Questões de Concursos Segurança da Informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q972754 | Legislação dos Tribunais de Justiça TJs, Regimento Interno do TJDFT, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

No âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, tramita ação que tem por objeto a declaração de ilegalidade de greve de servidores distritais não regidos pela legislação trabalhista.
Consoante dispõe o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o processo e julgamento de ações como a mencionada compete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12 Q972693 | Segurança da Informação, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Marina recebeu uma ligação de um suposto funcionário que dizia estar fazendo uma pesquisa sanitária sobre uma pandemia. Marina passou suas informações pessoais e profissionais, que permitiram ao falso funcionário acessar um sistema com suas credenciais. A técnica empregada pelo falso funcionário para conseguir as informações de Marina é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q972683 | Redes de Computadores, Meios físicos de transmissão, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

O Tribunal de Justiça contratou a empresa Rede X para efetuar a troca dos cabos coaxiais antigos usados no tráfego de rede. A Rede X informou que conseguiria entregar a velocidade de 1 Gigabit por segundo (Gbps) com menor custo utilizando cabos que transmitem a partir da diferença de potencial elétrico e possuem boa imunidade a ruído com um bom desempenho. Para entregar o serviço, a empresa fará uso de cabo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q972687 | Redes de Computadores, WAN Wide Area Network, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

A empresa Velote X foi contratada para mensurar o tráfego e identificar a rede local do Tribunal de Justiça. Na verificação das informações, a contratada identificou um serviço de dados de longo alcance de alta velocidade oferecido por operadoras de longa distância, o qual é projetado para dados. Ela também identificou uma interface de hardware especial usada para conectar computadores à rede, que a rede opera a velocidades superiores a 1 Mbit/s e restringe cada pacote para conter até 9.188 bytes de dados. A conclusão chegada pela contratada é a de que a rede é uma wan do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q972676 | Inglês, Advérbios de lugar, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Texto associado.
Here’s why we’ll never be able to build a brain in a computer

It’s easy to equate brains and computers – they’re both thinking machines, after all. But the comparison doesn’t really stand up to closer inspection, as Dr. Lisa Feldman Barrett reveals.

People often describe the brain as a computer, as if neurons are like hardware and the mind is software. But this metaphor is deeply flawed.

A computer is built from static parts, whereas your brain constantly rewires itself as you age and learn. A computer stores information in files that are retrieved exactly, but brains don’t store information in any literal sense. Your memory is a constant construction of electrical pulses and swirling chemicals, and the same remembrance can be reassembled in different ways at different times.

Brains also do something critical that computers today can’t. A computer can be trained with thousands of photographs to recognise a dandelion as a plant with green leaves and yellow petals. You, however, can look at a dandelion and understand that in different situations it belongs to different categories. A dandelion in your vegetable garden is a weed, but in a bouquet from your child it’s a delightful flower. A dandelion in a salad is food, but people also consume dandelions as herbal medicine.

In other words, your brain effortlessly categorises objects by their function, not just their physical form. Some scientists believe that this incredible ability of the brain, called ad hoc category construction, may be fundamental to the way brains work.

Also, unlike a computer, your brain isn’t a bunch of parts in an empty case. Your brain inhabits a body, a complex web of systems that include over 600 muscles in motion, internal organs, a heart that pumps 7,500 litres of blood per day, and dozens of hormones and other chemicals, all of which must be coordinated, continually, to digest food, excrete waste, provide energy and fight illness.[…]

If we want a computer that thinks, feels, sees or acts like us, it must regulate a body – or something like a body – with a complex collection of systems that it must keep in balance to continue operating, and with sensations to keep that regulation in check. Today’s computers don’t work this way, but perhaps some engineers can come up with something that’s enough like a body to provide this necessary ingredient.

For now, ‘brain as computer’ remains just a metaphor. Metaphors can be wonderful for explaining complex topics in simple terms, but they fail when people treat the metaphor as an explanation. Metaphors provide the illusion of knowledge.

(Adapted from https://www.sciencefocus.com/future-technology/canwe-build-brain-computer/ Published: 24th October, 2021, retrieved on February 9th, 2022)
“Whereas” in “A computer is built from static parts, whereas your brain constantly rewires itself as you age and learn” introduces a(n):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q972671 | Português, Pontuação, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

“A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que discípulos; é preciso já ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe.”

A frase abaixo que mostra uma interrogação, ainda que indireta, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q972678 | Direito Administrativo, Desconcentração e Descentralização Administrativa, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

O prefeito do Município Alfa decidiu promover uma ampla reestruturação da Administração pública indireta. Para tanto, decidiu que fosse elaborado um estudo preliminar, de modo a delinear os contornos gerais de: (1) duas entidades com personalidade jurídica própria, para a execução dos serviços públicos de limpeza urbana e de administração de cemitérios públicos; e (2) de órgãos específicos, a serem criados no âmbito da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Ordem Pública, de modo a aumentar a especialização e, consequentemente, o nível de eficiência estatal. É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q972685 | Redes de Computadores, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Renan trabalha na infraestrutura de um posto avançado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e precisa efetuar a conexão com a rede local do tribunal. Ao buscar informações sobre as redes, Renan identificou que a arquitetura utilizada é o modelo OSI em ambos os lados, porém os protocolos, endereçamentos e tamanhos de pacotes que trafegam nas redes são diferentes. Para permitir que essas redes heterogêneas sejam interconectadas, Renan deve tratar essa conexão na camada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q972704 | Segurança da Informação, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Um órgão público que possui instalações em vários estados do Brasil instituiu a sua Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes (ETIR), de acordo com Norma Complementar nº 05/IN01/DSIC/GSIPR, para gerenciar e tratar seus incidentes de segurança da informação. O órgão implementou a sua estrutura da seguinte forma: estabeleceu uma ETIR central que funciona na sede do órgão em Brasília e várias ETIRs secundárias distribuídas nas outras instalações dos órgãos nos outros estados. A ETIR principal define as estratégias, gerencia os serviços ofertados, centraliza os incidentes ocorridos e é responsável pela comunicação com o CTIR Gov, enquanto as secundárias implementam as estratégias e atuam dentro do escopo de seus estados, notificando seus incidentes sempre à ETIR principal. O modelo de ETIR implementado pelo órgão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20 Q972711 | Governança de TI, ITIL 4, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

A prática do ITIL versão 4 que tem por objetivo minimizar o impacto negativo de uma interrupção não planejada de um serviço, restaurando a operação normal do serviço o mais rápido possível, é o gerenciamento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.