Início

Questões de Concursos Segundo Dia

Resolva questões de Segundo Dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q944485 | Filosofia, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Uma ideologia não nasce do nada, nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginária, a práxis social e histórica concreta. Isso se aplica à ideologia democrática. Em outras palavras, há, na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática pertence e deixa perceber.
O que significam as eleições? Muito mais do que mera rotatividade de governo ou alternância no poder. Simbolizam o essencial da democracia: que o poder não se identifica com os ocupantes do governo, não lhes pertence, mas é sempre um lugar vazio, que o cidadão, periodicamente, preenche com um representante, podendo revogar seu mandato se não cumprir o que lhe foi delegado para representar.
CHAUI, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2007.
Podem-se relacionar as palavras da filósofa ao quadro político brasileiro, de forma crítica. Uma das ideologias no Brasil possibilita a dissimulação da prática política porque procura legitimar para o cidadão que o poder é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q678315 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Segundo dia, FAINOR, FAINOR, 2019

São animais de corpo achatado dorso-ventralmente, triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. Vivem em água doce ou salgada, em ambientes de terra úmida, ou no interior de outros animais formando uma associação parasitária.
O animal descrito acima pertence ao filo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q949249 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Segundo Dia, PUC RS, PUC RS, 2018

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto.


Rip Van Winkle is a classic American short story written by Washington Irving based on local history _____ with influences from European folklore. It tells the story of a man who lived near the Catskill Mountains in New York before the Revolutionary War and fell asleep for twenty years. Everything he knew _____ in the town was gone. _____, he learned that he had to navigate this new world as a free citizen of the United States.

Adapted from: http://www.supersummary.com/rip-van-winkle/summary/ and https://www.bookreports.info/rip-van-winkle-summary/

In “to look for keywords, and to read in a less linear, more selective fashion, instead of concentrating more on just following the text.” (lines 41-43) and “She has decided that, despite all her training in deep reading, she, too, needs some outside help.” (lines 51-53), the connectors instead of and despite can be replaced, without any change in form and meaning, respectively, by

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q950524 | Química, Transformações Químicas e Energia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Em países cuja produção da cana não é economicamente viável, utiliza-se reações do eteno (C2H4) em meio ácido para produção do álcool.
Essa reação ocorre, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q946960 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Para a economia política, o salário corresponde aos custos e ao preço da produção de uma mercadoria. Na realidade, porém, não é o que ocorre. Para produzir uma determinada mercadoria, um trabalhador precisa de um certo número de horas (suponhamos, por exemplo, quatro horas) e seu salário será calculado a partir desse tempo; entretanto o trabalhador trabalha durante muito mais tempo (suponhamos, por exemplo, oito horas) e, consequentemente, produz muito mais mercadorias; estas, porém, não são computadas para o cálculo do salário, de modo que há um trabalho excedente não pago, isto é, não coberto pelo salário. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. p. 545. (Adaptado)

O excerto acima sintetiza um dos mais importantes temas do pensamento marxista, o qual é definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q950504 | Filosofia, Em Busca da Verdade, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Na obra Discurso do método, o filósofo francês Renê Descartes descreve as quatro regras que, segundo ele, podem levar ao conhecimento de todas as coisas de que o espírito é capaz de conhecer.
Quanto a uma dessas regras, ele diz que se trata de “dividir cada dificuldade que examinasse em tantas partes quantas possíveis e necessárias para melhor resolvê-las”.
Descartes. Discurso do método,I-II, citado por: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução de Marcus Penchel.
Essa regra, transcrita acima, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q950509 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

"Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, 'in perpetuum'. Está claramente demonstrado que, como bom filho e príncipe católico, prestaste inumeráveis serviços a tua mãe, a Santa Igreja, (...) Por isso, nós, atendemos às qualidades de prudência, justiça e idoneidade de governo que ilustram a tua pessoa, tomamo-la sob a proteção de São Pedro e nossa, e concedemos e confirmamos por autoridade apostólica ao teu excelso domínio o reino de Portugal (...)”
Disponível em: <http://ensina.rtp.pt/artigo/a-bula-manifestis-probatum-o-documento-fundador-do-reino/>. Acesso em 06 de mar. 2018.

Em 23 de maio de 1179, o Papa Alexandre III emitiu uma bula, declarando D. Afonso Henriques soberano de Portugal. Esse trecho do documento é testemunho do surgimento precoce da primeira nação europeia. A aliança entre a nobreza e a burguesia (abençoada pela Igreja) enfraqueceu os senhores feudais, dando início ao aparecimento dos Estados Nacionais. Esse processo se arrastaria até o século XIX quando surgiu a última nação por meio da unificação de reinos.
De acordo com as informações dadas, a nação referida no trecho em destaque é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q946961 | Filosofia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

[...] a palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoístas”; como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoísta” – “não-egoísta” se imponha mais e mais à consciência humana – é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras).

NIETZSCHE, Friedrich. Para a genealogia da moral. Os Pensadores. Trad. LEBRUN, G. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 342.

De acordo com o conteúdo da citação, assinale a alternativa que nomeia um dos conceitos mais importantes da filosofia nietzschiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q948010 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

A evolução propriamente dita não é mais uma teoria para o pesquisador moderno. É um fato, tanto quanto a Terra girar em torno do Sol, e não o inverso. As mudanças documentadas no registro fóssil, em extratos geológicos precisamente datados, são o fato que designamos como evolução.

MAYR, Ernst. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 116.

Os pesquisadores evolutivos utilizam, além da presença dos registros fósseis, outros elementos como indicadores de uma evolução biológica ao longo da história da vida no Planeta Terra.

Entre esses elementos, pode-se citar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q946954 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“O homem feliz deverá possuir o atributo em questão (isto é, constância na prática de atividades conforme a excelência) e será feliz por toda a sua vida, pois ele estará sempre, ou pelo menos frequentemente, engajado na prática ou na contemplação do que é conforme a excelência. Da mesma forma ele suportará as vicissitudes com maior galhardia e dignidade, sendo como é, ‘verdadeiramente bom e irrepreensivelmente tetragonal (honesto)’.” ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 132. (Adaptado)

Considerando-se o excerto acima, diz-se que, para Aristóteles, a felicidade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q944480 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

A colonização do Maranhão deu-se por meio de duas frentes distintas de povoamento e de ocupação territorial, propiciando especificidades nas bases socioeconômicas do norte e do centro-sul maranhense, ou seja, do litoral e do sertão.
A frente interiorana responsável pela ocupação do sertão maranhense teve como características o caráter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q948334 | Português, Interpretação de Textos, Segundo dia, FPS, FPS

Texto associado.

Texto1

Em busca de um conceito dinâmico de saúde

A despeito das diferentes possibilidades de encarar o processo saúde/doença, não se pode compreender a saúde de indivíduos e coletividades sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural.
Intrincados mecanismos determinam as condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas vivências em saúde e doença. Entre os inúmeros fatores decisivos da condição de saúde, incluemse os condicionantes biológicos (sexo, idade, características geradas pela herança genética), o meio físico (condições geográficas, modos da ocupação, fontes de água para consumo, disponibilidade e qualidade dos alimentos, condições de habitação), assim como o meio socioeconômico e cultural, que expressa os níveis de ocupação e renda, o acesso à educação formal e ao lazer, os graus de liberdade, hábitos e formas de relacionamento interpessoal, as possibilidades de acesso aos serviços destinados à promoção e à recuperação da saúde e a qualidade da atenção por eles prestada.
Falar de saúde, portanto, envolve componentes aparentemente tão díspares como a qualidade da água que se consome e do ar que se respira, o consumismo desenfreado e a miséria, a degradação social e a desnutrição, os estilos de vida pessoais e as formas de inserção das diferentes parcelas da população no mundo do trabalho. Implica, ainda, a consideração dos aspectos éticos relacionados ao direito à vida e à saúde, aos direitos e deveres, às ações e omissões de indivíduos e grupos sociais, dos serviços privados e do poder público.
A humanidade já dispõe de conhecimentos e de tecnologias que podem melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas. No entanto, além de não serem aplicados em benefício de todos por falta de priorização de políticas sociais, há uma série de enfermidades relacionadas ao potencial genético de indivíduos ou etnias ou ao risco pura e simplesmente de viver. Por melhores que sejam as condições de vida, necessariamente, convive-se com doenças e deficiências, com problemas de saúde e com a morte.
A busca do entendimento do processo saúde/doença e seus múltiplos determinantes leva a concluir que nenhum ser humano pode ser considerado totalmente saudável ou totalmente doente: ao longo de sua existência, vive condições de saúde/doença, conforme suas potencialidades, condições de vida e interação com elas.
A saúde deixa de ser o avesso ou a imagem complementar da doença, expressando-se na luta pela ampliação do uso das potencialidades de cada pessoa e da sociedade, refletindo sua capacidade de defender a vida. E a vitalidade física, mental e social para a atuação frente às permanentes transformações pessoais e sociais, e frente aos desafios e conflitos, expressa esse potencial. Saúde é, portanto, produto e parte do estilo de vida e das condições de existência, sendo a vivência do processo saúde/doença uma forma de representação da inserção humana no mundo.

Parâmetros Curriculares Nacionais – Saúde. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf. Acesso em 26/04/17. Adaptado.

O argumento principal defendido pelo autor retoma a ideia de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q946331 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

O diamante é reconhecido mundialmente por sua rara beleza e brilho ofuscante. A lapidação do cristal tem por objetivo realçar o brilho, criando facetas com ângulos e dimensões que permitem que a luz recebida pela parte superior do cristal, por exemplo, seja refletida em seu interior e saia principalmente pela parte superior. Desta forma, há o máximo de cintilação e de espalhamento da luz.
Um joalheiro bastante experiente lapidou um pedaço de vidro e um diamante do mesmo tamanho, cortando-os em inúmeras facetas e, a seguir, os poliu de forma a ficarem idênticos. Contudo, o vidro não apresenta o mesmo brilho do diamante ao ser incidido pela luz.
Fonte: SOUZA, Líria Alves de. "Brilho do diamante"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 20 de maio de 2018. (adaptado)
O vidro, mesmo após todo esse processo, não exibe o mesmo brilho pois o diamante é um sólido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q946969 | História, Movimentos de Reforma Religiosa protestantes e católicos, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles precede ao outro, e ao outro origina. [...] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele desça a examinar-se a si próprio [...].

CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado)

A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média.

Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q948014 | Matemática, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
Estudos mostram que um estereotipado padrão de beleza, os comerciais, desfiles, novelas e propagandas veiculados pelos meios de comunicação podem causar, entre os jovens brasileiros, insatisfação com o próprio corpo embora, muitas vezes, essa insatisfação seja resultado de uma discrepância entre a aparência autopercebida e a silhueta considerada ideal pela pessoa. Assim, academias, salões de beleza, a indústria de cosméticos e a procura por procedimentos tais como lipoaspiração e colocação de próteses se proliferam.
Em uma conversa com amigos uma pessoa afirma que seu peso atual é dado por um número inteiro superior a 53kg mas inferior a 62kg. Um dos amigos acha que o peso dessa pessoa está entre 50kg e 60kg enquanto o segundo amigo acha que esse peso não excede os 58kg.
Admitindo-se que os três estão corretos em suas afirmações, pode-se concluir que a média dos possíveis pesos, em kg, da pessoa em questão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q946326 | Física, Pressão, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

O carbonato de cálcio (CaCO3) é, recentemente, um dos principais compostos pesquisados na área de materiais, sobretudo em cerâmicas, como na produção de tijolos. Uma das maneiras de produção do CaCO3 é pela reação entre o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, e de ácido carbônico, H2CO3 conforme esta equação:
H2CO3(aq) + Ca(OH)2(aq)CaCO3(s) + 2 H2O(l) Equação 1
São apresentadas as entalpias-padrão de reação, em kJmol-1 , para três reações a 25oC:
I - CaO(s) + CO2(g)CaCO3 (s) ΔH°= -183,3 kJmol-1 Equação 2 II - CaO (s) + H2O(l)Ca(OH)2(aq) ΔH°= - 82,4 kJmol-1 Equação 3 III - CO2 (g) + H2O(l)H2CO3(aq) ΔH°= - 20,5 kJmol-1 Equação 4
O valor da entalpia-padrão, em kJ, para a produção do carbonato na reação da equação 1 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q946966 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“[...] foi o mais notável movimento popular do Brasil. O único em que as camadas mais inferiores da população conseguiram ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade. [...] primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva de poder.” PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil e outros estudos. São Paulo: Brasiliense, 1975. p. 69. (Adaptado)
A citação acima diz respeito à Cabanagem, uma das principais revoltas ocorridas no chamado Período Regencial Brasileiro. Acerca desse movimento, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q944484 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

O silogismo determina um argumento, formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é uma doutrina pertencente à lógica aristotélica e que organiza a forma de pensar. Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) utilizou esse método nos estudos da argumentação lógica.
Vejamos exemplo de um silogismo.
• Todo brasileiro é sul-americano. • Todo nordestino é brasileiro. • Logo, todo nordestino é sul-americano.
https://www.todamateria.com.br/silogismo
Como é classificado esse tipo de silogismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q948368 | Biologia, Características dos seres vivos, Segundo dia, FPS, FPS

Nos ecossistemas, as populações de uma comunidade interagem por meio de seus indivíduos, exercendo influências recíprocas, que podem ser harmônicas ou desarmônicas. Um exemplo de interação entre organismos de espécies diferentes é a relação entre a anêmona-do-mar e o paguro. Geralmente, o paguro vive dentro de uma concha vazia de gastrópodes e coloca sobre sua concha uma ou mais anêmonas. Ao se deslocar, o paguro proporciona maior contato da anêmona com o alimento e esta, por sua vez, protege o paguro de seus predadores por meio das células urticantes que apresentam. Esse tipo de interação é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q950505 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

De acordo com o pensamento do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), os juízos a priori são todos analíticos e os juízos a posteriori são todos sintéticos.
Assinale a alternativa que define corretamente as noções de juízo analítico e juízo sintético.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.