Início

Questões de Concursos Segundo Semestre

Resolva questões de Segundo Semestre comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q950451 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Dois elementos genéricos X e Y apresentam as seguintes distribuições eletrônicas por camadas: X(2, 8, 8, 1) e Y(2, 8, 18, 6). Considerando-se uma provável ligação química entre esses elementos (X e Y), afirma-se:

I O átomo X ganha 1 elétron e transforma-se em um cátion monovalente.

II A fórmula do composto formado é X2Y.

III A ligação que ocorre entre eles é do tipo iônica.

IV O átomo Y cede 2 elétrons e transforma-se em um ânion bivalente.

São corretas apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q687287 | Geografia, Questão Fundiária, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

“(...) a instituição social da monarquia chega a seu maior poder na fase histórica em que uma nobreza em decadência já está obrigada a competir de muitas maneiras com grupos burgueses em ascensão, sem que qualquer um dos lados possa derrotar inapelavelmente o outro. A aceleração da monetarização e da comercialização no século XVI deu aos grupos burgueses um estímulo ainda maior e empurrou fortemente para trás o grosso da classe guerreira, a velha nobreza. Ao fim das Iutas sociais nas quais essa violenta transformação da sociedade encontrou expressão, crescera consideravelmente a interdependência entre partes da nobreza e da burguesia.”

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, vol. II, p. 152.

• O texto considera que o regime monárquico na Europa moderna

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q945594 | Filosofia, O Conhecimento Humano e o Conhecimento Divino, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

No Brasil, na Argentina e em outros países da América Latina, os governos estão promovendo mudanças econômicas e de políticas públicas, mudanças essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes políticas governamentais, o poder público transfere à economia de mercado a satisfação de determinadas carências dos cidadãos, que devem provê-las a partir do próprio esforço individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrência entre os indivíduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a República é capaz de proporcionar aos cidadãos, mais eles terão que buscar, individualmente, a felicidade. A consequência é uma sociedade cada vez mais egoísta, desinteressada pela política e, por fim, agrilhoada por um déspota qualquer ou pela cobiça.

O texto acima apresenta duas opiniões conflitantes sobre a condução das políticas públicas. Considerando essas opiniões, assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q678589 | Matemática, Aritmética e Problemas, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Falta de fiscalização e manutenção motivam baixa durabilidade de estradas
A falta de recursos para obras de construção, fiscalização e manutenção é a principal causa da baixa durabilidade das rodovias brasileiras, aponta estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT). O desgaste, diz o estudo, é a principal deficiência encontrada no pavimento das estradas brasileiras sob gestão pública e cresceu nos últimos anos: entre 2004 e 2016, o percentual de trechos desgastados passou de 13% para 49%.
(https://g1.globo.com/economia/noticia/falta-de-fiscalizacao-e-manutencaosao-principais-causas-da-baixa-durabilidade-de-estradas-no-brasil.ghtml)
A partir de um estudo feito sobre os trechos desgastados de uma determinada estrada, cuja extensão total é de 1.000 quilômetros, concluiu-se que o desgaste vem aumentando a uma taxa de 11,7% ao ano desde 2004, ano em que foi observado 130 quilômetros de desgaste. Supondo que essa taxa se mantenha constante nos próximos anos, está correto afirmar que esta estrada estará totalmente desgastada no ano de:
Dados: log(1,117) = 0,05; log(13) = 1,1

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q945598 | Sociologia, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

Os meios de comunicação estão revolucionando as relações sociais, os hábitos cotidianos e os costumes das pessoas. Com a massificação das novas tecnologias da informação, a exemplo do celular, da internet, também está revolucionando as ideias sobre vigilância e controle das pessoas, em que a sociedade passa a ser um “Big Brother”.

OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da. Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed. – Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 255.

Considerando os tempos atuais, marcados pelo avanço de novas tecnologias de comunicação, é correto afirmar que a expressão Big Brother, utilizada no trecho acima,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q950471 | Matemática, Médias, Segundo Semestre, IFPE, IF PE, 2018

O supermercado Vendebarato está com liquidação no setor de higiene pessoal:

LEVE 5 sabonetes e PAGUE 3!


Um cliente que comprar 15 sabonetes terá um desconto percentual de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q946120 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão

Agroflorestas se espalham pelo país: cultivo sem desmatamento

À primeira vista, pode parecer uma mata crescendo sem interferência humana, tal a quantidade de árvores. Mas, caminhando pela área, o visitante identifica a grande variedade de alimentos brotando de arbustos e das próprias árvores. Limoeiros, açaizeiros, mangueiras, pés de acerola, cajueiros, bananeiras, laranjeiras e muito mais. Nada está ali por acaso. Trata-se de uma agrofloresta, também chamada de sistema agroflorestal (SAF). Os SAFs são áreas em que espécies com propriedades bem diferentes são plantadas misturadas — não raro, em meio à vegetação nativa.

“Quando me falaram, achei que era coisa de maluco. Plantar sem desmatar a floresta? Vai semear como?” — conta a agricultora Marlene Assunção, de 52 anos, dona de uma propriedade no interior do RJ. — “Hoje eu entendo. As coisas vão estar aqui para nossos netos. É menos egoísta.”

Os SAFs vêm ganhando relevância no país como uma alternativa que alia a produção de alimentos, necessária num mundo de população crescente (seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU) que precisa manter os recursos naturais e, assim, frear as mudanças climáticas. A técnica preconiza que a agricultura pode se beneficiar, e muito, de áreas intensamente arborizadas. .

<https://tinyurl.com/yb8xauee> Acesso em: 06.03.2018. Adaptado.

Guerra Fria foi o nome dado ao período de 1945 a 1991, marcado por grande tensão político-militar envolvendo superpotências. As provocações mútuas e a corrida armamentista traziam consigo a ideia de que uma guerra nuclear se iniciaria a qualquer momento.

Durante esse período, a disputa pela hegemonia planetária se caracterizou por uma Ordem Mundial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q948943 | Biologia, Biomas brasileiros, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

A pancreatite crônica é uma doença que leva à destruição gradativa do pâncreas, o que pode fazer com que ele perca suas funções exócrina e endócrina. No caso de insuficiência exócrina, a pessoa recebe por via oral as enzimas que ela não produz, como A e B. Havendo comprometimento da função endócrina, é necessário receber injeção de C após as refeições.

• O texto acima fica correto se as letras A, B e C forem substituídas, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q950480 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segundo Semestre, IFPE, IF PE, 2018

As reações entre ácidos e bases são conhecidas como reações de neutralização, fazendo com que o meio atinja um pH igual ou bem próximo a 7. Em uma reação de neutralização total, a quantidade de H+ liberado pelo ácido é igual à quantidade de OH-- . Entretanto, quando a quantidade de cátions e ânions liberados não é igual, poderá ocorrer a neutralização parcial do ácido ou da base. Exemplo de reação parcial do ácido é a reação entre o hidróxido de sódio (NaOH) e o ácido fosfórico (H3PO4), dada por:
NaOH + H3PO4 → Na3PO4 + H2O
Sabendo-se que Na=23, O=16, H=1 e P=31, qual a massa de ácido fosfórico (H3PO4) necessária para a obtenção de 200g de água?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q950489 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Segundo Semestre, IFPE, IF PE, 2018

Na última década, as telas de cinema ficaram recheadas de produções que contavam sagas de super-heróis. Quase sempre o enredo era o mesmo: salvar a Terra da destruição imediata. Recentemente, no filme Vingadores: Guerra Infinita, os heróis da Marvel tiveram que enfrentar o vilão Thanos, cujo plano era coletar as seis joias do infinito e, com elas, destruir metade do universo. Na vida real, em diversos contextos históricos, a ameaça se materializou através de epidemias. Para populações inteiras, enfermidades geradas por vírus e bactérias provocaram bastante temor. Em algumas situações, chegou-se mesmo a acreditar que era o fim dos tempos. Sobre as doenças e sua historicidade em diferentes temporalidades e espacialidades, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q948956 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

Segundo as minhas pesquisas, foram assim os tempos passados, embora seja difícil dar crédito a todos os testemunhos nesta matéria. (...) A explicação mais verídica, apesar de menos frequentemente alegada, é, em minha opinião, que os atenienses estavam tornando-se muito poderosos, e isto inquietava os espartanos, compelindo-os a recorrerem à guerra. (...)”.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001 XLVII, 584 pp. 13-15


• A partir do texto, pode-se afirmar que Tucídides

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q678440 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, FAG, FAG, 2019

Texto associado.
Texto 2


O vício da tecnologia


Entusiastas de tecnologia passaram a semana com os olhos voltados para uma exposição de novidades eletrônicas realizada recentemente nos Estados Unidos. Entre as inovações, estavam produtos relacionados a experiências de realidade virtual e à utilização de inteligência artificial — que hoje é um dos temas que mais desperta interesse em profissionais da área, tendo em vista a ampliação do uso desse tipo de tecnologia nos mais diversos segmentos.
Mais do que prestar atenção às novidades lançadas no evento, vale refletir sobre o motivo que nos leva a uma ansiedade tão grande para consumir produtos que prometem inovação tecnológica. Por que tanta gente se dispõe a dormir em filas gigantescas só para ser um dos primeiros a comprar um novo modelo de smartphone? Por que nos dispomos a pagar cifras astronômicas para comprar aparelhos que não temos sequer certeza de que serão realmente úteis em nossas rotinas?
A teoria de um neurocientista da Universidade de Oxford (Inglaterra) ajuda a explicar essa “corrida desenfreada” por novos gadgets. De modo geral, em nosso processo evolutivo como seres humanos, nosso cérebro aprendeu a suprir necessidades básicas para a sobrevivência e a perpetuação da espécie, tais como sexo, segurança e status social.
Nesse sentido, a compra de uma novidade tecnológica atende a essa última necessidade citada: nós nos sentimos melhores e superiores, ainda que momentaneamente, quando surgimos em nossos círculos sociais com um produto que quase ninguém ainda possui.
Foi realizado um estudo de mapeamento cerebral que mostrou que imagens de produtos tecnológicos ativavam partes do nosso cérebro idênticas às que são ativadas quando uma pessoa muito religiosa se depara com um objeto sagrado. Ou seja, não seria exagero dizer que o vício em novidades tecnológicas é quase uma religião para os mais entusiastas.
O ato de seguir esse impulso cerebral e comprar o mais novo lançamento tecnológico dispara em nosso cérebro a liberação de um hormônio chamado dopamina, responsável por nos causar sensações de prazer. Ele é liberado quando nosso cérebro identifica algo que represente uma recompensa.
O grande problema é que a busca excessiva por recompensas pode resultar em comportamentos impulsivos, que incluem vícios em jogos, apego excessivo a redes sociais e até mesmo alcoolismo. No caso do consumo, podemos observar a situação problematizada aqui: gasto excessivo de dinheiro em aparelhos eletrônicos que nem sempre trazem novidade –– as atualizações de modelos de smartphones, por exemplo, na maior parte das vezes apresentam poucas mudanças em relação ao modelo anterior, considerando-se seu preço elevado. Em outros casos, gasta-se uma quantia absurda em algum aparelho novo que não se sabe se terá tanta utilidade prática ou inovadora no cotidiano.
No fim das contas, vale um lembrete que pode ajudar a conter os impulsos na hora de comprar um novo smartphone ou alguma novidade de mercado: compare o efeito momentâneo da dopamina com o impacto de imaginar como ficarão as faturas do seu cartão de crédito com a nova compra. O choque ao constatar o rombo em seu orçamento pode ser suficiente para que você decida pensar duas vezes a respeito da aquisição.
DANA, S. O Globo. Economia. Rio de Janeiro, 16 jan. 2018. Adaptado.
De acordo com o texto 2, o “vício tecnológico” pode ser explicado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q950332 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Verifica-se a ocorrência de um termo subentendido, mas citado no verso anterior, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q950335 | Português, Regência, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o trecho do livro Em casa, de Bill Bryson, para responder à questão.


Quase nada, no século XVII, escapava à astúcia dos que adulteravam alimentos. O açúcar e outros ingredientes caros muitas vezes eram aumentados com gesso, areia e poeira. A manteiga tinha o volume aumentado com sebo e banha. Quem tomasse chá, segundo autoridades da época, poderia ingerir, sem querer, uma série de coisas, desde serragem até esterco de carneiro pulverizado. Um carregamento inspecionado, relata Judith Flanders, demonstrou conter apenas a metade de chá; o resto era composto de areia e sujeira. Acrescentava-se ácido sulfúrico ao vinagre para dar mais acidez; giz ao leite; terebintina1 ao gim. O arsenito de cobre era usado para tornar os vegetais mais verdes, ou para fazer a geleia brilhar. O cromato de chumbo dava um brilho dourado aos pães e também à mostarda. O acetato de chumbo era adicionado às bebidas como adoçante, e o chumbo avermelhado deixava o queijo Gloucester, se não mais seguro para comer, mais belo para olhar.

Não havia praticamente nenhum gênero que não pudesse ser melhorado ou tornado mais econômico para o varejista por meio de um pouquinho de manipulação e engodo. Até as cerejas, como relata Tobias Smollett, ganhavam novo brilho depois de roladas, delicadamente, na boca do vendedor antes de serem colocadas em exposição. Quantas damas inocentes, perguntava ele, tinham saboreado um prato de deliciosas cerejas que haviam sido “umedecidas e roladas entre os maxilares imundos e, talvez, ulcerados de um mascate de Saint Giles”?

O pão era particularmente atingido. Em seu romance de 1771, The expedition of Humphry Clinker, Smollett definiu o pão de Londres como um composto tóxico de “giz, alume2 e cinzas de ossos, insípido ao paladar e destrutivo para a constituição”; mas acusações assim já eram comuns na época. A primeira acusação formal já encontrada sobre a adulteração generalizada do pão está em um livro chamado Poison detected: or frightful truths, escrito anonimamente em 1757, que revelou segundo “uma autoridade altamente confiável” que “sacos de ossos velhos são usados por alguns padeiros, não infrequentemente”, e que “os ossuários dos mortos são revolvidos para adicionar imundícies ao alimento dos vivos”.

(Em casa, 2011. Adaptado.)


1 terebintina: resina extraída de uma planta e usada na fabricação de vernizes, diluição de tintas etc.

2 alume: designação dos sulfatos duplos de alumínio e metais alcalinos, com propriedades adstringentes, usado na fabricação de corantes, papel, porcelana, na purificação de água, na clarificação de açúcar etc.

“O acetato de chumbo era adicionado às bebidas como adoçante” (1°parágrafo)

Preservando-se a correção gramatical e o seu sentido original, essa oração pode ser reescrita na forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q950918 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Segundo Semestre, IFRR, INEP, 2018

A Maioria dos estados paralelos do Oriente médio é de natureza teocrática, levando quase sempre uma política ao radicalismo. Esses Estados só podem ser controlados por ditaduras onde o poder é concentrado na mão de um homem que por meio da repressão controla esses insurgentes. Iniciada na maioria das vezes por grupos dissidentes, o conflito no Oriente Médio ganha maior proporção devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q945556 | Matemática, Logaritmos, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

Se f e g são funções reais de variável real definidas por f(x) = sen²x e g(x) = cos²x, então, seus gráficos, construídos em um mesmo sistema de coordenadas cartesianas, se cruzam exatamente nos pontos cujas abcissas são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q950436 | Geografia, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Leia o texto a seguir:

A superfície da Terra não abrange apenas o relevo continental, mas também o relevo submarino. No relevo submarino, de acordo com a profundidade, podemos diferenciar alguns níveis com características próprias. Um desses níveis vai até 200 metros de profundidade a partir do nível do mar e é praticamente uma extensão do continente. Sendo local de deposição de sedimentos, a maior parte vinda do continente, tornou-se uma importante área de exploração e pesquisa de petróleo.

ALMEIDA, L.; RIGOLIN, T. Fronteiras da globalização. O mundo natural e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2013, p. 89-90. Adaptado.

A área do relevo submarino descrita acima é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q950455 | Química, Velocidade de Reação, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Uma solução é preparada com 28.2 g de um ácido monoprótico fraco (MM = 47.0 g/mol), em um balão volumétrico com 1.0 L de capacidade, e complementada com água destilada. Sabendo-se que o ácido se dissociou 5.0 %, a concentração da base conjugada e a constante de dissociação do ácido fraco são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q945885 | Física, Movimento Harmônico, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Texto associado.

Quando necessário, adote os valores da tabela:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. ºC-1

• densidade da água: 1 g.cm-3

• 1cal = 4,0 J

• π = 3

Um objeto de peso P, quando totalmente imerso no ar, cuja massa específica é dada por μAR, fica submetido a um empuxo cujo módulo é dado por EAR. Esse mesmo objeto, quando colocado no interior de um recipiente totalmente preenchido por um certo líquido, passa a flutuar completamente submerso. A expressão algébrica que permite calcular a massa específica do líquido (μliq), contido no recipiente, é a contida na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q946416 | Química, Grandezas massa, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Das alternativas abaixo, assinale aquela que representa CORRETAMENTE um fenômeno físico, ou seja, onde não acontece uma transformação química.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.