Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1004633 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O controle do descarte de resíduo hospitalar, de acordo com as Normas de Biossegurança, determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q945083 | Serviço Social, Serviço Social e Controle Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

Embora os conselhos de direitos sejam espaços de controle social, eles também têm que ser objeto de controle democrático da sociedade. Neste contexto, o Serviço Social precisa enfrentar o desafio da interlocução pública, o que exige das(os) assistentes sociais capacitação ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa para que possam assumir o papel de agentes públicos e contribuir para ampliar o caráter público das políticas públicas e sociais.
RAICHELIS, R. Seminário Nacional: o Controle Social e a Consolidação do Estado Democrático de Direito. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

A atuação da(o) profissional de Serviço Social nos diferentes espaços de controle social deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q972345 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, Serviço Social, TJDFT, CIEE

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), no que concerne ao Capítulo III – Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, Seção

I –Disposições Gerais, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q1042812 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias Grupos Étnicos Raciais, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Considerando o desenvolvimento desigual e combinado do Estado brasileiro, por meios repressivos e pela construção de ideologias racistas, negros e negras foram sendo relegados aos trabalhos mais degradados e mal pagos, enquanto os serviços mais qualificados, o trabalho intelectual e os trabalhos bem pagos foram sendo selecionados para os segmentos racializados como brancos.
Isso gerou, desde o início do capitalismo no Brasil, um processo de hierarquização que promove
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q959901 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Segundo José Paulo Netto (1992), as políticas sociais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q972236 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

Considerando-se o direito à convivência familiar e comunitária assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente, é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q960812 | Serviço Social, Questão Social e Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Como resposta do capital à sua crise estrutural várias mutações ocorreram na virada do século XX para o século XXI. As metamorfoses no processo de produção do capital repercutem no mundo do trabalho. Dentre as consequências destas metamorfoses no mundo do trabalho encontram-se: I. Há a exclusão dos jovens e pessoas de meia idade do mercado de trabalho nos países centrais. II. A classe trabalhadora fragmentou-se, heterogeneizou-se e complexificou-se ainda mais. Tornou-se mais qualificada em todos os setores. III. Ocorre a inclusão precoce e criminosa de crianças no mercado de trabalho, particularmente nos países de industrialização intermediária e subordinada. IV. Em decorrência do aumento do desemprego estrutural, dos avanços científicos e tecnológicos e da hegemonia neoliberal, a classe trabalhadora perde o seu papel central na produção de valores e na cena política. Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q972595 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Implantados nos municípios e atuando na prestação de serviços, visando a humanizar o tratamento dos transtornos mentais, os CAPSad são equipamentos especializados no atendimento de usuários
I. adultos que fazem uso prejudicial de drogas (legais e/ou ilícitas) em regime ambulatorial. II. com transtornos mentais no domicílio, objetivando reintegração social e reabilitação psicossocial. III. adultos com transtornos mentais persistentes em regime ambulatorial.
É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q972600 | Serviço Social, Assessoria e Consultoria em Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE

O assistente social, no que concerne aos aspectos institucionais e ao exercício de suas competências, inclusive no âmbito de Recursos humanos, conforme Lei que regulamenta a profissão, está apto a

I. planejar, a organizar e a administrar benefícios e serviços sociais.

II. a prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

III. planejar, a executar e a avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1035364 | Serviço Social, Pensamento Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Para Netto e Braz (2006), o neoliberalismo legitima o projeto do capital monopolista de romper com as restrições sociopolíticas que limitam a sua liberdade de movimento, tendo como seu primeiro alvo o Estado, que foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q975125 | Serviço Social, Previdência Social, Serviço Social, TJBA, FGV

A Constituição de 1988 representou um avanço ao ampliar os direitos da população brasileira, chamada por isso de Constituição Cidadã. Ao instituir a Seguridade Social, o principal progresso diz respeito à instituição da diretriz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q960802 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

No período de meados da década de 1960 a década de 1980 destacam-se, no Serviço Social brasileiro, as seguintes perspectivas teórico-metodológicas e ideo-polítcas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q972227 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Vida no ECA, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e considerando-se o que dispõe sobre o direito à vida e à saúde, analisar a sentença abaixo:

É assegurado somente a mulheres em situação de risco o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde (1ª parte). A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência (2ª parte).

A sentença está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q973025 | Serviço Social, Transformações Societárias, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

"A luta democrática pelo Direito deve ser uma luta pela aplicação do direito vigente, tanto quanto uma luta pela mudança do Direito”. Essa afirmação refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1030126 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Sobre a Resolução CFESS nº 569/2010, que versa sobre a relação entre Serviço Social e práticas terapêuticas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q960793 | Serviço Social, Condições e Mercado de Trabalho do Assistente Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Acerca do mercado de trabalho e os espaços sócio-ocupacionais do assistente social, segundo a perspectiva da direção estratégica do projeto ético-político profissional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O espaço profissional do assistente social é uma demanda histórica, produto das ações de benemerência. ( ) O trabalho do assistente social inscreve-se predominantemente em relações do universo do capital na sua forma produtiva de mais valia. ( ) O espaço profissional do assistente social é condicionado pelo tipo de respostas teórico-práticas densas de conteúdo político dada pela categoria profissional. ( ) O espaço profissional do assistente social é condicionado pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e suas respectivas alianças. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q960806 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

O processo de reestruturação produtiva impacta as políticas de recursos humanos nas empresas, no Brasil, principalmente a partir dos anos de 1990, em alguns aspectos. Acerca desses aspectos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q972593 | Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Serviço Social, TJDFT, CIEE

No exercício de sua função, para orientar e conduzir situações envolvendo famílias que atende, o assistente social faz uso de técnica denominada “Serviço Social de Caso”, que se caracteriza pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q972594 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), o Programa “Mais Saúde: direito de todos”, lançado em 5 de dezembro de 2007 pela Presidência da República, consubstanciou um plano detalhado de investimento e atuação prioritária do Ministério da Saúde, no quadriênio 2008-2011. Tal Programa de Aceleração do Crescimento, mais conhecido como “PAC-Saúde”, para compor o chamado Sistema Integrado de Atenção à Saúde, promove, em 2008, a criação dos Núcleos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1001270 | Serviço Social, Pensamento Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Atualmente, há consenso de que a maioria dos perfis patológicos são a expressão das transformações ocorridas na sociedade.
A respeito do tema, assinale a opção que indica o fundamento teórico que permite apreender as formas sociais específicas sob as quais ocorre a relação entre o homem e a natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.