Questões de Concurso Sem cargo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q990740 | Fisioterapia, Pneumologia, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Entre as técnicas fisioterápicas para remoção de secreções em vias aéreas intratorácicas, assinale a alternativa que se refere à descrita abaixo.

Baseada na fisiologia da respiração, utiliza o fluxo expiratório como força ativa para mobilização do muco. É uma técnica de higiene brônquica ativa, que utiliza inspirações e expirações lentas e controladas pelo paciente. A técnica envolve a utilização de três modos ventilatórios.

32 Q990741 | Fisioterapia, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considerando o tipo de contração dos músculos esqueléticos, os exercícios que são conseguidos quando o músculo encurta contra uma resistência cooperante igualada com a força produzida pelo músculo e requerem uma velocidade constante durante toda a amplitude do movimento, são classificados como:

33 Q1005080 | Saúde Pública, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Carlos, 27 anos, vai à consulta médica com febre, exantema, gânglios retroauriculares aumentados, conjuntivite, artralgia e tosse. Em seu prontuário, não há registro de vacinação contra a rubéola. Ele declara não ter viajado recentemente, nem ter tido contato com pessoas confirmadas para rubéola. Contudo, sua região encontra-se no estado que registrou um surto da doença há 4 meses. Trata-se de um caso suspeito de rubéola.
O melhor método para fazer a confirmação desse caso é:

34 Q992044 | Saúde Pública, SUS princípios, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção À Saúde (RAS) a ser operacionalizada na Atenção Básica é:

35 Q990817 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Entende-se por Intervenção Terapêutica Ocupacional Domiciliar:

36 Q990822 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Terapia Ocupacional se enquadra como uma alternativa para pessoas que tiveram sequelas após quadros graves de COVID-19, isso pode ser afirmado porque:

37 Q989825 | Medicina, Hepatologia, Sem cargo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre o câncer de pâncreas, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) A icterícia é um dos primeiros sintomas do câncer de pâncreas devido à obstrução do ducto biliar.
2.(__) A maioria dos casos de câncer de pâncreas é diagnosticada em estágios iniciais, melhorando o prognóstico.
3.(__) Fatores de risco incluem tabagismo, histórico familiar e pancreatite crônica.

A sequência CORRETA é:

38 Q997775 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 45 anos, tabagista, apresentava diabetes mellitus e dislipidemia, porém não era hipertenso. Foi atendido no pronto-socorro com quadro de edema agudo do pulmão hipertensivo. Apresentou melhora clínica e foi liberado com prescrição de losartana e hidroclorotiazida. A hipertensão ficou refratária ao tratamento e o paciente desenvolveu insuficiência renal aguda, que foi associada ao uso da losartana. No exame físico, foi detectado um sopro em linha mamilar esquerda na altura da cicatriz umbilical. O doppler de carótidas mostrou obstrução de 50% à direita e 40% à esquerda.
A doença em questão é:

39 Q990354 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, é denominado:

40 Q997780 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 47 anos de idade, fumante há 30 anos e com histórico de consumo de bebidas alcoólicas destiladas, apresenta uma úlcera dolorosa na língua há 3 meses. Relata que a lesão não cicatriza e está aumentando de tamanho. Além disso, nota dificuldade para engolir e dor referida no ouvido. Ao exame físico, observa-se uma úlcera irregular na borda lateral da língua, com margens endurecidas e base infiltrada. Não há linfonodos cervicais palpáveis.
O diagnóstico provável e o tratamento inicial mais adequado para esse paciente são, respectivamente:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.