Início

Questões de Concursos Segundo Dia

Resolva questões de Segundo Dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q950518 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Um açougueiro atendeu, nos quatro primeiros dias de uma semana, respectivamente, 20, 17, 16 e 19 pessoas. Considerando-se os atendimentos realizados na sexta-feira e no sábado, a média do número de pessoas atendidas, ao longo de todos esses dias da semana, foi de 21 pessoas.

Se a moda referente às quantidades de pessoas atendidas diariamente é maior do que 20, logo a maior quantidade de pessoas atendidas em um único dia é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q950523 | Química, Química Orgânica, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

O apodrecimento do ovo gera a formação do gás sulfídrico, com odor característico. Ao se adicionar um ovo podre em um copo com água e um ovo normal (sadio) em outro copo, observa-se que o ovo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q946970 | Geografia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“O capitalismo é uma religião de mero culto, sem dogma. O capitalismo desenvolveu-se no Ocidente como um parasita no cristianismo – não apenas no calvinismo, mas também como deve ser mostrado, nas várias correntes cristãs ortodoxas – de tal maneira que, no final, a história do cristianismo é essencialmente a de seu parasita, o capitalismo”. BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. Adaptado de uma conferência de Michael Löwy na USP no dia 29 de setembro. Trad. GONÇALVES L. R. M. In: Folha de S.Paulo, Caderno Mais, domingo, 18 de setembro de 2005.
Segundo Walter Benjamin, o capitalismo não representa apenas, como propõe Max Weber, uma forma de secularização da fé protestante, mas também seria ele próprio uma espécie de culto religioso, que se desenvolve de modo parasitário a partir do cristianismo e acaba por substituí-lo.

De acordo com os posicionamentos acima, o capitalismo apresenta as seguintes características, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q948005 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
O corpo é também um registro de uma civilização, pois nele está marcada a cultura de um povo. Sendo assim, a leitura do corpo é, de certa forma, a leitura de uma cultura. As expressões culturais de uma civilização estão registradas no corpo e são percebidas na linguagem oral, no vestuário, na postura do corpo, na aparência, nas marcas de expressões nos rostos, na maquilagem. O corpo possui uma expressividade capaz de comunicar e transmitir nossos pensamentos e sentimentos. Nossas mãos funcionam como complemento de nossas falas, os olhos e as expressões faciais trabalham num sistema em conjunto com nossa mente.
Além disso, o corpo demonstra as mudanças sociais. No período do Império, no Brasil, ter um corpo sem manchas ou queimaduras de sol expressava riqueza, pois a pele branca e lisa estava relacionada à cultura europeia, tida como exemplo de conhecimento e sofisticação a serem seguidos. Às pessoas que trabalhavam nos serviços braçais ou que tinham a pele escura restava a exclusão social. Atualmente, há uma inversão estética, pois, ter um corpo bronzeado e queimado de sol está relacionado à beleza, riqueza e sensualidade.
Como nossos corpos são registros de nossa sociedade, através deles podemos perceber e analisar a quais valores e padrões de beleza a que estão submetidos. Tais padrões são resultados de transformações sociais, políticas e científicas.

CORRÊA, Ainah Franqueiro. O corpo na “Campanha pela Real Beleza” da Dove. Disponível em: < http://www.intercom.org.br>. Acesso em: nov. 2018.
De acordo com o texto, é correto afirmar que o corpo humano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q944481 | Geografia, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Trajetória política e econômica
(...) com a morte de Mão Tse-tung, em 1976, a China inaugurou uma nova fase de relações com o mundo. As rédeas do regime ficaram nas mãos de Deng Xiaoping, líder da corrente moderada do Partido Comunista do país, com o Programa das Quatro Modernizações, que, entre outras ações, extinguiu comunas populares, criou mercados livres para produtos agrícolas e, ao mesmo tempo, estimulou os investimentos estrangeiros, com a implantação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) e os intercâmbios com Hong Kong e Taiwan. Desde então, o regime chinês vem procurando fazer a combinação de abertura econômica com centralização política (socialismo de mercado), o que tem promovido um crescimento econômico sem paralelo no mundo atual.
SILVA, A. C; OLIC, N.B. e LOZANO, R. Geografia: Contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.
As três unidades econômicas regionais em que o território chinês pode ser dividido são as seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q948358 | Matemática, Áreas e Perímetros, Segundo dia, FPS, FPS

Em uma clínica, trabalham 8 médicos e 10 enfermeiros. Uma comissão formada por 4 médicos e 3 enfermeiros deve ser formada. Sabendo que existem 2 enfermeiros que, por razões de ordem pessoal, não podem fazer parte da mesma comissão, quantas comissões podem ser formadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q946318 | Matemática, Pontos e Retas, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Na Copa do Mundo de Futebol de 2018, realizada na Rússia, uma das semifinais foi disputada pelas seleções da França e da Bélgica. Além de se destacarem pelo bom futebol apresentado, as seleções foram destaque, também, por apresentarem grande número de jogadores estrangeiros.
Seguem algumas informações sobre as seleções de França e Bélgica:
- Cada seleção convocou 23 jogadores; - Dos 46 jogadores convocados pelas duas seleções, 30 eram jogadores estrangeiros; - 80% dos jogadores estrangeiros têm descendência Africana; - A França tem o dobro de jogadores de descendência africana em relação à Bélgica;
Com base nessas informações, pode-se afirmar que dentre os 23 jogadores da Bélgica, o percentual de jogadores estrangeiros de descendência africana é aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q678292 | Geografia, Segundo dia, FAINOR, FAINOR, 2019

Desde os anos 30, com a crescente intervenção do Estado na economia, os países capitalistas vinham ampliando suas preocupações sociais, como forma de contraporem-se aos Estados socialistas. No entanto, a partir da década de 70, um novo cenário foi se configurando e, desde então, o modelo do Estado do Bem-Estar Social passou, lentamente, a ser abandonado, fazendo com que voltassem a surgir problemas sociais nos países mais desenvolvidos. No caso dos países subdesenvolvidos, como o Brasil, a política Neoliberal tem tornado ainda mais críticos os indicadores sociais, apesar da expressiva modernização em alguns setores da economia. No final do século, as desigualdades sociais voltam a ser o grande tema político, desafiando os homens a inventarem uma nova sociedade.
.

(KOSHIBA, Luiz, História (origens, estruturas e processos), Editora Atual, 2000, pág 62)



Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Neoliberalismo, assinale a resposta correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q946971 | Inglês, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

25th James Bond Movie
Actor Rami Malek is going to play the villain in the newest ‘James Bond’ movie, and he is in final negotiations for the role. The news came after his win at the 2019 Oscars. He will join a list of famous Bond baddies such as Scaramanga and Silva. The 25th Bond movie in the franchise is called ‘Shatterhands’. Cary Joi Fukunaga is the director and the filming will begin in April 2019. Daniel Craig will play Bond for the last time, and other familiar and famous actors will join him.
<https://www.newsinlevels.com>. Acesso em 12.mar.2019.

De acordo com o texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q944479 | Atualidades, Questões Sociais, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Em 2020, pode-se salientar dois acontecimentos que chamaram a atenção da mídia. Nos Estados Unidos, a morte de George Floyd, por asfixia numa abordagem policial. No Brasil, João Alberto Freitas, espancado por seguranças até o óbito, após discussão num supermercado.
Leia as notícias a seguir sobre essas duas mortes.
Notícia 1
Segundo advogados da família Floyd, o exame apontou que a compressão do joelho policial sobre o pescoço cortou o fluxo de sangue para o cérebro do ex-segurança. Além disso, o peso sobre as costas da vítima dificultou sua respiração. Imagens gravadas da ação policial mostraram Floyd, já algemado, dizendo que não conseguia respirar. A frase "I can't breath" ("Eu não consigo respirar") tornou-se um dos símbolos das manifestações que se espalharam pelos EUA e pelo mundo.
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas- noticias/2020/11/20/video-mostra-homem-sendo-e-espancado-por-segurancas-do-carrefour-no-rs.htm?cmpid=copiaecola
Notícia 2
Homem negro morre após ser espancado em supermercado de Porto Alegre
João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, morreu na noite de ontem após ser agredido por dois seguranças - um deles PM temporário, fora de serviço - no supermercado [...], na zona norte de Porto Alegre, às vésperas do feriado da Consciência Negra. Os agressores foram presos, suspeitos de homicídio doloso [...]

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas- noticias/2020/11/20/video-mostra-homem-sendo-e-espancado-por-segurancas-do-carrefour-no-rs.htm?cmpid=copiaecola
Esses dois casos, à luz dos estudos das Ciências Humanas, estão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q946321 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Uma turma de 60 alunos participou do sorteio de quatro brindes. Após o sorteio, foram identificadas as seguintes situações:
- Cada aluno recebeu um número de 1 a 60, de forma que todos os alunos tinham números distintos. - Os quatro números sorteados formam uma progressão aritmética. - A soma entre do maior e do menor número sorteado é 63. - A razão dessa progressão é igual a 20% do maior número sorteado.
Diante dessas informações, é CORRETO afirmar que a razão da progressão aritmética formada pelos três números sorteados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q948369 | Biologia, Leis de Mendel, Segundo dia, FPS, FPS

Os seres vivos apresentam características peculiares que os diferenciam em grandes grupos. De acordo com tais características, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1046938 | Ciências, Química, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

O número atômico do elemento X é 42. Os íons X2+e Y3-são isoeletrônicos. O número de prótons do elemento Y é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q949240 | Química, Soluções características, Segundo Dia, PUC RS, PUC RS, 2018

Os hidretos iônicos ou salinos constituem um importante grupo de compostos binários formados por hidrogênio e metais alcalinos ou alcalinos terrosos. O hidrogênio, ao estabelecer ligação química com esses metais, apresenta comportamento similar ao dos halogênios. O composto resultante é agente redutor forte, tem caráter básico forte e apresenta algumas propriedades dos compostos iônicos típicos. Contudo, não é possível preparar uma solução aquosa de um hidreto iônico, pois ele reage com a água, em uma reação de oxidação-redução, formando novos compostos. Usando como exemplo o hidreto de sódio, podemos concluir que a equação química que melhor representa o comportamento desse hidreto iônico quando misturado à água é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q946972 | Inglês, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Scientists Make Meat A laboratory in the Netherlands uses cow muscle and fat to grow meat, revolutionising what we eat. Currently, a little piece of meat costs around $12,500 to make, but professor Mark Post said that the laboratory has an investor from the meat industry, and he envisions that it will take about three years to get the first hamburger on the market. It will be still rather expensive and in small production, so it will target only specialty restaurants at a price of 12–14 dollars for a hamburger, but the price will inevitably come down in the years after that. The production will be more resource efficient and it will hit the supermarket seven years from now, according to the professor’s guess.

A butcher said that people are very skeptical and nervous about manufactured products as it is, and scientists agree that public acceptance is key to the success of this product.

<https://www.newsinlevels.com>. Acesso em 7.mar.2019.

Com base no texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q948007 | Inglês, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
Rather than a stable set of features, physical beauty is an ever-morphing construct. But female beauty ideals tend nevertheless to have outlines. These have been most visible throughout history in the pictures drawn by those self-elected gods we call artists. History provides us a record, and from it one basic truth stands out: the ideals women are asked to embody, regardless of culture or continent, have been hammered out almost exclusively by men.
Consider, for instance, the ways that figure shaping has altered over the centuries. Some 150 years ago, women in Europe began wearing bustles beneath their dresses that greatly enlarged the profile of their buttocks. More recently, the notion of sculpting has been applied directly to the body. In the 1960s, it took the form of dieting, which produced the sort of extremely skinny figure we associate with such models as Twiggy. Her thinness connoted vitality, an escape from the matronhood idealized by earlier generations, as well as an innocent, insouciant sexuality that was not dissimilar to a Roman-era depiction of the Three Graces.
Consumerism, of which diet fads are certainly a part, has significantly expanded the range of off-the-shelf options for bodily enhancement. In the 1980s and ’90s, women frequently turned to surgery – breast or buttocks augmentation, nose jobs – and other non-surgical interventions such as Botox and tanning.
It’s worth noting that if art holds a mirror up to culture, it has with rare exception failed to reflect a manifestation of female beauty of the last decade: the high-performance, muscled athlete. Popular magazines like ESPN The Magazine’s “Body Issue” have made gestures in this direction, by putting women like Serena Williams on the cover. But, in large part, art seems not to have taken account of the fact that the athlete has become a figure of everyday life, not just a pro.

KUNITZ, Daniel. Disponível em: <www.artsy.net/article/artsy-editorial-how-art-hasshaped-female-beauty-ideals-history>. Acesso em: nov. 2018. Adaptado.
According to the text, fill in the blanks with T (True) or F (False). It’s stated in the text
( ) Standards of feminine physical beauty have changed markedly over time.
( ) Just one type of female beauty has remained unchanged at all times and places.
( ) Some feminine physical features have been praised as universally appealing in all cultures.
( ) In general, images of women have historically followed a pattern set down by men.
The correct sequence, from top to bottom, is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1046845 | Sem disciplina, Sintaxe, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Texto associado.
Precisamos falar sobre fake news

Minha mãe tem 74 anos e, como milhões de pessoas no mundo, faz uso frequente do celular. É com ele que. conversando por voz ou por vídeo. diariamente. vence a distância e a saudade dos netos e netas.
Mas, para ela, assim como para milhares e milhares de pessoas, o celular pode ser também uma fonte de engano. De vez em quando, por acreditar no que chega por meio de amigos no seu WhatsApp, me envia uma ou outra mensagem contendo uma fake news. A última foi sobre um suposto problema com a vacina da gripe que, por um momento, diferente de anos anteriores, a fez desistir de se vacinar.
Eu e minha mãe, como boa parte dos brasileiros, não nascemos na era digital. Nesta sociedade somos os chamados migrantes e, como tais, a tecnologia nos gera um certo estranhamento (e até constrangimento), embora nos fascine e facilite a vida.
Sejamos sinceros. Nada nem ninguém nos preparou para essas mudanças que revolucionaram a comunicação. Pior: é difícil destrinchar o que é verdade em tempo de fake news.
Um dos maiores estudos sobre a disseminação de notícias falsas na internet, publicado ano passado na revista "Science", foi realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, e concluiu que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente.
Isso porque as fake news se valem de textos alarmistas, polêmicos, sensacionalistas, com destaque para notícias atreladas a temas de saúde, seguidas de informações mentirosas sobre tudo. Até pouco tempo atrás, a imprensa era a detentora do que chamamos de produção de notícias. E os fatos obedeciam a critérios de apuração e checagem.
O problema é que hoje mantemos essa mesma crença, quase que religiosa, junto a mensagens das quais não identificamos sequer a origem, boa parte delas disseminada em redes sociais. Confia-se a ponto de compartilhar, sem questionar. O impacto disso é preocupante. Partindo de pesquisas que mostram que notícias e seus enquadramentos influenciam opiniões e constroem leituras da realidade. a disseminação das notícias falsas tem criado versões alternativas do mundo, da História, das Ciências "ao gosto do cliente", como dizem por ar.
Os problemas gerados estão em todos os campos. No âmbito familiar, por exemplo, vai de pais que deixam de vacinar seus filhos a ponto de criar um grave problema de saúde pública de impacto mundial. E passa por jovens vítimas de violência virtual e física.
No mundo corporativo, estabelecimentos comerciais fecham portas, profissionais perdem suas reputações e produtos são desacreditados como resultado de uma foto descontextualizada, uma imagem alterada ou uma legenda falsa.
A democracia também se fragiliza. O processo democrático corre o risco de ter sua força e credibilidadeafetadas por boatos. Não há um estudo capaz de mensurar os danos causados, mas iniciativas fragmentadas já sinalizam que ela está em risco.
Estamos em um novo momento cultural e social, que deve ser entendido para encontrarmos um caminho seguro de convivência com as novas formas e ferramentas de comunicação.
No Congresso Nacional, tramitam várias iniciativas nesse sentido, que precisam ser amplamente debatidas, com a participação de especialistas e representantes da sociedade civil.
O problema das fake news certamente passa pelo domínio das novas tecnologias, com instrumentos de combate ao crime, mas, também, pela pedagogia do esclarecimento.
O que posso afirmar, é que, embora não saibamos ainda o antídoto que usaremos contra a disseminação de notícias falsas em escala industrial, não passa pela cabeça de ninguém aceitar a utilização de qualquer tipo de controle que não seja democrático.
O.A., O Globo, em 10 de julho de 2019
Em ''Ninguém nos preparou para essas mudanças que revolucionaram a comunicação.", o pronome relativo exerce a mesma função sintática que o destacado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q944472 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Leia o poema a seguir para responder à questão.

Se um poeta falar num gato


Se o poeta falar num gato, numa flor,

num vento que anda por descampados e desvios

e nunca chegou à cidade...

se falar numa esquina mal e mal iluminada...

numa antiga sacada... num jogo de dominó...

se falar naqueles obedientes soldadinhos de chumbo que morriam de verdade...

se falar na mão decepada no meio de uma escada

de caracol...

Se não falar em nada

e disser simplesmente tralalá... Que importa?

Todos os poemas são de amor!


QUINTANA, M. Esconderijos do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

No poema, nota-se a presença reiterada da preposição "em", que se liga ao verbo falar, acrescentando-lhe um termo nominal dependente. Em alguns versos, seu emprego dá-se em contração com artigos definidos e indefinidos e com pronome demonstrativo.
Considerando o sentido contextual que essa preposição apresenta no poema, a relação semântica que se estabelece entre os termos que ela liga é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q680129 | Matemática, Porcentagem, Segundo Dia, ENEM, INEP

Em 2006, a produção mundial de etanol foi de 40 bilhões de litros e a de biodiesel, de 6,5 bilhões.
Neste mesmo ano, a produção brasileira de etanol correspondeu a 43 % da produção mundial, ao passo que a produção dos Estados Unidos da América, usando milho, foi de 45%.
Disponível em: planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 02 maio 2009.

Considerando que, em 2009, a produção mundial de etanol seja a mesma de 2006 e que os Estados Unidos
produzirão somente a metade de sua produção de 2006, para que o total produzido pelo Brasil e pelos Estados Unidos continue correspondendo a 88% da produção mundial, o Brasil deve aumentar sua produção em,
aproximadamente,


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q950500 | Filosofia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

“O filósofo natural e o dialético darão definições diferentes para cada uma dessas afecções. Por exemplo, no caso da pergunta “O que é a raiva?”, o dialético dirá que se trata de um desejo de vingança, ou algo deste tipo; o filósofo natural dirá que se trata de um aquecimento do sangue ou de fluidos quentes do coração. Um explica segundo a matéria, o outro, segundo a forma e a definição. A definição é o “o que é” da coisa, mas, para existir, esta precisa da matéria.”
Aristóteles. Sobre a alma, I,1 403a 25-32. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010.
Considerando-se o trecho acima, extraído da obra Sobre a Alma, de Aristóteles (384-322 a.C.), assinale a alternativa que nomeia corretamente a doutrina aristotélica em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.