Início

Questões de Concursos Segunda Fase

Resolva questões de Segunda Fase comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q943203 | Raciocínio Lógico, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para a seguinte lista de números naturais que foi construída seguindo uma lógica estrutural própria: 4, 9, 25, 49, 121, ..........
Considerando essa lógica, é correto dizer que a soma do oitavo com o nono número da lista é igual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q943142 | Filosofia, Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

“Na presente Convenção, entende-se por genocídio qualquer dos seguintes atos, cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, enquanto tal: (a) assassinato de membros do grupo; b) dano grave à integridade física ou mental de membros do grupo; (c) sujeição intencional do grupo a condições de vida pensadas para provocar sua destruição física total ou parcial; (d) medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; (e) transferência à força de crianças do grupo para outro grupo.”
Convenção da ONU para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, Art. II. Aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 9 de dezembro de 1948.
Com base nesse conceito de genocídio, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q943116 | Biologia, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Assinale a opção que corresponde a doenças humanas classificadas como hereditárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q943212 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Em um plano, com o sistema usual de coordenadas cartesianas, o gráfico da função quadrática f(x) = ax2 + bx + c é a parábola que contém os pontos (0, 9), (2, –5) e (5, 4). Se V(u, v) é o vértice desta parábola, então, a soma u + v é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q951410 | Português, Coesão e coerência, Segunda Fase, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.

Leia o fragmento, a seguir, retirado do livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto, e responda à questão.


Cassi Jones, sem mais percalços, se viu lançado em pleno Campo de Sant’Ana, no meio da multidão que jorrava das portas da Catedral, cheia da honesta pressa de quem vai trabalhar. A sua sensação era que estava numa cidade estranha. No subúrbio tinha os seus ódios e os seus amores; no subúrbio, tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro percorria todo ele, e, em qualquer parte, era apontado; no subúrbio, enfim, ele tinha personalidade, era bem Cassi Jones de Azevedo; mas, ali, sobretudo do Campo de Sant’Ana para baixo, o que era ele? Não era nada. Onde acabavam os trilhos da Central, acabava a sua fama e o seu valimento; a sua fanfarronice evaporava-se, e representava-se a si mesmo como esmagado por aqueles “caras” todos, que nem o olhavam. [...]

Na “cidade”, como se diz, ele percebia toda a sua inferioridade de inteligência, de educação; a sua rusticidade, diante daqueles rapazes a conversar sobre cousas de que ele não entendia e a trocar pilhérias; em face da sofreguidão com que liam os placards dos jornais, tratando de assuntos cuja importância ele não avaliava, Cassi vexava-se de não suportar a leitura; comparando o desembaraço com que os fregueses pediam bebidas variadas e esquisitas, lembrava-se que nem mesmo o nome delas sabia pronunciar; olhando aquelas senhoras e moças que lhe pareciam rainhas e princesas, tal e qual o bárbaro que viu, no Senado de Roma, só reis, sentia-se humilde; enfim, todo aquele conjunto de coisas finas, de atitudes apuradas, de hábitos de polidez e urbanidade, de franqueza no gastar, reduziam-lhe a personalidade de medíocre suburbano, de vagabundo doméstico, a quase cousa alguma.


BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Rio de Janeiro: Garnier, 1990. p. 130-131.

Em relação aos recursos linguísticos presentes no texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q943219 | Física, Transformações Gasosas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Além da elevação do nível dos oceanos, o derretimento do gelo no Ártico tem como consequência a liberação de gás metano preso no gelo. Lançado na atmosfera, este gás potencializa o efeito estufa e favorece o aquecimento global. Imagine que uma bolha de 10 cm3 deste gás se forme no fundo de um lago onde a temperatura é –23 °C e a pressão é de 5 atm. Considerando o metano como um gás ideal, é correto dizer que o volume da bolha, em cm3 , quando ela estiver ligeiramente abaixo da superfície onde a temperatura for de –13 °C e a pressão de 1 atm será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q951422 | Arquivologia, Funções morfossintáticas da palavra QUE, Segunda Fase, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.

“Tem uma frase boa que diz: uma língua é um dialeto com exércitos. Um idioma só morre se não tiver poder político”, explica Bruno L’Astorina, da Olimpíada Internacional de Linguística. E não dá para discordar. Basta pensar na infinidade de idiomas que existiam no Brasil (ou em toda América Latina) antes da chegada dos europeus – hoje são apenas 227 línguas vivas no país. Dominados, os índios perderam sua língua e cultura. O latim predominava na Europa até a queda do Império Romano. Sem poder, as fronteiras perderam força, os germânicos dividiram as cidades e, do latim, surgiram novos idiomas. Por outro lado, na Espanha, a poderosa região da Catalunha ainda mantém seu idioma vivo e luta contra o domínio do espanhol.

Não é à toa que esses povos insistem em cuidar de seus idiomas. Cada língua guarda os segredos e o jeito de pensar de seus falantes. “Quando um idioma morre, morre também a história. O melhor jeito de entender o sentimento de um escravo é pelas músicas deles”, diz Luana Vieira, da Olimpíada de Linguística. Veja pelo aimará, uma língua falada por mais de 2 milhões de pessoas da Cordilheira dos Andes. Nós gesticulamos para trás ao falar do passado. Esses povos fazem o contrário. “Eles acreditam que o passado precisa estar à frente, pois é algo que já não visualizamos. E o futuro, desconhecido, fica atrás, como se estivéssemos de costas para ele”, explica.

CASTRO, Carol. Blá-blá-blá sem fim. Galileu, ed. 317, dez. 2017, p. 31.

Acerca de trechos do texto, considere os exemplos a seguir, quanto à presença de oração coordenada.


I. “os germânicos dividiram as cidades”.

II. “e luta contra o domínio do espanhol”.

III. “os índios perderam sua língua e cultura”.

IV. “em cuidar de seus idiomas”.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q943232 | Física, Campo e Força Magnética, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Um fio retilíneo é atravessado por uma corrente constante. Considerando a ocorrência em que um próton é lançado paralelamente ao fio e no mesmo sentido da corrente, no que diz respeito a sua trajetória, é correto dizer que esse próton
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q943172 | Sociologia, A questão ambiental, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Desde meados do século XX, o debate sobre preservação e cuidado com o meio ambiente natural veio se consolidando como urgente para as sociedades contemporâneas. No Brasil, por volta dos anos 1990, as questões ambientais começaram a fazer mais parte do debate midiático e público, de estratégias políticas, de legislações específicas e de medidas empresariais e particulares. Contudo, nestes primeiros anos do século XXI, no Brasil, o debate em favor do meio ambiente tem sido contestado e, até, desconsiderado por posicionamentos político-ideológicos que acusam, por exemplo, o “radicalismo dos ambientalistas” de impedir o desenvolvimento da indústria e da agricultura. A luta, então, dos “verdes” – um dos nomes dados com tom pejorativo aos promotores das causas ambientais hoje –, em defesa do meio ambiente ocorre, agora, ao lado da luta pela legitimidade e reconhecimento da contínua importância das questões ambientais.
Sobre a questão ambiental no Brasil, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q943139 | Filosofia, O Conhecimento Humano e o Conhecimento Divino, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

“Não existe, para Hegel, o momento em que a arte morre, ou deixa de ser arte. O que ele concebe é apenas o movimento da perda de uma espécie de ‘tarefa’ originária da intuição estética enquanto lugar de plenitude ou de satisfação plena do espírito.”
Gonçalves, Márcia C. F. A morte e a vida da arte. In: Kriterion, vol. 45, nº 109, Jan./Jun. 2004.
Segundo a interpretação acima apresentada, o tema da “morte da arte”, em Hegel, pode ser corretamente entendido da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q943174 | Sociologia, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o seguinte excerto da obra de Darcy ribeiro sobre a formação do povo brasileiro: “Os brasileiros surgem como um povo novo. ‘Novo’ porque surge como uma ‘etnia nacional’, diferente de suas matrizes formadoras: a Tupi, a Lusa e a Afro. Povo que foi e é dinamizado por uma cultura sincrética e singularizada pela redefinição de traços culturais oriundos dessas matrizes étnicas originárias. ‘Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns com os outros aliciados como escravos’. Confluência, entre choque e caldeamento que gestaram o povo brasileiro”.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Darcy Ribeiro denomina o processo de formação do povo brasileiro de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q943264 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O período feudal europeu ocorrido na Idade Média teve como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q943144 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o seguinte trecho sobre a Resolução 194/1948 das Nações Unidas:
“A Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas foi adotada pela ONU em 11 de dezembro de 1948, e tinha como objetivo pôr fim à Guerra ÁrabeIsraelense de 1948 e resolver o problema dos refugiados na Palestina. [...] Também reconhecia o direito de retorno dos refugiados aos seus lares. A guerra civil de 1948, entre as comunidades judia e árabe da Palestina e, depois, a guerra entre Israel e seus vizinhos árabes provocaram o êxodo de 725.000 dos 900.000 árabes palestinos que viviam nos territórios que atualmente formam o Estado de Israel. [...]”
Wikipedia. Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Acessado em 29-11-2021.
Com base no trecho acima apresentado e à luz do caráter universal dos direitos humanos estabelecido no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU em 1948, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q943165 | Sociologia, Desigualdades de raça, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente a seguinte matéria jornalística:

“Mulheres ganham 19% menos que homens – no topo a diferença é de mais de 30%


A presença das mulheres no mercado de trabalho no Brasil passou por mudanças substanciais nos últimos 50 anos. A participação delas entre os trabalhadores do país mais que dobrou. Os salários, embora ainda longe dos recebidos pelos homens nas mesmas profissões, também reduziram bastante a distância. Esse efeito, porém, não aparece com a mesma intensidade dentro das profissões mais bem remuneradas, como engenharia, medicina ou advocacia. Nelas, a presença feminina também disparou e, entre médicos e dentistas, por exemplo, as mulheres já são mais de 70%. A diferença salarial nos grupos do topo, porém, mudou bem pouco de 1970 para cá, e as mulheres ainda seguem ganhando cerca de 30% menos que os colegas homens nas mesmas profissões.


[...]. São estas as principais conclusões apontadas por um estudo feito pela economista Laísa Rachter (Ibre/FGV) que comparou a presença de mulheres e os salários médios praticados no mercado de trabalho de todo o país desde 1970, com base nos dados do censo, entre 1970 e 2010, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), para 2020. ‘A maternidade, os filhos e os afazeres domésticos ainda pesam mais sobre as mulheres, e demandam mais flexibilidade. A cultura organizacional ainda promove os profissionais baseada em critérios masculinos, como estar totalmente disponível ao trabalho ou trabalhar várias horas’, disse a pesquisadora da FGV”.

Juliana Elias, CNN Brasil Business, São Paulo, 02 de abril de 2021. Texto adaptado


Partindo das informações na matéria acima, avalie as seguintes proposições:


I. Depois de 50 anos, as mulheres ainda não possuem as mesmas condições de trabalho e ganho salarial que os homens.

II. A igualdade de condições de trabalho e de salários entre homens e mulheres hoje são conquistas próprias do mundo empresarial.

III. As profissionais liberais, nesse período, são as que mais conquistaram paridade salarial e igualdade diante dos colegas homens.

IV. A cultura das organizações, de modo geral, persiste valorizando colaboradores que não tenham maiores obrigações familiares.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q943167 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o seguinte excerto sobre sociedade civil e sociedade política:
“...pode-se por enquanto fixar dois grandes ‘planos’ superestruturais: o que pode ser chamado de ‘sociedade civil’ (isto é, o conjunto de organizações chamados comumente de ‘privados’) e o da ‘sociedade política’ ou Estado, que correspondem à função de ‘hegemonia’ que o grupo dominante exerce em toda a sociedade e àquela de ‘domínio direto’ ou de comando, que se expressa no Estado e no governo ‘jurídico’”.
Antônio Gramsci, Cadernos do Cárcere,1926-1938.
Considerando a perspectiva teórica de Gramsci, assinale a proposição verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q951417 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Fase, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.

Leia o trecho, a seguir, retirado do livro Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende, e responda à questão.


Saí, em busca de Cícero Araújo ou sei lá de quê, mas sem despir-me dessa nova Alice, arisca e áspera, que tinha brotado e se esgalhado nesses últimos meses e tratava de escamotear-se, perder-se num mundo sem porteira, fugir ao controle de quem quer que fosse. Tirei o interfone do gancho e o deixei balançando, pendurado no fio, bati a porta da cozinha e desci correndo pela escada de serviço, esperando que o porteiro se enfiasse na guarita pra responder ao interfone de frente pro saguão, de modo que eu pudesse sair de fininho, por trás dos pilotis, e escapar sem ser vista. Não me importava nada o que haveria de acontecer com o interfone nem com o porteiro.

Ganhei a rua e saí a esmo, querendo dar o fora dali o mais depressa possível, como se alguém me vigiasse ou me perseguisse, mas saí andando decidida, como se soubesse perfeitamente aonde ia, pisando duro, como nunca tinha pisado em parte alguma da minha antiga terra, lá onde eu sempre soube ou achava que sabia que rumo tomar. Saí, sem perguntar nada ao guri da banca da esquina nem a ninguém, até que me visse a uma distância segura daquele endereço que me impingiram e onde eu me sentia espionada, sabe-se lá que raio de combinação eles tinham com os porteiros, com os vizinhos? Olhe só, Barbie, como eu chegava perigosamente perto da paranoia e ainda falo “deles” como se fossem meus inimigos, minha filha e meu genro

REZENDE, Maria Valéria. Quarenta dias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 95-96.

Acerca dos termos destacados e suas respectivas explicações, considere as afirmativas a seguir.


I. Em “e ainda falo ‘deles’ como se fossem meus inimigos, minha filha e meu genro”, o termo “como” denota comparação.

II. Nos fragmentos, “ onde eu sempre soube” e “sabe-se que raio”, as palavras em destaque cumprem o mesmo papel nas duas ocorrências: apontar o lugar ao qual estão se referindo.

III. No trecho “pra responder ao interfone de frente pro saguão, de modo que eu pudesse sair de fininho”, a locução destacada indica causa e equivale à expressão “visto que”.

IV. No fragmento “como nunca tinha pisado em parte alguma da minha antiga terra, lá onde eu sempre soube”, o termo “onde” faz referência à palavra “lá” que, por sua vez, retoma “antiga terra”.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q943228 | Física, Dinâmica, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Uma maneira de simular o efeito do impacto de um projétil sobre o tecido muscular humano é através do uso de um dispositivo conhecido como gelatina balística que, por sua capacidade de simular a densidade e a viscosidade dos tecidos humanos, é bastante utilizado pela polícia forense em investigações criminais. Imagine que um bloco de 10 kg dessa gelatina, que repousa sobre uma superfície horizontal, é atingido por um projétil de 20 g que viaja a 500 m/s. Este projétil emerge da gelatina com uma velocidade de 100 m/s fazendo com que a mesma se desloque 0,10 m sobre a superfície horizontal até parar. Adotando-se g=10 m/s², é correto afirmar que o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfície é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q943243 | Geografia, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia com atenção o texto a seguir: “As mudanças climáticas antropogênicas estão associadas às atividades humanas com o aumento da emissão de gases de efeito estufa, de queimadas, com o desmatamento, a formação de ilhas urbanas de calor, etc. A Amazônia desempenha um papel importante no ciclo de carbono planetário, e pode ser considerada como uma região de grande risco do ponto de vista das influências das mudanças climáticas”.
Nobre, C. A.; Sampaio, G.; Salazar, L. Mudanças climáticas e Amazônia. Ciência e Cultura. 2007.
Considerando os aspectos que envolvem o bioma amazônico e as mudanças climáticas, atente para as seguintes afirmações:
I. As variações das chuvas na Amazônia estão relacionadas à temperatura da superfície do mar no Atlântico tropical. Esta condição, entre outras, afeta a Zona de Convergência Intertropical – ZCIT. II. O bioma amazônico compreende uma área de aproximadamente 4,2 milhões de km², distribuída entre 9 estados brasileiros, compreendendo ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. III. O risco dos impactos das mudanças climáticas na Amazônia aumenta ainda mais quando se somam, ao aquecimento global, as alterações de vegetação resultantes das mudanças dos usos da terra, notadamente os desmatamentos das florestas tropicais e dos cerrados.
Está correto o que se afirmar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q943253 | Geografia, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente o seguinte excerto:
“O mundo cada vez ‘menor’ ou globalizado – algo que implica o surgimento ou a expansão de problemas comuns da humanidade e leva de fato a uma perda relativa das soberanias nacionais – deve (re)construir um sistema internacional de regras para a coexistência democrática entre os povos. E, como em qualquer sistema jurídico, ele não será eletivo se não houver a possibilidade de sanções a alguém que estiver deliberadamente infringindo essas regras”.
Vesentini, José W. Novas Geopolíticas, p. 74.
Considera-se que a geopolítica da nova ordem mundial se diferencia do cenário bipolar configurado no âmbito da velha ordem em função da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q943260 | História, República Autoritária 1964 1984, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Responsável por ações que resultaram nos sequestros do cônsul-geral do Japão e dos embaixadores da Alemanha e da Suíça, o grupo que foi considerado um dos mais atuantes na luta armada durante a ditadura militar instaurada pós1964 no Brasil era denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.