Questões de Concurso Sem cargo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q997786 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 58 anos foi submetido a uma gastrectomia subtotal devido a um adenocarcinoma gástrico. Após a cirurgia, ele desenvolveu episódios frequentes de sudorese, palpitações, tonturas e diarreia após as refeições.
Essa complicação pós-operatória está relacionada:

72 Q997788 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

A síndrome urêmica hemolítica típica (SHU) é uma doença do grupo das microangiopatias trombóticas. São distúrbios caracterizados por anemia hemolítica microangiopática não imune, trombocitopenia e insuficiência multissistêmica. A SHU está associada a infecções intestinais por bactérias produtoras da toxina Shiga, em especial a Escherichia coli enterohemorrágica invasiva (STEC - Shiga-toxin– producing strains of E coli). Carne mal-cozida, especialmente hambúrguer, leite e suco não pasteurizados, além de frutas e vegetais crus, podem estar contaminados por essas bactérias. A doença geralmente tem início abrupto com quadro de diarreia, muitas vezes com sangue e dor abdominal. Em adultos, geralmente é autolimitada a 5-10 dias. Porém, em crianças, observa-se maior associação à SHU.
Com relação a essa doença em crianças, é correto afirmar que:

73 Q990365 | Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Por vigilância socioassistencial compreende-se:

74 Q997791 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 23 anos tem queixa de irregularidade menstrual de longa data. Relata que, desde a primeira menstruação, tem intervalo de 50 a 60 dias entre os ciclos e períodos de amenorreia. No último ano, estava em final de faculdade e ganhou muito peso em função de estresse e sedentarismo. Ao exame, apresenta bom estado geral, IMC 31 kg/m2 , presença de acne em face e dorso e escurecimento de região de dobras.
Frente a esse cenário, a principal hipótese é:

75 Q997800 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 33 anos comparece ao médico com queixa de leucorreia há 2 semanas, com odor desagradável, que piora após a relação sexual. Ao exame especular, verifica-se conteúdo vaginal aumentado, com coloração branco-acinzentada e algo bolhoso. O colo uterino apresenta mácula rubra de 2,0 cm de diâmetro ao redor do orifício externo, e o muco cervical está com aspecto transparente. A fita de pH vaginal registra resultado de 5,2. O teste do KOH10% exacerbou o odor da leucorreia. Ao toque vaginal, o colo móvel apresenta-se indolor. Realizada a bacterioscopia, visualizaram-se células epiteliais recobertas por cocobacilos Gram variáveis.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, o melhor tratamento para a paciente é:

76 Q997807 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma gestante de 38 anos, secundigesta e cardiopata, chega à emergência referindo cólicas intensas, sangramento vaginal em grande quantidade e sangue vivo. A idade gestacional, estabelecida pela ultrassonografia transvaginal realizada com 6 semanas, é de 9 semanas e 3 dias. Ao exame, o útero encontrase aumentado de volume, amolecido, com colo entreaberto e saída de material ovular identificada no exame especular. A ultrassonografia mostra a presença de restos ovulares em grande quantidade.
Diante desse quadro, a conduta deve ser:

77 Q987361 | Medicina, Nefrologia, Sem cargo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Paciente de 80 anos comparece à emergência com queixa de disúria, aumento da frequência urinária e jato fraco. Relata que urina, porém não consegue esvaziar por completo a bexiga. Refere possuir diabetes tipo II, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. No exame físico apresentou próstata de peso em aproximadamente 60g com consistência parenquimatosa e lisa. A partir deste quadro clínico, quais exames laboratoriais devem ser solicitados?

78 Q987363 | Medicina, Sem cargo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A ________ é uma doença neurológica progressiva e degenerativa que afeta os neurônios motores no cérebro e na medula espinhal. Esses neurônios são responsáveis por transmitir os sinais nervosos aos músculos voluntários do corpo, permitindo o movimento voluntário. Quando esses neurônios motores degeneram e morrem, os músculos ficam incapazes de receber os impulsos nervosos e enfraquecem progressivamente, levando à paralisia.
Marque a alternativa que substitui corretamente a lacuna no texto acima:

79 Q987376 | Medicina, Sem cargo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre a Doença de Parkinson, marque a alternativa CORRETA:

80 Q1005073 | Medicina, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Após o início de tratamento antirretroviral (TARV) há 1 mês, um paciente com síndrome consumptiva, candidíase e diarreia crônica foi internado por outras manifestações. O grupo de residentes da clínica médica percebeu, durante os primeiros três dias de internação, febre vespertina, linfadenomegalias cervicais e axilares com fistulização e constipação intestinal com cólicas abdominais. Os exames demonstraram anemia e VHS e PCR elevados, bem como imagens reticulonodulares difusas e bilaterais em ambos os hemitóraces. As tomografias reforçaram os infiltrados reticulonodulares com linfadenomegalias mediastinais com centro necrótico, além de linfadenomegalias mesentéricas com espessamento de íleo distal. O paciente piorou clinicamente, apresentando-se prostrado e com hipoxemia no 4º dia de internação. A contagem de linfócitos CD4 no início do tratamento era de 45 células/mm³ e a PPD (prova tuberculínica anérgica) era 0 mm.
Diante do exposto, a conduta mais adequada é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.