Início

Questões de Concursos Secretário de Escola

Resolva questões de Secretário de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q319815 | Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

O artigo da Lei a que o texto se refere identifica o princípio da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q692346 | Direitos Humanos, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a eles o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
III. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q349473 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Secretário de Escola, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

Sobre organização de arquivos, são feitas as seguintes afirmações:

I – Na organização de arquivos, precisamos observar alguns princípios básicos, como segurança, previsão, simplicidade, acesso e flexibilidade;

II – A preocupação com a segurança de arquivos é imprescindível. Por isso, é necessário tomar medidas contra incêndio, extravio e condições impróprias de preservação de documentos e manter os sigilosos em lugar conveniente;

III – É muito desagradável ter de encontrar um documento no arquivo, com urgência, e não conseguir. Por isso, o arquivo deve proporcionar precisão para quem o consulta. Assim, quem organiza um arquivo deve assegurar bom acesso a quem precisa utilizá-lo, garantindo que os documentos sejam localizados com facilidade. Para que isso ocorra, o arquivo precisa ser simples, funcional e de fácil compreensão.

Quais afirmativas acima estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q549601 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere uma planilha cujas células C1, D1 e E1 contenham valores numéricos. Considere a célula A1 que recebe a fórmula "=MÉDIA(C1:E1)". Com base nessas informações, a célula A1 recebe a média

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q549997 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

A Área de Transferência é um recurso do sistema operacional Windows disponível nos aplicativos Word, Excel, entre outros, para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q548796 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Ao utilizar o Excel, o usuário tem o comando Classificar, no menu Dados, à sua disposição. O uso deste comando permite

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q682794 | Ética na Administração Pública, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos princípios éticos da profissão.
( ) Manter sigilo profissional, zelando pelos assuntos administrativos e que dizem respeito à direção, aos coordenadores, aos professores, aos alunos, isto é, a todas as pessoas envolvidas no processo educativo.
( ) Evitar omissões, negligências e atos irresponsáveis que prejudiquem a instituição e as pessoas.
( ) Zelar pelas normas e procedimentos institucionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q549699 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere um documento cujo texto deva ser digitado com espaçamento duplo. No Word isso pode ser feito através do comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q816220 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Secretário de Escola, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

De acordo com Art. 2º da lei Federal nº 8.069 de 1990 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências), considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até __________ de idade incompletos, e adolescente aquela entre __________ e __________ de idade. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q338274 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Uma escola com turmas no período da manhã e da noite possui 7 salas disponíveis para aula, cada uma com capacidade máxima de 40 alunos. Sabendo que cada aluno receberá no início do ano um documento de identificação custeado pela escola por R$ 0,60, pode-se afirmar que o gasto máximo da escola com a emissão dos documentos será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q683925 | Pedagogia, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com a LDBEN, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q692344 | Pedagogia, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O documento que tem a função global de mostrar a situação pedagógica de cada aluno de uma determinada série, turma, disciplina, chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q550178 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Suponha que alguns dados precisem ser apresentados na forma de tabela dentro de um documento. No Word, a adição da tabela pode ser feita através do comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q401575 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere os itens abaixo sobre licença-prêmio.

I. O período da licença será considerado de efetivo exercício, para todos os efeitos legais, e não acarretará desconto algum no vencimento ou remuneração.

II. A licença-prêmio deverá ser usufruída no prazo de 4 (quatro) anos e 9 (nove) meses, a contar do término do período aquisitivo.

III. Para fins da licença é considerado interrupção de exercício a missão ou estudo dentro do Estado, em outros pontos do território nacional ou no estrangeiro.

IV. A autoridade competente poderá conceder a licença aos servidores se estes contarem com mais de cinco anos de efetivo exercício e possuírem estabilidade.

V. O funcionário terá direito, como prêmio de assiduidade, à licença de 90 (noventa) dias em cada período de 5 (cinco) anos de exercício ininterrupto, em que não haja sofrido qualquer penalidade administrativa.

É correto o que está afirmado APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q684376 | Redação Oficial, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Qual o nome do documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q425650 | Direito Constitucional, Administração Pública, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Os servidores abrangidos pelo regime de previdência serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados em lei (...)

* voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições:

(...) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinqüenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher.

Os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos, em relação ao que o texto se refere para o professor que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q331594 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Do início de 1991 até o final de 2000, certos relatórios emitidos mensalmente estavam sendo guardados em pastas contendo cada uma um total de 6 relatórios. A partir do início de 2001 os mesmos relatórios passaram a ser emitidos bimestralmente e guardados em pastas contendo cada uma 4 relatórios. Levando-se em consideração os procedimentos adotados, desde o início de 1991 até o final de 2002, o total de pastas acumuladas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q322959 | Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

O Diretor da Escola estava insatisfeito com o trabalho da Tânia, zeladora da escola. Havia muita interferência da família no seu trabalho. Muitas vezes o marido reclamava que a jornada de trabalho dela era dupla uma vez que, além de zeladora, era funcionária da escola. Às vezes o fechamento da escola tinha que ser feito pela direção porque o marido impedia a esposa de fazê-lo, alegando que depois das 23 h não tinha cabimento que ela ainda fosse trabalhar. Como faltava um ano para completar o prazo de avaliação, o Diretor resolveu tomar as providências cabíveis.

Para solucionar o caso a que o texto se refere o Diretor de Escola

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q690757 | Pedagogia, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Para a realização da transferência, a secretaria escolar recebe a solicitação do interessado e procede à preparação do ______________, que é o principal documento desse processo. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.