Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q1050467 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

A Política Nacional de Humanização não pode estar dissociada dos fundamentos centrais da política de saúde e a garantia dos princípios do SUS, e deve ter como referencial o Projeto de Reforma Sanitária. O assistente social precisa debater o significado da humanização com a equipe a fim de evitar compreensões distorcidas que levem a uma percepção romântica e/ou residual da atuação, focalizando as ações somente na escuta e redução de tensão. A defesa dessa concepção de humanização encontra-se respaldada no projeto ético político do Serviço Social, devendo ser compromisso e preocupação profissional.
A concepção de humanização, na perspectiva ampliada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1050472 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

O debate sobre as competências do/a assistente social percorre toda a trajetória da profissão e é recorrente em publicações, que tentam analisar as particularidades do trabalho deste profissional em determinada política ou espaço sócio-ocupacional Lopes (2023). Ao longo do processo de gênese e institucionalização uma visão instrumental-pragmática de competência se materializou e continua tensionando a perspectiva crítica que a profissão assume atualmente.
O que se entende, na contemporaneidade, por habilidades e conhecimentos necessários ao/à Assistente Social Crítico e Competente é resultado de um amplo debate no interior da categoria, que culminou no rompimento de uma visão tradicional da profissão, atrelada aos interesses e demandas do capital, e inaugurou um projeto profissional atrelado à luta e organização da classe trabalhadora.

Para guiar esse caminho, temos três importantes instrumentos político-normativos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1042814 | Serviço Social, Violência e Serviço Social, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

A violência intrafamiliar é habitualmente tipificada para fins dos registros em violência sexual, violência física e violência psicológica. A maioria dos casos de violência sexual acontece dentro de casa e tem como principais agressores os próprios pais biológicos, membros da família extensa, os companheiros das mães, pessoas próximas da família, presentes frequentemente no espaço doméstico.
Segundo os estudiosos, esses tipos de violência são fenômenos complexos, podendo se encontrar, em cada um, o atravessamento de dois fatores preponderantes, a saber, os atravessamentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1083778 | Serviço Social, Planejamento, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Especialmente a partir das duas últimas décadas do século XX, no âmbito público, o assistente social passa a ocupar, além do cargo de técnico executor, cargos de chefia, isto é, de gestor das mais diversas políticas sociais. Cabe a gestores e também aos técnicos processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, dando-lhes vazão e conteúdo no processo de planejamento, orientando a sua formatação e execução. Nesse contexto, o profissional é chamado a desenvolver planos, programas e projetos. Julgue o item a seguir, relativos à elaboração desses documentos.
O programa é um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

325Q972442 | Estatuto da Pessoa Idosa, Habitação, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Está previsto, no Estatuto do Idoso, que nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria. Para tanto, ficam reservadas, pelo menos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q959899 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social perfil, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Segundo Marilda Iamamoto (1992), o espaço profissional do serviço social na contemporaneidade deve:

I. assumir as possibilidades teórico-práticas postas para a profissão pela dinâmica da realidade.

II. apreender as demandas potenciais gestadas historicamente, recriando o perfil profissional do assis- tente social.

III. adotar perspectivas capazes de responder às exigências de um projeto profissional coletivamente construído e historicamente situado.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q959904 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social perfil, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, tem sua configuração influenciada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q959927 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Entende-se por benefício assistencial de Prestação Continuada ao idoso aquele que é concedido mediante o requisito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q959930 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Para os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos, o Estatuto do Idoso prevê a notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como a obrigação em comunicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1044688 | Serviço Social, Pensamento Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A Teoria Social Crítica é uma forma de analisar a sociedade e refletir sobre as relações sociais, a cultura e a produção.
Assinale a opção que apresenta o elemento fundamental dessa teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1048543 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

A realização do estudo social requer a utilização de diferentes instrumentos, dentre os quais a entrevista social. Segundo os estudiosos dos fundamentos da profissão, a entrevista social não deixa de ser um diálogo, um processo de comunicação direta entre o assistente social e um usuário dos serviços. O que diferencia a entrevista de um diálogo comum é o fato de o Assistente Social ocupar um papel diferente do papel do usuário.
Qual o papel do assistente social frente ao usuário, ao realizar uma entrevista social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1034985 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias Grupos Étnicos Raciais, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Ao analisar a violência de gênero, Saffioti (2001) elucida que, nesse fenômeno, o patriarca conta com numerosos asseclas para a implementação e a defesa diuturna da ordem de gênero garantidora de seus privilégios.
Para tanto, a autora adota o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q1034996 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A institucionalização do Serviço Social no Brasil ocorreu como um dos instrumentos do empresariado e do Estado para conter e controlar as expressões da “questão social”.
Sobre a prática do Serviço Social, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1086493 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar, julgue o item subsequente.
Na atuação do assistente social, em uma perspectiva de trabalho multiprofissional, deve-se evitar a definição de responsabilidades individuais, isto é, qual será o profissional que ficará encarregado de determinadas tarefas.
  1. ✂️
  2. ✂️

335Q1001268 | Saúde Pública, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O SUS adotou a organização em Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para responder aos problemas vivenciados na gestão do sistema, como a fragmentação do sistema de saúde, a concorrência entre os serviços, o aumento da prevalência das doenças crônicas e a necessidade de monitoramento e avaliação. Nesse contexto, as RAS são arranjos organizativos formados por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas e missões assistenciais, articulados de forma complementar, de base territorial.
Sobre seus atributos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q982583 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Em relação à atuação do assistente social no Ministério Público, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.



( ) As demandas encaminhadas aos assistentes sociais são as mais diversas; porém, quanto ao âmbito da intervenção, é possível reuni‑las em dois grupos: em situações individuais e em matérias de direito difuso e coletivo.


( ) O objeto da intervenção do Serviço Social, compreendido genericamente como a questão social, vai adquirir contornos específicos nesse espaço sócio‑ocupacional.


( ) O assessoramento técnico, quanto à exigibilidade de políticas públicas (fiscalização, fomento, acompanhamento e avaliação), mostra‑se como uma possibilidade de compor as atribuições do Serviço Social, de modo alinhado com a missão do Ministério Público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q972121 | Estatuto da Pessoa Idosa, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

De acordo com o disposto no Estatuto do Idoso, a garantia de prioridade compreende, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q1050458 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Falar de trabalho, hoje, remete obrigatoriamente ao teletrabalho, ao trabalho por turno, ao trabalho temporário e às formas de uberização, “individualizadas e invisibilizadas, assumindo, assim, a aparência de ‘prestação de serviços’ e obliterando as relações de assalariamento e de exploração do trabalho.”

(ANTUNES, 2020).

A precarização tornou-se uma marca do trabalho, seja ele manual ou intelectual, em países ricos ou pobres. Mas, para os países ricos, certas relações, a exemplo do trabalho informal, é uma novidade.

O trabalho sem proteção social, contemporaneamente, em alguns países centrais, foi inaugurado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1004644 | Segurança e Saúde no Trabalho, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Em seu primeiro dia de estágio no hospital, Alice, estudante de Serviço Social, foi direcionada para a capacitação sobre medidas de proteção à segurança e à saúde no trabalho em serviços de saúde, segundo a Norma Reguladora 32 (atualizada em 2022).
Em seguida, ela foi encaminhada ao Programa de Imunização, com o dever de prover gratuitamente, além das estabelecidas pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), as seguintes vacinas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1042811 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Quando pensamos em emancipação, uma das primeiras ideias remete, geralmente, à esfera legal, àquilo que é disposto nas leis. Segundo o Código Civil Brasileiro (BRASIL, 2002), a emancipação acontece, regularmente, aos 18 anos, quando as pessoas são consideradas aptas para a prática de todos os atos da vida civil.
De algum tempo para cá, tornou-se corrente no campo de algumas ações governamentais que têm a juventude como foco sua qualificação como políticas emancipadoras ou emancipatórias. Uma importante medida, no sentido da consolidação do termo tanto na esfera legal quanto no campo das políticas públicas, relaciona-se ao fato de o Estatuto da Juventude (BRASIL, 2013) destacar, desde seus artigos iniciais, a promoção da autonomia e emancipação juvenis com um dos princípios norteadores das políticas públicas direcionadas para os jovens. De acordo com o Estatuto da Juventude, a emancipação juvenil diz respeito à “trajetória de inclusão, liberdade e participação do jovem na vida em sociedade” (Art. 2º, parágrafo único).
Sobre esse aspecto, observa-se que muito do que se tem definido como políticas emancipatórias no campo da juventude emerge da contraposição dessas às chamadas políticas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.