Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q982581 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

As famílias são atendidas cotidianamente pelos assistentes sociais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. A partir de uma perspectiva protetiva, compreende-se que a família foi construída, ao longo da história, mediada pela práxis humana entre o mundo material e o gênero humano. É possível captar as mediações que contribuem com a explicação dos fundamentos da família e de sua particularidade a partir da categoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q972351 | Direito Processual Penal, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

Segundo a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), no que concerne ao Título IV – Dos Procedimentos, Capítulo II – Das Medidas Protetivas de Urgência, Seção I – Disposições Gerais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q982594 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

A respeito da relação entre o Serviço Social e as políticas sociais no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q1060210 | Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

A correta e eficiente atuação do Conselho Tutelar é fundamental para a correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Avalie então se, de acordo com o ECA, as seguintes afirmativas acerca do Conselho Tutelar são falsas (F) ou verdadeiras (V):


( ) é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional.
( ) é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no ECA.
( ) em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q1037436 | Direito da Criança e do Adolescente, Lei N 13 431 de 2017, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

A Lei nº 13.431/2017 normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, cria mecanismos para prevenir e coibir a violência, nos termos do art. 227 da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos da Criança e seus protocolos adicionais.
As políticas implementadas nos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde deverão adotar ações articuladas, coordenadas e efetivas voltadas ao acolhimento e ao atendimento integral às vítimas de violência.
No sentido da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência a Lei nº 13.431/2017 estabelece
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q959903 | Serviço Social, Transformações Societárias, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

As transformações ocorridas no mundo do trabalho, no contexto do processo de globalização, e as mudanças na sociedade salarial resultam da:

I. subalternização do trabalho à ordem do mercado, da desmontagem de direitos sociais e trabalhistas que destacam a insegurança e a vulnerabilidade do trabalho, bem como a penalização dos trabalhadores.

II. crise dos Estados de Bem-Estar Social, assentada no ideário neoliberal que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado no âmbito da produção.

III. melhoria nas condições de trabalho e da alternância nos sistemas previdenciários garantidores de modernos sistemas de seguridade social, sobretudo nos países de economia globalizada.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q972453 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, CIEE

A família é o centro da atenção da proteção da Assistência Social. Sobre a Matricialidade Sociofamiliar, na proteção social da Assistência Social, é incorreto afirmar que o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q959925 | Serviço Social, Política Educacional, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O assistente social, ao orientar um trabalhador urbano com base no art. 7º da Constituição Federal de 1988, sobre a assistência gratuita prevista aos filhos e dependentes de trabalhadores em creches e pré-escola, esclarecerá que esta é destinada para crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q945088 | Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

Nos últimos anos, temos presenciado, no Serviço Social, referências ao exercício profissional nos campos de assessoria e consultoria. Isso é interessante, mas, como toda temática emergente, deve ser tratada com cuidado para que não se caia em um modismo, defendido pela onda pós-moderna na sua busca frenética por novas teorias e metodologias.
MATOS, M. C. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (adaptado).

Sobre a atuação de assistentes sociais nos campos de assessoria e consultoria, avalie as afirmações a seguir.
I. A prestação de assessoria e consultoria junto a organizações da classe trabalhadora é uma tendência do Serviço Social, com expressiva presença da extensão universitária em movimentos sociais urbanos, rurais e de saúde.
II. O trabalho de assessoria e consultoria deve ser neutro e imparcial, primando pela pesquisa e análise dos dados coletados na realidade social.
III. A assessoria e consultoria de assistentes sociais junto a movimentos sociais pressupõe intervenção e protagonismo dos sujeitos assessorados.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q1048546 | Serviço Social, Serviço Social no Campo Sócio Jurídico, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Pesquisadores do serviço social na área sociojurídica identificam tensões na interface entre o Poder Judiciário e a política de assistência social mas vislumbram, nesse mesmo entrecruzamento, a possibilidade de outra forma de proteção para as crianças e adolescentes institucionalizadas e suas famílias.
Para que essas novas formas de proteção se concretizem, é necessário que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q1048548 | Serviço Social, Serviço Social no Campo Sócio Jurídico, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

O debate sobre a Lei da Alienação Parental, no âmbito do serviço social adquire maior visibilidade com a emissão de uma nota técnica sobre o assunto, pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), no ano de 2022.
A nota recupera o percurso realizado pelos assistentes social sobre o assunto, para recomendar que os profissionais de serviço social, em seus relatórios, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q975131 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TJBA, FGV

Usuária de 25 anos, em situação de rua com uma filha de dois anos, procurou o Serviço Social porque, segundo ela, foi “ameaçada” por pessoas na rua de ser denunciada ao onselho Tutelar e perder a guarda da criança.
Questionada sobre a existência de vínculos familiares, informa que morou na casa de sua irmã, mas o relacionamento entre ambas não era bom. Disse que já ficou abrigada em instituição para mulheres em situação de rua, mas evadiu. Feito contato, a irmã da usuária compareceu à instituição. Em atendimento social, esclareceu que nunca negou ajuda à usuária, mas sua própria família já é bastante numerosa, totalizando oito pessoas em uma casa de quatro cômodos. Acrescentou que inexiste conflito entre ela e a irmã e que já a ajudou em situações semelhantes. Preocupa-se com a sobrinha, pois já presenciou a irmã espancando-a. Prontificou-se a ficar com a criança até a situação de sua irmã se estabilizar. Mas a usuária não concordou em deixar sua filha com a irmã.
Além da tentativa de restabelecimento do vínculo entre as irmãs para retirar a criança da situação de rua, e de refletir com a usuária sobre a situação em que ela estava colocando sua filha, a conduta do assistente social deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q960801 | Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre as abordagens quanti-qualitativas na pesquisa social, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q1086504 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa Idosa, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Marina, com 70 anos de idade, e Marcos, com 81 anos de idade, são casados e residem com um de seus filhos, Luís. Marcos é servidor público federal aposentado e, Luís, após passar um período de quatro anos desempregado, foi admitido em uma empresa privada, com carteira de trabalho assinada há cinco meses.
Tendo a situação hipotética acima como referência, julgue o item subsequente.
É assegurada pelo poder público à Sr.ª Marina e ao Sr. Marcos a proteção à saúde, incluindo-se, quando necessário, medicamentos de uso continuado, assim como próteses e reabilitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

295Q1050471 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Hoje, o Brasil está diante de uma oportunidade ímpar ao pactuar, entre as três esferas de gestão do SUS, uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Criança. A Pnaisc reconhece a importância das redes de cuidado e de proteção social e os fatores determinantes de saúde, vulnerabilidade e riscos que impactam no desenvolvimento e qualidade de vida da criança, incluindo seu cuidador.
A determinação social de saúde, incluindo seus aspectos afetivos e emocionais, constituídos e constituintes de um ambiente facilitador à vida, são as bases para a construção desta política pública que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1083783 | Serviço Social, Planejamento, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Um dos grandes desafios hoje colocados aos assistentes sociais consiste em formular projetos que materializarão o trabalho a ser desenvolvido. Cada vez mais, é imperativo ao assistente social identificar aquilo que requer a intervenção profissional, bem como reconhecer de que forma essa intervenção irá responder às necessidades sociais que, transformadas em demandas, serão privilegiadas nos processos de trabalho nos quais a profissão é requerida. Berenice Rojas Couto, 2009.
A partir do texto apresentado, julgue o item que se seguem, quanto à formulação do projeto de intervenção.
O projeto de intervenção indica a proposta de atuação frente às demandas da população, como o profissional pretende atendê-las e como essa população pode exercer o controle do trabalho a ser executado.
  1. ✂️
  2. ✂️

297Q972456 | Serviço Social, Instrumentos TécnicosOperativos do Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE

A família é apreendida como o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social e espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias dos indivíduos. Na consolidação do SUAS, foi concebido o PAIF (Programa de Atenção Integral à Família). Sobre o PAIF, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q945069 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A partir da década de 1990, com o processo de descentralização das políticas sociais, as(os) assistentes sociaistêm sido requisitadas(os) para atuar nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, serviços, programas e projetos. Além de executarem as políticas públicas e sociais, assumem a gestão, compartilhando com outros profissionais esse espaço profissional atravessado de contradições.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao assumir funções que envolvem a gestão das políticas públicas e sociais, a(o) assistente social deve pautar-se na perspectiva do fortalecimento da gestão democrática e participativa que possibilite o trabalho interdisciplinar e intersetorial, construindo propostas que potencializem a gestão em favor das(os) usuárias(os) e das(os) trabalhadoras(es).
PORQUE
II. O Serviço Social, desde sua gênese no Brasil, defendeu os direitos humanos, o aprofundamento da democracia, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população usuária, além de ter sido atuante nos movimentos sociais de luta pelos direitos da classe trabalhadora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q973014 | Serviço Social, Serviço Social na Saúde, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

No Plantão do Serviço Social de um hospital público, a assistente social Carmen atende Júlia, uma senhora de 52 anos em situação de rua, que solicita atendimento médico. Júlia não possui nenhum documento de identificação, e Carmen explica-lhe que sem documentos o atendimento não será possível. Júlia insiste que não se sente bem e precisa de atendimento médico, recusando-se a sair da sala enquanto sua demanda não for atendida. Diante do impasse, Carmen chama a segurança do hospital para que esta remova Júlia do local.
A conduta de Carmen está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q973023 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

O feminicídio, forma extrema e letal da violência de gênero, foi convertido em homicídio qualificado e colocado na categoria de crime hediondo pela Lei nº 13.104/2015, com aumento das penas, variando de 12 a 30 anos.
Essa importante mudança na política criminal brasileira está associada particularmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.