Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1037438 | Serviço Social, Serviço Social no Campo Sócio Jurídico, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

O sistema prisional brasileiro pode ser caracterizado, a princípio, como o espaço de cumprimento de pena e disposições de sentença. Ele engloba a execução penal que, no Brasil, se associa à chamada ‘política de ressocialização’. Segundo o Ministério da Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional, ao indivíduo preso cabe a política de ressocialização, e é nessa política que, em geral, se insere a ação dos assistentes sociais, a partir da demanda institucional. A chamada ‘ressocialização’ possui suas bases estabelecidas pela Lei de Execução Penal (LEP). A legitimidade de aplicação da pena, em nosso contexto social, ocorre a partir de concepções jurídicas, cujo Estado possui o direito de punir.

É, portanto, nessa conjuntura que os assistentes sociais atuam em um misto institucional contraditório de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1083779 | Serviço Social, Planejamento, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Especialmente a partir das duas últimas décadas do século XX, no âmbito público, o assistente social passa a ocupar, além do cargo de técnico executor, cargos de chefia, isto é, de gestor das mais diversas políticas sociais. Cabe a gestores e também aos técnicos processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, dando-lhes vazão e conteúdo no processo de planejamento, orientando a sua formatação e execução. Nesse contexto, o profissional é chamado a desenvolver planos, programas e projetos. Julgue o item a seguir, relativos à elaboração desses documentos.
O projeto é o documento mais abrangente, que contém estudos situacionais, análises ou diagnósticos fundamentais para a identificação das intervenções a serem realizadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

243Q959912 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O Sistema Único de Saúde (SUS), descrito na Lei no 8.080/1990, é constituído por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q982584 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Uma profissional passou no concurso do Ministério Público para atuar, de acordo com sua formação, como assistente social. Sem nenhuma experiência anterior nesse espaço sócio-ocupacional, ela começou a estudar sobre a atuação profissional e concluiu corretamente que, na área sociojurídica, o assistente social deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q972117 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Crimes Praticados contra a Criança e o Adolescente, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional resulta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q973006 | Serviço Social, Projeto Ético Político e Diretrizes Curriculares, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

Em relação à construção do projeto ético-político do Serviço Social, analise os itens a seguir:

I. explicitação de princípios e valores ético-políticos; II. matriz teórico-metodológica em que se ancora; III. reafirmação da ordem social vigente.

É(são) elemento(s) constitutivo(s) do projeto ético-político do Serviço Social somente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q975148 | Serviço Social, Previdência Social, Serviço Social, TJBA, FGV

A conjuntura atual traz requisições profissionais para o assistente social que se materializam em novas atribuições ou em atribuições antigas redefinidas. Na área da saúde do trabalhador, várias demandas surgiram a partir da descentralização das políticas públicas e hoje estão absorvidas como transversais ao trabalho profissional e previstas na Lei de Regulamentação da Profissão e nas Diretrizes Curriculares. São algumas delas;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q982590 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

De acordo com a lei que regulamenta a profissão (Lei n°. 8.662/1993), trata-se de uma atribuição do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1008198 | Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

De acordo com Netto (2008), a partir de 1970, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina experimentou a divisão da “Grande União” que o caracterizou em seu início.
O autor caracterizou as correntes que se formaram da seguinte maneira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q959903 | Serviço Social, Transformações Societárias, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

As transformações ocorridas no mundo do trabalho, no contexto do processo de globalização, e as mudanças na sociedade salarial resultam da:

I. subalternização do trabalho à ordem do mercado, da desmontagem de direitos sociais e trabalhistas que destacam a insegurança e a vulnerabilidade do trabalho, bem como a penalização dos trabalhadores.

II. crise dos Estados de Bem-Estar Social, assentada no ideário neoliberal que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado no âmbito da produção.

III. melhoria nas condições de trabalho e da alternância nos sistemas previdenciários garantidores de modernos sistemas de seguridade social, sobretudo nos países de economia globalizada.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q973004 | Serviço Social, Projeto Ético Político e Diretrizes Curriculares, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

O Projeto Ético-Político do Serviço Social começa a ser construído na transição dos anos 1970 para os anos 1980. Para Netto (2006), “foi naqueles anos que a primeira condição para a construção deste novo projeto se viabilizou”.
Essa condição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1088002 | Serviço Social, Previdência Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação social e às leis da seguridade social, julgue os itens a seguir.


São princípios comuns a todas as políticas que compõem a seguridade social no Brasil a universalidade e a dimensão contributiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

253Q1086480 | Serviço Social, Planejamento, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Discutir atribuições privativas e competências profissionais de assistentes sociais é discutir a profissão. As atribuições privativas são aquelas exclusivas do serviço social; as competências são compartilhadas com outras profissões. Nesse sentido, são atribuições privativas do assistente social
coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de serviço social.
  1. ✂️
  2. ✂️

254Q975130 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TJBA, FGV

Durante o plantão social em uma instituição, a equipe do Serviço Social atendeu uma senhora de 70 anos, esposa de um policial militar reformado de 82 anos. Essa senhora procurou o Serviço Social após a orientação e o encaminhamento da Corregedoria da referida instituição. No encaminhamento havia a indicação de acompanhamento social e psicológico pela equipe da Divisão de Assistência Social para a restauração da harmonia familiar.
No decorrer da entrevista, a senhora relatou que era constantemente insultada pelo marido, e, às vezes, difamada e humilhada por ele. Acrescentou que esse fato tem sido recorrente, e, como consequência, sente que a sua autoestima vem diminuindo. Pelo fato de ambos serem idosos, a equipe do Serviço Social encaminhou o caso ao Ministério Público. Contudo, com base na Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha –, a equipe também poderia ter acionado a rede de proteção à mulher, em especial pelo relato apresentar demandas relacionadas à situação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1086493 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar, julgue o item subsequente.
Na atuação do assistente social, em uma perspectiva de trabalho multiprofissional, deve-se evitar a definição de responsabilidades individuais, isto é, qual será o profissional que ficará encarregado de determinadas tarefas.
  1. ✂️
  2. ✂️

256Q975135 | Serviço Social, Serviço Social na Empresa, Serviço Social, TJBA, FGV

Em uma empresa pública, a assistente social atendeu um funcionário tido por seus superiores como uma liderança sindical. Em seguida, a chefia do setor convocou a assistente social e solicitou-lhe que reproduzisse o teor do atendimento.
A conduta da assistente social, tendo em vista o Código de Ética e o Projeto Ético-Político do Serviço Social, deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q960803 | Serviço Social, Instrumentos TécnicosOperativos do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A questão da relação entre teoria e prática é parte da agenda de debates dos assistentes sociais no Brasil. Sobre esta relação, segundo a direção estratégica do projeto-ético-político profissional, analise as afirmativas a seguir. I. A instância de verificação da teoria é a prática social e histórica. II. A teoria é a construção de enunciados discursivos sobre os quais a comunidade científica pode ou não estabelecer consensos intersubjetivos. III. A teoria é um modelo peculiar de conhecimento. O conhecimento teórico é o conhecimento do objeto tal como ele é em si mesmo, na sua existência real e efetiva, independentemente das aspirações e das representações do pesquisador. IV. A teoria se reduz ao exame das formas dadas de um objeto, com o pesquisador descrevendo-o detalhadamente e construindo modelos explicativos para dar conta – à base de hipóteses que apontam para relações de causa/efeito – de seu movimento visível. Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q960817 | Serviço Social, Transformações Societárias, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Acerca das classes sociais e sua relação com o Estado na formação sócio-histórica do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q982582 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Uma assistente social do Ministério Público precisa elaborar um parecer social sobre uma situação relacionada à violência contra pessoa idosa. Para a elaboração de tal documento, ela precisará realizar um estudo social, pautado nos preceitos ético-políticos da profissão, com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q1055034 | Serviço Social, Assessoria e Consultoria em Serviço Social, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

São atribuições privativas do assistente social, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.