Início

Questões de Concursos Segunda Etapa

Resolva questões de Segunda Etapa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q949943 | Matemática, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Das afirmações abaixo, assinale a única que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q947943 | Inglês, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP, 2018

The expression in bold in the sentence “But you can’t dodge bullets forever.” means that you can’t
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q943439 | Biologia, Sistema Imunológico, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

A doença Covid-19 é causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) e foi descrita em 2019. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a vacinação para proteção da população contra esse vírus. No Brasil, existem 4 tipos de vacinas, com suas eficácias comprovadas, autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para serem aplicadas na população. Essas vacinas são fabricadas utilizando 4 diferentes técnicas com vírus inativado, RNA mensageiro, adenovírus como vetor viral e proteína subunitária.

Dentre as técnicas citadas, aquela que apresenta na sua composição o ácido desoxirribonucleico é a vacina

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q946288 | Matemática, Álgebra Linear, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Para que o sistema linear

x + 2y - 3z = a

{ 2x + 6y - 11z = b

x - 2y + 7z = 0

tenha solução, é necessário que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q949922 | Geografia, Hidrografia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nosso país possui 23.086 km de fronteiras, sendo 15.719 km de fronteiras terrestres e 7.367 km de fronteiras marítimas. As fronteiras terrestres de nosso país foram demarcadas segundo as características da paisagem predominante na região, como rios, lagos, montanhas, serras, picos e também por meio de linhas geodésicas, linhas traçadas no terreno tendo como referência os paralelos e meridianos. Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito as fronteiras terrestre e marítima respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q949932 | Português, Figuras de Linguagem, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão

Um humano sai em busca de um mamute, persegue-o durante o dia, arma a emboscada e, depois de inúmeras tentativas, consegue matá-lo e abocanhar seu quinhão de carne.
Em seguida, exausto, volta para casa com o firme propósito de deitar e rolar no tapete com o filho, contar historinhas repetitivas e ignorar a bronca merecida do pimpolho, pois, afinal, trata-se de um pai/mãe ausente o dia todo.
Antes de dormir, ainda se verá no espelho com um olhar de feroz reprovação pela falta de tempo e de pique para a ginástica, para o sexo e para a vida social.
Bem-vindo à geração cem por cento, que acredita que pode e deve dar conta de tudo e de fazer escolhas que não impliquem perdas.
Uma aluna comentou esse fenômeno sabiamente: "Escolha sua perda!". Sim, é disso que se trata. Uma ínfima parcela da população pode se dar ao luxo de não ter que caçar seu mamute diariamente. Além disso, temos outras aspirações, que nos fazem mais do que caçadores, que nos fazem humanos.
Ainda assim, somos assombrados pela ideia de que nossos filhos serão traumatizados pela nossa ausência. Aqui funciona a lógica de que pai e mãe são oxigênio, de que qualquer outro adulto cuidando deles será fatal. [...]
Nossos filhos viverão em média 4 a 5 décadas mais do que nós -ou seja, os deixaremos órfãos, na melhor das hipóteses. Ausência fundamental que marca o sentido da parentalidade, pois acarreta criar sujeitos rumo à autonomia.
[...]
Há, ainda, outras ausências, menos radicais do que a morte, com as quais devemos aprender a lidar. Ausentamonos trabalhando, amando outras pessoas, amando outras coisas e amando a nós mesmos. [...] Ninguém merece ser tudo para um pai ou uma mãe. Por outro lado, nenhum adulto merece criar uma criança sem ajuda, sem respiro, tendo que gostar de brincar por obrigação. [...]
A tarefa parental é imensa e vitalícia. Será exercida por quem assumir essa responsabilidade radical, não cabendo aqui fazer diferença entre homens e mulheres, pais e mães. Quem tomar para si essa missão só poderá cumpri-la a partir de suas escolhas e consequentes perdas, sem fazer da parentalidade um poço de ressentimento e culpas, cuja conta quem paga são os filhos.
Então, façamos a lição de casa. O que realmente é possível para cada família específica, para além de um mundo fantasioso no qual os pais se dedicariam integralmente aos filhos como se isso fosse bom para as crianças? Perguntemo-nos também o que é desejável para nós, pois a presença ressentida não passa desapercebida aos pequenos.
Ao deixá-los com outros, sejam familiares ou profissionais, cabe assumir essa escolha, não valendo controlar à distância avós, babás e professores, o que é enlouquecedor. Enfim, escolha sua perda e aprenda a se ausentar.
(Folha de São Paulo, VERA IACONELLI, 10 set. 2017, com adaptações).
A partir da leitura do texto de Vera Iaconelli, pode-se inferir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q949947 | Química, Representação das transformações químicas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere uma solução aquosa saturada de KNO3 a 20°C, com precipitado de fundo, e os seguintes valores:
20°C 30°C 40°C 50°C Solubilidade do KNO3 por 100 g de água 31,6g 45,8g 63,9 85,5

De acordo com os dados acima, para diminuir o precipitado de fundo devemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q939849 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia o texto III para responder à questão

Texto III

Declaração

1. Nós, chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015 no momento em que a Organização comemora seu septuagésimo aniversário, decidimos hoje sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais.

2. Em nome dos povos que servimos, nós adotamos uma decisão histórica sobre um conjunto de objetivos e metas universais e transformadoras que é abrangente, de longo alcance e centrado nas pessoas. Comprometemo-nos a trabalhar incansavelmente para a plena implementação dessa agenda em 2030. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Estamos empenhados em alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada. Também vamos dar continuidade às conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e buscar atingir suas metas inacabadas.

3. Nós resolvemos, entre agora e 2030, acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais. Resolvemos também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

4. Ao embarcarmos nessa grande jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém será deixado para trás. Reconhecendo a dignidade da pessoa humana como fundamental, queremos ver os objetivos e metas cumpridos para todas as nações e povos e para todos os segmentos da sociedade. E faremos o possível para alcançar, em primeiro lugar, aqueles que ficaram mais para trás. (...)

Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), última edição em 13 de outubro de 2015. Acesse este documento em inglês em http://bit.ly/2030agenda

Fonte: Disponível em < https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em 28 de abril de 2019. Adaptado.
O uso da primeira pessoa do plural no texto III tem como efeito de sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q679498 | Física, Oscilação e Ondas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Na Medicina, o efeito Doppler é utilizado no diagnóstico por imagens, em exames que fornecem o mapeamento do fluxo sanguíneo e possibilitam determinar a velocidade e o sentido do sangue em artérias, por exemplo. O paciente é submetido a uma fonte de ondas sonoras inaudíveis, ou seja, ondas que possuem frequências que estão fora do intervalo audível do espectro sonoro. A captação dessas ondas refletidas pelas hemácias ajuda a determinar a velocidade e o sentido do fluxo de sangue por meio da diferença de frequências entre o som emitido e o som refletido captado. As informações obtidas podem ser utilizadas na prevenção e no combate de doenças. (NA MEDICINA, 2019).


Considere, no texto apresentado, que as hemácias estão em movimento em relação à fonte emissora do sinal sonoro.
Dessa forma, de acordo com os conhecimentos sobre o efeito Doppler, pode-se afirmar que o som captado, após ser refletido nas hemácias, apresenta, aparentemente, em relação ao som emitido pela fonte sonora
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q939851 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia o texto III para responder à questão

Texto III

Declaração

1. Nós, chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015 no momento em que a Organização comemora seu septuagésimo aniversário, decidimos hoje sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais.

2. Em nome dos povos que servimos, nós adotamos uma decisão histórica sobre um conjunto de objetivos e metas universais e transformadoras que é abrangente, de longo alcance e centrado nas pessoas. Comprometemo-nos a trabalhar incansavelmente para a plena implementação dessa agenda em 2030. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Estamos empenhados em alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada. Também vamos dar continuidade às conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e buscar atingir suas metas inacabadas.

3. Nós resolvemos, entre agora e 2030, acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais. Resolvemos também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

4. Ao embarcarmos nessa grande jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém será deixado para trás. Reconhecendo a dignidade da pessoa humana como fundamental, queremos ver os objetivos e metas cumpridos para todas as nações e povos e para todos os segmentos da sociedade. E faremos o possível para alcançar, em primeiro lugar, aqueles que ficaram mais para trás. (...)

Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), última edição em 13 de outubro de 2015. Acesse este documento em inglês em http://bit.ly/2030agenda

Fonte: Disponível em < https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em 28 de abril de 2019. Adaptado.
Releia a seguinte passagem do texto, observando as palavras em destaque:
“Resolvemos também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo (...)”
É função dos termos destacados descrever:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q939856 | Inglês, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda a questão.

Texto I

What Are Human Rights?

While some dictionaries define the word right as ―a privilege,‖ when used in the context of ―human rights,‖ we are talking about something more basic.

Every person is entitled to certain fundamental rights, simply by the fact of being human. These are called ―human rights‖ rather than a privilege (which can be taken away at someone’s whim).

They are "rights" because they are things you are allowed to be, to do or to have. These rights are there for your protection against people who might want to harm or hurt you.They are also there to help us get along with each other and live in peace.

Many people know something about their rights. Generally they know they have the right to food and a safe place to stay.They know they have a right to be paid for the work they do. But there are many other rights.

When human rights are not well known by people, abuses such as discrimination, intolerance, injustice, oppression and slavery can arise.

Born out of the atrocities and enormous loss of life during World War II, the United Nations Universal Declaration of Human Rights was signed in 1948 to provide a common understanding of what everyone’s rights are. It forms the basis for a world built on freedom, justice and peace.

Fonte: Disponível em < https://www.youthforhumanrights.org/what-are-human-rights/ >. Acesso em: 17 de setembro de 2019. (Adaptado)


Glossário:

Entitled to: direito a
Taken away: retirado
Whim: capricho
Allowed: permitido
Get along: se dar bem
Arise: surgir
Born out: nascida
A ideia central do texto compreende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q679504 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A transferência da corte portuguesa para o Brasil e sua chegada em 1808, foi um episódio inédito para um rei.

Com base em conhecimentos prévios sobre esse período da História, a medida adotada por D. João que beneficiou diretamente a Inglaterra foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q943441 | Biologia, Vírus e bactérias, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

O sequenciamento do genoma das novas variantes do SARS-CoV-2 fornece informações essenciais para os estudos epidemiológicos sobre a pandemia de Covid-19. Esse tipo de abordagem também pode ser aplicado como um modelo didático para facilitar a compreensão da biologia evolutiva, ocorrendo por mecanismos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q678226 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Apresenta alteração sintático-semântica o trecho que se encontra à direita, na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q943462 | Química, Sistemas Homogêneos Equilíbrio Químico na Água pH e pOH, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

O pH de uma solução que contém um precipitado de Cr(OH)3 (Kps = 6.0 x 10-11 a uma dada temperatura) deve ser ajustado de modo que todo o precipitado se dissolva, produzindo uma solução na qual a [Cr3+] seja 0.1 mol/L.

Nesse caso, o valor do pH é de, aproximadamente:

Dado: Kw = 1.0x 10-14

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q943468 | Inglês, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

TEXT 3

A pandemic of change?

Many researchers and wildlife organizations are urging scientists to use this unprecedented time for a close examination of the impact of human activity on the natural world. They argue that the information that researchers gather during this time could help improve conservation and biodiversity efforts.

It may also improve their ability to predict global environmental changes and potential cases of zoonoses, the transmission of disease from animals to humans. This could save millions of human lives, and economic losses, going forward.

Realistically, it will take years to assess exactly how the COVID-19 pandemic has affected wildlife, the environment, and the climate. Moreover, the impact of the pandemic on the natural world is unlikely to be linear. Research suggests that a reduction in some pollutants, including nitrogen oxides, may result in the rise of others, such as ozone.

Understanding how this pandemic has changed humans’ relationship with nature may be just as complex. But for now, these positive changes may be enough to give some people, and Mother Nature, the hope of a better future.

Avaiable from: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/how-covid-19-has-changed-the-face-of-the-natural-world#A-pandemic-of-change?> Access: 10 Oct. 2021. Adapted.

According to the article, up to the moment, the consequences of COVID-19 on the environment:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q946289 | Matemática, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Considere as matrizes A = [ aij ]4x5 , B = [ bij ] 5x9 e C = [ cij ], com C = AB. Podemos concluir que a matriz C
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q946299 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Muitos ácidos, incluindo o ácido cianídrico, HCN, não reagem completamente em água, sendo, portanto, um ácido fraco. A água e o HCN reagem e produzem um sistema ácido-base conjugado. Sobre esse sistema, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q949907 | Biologia, Vírus e bactérias, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

O médico e botânico sueco Karl Von Linné (1707- 1778) ou simplesmente Lineu, foi quem elaborou o sistema de classificação universal dos seres vivos: o sistema binominal de nomenclatura. Lineu elegeu a espécie como categoria taxonômica básica. Para ele, espécie era um grupo de indivíduos dotados de certas características estruturais típicas, ausentes em outras espécies. Atualmente uma definição aceita de espécie é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q949923 | Geografia, Vegetação, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
É na bacia hidrográfica que, desde o início das sociedades se desenvolve toda a atividade humana: a agricultura, a indústria, a dinâmica das cidades – tudo em torno da água. Água, gente e ambiente formam uma unidade ecológica. É por isso que no planejamento e administração das águas, a referência é a Bacia Hidrográfica, independente dos limites políticos dos municípios, estados e países. ROCHA, Gerâncio A. Um copo d`água. São Leopoldo: Unisinos, 2003. P. 21 – 22 (coleção Aldeias v. 6)
Assinale a maior Região Hidrográfica em território brasileiro e a maior Região Hidrográfica inteiramente brasileira respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.