Questões de Concursos: Segundo Dia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Segundo Dia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q946329 | Física, Lentes, Segundo Dia, UFVMG, INEP

O susto é uma ação biológica que pode ocorrer quando uma pessoa vê, ou ouve algo inesperado ou é surpreendido de alguma outra forma. É uma reação do corpo humano contra possíveis ameaças, que resulta no lançamento de um hormônio na corrente sanguínea, acelerando os batimentos do coração, elevando a pressão arterial e o fluxo sanguíneo, deixando os músculos mais aptos para enfrentar a situação.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Susto
O hormônio mencionado é produzido pela(o):

12 Q678308 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Segundo dia, FAINOR, FAINOR

O cloreto de potássio, KCl, um sal de cor branca, emite luz violeta quando colocado em contato com uma chama devido à presença de cátions K+. Com base nos conhecimentos sobre o modelo atômico de Rutherford - Bohr, é correto afirmar que

13 Q946963 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Segundo Dia, UFUMG, UFU-MG

“A apaixonada crença no progresso que professava o típico pensador iluminista refletia os aumentos visíveis no conhecimento e na técnica, na riqueza, no bem-estar e na civilização que podia ver em toda a sua volta e que, com certa justiça, atribuía ao avanço de suas ideias. No começo do século, as bruxas ainda eram queimadas; no final, os governos do Iluminismo, como o austríaco, já tinham abolido não só a tortura judicial, mas também a servidão” HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 38.

Considerando-se o Movimento Iluminista, são características desse movimento, EXCETO,

14 Q948340 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Segundo dia, FPS, FPS

Texto associado.

Texto 3

O problema da norma culta


O problema da norma culta – de que tanto se fala hoje no discurso da escola e da mídia – não se resolve pela insistência em corrigir pontualmente os erros de português.
A norma culta, na função moderna que lhe atribui a sociedade urbanizada, massificada e alfabetizada, está diretamente correlacionada com a escolarização, com o letramento, com a superação do analfabetismo funcional.

Nosso problema linguístico não é a regência desse ou daquele verbo; não é esta ou aquela concordância verbal; não são as regras de colocação dos pronomes oblíquos.

Nosso problema linguístico são 5 milhões de jovens entre 15 e 17 anos que estão fora da escola. Nosso problema são os elevados índices de evasão escolar. Nosso problema é termos ainda algo em torno de 12% de analfabetos na população adulta. Nosso problema é o tamanho do analfabetismo funcional, isto é, a quantidade daqueles que, embora frequentem ou tenham frequentado a escola, não conseguem ler e entender um texto medianamente complexo.

Os estudos sugerem que apenas 25% da população adulta brasileira, perto de 30 milhões de pessoas, conseguem ler e entender um texto medianamente complexo.


FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira.
São Paulo: Parábola, 2008.p. 71-72.
Do ponto de vista linguístico, especificamente, no âmbito da morfossintaxe, o Texto 2 sugere alguns comentários. Assinale aquele que prioriza a questão da coesão e da coerência.

15 Q678289 | Geografia, Hidrografia, Segundo dia, FAINOR, FAINOR

Analise o texto e, com base nos seus conhecimentos acerca das bacias hidrográficas do continente americano, preencha as lacunas:

De modo geral, o continente americano possui uma hidrografia farta, pois suas terras são drenadas por numerosos rios. A maior bacia fluvial das Américas é a do Amazonas, que está localizada na América do Sul. Na América do Norte, a maior e principal bacia fluvial é a do rio Mississipi. Ele nasce no norte dos Estados Unidos, ao oeste do Lago Superior, e percorre a Planície central até o delta da sua foz, no Golfo do México. Os principais afluentes do rio Mississipi são o Missouri e o Ohio. [...] Os rios São Lourenço e Grande destacam-se na formaçãohidrográfica dos Estados Unidos. O rio São Lourenço nasce no Lago Ontário, é o mais navegado do continente americano e possui um sistema de eclusa. O _____I___ é a maior parte da fronteira natural entre os Estados Unidos e o México. Ele deságua no____II __ . Na vertente do Atlântico, na América do Sul, as maiores bacias fluviais são a do Amazonas, a Platina, a do Orinoco. A Bacia do Amazonas banha as terras do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Guiana, num total de aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais quase 4 milhões de quilômetros quadrados encontram-se no território brasileiro. O rio principal dessa bacia nasce no pico Huagro, nos Andes peruanos. Depois de ingressar em terras do Brasil, recebe o nome de____III __ e, após receber as águas do____IV __ , seu principal afluente, passa a se chamar Rio Amazonas.
(Adaptado de Geografia: Minimanual de Pesquisa. BERTELLO, Edélzia. Claranto Editora. Minas Gerais, 2003. Versão em CD ROM)
No texto, os algarismos I, II, III e IV das lacunas podem ser substituídos corretamente por

16 Q678299 | Matemática, Cilindro, Segundo dia, FAINOR, FAINOR

Um buraco de forma cilíndrica de raio 3m e profundidade 40m é cavado. Sabendo que, após a retirada, o material argiloso aumenta 25% em volume e considerando π = 3, calcule o número de cubos maciços de aresta 3m que podem ser moldados com a argila retirada.

17 Q678313 | Biologia, A herança dos grupos sanguíneos, Segundo dia, FAINOR, FAINOR

Do casamento de um homem com sangue tipo A+ com uma mulher B+ , nasceu uma criança com sangue do tipo O- . O casal deseja saber qual a probabilidade de ter outra criança com o mesmo fenótipo do irmão?

18 Q946328 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Segundo Dia, UFVMG, INEP

Num mesmo ambiente havia vários animais: dois grilos, três aranhas, um sapo, uma cobra e um gavião.

Ao todo, o número de patas quitinizadas existentes nesse ambiente era:

19 Q948012 | Física, Impulso e Quantidade de Movimento, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP

Considerando-se que nos cremes dentais, além de um detergente e um abrasivo, são adicionados fluoreto, F , – que ao formar a flúor-apatita, Ca5(PO4)3F, aumenta a resistência do esmalte do dente à corrosão por ácidos – e flavorizantes, como o mentol – álcool de fórmula molecular C10H20O –, é correto afirmar:

20 Q948335 | Texto associado, Problemas da língua culta, Segundo dia, FPS, FPS

Texto associado.

Texto1

Em busca de um conceito dinâmico de saúde

A despeito das diferentes possibilidades de encarar o processo saúde/doença, não se pode compreender a saúde de indivíduos e coletividades sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural.
Intrincados mecanismos determinam as condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas vivências em saúde e doença. Entre os inúmeros fatores decisivos da condição de saúde, incluemse os condicionantes biológicos (sexo, idade, características geradas pela herança genética), o meio físico (condições geográficas, modos da ocupação, fontes de água para consumo, disponibilidade e qualidade dos alimentos, condições de habitação), assim como o meio socioeconômico e cultural, que expressa os níveis de ocupação e renda, o acesso à educação formal e ao lazer, os graus de liberdade, hábitos e formas de relacionamento interpessoal, as possibilidades de acesso aos serviços destinados à promoção e à recuperação da saúde e a qualidade da atenção por eles prestada.
Falar de saúde, portanto, envolve componentes aparentemente tão díspares como a qualidade da água que se consome e do ar que se respira, o consumismo desenfreado e a miséria, a degradação social e a desnutrição, os estilos de vida pessoais e as formas de inserção das diferentes parcelas da população no mundo do trabalho. Implica, ainda, a consideração dos aspectos éticos relacionados ao direito à vida e à saúde, aos direitos e deveres, às ações e omissões de indivíduos e grupos sociais, dos serviços privados e do poder público.
A humanidade já dispõe de conhecimentos e de tecnologias que podem melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas. No entanto, além de não serem aplicados em benefício de todos por falta de priorização de políticas sociais, há uma série de enfermidades relacionadas ao potencial genético de indivíduos ou etnias ou ao risco pura e simplesmente de viver. Por melhores que sejam as condições de vida, necessariamente, convive-se com doenças e deficiências, com problemas de saúde e com a morte.
A busca do entendimento do processo saúde/doença e seus múltiplos determinantes leva a concluir que nenhum ser humano pode ser considerado totalmente saudável ou totalmente doente: ao longo de sua existência, vive condições de saúde/doença, conforme suas potencialidades, condições de vida e interação com elas.
A saúde deixa de ser o avesso ou a imagem complementar da doença, expressando-se na luta pela ampliação do uso das potencialidades de cada pessoa e da sociedade, refletindo sua capacidade de defender a vida. E a vitalidade física, mental e social para a atuação frente às permanentes transformações pessoais e sociais, e frente aos desafios e conflitos, expressa esse potencial. Saúde é, portanto, produto e parte do estilo de vida e das condições de existência, sendo a vivência do processo saúde/doença uma forma de representação da inserção humana no mundo.

Parâmetros Curriculares Nacionais – Saúde. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf. Acesso em 26/04/17. Adaptado.

O segundo parágrafo do Texto 1 é bastante significativo, pois nele:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.