não sabem controlar seus hormônios, qualquer que seja a vestimenta das meninas. 

Resumo da história: a direção insiste no uso do uniforme, e as jovens no uso do shortinho. Vale a pena, caro leitor, pensar a respeito desse que seria um conflito que representa muitos outros que ocorrem diariamente em todas as escolas, mas que já nasce como confronto. E quero destacar dois pontos para esta conversa.

Não é incrível que, mesmo depois do movimento de ocupação das escolas públicas de São Paulo e em outros Estados, nossas escolas continuem a ignorar a participação dos alunos, para que eles sintam de forma mais concreta que fazem parte dela? Eles precisam se sentir ativos e participativos na escola, e não somente atender às regras a eles impostas. Aliás, onde há regra, há transgressão, mas parece que as escolas não sabem o que fazer quando as transgressões ocorrem.

O grande receio da instituição escolar é o de ter de atender a todas as demandas do alunado, inclusive as impertinentes. Como a do uso do shortinho, por exemplo. Mas aí cabe discutir, à luz do conhecimento, a informalidade no mundo contemporâneo e os seus limites em ambientes profissionais, por exemplo.
Por que as escolas não discutem o uso do uniforme com seus alunos, já que serão eles que o utilizarão? Algumas poucas escolas já fizeram isso e conseguiram adesão dos alunos que, inclusive, criaram as vestimentas que usam diariamente.
O segundo ponto que quero ressaltar é que a falta de diálogo e de administração de conflitos gera jovens que nem sequer conseguem elaborar argumentos sólidos, coerentes e bem fundamentados para suas idéias.
Faz parte do papel da escola ensinar os jovens a debater, defender pontos de vista, dialogar, argumentar e contra argumentar, mas sempre à luz do conhecimento.

Hoje, porém, os alunos podem falar qualquer bobagem, que famílias e escolas aceitam, não é?

Já testemunhei mães e pais aceitarem como argumento dos filhos para fazer algo com as explicações "porque todo mundo faz" ou "porque está na moda". Já vi mães e professores aceitarem as justificativas mais esfarrapadas dos mais novos para algo que fizeram ou aceitar desculpas deles sem que estes demonstrassem o menor sinal de arrependimento. Falar por falar: é isso o que temos ensinado aos jovens, mas que não deveríamos. 
Precisamos honrar nosso papel de adultos e levar a relação com os mais novos com seriedade, mas sem sisudez. O bom humor no trato com eles é fundamental para que eles não ouçam tudo o que o adulto diz como um sermão, como afirmou a diretora-geral do colégio ao qual a reportagem citada se refere.

Rosely Sayão, jornal Folha de São Paulo, edição de 9/2/16.
Analise as proposições abaixo.

I. De acordo com o texto, episódios como o da ocupação das escolas públicas de São Paulo e de outros Estados deveriam ter servido de exemplo às autoridades, para que enérgicas medidas sejam tomadas no sentido de que os alunos atendam às regras a eles impostas, coibindo as indesejadas transgressões.
II. A autora avaliza o fato de a escola ensinar a debater e defender pontos de vista, sempre à luz do conhecimento, porém critica a falta de sisudez nesse processo, o que faz com que os jovens não avaliem com a devida seriedade os conceitos que lhe estão sendo transmitidos.
III. Rosely Sayão pondera que a falta de diálogo gera jovens incapazes de elaborar argumentos coerentes e fundamentados para exporem suas opiniões.

Vai ao encontro do texto o que se afirmou em:
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63Q3641 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

O secretário de uma escola ao renovar a matrícula de aluno com 13 anos, no 3° ano do ensino fundamental, observou a discrepância entre idade e ano escolar. Recomendou à Inspetora da escola a aplicação de recurso contemplado no Artigo 24, da Lei n°. 9394/96.
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64Q323331 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. Os processos e técnicas tradicionais ou quantitativos podem ser utilizados no planejamento participativo.
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65Q328374 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. O atendimento educacional especializado pode ser realizado em instituições comunitárias ou confessionais e, nesses casos, pode ser substitutivo das classes comuns.
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66Q341822 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em uma escola do município X, há, no 7.º ano, 40 estudantes matriculados no turno matutino, 35, no vespertino e 30, no noturno. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Se a quantidade de estudantes do 7.º ano corresponder a 15% das matrículas da escola, então, nessa escola, haverá mais de 800 estudantes matriculados.
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67Q326504 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.
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68Q809483 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, é INCORRETO afirmar:

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69Q325085 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O plano de aula dos professores, que apresenta baixo grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível tático do planejamento escolar.
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70Q323853 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:

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71Q327565 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. As singularidades dos educandos especiais devem ser respeitadas nos processos de avaliação, contudo o prazo para conclusão do ensino médio deve ser cumprido sem prorrogação.
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72Q384390 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito dos seres vivos e da interação destes com o ambiente, julgue os próximos itens. Para garantirem a própria sobrevivência de longo prazo, alguns fungos, sob condições estressantes, como, por exemplo, altas temperaturas ou variações extremas de pH, realizam a fotossíntese por breve período de tempo para conseguirem produzir seu principal alimento: os esporos.
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73Q324006 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Marque a opção INCORRETA.

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74Q559953 | Informática, Softwares, Secretário Escolar, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Analise as afirmativas a seguir.

I. Arquivos de texto como cartas e ofícios podem ser digitados em softwares conhecidos como editores de texto.

II. Planilhas de cálculo utilizadas para controle interno de uma empresa podem ser construídas utilizando softwares conhecidos como Compactadores Aritméticos.

III. Desfragmentador de Disco é uma ferramenta existente em Sistemas Operacionais Windows e é utilizada para transmissão de arquivos eletrônicos para outros computadores.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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75Q822783 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considerando que a gestão democrática de políticas públicas constitui preceito constitucional ratificado pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), julgue os itens a seguir. As normas para a gestão democrática na educação básica são definidas pela LDB.
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76Q322391 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.

a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.

b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.

c. ( ) Parecer é um instrumento de comunicação de que se utilizam os órgãos públicos com a finalidade de convocar funcionários ou interessados, dar avisos, informar sobre curso, concurso público, prestação de serviços e sobre outros assuntos.

d. ( ) O Atestado difere da Declaração porque esta pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de apoiarse em provas diretas, instrumentos legais, exames ou outros documentos comprobatórios.

e. ( ) Memorando é um documento através do qual se transmitem informações sobre determinada situação, apresentando análise e sugestões de uma autoridade superior.

f. ( ) A Declaração difere da Certidão porque esta atesta a existência de fatos permanentes e não transitórios.

Na Certidão a comprovação faz-se por transcrição de livros, documentos, peças de um processo.

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77Q385942 | Biologia, Genética, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito dos seres vivos e da interação destes com o ambiente, julgue os próximos itens. Na molécula de DNA, observa-se que a quantidade de adenina é igual à de timina, e a de citosina é igual à de guanina, apesar de as proporções das bases no DNA variarem entre os organismos.
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78Q336780 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Na reforma de uma escola, que foi feita em 12 semanas, a quantidade de pintores, carpinteiros e eletricistas mudou a cada semana. Os operários trabalharam de segunda-feira a sexta-feira, oito horas por dia.

Com base nas informações acima, julgue os itens a seguir, considerando que os operários que desempenham a mesma função possuem a mesma produtividade e eficiência.

Considere que, na 5.a semana, 55 operários trabalharam na reforma: pelo menos 80% desses eram do sexo masculino e, desses, no mínimo 75% tinham mais de 50 anos de idade. Nesse caso, é correto afirmar que a soma das idades dos operários do sexo masculino que trabalharam na 5.a semana era no mínimo igual a 1.650 anos.
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79Q321250 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:

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80Q561861 | Informática, Outros, Secretário Escolar, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“Para controlar melhor as atividades diárias da secretaria de uma escola, foi adquirido um computador que será utilizado por todos os colaboradores do departamento. Em um primeiro momento, o instrutor de informática da escola orientou todos funcionários a salvarem seus arquivos na área principal que é exibida logo após ligar o computador. Ele ainda citou que esta área é similar a uma mesa real.” Baseado na orientação do instrutor é correto afirmar que os funcionários foram orientados a salvar os arquivos na:
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