Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1042814 | Serviço Social, Violência e Serviço Social, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

A violência intrafamiliar é habitualmente tipificada para fins dos registros em violência sexual, violência física e violência psicológica. A maioria dos casos de violência sexual acontece dentro de casa e tem como principais agressores os próprios pais biológicos, membros da família extensa, os companheiros das mães, pessoas próximas da família, presentes frequentemente no espaço doméstico.
Segundo os estudiosos, esses tipos de violência são fenômenos complexos, podendo se encontrar, em cada um, o atravessamento de dois fatores preponderantes, a saber, os atravessamentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q959904 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social perfil, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, tem sua configuração influenciada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1048548 | Serviço Social, Serviço Social no Campo Sócio Jurídico, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

O debate sobre a Lei da Alienação Parental, no âmbito do serviço social adquire maior visibilidade com a emissão de uma nota técnica sobre o assunto, pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), no ano de 2022.
A nota recupera o percurso realizado pelos assistentes social sobre o assunto, para recomendar que os profissionais de serviço social, em seus relatórios, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q975119 | Serviço Social, Serviço Social, TJBA, FGV

A constituição do campo sociojurídico expressa o movimento histórico da sociedade. No Brasil, o Serviço Social tem sua inserção no Judiciário desde a sua gênese, introjetando as concepções teóricas presentes neste campo. Mas as transformações ocorridas nessa profissão fizeram com que, hoje, se experimente uma tensão no exercício profissional no campo sociojurídico, posto que se localiza entre duas requisições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q975132 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, TJBA, FGV

Usuário de 44 anos compareceu ao Serviço Social do programa de tuberculose devido à reincidência de abandono do tratamento.
Em atendimento social, o usuário justificou que o último abandono se deu em razão de ter saído do Município quando faltava um mês para terminar o tratamento. Relatou ainda que já fez uso de cocaína, mas não se considera dependente, pois seu consumo é esporádico (fins de semana). Foi-lhe oferecido encaminhamento para o Caps-AD, mas ele recusou.
Atualmente o usuário possui vínculo empregatício como auxiliar de serviços gerais em uma empresa de paisagismo que presta serviços para a Prefeitura, mas se encontra em situação de rua, pois o emprego é recente e não tem como comprovar rendimentos para alugar um quarto. Disse que a família não o ajudaria, pois os laços já foram rompidos há muito tempo.
Uma vez que se encontra em situação de vulnerabilidade, o assistente social encaminha o usuário para instituição socioassistencial de média complexidade, e solicita o seu abrigamento, de modo que obtenha condições mínimas para continuar o tratamento para a tuberculose.
Além do encaminhamento supracitado, o assistente social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q982581 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

As famílias são atendidas cotidianamente pelos assistentes sociais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. A partir de uma perspectiva protetiva, compreende-se que a família foi construída, ao longo da história, mediada pela práxis humana entre o mundo material e o gênero humano. É possível captar as mediações que contribuem com a explicação dos fundamentos da família e de sua particularidade a partir da categoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q982583 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Em relação à atuação do assistente social no Ministério Público, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.



( ) As demandas encaminhadas aos assistentes sociais são as mais diversas; porém, quanto ao âmbito da intervenção, é possível reuni‑las em dois grupos: em situações individuais e em matérias de direito difuso e coletivo.


( ) O objeto da intervenção do Serviço Social, compreendido genericamente como a questão social, vai adquirir contornos específicos nesse espaço sócio‑ocupacional.


( ) O assessoramento técnico, quanto à exigibilidade de políticas públicas (fiscalização, fomento, acompanhamento e avaliação), mostra‑se como uma possibilidade de compor as atribuições do Serviço Social, de modo alinhado com a missão do Ministério Público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q972351 | Direito Processual Penal, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Segundo a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), no que concerne ao Título IV – Dos Procedimentos, Capítulo II – Das Medidas Protetivas de Urgência, Seção I – Disposições Gerais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q1035359 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A política social no contexto neoliberal brasileiro na compreensão de Mioto (2015) obedece a um processo de assistencialização no qual prevalece a diretriz da matricialidade sociofamiliar.

Essa lógica advém de uma concepção de família
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q972440 | Direito Processual Penal, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Em conformidade com a Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, o artigo 9 determina que a assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos no(a) ________________________________, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q959897 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social perfil, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

A compreensão da categoria trabalho compõe o estudo do fenômeno humano-social. Nesta linha, é correto concluir que a categoria trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q975131 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TJBA, FGV

Usuária de 25 anos, em situação de rua com uma filha de dois anos, procurou o Serviço Social porque, segundo ela, foi “ameaçada” por pessoas na rua de ser denunciada ao onselho Tutelar e perder a guarda da criança.
Questionada sobre a existência de vínculos familiares, informa que morou na casa de sua irmã, mas o relacionamento entre ambas não era bom. Disse que já ficou abrigada em instituição para mulheres em situação de rua, mas evadiu. Feito contato, a irmã da usuária compareceu à instituição. Em atendimento social, esclareceu que nunca negou ajuda à usuária, mas sua própria família já é bastante numerosa, totalizando oito pessoas em uma casa de quatro cômodos. Acrescentou que inexiste conflito entre ela e a irmã e que já a ajudou em situações semelhantes. Preocupa-se com a sobrinha, pois já presenciou a irmã espancando-a. Prontificou-se a ficar com a criança até a situação de sua irmã se estabilizar. Mas a usuária não concordou em deixar sua filha com a irmã.
Além da tentativa de restabelecimento do vínculo entre as irmãs para retirar a criança da situação de rua, e de refletir com a usuária sobre a situação em que ela estava colocando sua filha, a conduta do assistente social deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q975141 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, TJBA, FGV

Na História do Serviço Social a atitude investigativa está presente desde muito cedo. Entretanto, um maior impulso no que diz respeito à sistematicidade da pesquisa e à produção de conhecimento adveio somente a partir dos anos 80/90, com a expansão da pós-graduação na profissão, provocando a maturidade profissional do Serviço Social (Netto, 1996). O processo de produção de conhecimentos, no Serviço Social, possui um grande potencial de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1033288 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Os programas de residência em saúde acontecem em meio ao subfinanciamento da saúde, à precarização das condições de trabalho e dos serviços, que colocam desafios à conformação das residências em sua proposta de afirmação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por sua vez, colocam-se como possibilidade para o fortalecimento do Projeto de Reforma Sanitária e da direção sociopolítica construída pelo Serviço Social, visto que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q972121 | Estatuto da Pessoa Idosa, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

De acordo com o disposto no Estatuto do Idoso, a garantia de prioridade compreende, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q1037436 | Direito da Criança e do Adolescente, Lei N 13 431 de 2017, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

A Lei nº 13.431/2017 normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, cria mecanismos para prevenir e coibir a violência, nos termos do art. 227 da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos da Criança e seus protocolos adicionais.
As políticas implementadas nos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde deverão adotar ações articuladas, coordenadas e efetivas voltadas ao acolhimento e ao atendimento integral às vítimas de violência.
No sentido da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência a Lei nº 13.431/2017 estabelece
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q972442 | Estatuto da Pessoa Idosa, Habitação, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Está previsto, no Estatuto do Idoso, que nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria. Para tanto, ficam reservadas, pelo menos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q959899 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social perfil, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Segundo Marilda Iamamoto (1992), o espaço profissional do serviço social na contemporaneidade deve:

I. assumir as possibilidades teórico-práticas postas para a profissão pela dinâmica da realidade.

II. apreender as demandas potenciais gestadas historicamente, recriando o perfil profissional do assis- tente social.

III. adotar perspectivas capazes de responder às exigências de um projeto profissional coletivamente construído e historicamente situado.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q959930 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Para os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos, o Estatuto do Idoso prevê a notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como a obrigação em comunicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q945088 | Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

Nos últimos anos, temos presenciado, no Serviço Social, referências ao exercício profissional nos campos de assessoria e consultoria. Isso é interessante, mas, como toda temática emergente, deve ser tratada com cuidado para que não se caia em um modismo, defendido pela onda pós-moderna na sua busca frenética por novas teorias e metodologias.
MATOS, M. C. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (adaptado).

Sobre a atuação de assistentes sociais nos campos de assessoria e consultoria, avalie as afirmações a seguir.
I. A prestação de assessoria e consultoria junto a organizações da classe trabalhadora é uma tendência do Serviço Social, com expressiva presença da extensão universitária em movimentos sociais urbanos, rurais e de saúde.
II. O trabalho de assessoria e consultoria deve ser neutro e imparcial, primando pela pesquisa e análise dos dados coletados na realidade social.
III. A assessoria e consultoria de assistentes sociais junto a movimentos sociais pressupõe intervenção e protagonismo dos sujeitos assessorados.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.