Questões de Concursos: Sem cargo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Sem cargo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q997783 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 48 anos apresenta-se no pronto-socorro com dor abdominal intensa e intermitente há 18 horas, com náuseas e vômitos. Ele relata não ter evacuado ou eliminado gases nas últimas 48 horas. Sua história patológica pregressa inclui uma apendicectomia realizada há 20 anos e uma cirurgia para correção de hérnia inguinoescrotal há 5 anos. O exame físico mostrou o paciente lúcido e apirético; sinais vitais: PA 125/80 mmHg, FC 90 bpm, FR 20 ipm, T 36,8 °C. O abdômen está distendido. Peristalse de luta apresenta ruídos metálicos e hipercinéticos. Sente dor à palpação difusa, porém sem sinais de defesa e com ausência de hérnias palpáveis. Os exames laboratoriais registram hemograma com leucócitos de 8.000/mm³ e eletrólitos dentro dos limites normais. Os exames de imagem revelam rotina de abdômen agudo, mostrando distensão de alças intestinais com níveis hidroaéreos, e sem evidências de tumorações.
Diante desse quadro clínico, a etapa inicial mais apropriada para o manejo do caso é:

12 Q997790 | Medicina, Saúde da Mulher na Atenção Básica, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 18 anos chega à emergência do hospital referindo ter sido vítima de violência sexual há 2 horas em uma festa. Relata que, no ato, houve penetração. Ela desconhece o agressor, o qual não usou preservativo.
A abordagem inicial deve incluir:

14 Q997793 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança do sexo feminino, de 2 anos de idade, chega encaminhada pelo seu pediatra. A mãe relata corrimento vaginal ora sanguinolento, ora aquoso e uma estrutura semelhante a “cachos de uva” de aspecto gelatinoso na entrada da vagina.
A principal hipótese é:

15 Q1005078 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma gestante de 20 semanas, moradora de área endêmica, chegou à admissão da maternidade com sinais e sintomas sugestivos de dengue.
Após o exame clínico-obstétrico e laboratorial, a equipe de plantão resolveu internar e tratar a paciente, pois identificou corretamente o seguinte sinal de alarme:

16 Q1005082 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Milton teve o diagnóstico de monkeypox confirmado por meio de PCR positivo. Ele se enquadra no grupo de indivíduos com alto risco de desenvolver formas graves.
Seu monitoramento deve acontecer:

17 Q990824 | Terapia Ocupacional, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Faz parte dos deveres fundamentais do terapeuta ocupacional, segundo sua área e atribuição específica:

18 Q989824 | Medicina, Sem cargo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que concerne à hipovitaminose D, é CORRETO afirmar que:

19 Q990355 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Indique a alternativa condizente a um dos objetivos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

20 Q997785 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Após um traumatismo torácico contuso, um paciente apresenta sinais de tamponamento cardíaco, incluindo hipotensão, taquicardia, aumento da turgência jugular e pulso fino.
A conduta clínico-cirúrgica mais apropriada para esse paciente é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.