Questões de Concursos: Segunda Etapa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Segunda Etapa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q678232 | Biologia, Câncer, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama. Essa multiplicação gera células anormais que formarão o tumor. Como existem vários tipos de câncer de mama, a doença evolui de diferentes formas e em diferentes velocidades. Acerca do assunto abordado são feitas afirmações em I, II e III. Analise-as. I - O surgimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular é o sinal mais comum, mas nódulos não tão duros, globosos e bem definidos também podem aparecer.
II - O câncer de mama pode acometer homens, porém é raro.
III - É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.

22 Q678236 | Geografia, Hidrografia, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Um levantamento realizado pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica mostra que, em pelo menos 7 estados brasileiros, a situação de 40% dos corpos hídricos é ruim ou péssima. Foram avaliados 96 córregos, rios e lagos. A pesquisa foi divulgada em março de 2014. Dos 11% que foram considerados bons, todos estão localizados em áreas de proteção ambiental e mata ciliar preservada. No restante das águas, a situação é considerada regular. Os estados englobados pelos pesquisadores foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 17 das 27 unidades federativas enviam dados de monitoramento. Entre os dados com os quais se pode construir um histórico, a melhora da qualidade foi de apenas 8% e de piora, 5%. Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2019. Adaptado.
Considerando os seus conhecimentos e a abordagem do texto, é CORRETO inferir:

23 Q680864 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

“Indústria 4.0: a profunda transformação que impacta o chão de fábrica
Patricia Knebel - O leitor é daqueles adeptos do café em cápsula? Se pudesse personalizar a sua caixa, que hoje é vendida com apenas um sabor, escolhendo a variedade da sua preferência, entre expresso, capuccino e chá verde, seria uma boa, não é mesmo? Pois isso já é possível. (...)
Bem-vindo ao maravilhoso mundo da Indústria 4.0, que traz a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial, Robótica e Internet das Coisas (IoT) para promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Fonte:https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/es- peciais/dia_da_industria/2021/05/793610-industria-4-0-a-profunda- transformacao-que-impacta-o-chao-de-fabrica.html
A transição para uma quarta revolução industrial vem sendo marcada pela integração de sistemas ciberfísicos, com tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada e a internet das coisas, criando não apenas produtos novos, mas uma nova forma de produzir.
Um possível impacto dessas transformações sobre o mundo do trabalho é

24 Q939853 | Literatura, Gênero Dramático, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG

Uma das características mais marcantes do teatro de Nelson Rodrigues está na revelação de desejos reprimidos nos seus personagens. Tal característica pode ser analisada como uma patologia social, fator central para a explicação dos casos de violência desencadeados. Nesse sentido, muitos personagens de O beijo no asfalto (1960) carregam desejos que procuram reprimir ou esconder.
Associe os personagens a seus desejos reprimidos.
1 – Aprígio 2 – Dália 3 – Cunha
( ) Possui ciúmes do casamento da irmã ( ) Ama Arandir ( ) Possui prazer em agir com violência
ASSINALE a alternativa que contém a associação correta.

25 Q947935 | Texto associado, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP

Texto associado.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos ocorreu um aumento significativo no número de transplantes de órgãos em quase todos os estados brasileiros, situando o Brasil entre os países que mais realizam transplante no mundo, com um índice de captação anual de órgãos de, aproximadamente, seis doadores por milhão de habitantes.
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição de um órgão ou tecido de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido saudável, de uma pessoa viva ou morta (doador). Além disso, requer uma avaliação completa do paciente e cuidados intensivos durante e depois da cirurgia, correspondendo, muitas vezes, à derradeira esperança de cura para pessoas com incapacidades orgânicas terminais e que não obtiveram sucesso com outros tratamentos.
No entanto, o índice de captação anual de órgãos, no Brasil, ainda é insuficiente quando comparado ao de países mais desenvolvidos, que alcançam números superiores a 22 doadores por milhão. Esse entrave se encontra fortemente vinculado à desinformação do meio médico, e da população em geral, visto que muitos profissionais da área da saúde desconhecem a legislação vigente sobre doação e transplante de órgãos.
O nascimento, a vida e a morte dos seres humanos são processos cada vez mais passíveis de intervenção pelo próprio homem. Todavia, ao mesmo tempo que a ciência traz essa possibilidade de intervenção, a ética vem para servir como elemento definidor no que diz respeito à necessidade de se interferir.
Aliada a isto, encontra-se a polêmica que gira em torno desse tema na sociedade civil e científica. A ideia de prolongar a vida humana ou de minimizar o sofrimento das pessoas, oferecendo-lhes uma possível melhoria em sua qualidade de vida, é uma premissa que guia o comportamento dos profissionais da área da saúde que lidam com esses casos e aqueles que têm à sua volta pessoas com problemas que as impedem de usufruir normalmente da vida ou que determinam sua morte prematura. Assim, a questão da doação e do transplante de órgãos torna-se complexa na medida em que envolve aspectos éticos, religiosos e sociais com os quais aqueles que o defendem têm de se deparar, além das questões legais que envolvem o assunto.

MELO, Vanessa Costa de. et al. Doação e transplante de órgãos: aspectos éticos e legais. Disponível em: . Acesso em: mai. 2018. Adaptado.


De acordo com o texto, sobre a doção de órgãos é correto afirmar:

26 Q679501 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

A sociedade na Idade Média era basicamente rural e tinha como base produtiva o campo. Sendo assim, o principal membro dessa cadeia produtiva era

27 Q946282 | História, A estruturação do Estado norteamericano território, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Leia o texto abaixo. “Ao mesmo tempo em que aumenta a importância dos capitais fixos (estradas, portos, silos etc.) e dos capitais constantes (maquinário, veículos, sementes, adubos etc.), aumenta também a necessidade de movimento. Crescem, assim, o número e a importância dos fluxos, sobretudo a circulação de dinheiro. Mas esses fluxos multiplicam-se com mais intensidade dentro da Região Concentrada, onde a divisão de trabalho é extrema e a vida de relações assume especial relevo”. Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do XXI. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2001.
Considerando o texto e os seus conhecimentos da regionalização do Brasil proposta por Santos e Silveira, assinale a alternativa INCORRETA.

28 Q679500 | Geografia, Hierarquia urbana, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Considerando-se que a cidade de São Paulo é marcada pela mistura de diferentes povos, que somaram suas heranças para hoje formar uma só identidade e com base em seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar sobre essa metrópole:

29 Q946301 | Português, Flexão verbal de modo indicativo, Segunda Etapa, UFJF, UNIMONTES

Texto associado.

A seguir, você lerá trechos de Um livro de instruções e desenhos de Yoko Ono, da artista plástica, compositora e escritora Yoko Ono (Tóquio, 1933-). Esses trechos estão na primeira parte do livro, intitulada “Música”, em que a autora fornece “instruções” para que seus leitores componham músicas.


Texto 1:

Composição da batida

Ouça uma batida de coração


Texto 2:

Composição do amanhecer

Pegue a primeira palavra que vier

à sua cabeça.

Repita a palavra até o amanhecer.


Texto 3:

Composição do sanduíche de atum

Imagine mil sóis no

céu ao mesmo tempo.

Deixe-os brilhar por uma hora.

Então, deixe-os derreter gradualmente

no céu.

Faça um sanduíche de atum e coma.

(ONO, Yoko. Grapefruit – A Book of Instruction and Drawings by Yoko Ono. Nova Iorque: Simon & Schuster, 2000[1964].).

O sociólogo alemão Max Weber define a dominação como um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados), de tal modo que, em um grau socialmente relevante, esses atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado por si mesmos e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato (obediência). Para esse autor, a dominação legítima pode justificar-se por três motivos de submissão ou princípios de autoridade, que recebem o nome de

30 Q949918 | Física, Dilatações, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Após o aquecimento de uma barra metálica observou-se que sua temperatura média era de 250 °C. Esta mesma temperatura na escala Fahrenheit vale:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.